Autor Tópico: pontos de foco  (Lida 2104 vezes)

jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Online: 12 de Janeiro de 2005, 01:34:40
alguem usa os varios pontos de foco da sua maquina? ou usa apenas o ponto central?

eu tenho um 828 e quero um 20d! tive olhando q ele tem 9 pontos d foco e que a 1d tem 45 mas eu acho isso meio desnecessario!

prefiro um ponto movel que tem na 828 onde vc coloca ele em qualquer lugar da tela!

---

pre que serve realmente 45 pontos de foco? ou 9?

isso é muito util?
eu imagino que usando assim nao temos muita precisao no que focar, pois acho que ela foca na coisa q ta mais perto e podemos errar o alvo!

e ai?


sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2005, 09:49:57
Aproveitando o conteúdo da pergunta acima, gostaria de saber para tirar fotos focalizando o todo, ou seja, fotografias normais de paisagens, pessoas, enfim, utiliza-se o foco na opção retangular(opção mais ampla do foco) ou na opção para infinito???


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2005, 12:19:47
Bom eu uso os pontos de foco, mesmo porque pequenas variações de ângulo são o suficiente para ter uma perda na qualidade de foco.
Normalmente 5 pontos de foco já são suficientes, 7 é o ideal.
A F-828 tem os pontos de foco variando na tela pois o foco é feito por contraste no próprio CCD da câmera enquanto nas SLR existem CMOS lineares próprios para o AF.

Com relação a fotos com tudo em foco depende de muitos fatores.
Primeiro vc deve usar uma maior profundidade de campo, para isso aberturas menores (como f/16 ou f/22) são recomendadas, assim como menor distância focal (REAL), é importante tbm se distanciar do objeto que estará em foco, se possível cair na distância hiperfocal (Infinito).
Fazendo isso você terá a maior área de foco possível.

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.