Autor Tópico: Fotografia e Cinema  (Lida 1185 vezes)

zidenis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Março de 2011, 17:15:33
Camaradas, estava refletindo sobre a relação fotografia-cinema... sobre como poderei assistir filmes de forma a ter idéias e reflexões que possibilitem o desenvolvimento da minha fotografia. Nunca estudei este tema acadêmicamente e não tenho muita noção do que posso extrair disso, mas estou me propondo a fazer um exercício de assistir filmes ganhadores de oscar na categoria fotografia (pré-seleção do que vou analisar) e refletir sobre a fotografia dos mesmos... entender o que os levaram a ganhar o prêmio.

Em principio, penso que devo me ater aos seguintes pontos:

- planos de fundo;
- cenários e adereços;
- uso da luz;

O que acham? estou começando nisso em busca de um direcionamento
"In front of the lens, I am at the same time: the one I think I am, the one I want others to think I am, the one the photographer thinks I am, and the one he makes use of to exhibit his art". Roland Barthes


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2011, 17:39:37
Interessante, zidenis. Se atente tambem ao uso da camera e a encenação. O trabalho dos atores eh importantissimo para uma boa fotografia.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2011, 00:54:07
Oi Zidenis,

nem sempre o que é premiado é o que há de melhor, afinal apenas um pode ser premiado. E opiniões divergem, geralmente tendendo para o lado técnico. Seguem algumas sugestões para contribuir para a educação do seu olhar:

- Já que você colocou o Oscar como referência, procure assistir, também, a filmes premiados na categoria Direção de Arte e Cinematografia (não sei se traduziram assim aqui).
- Filmes antigos fazem um uso mais interessante da fotografia, especialmente levando em conta a época em que foram feitos. Como os recursos eram poucos, eles abusavam mais do lado artístico e da criatividade.

Filmes:

- QUALQUER filme do Michelangelo Antonioni, um dos diretores que mais se preocupou com fotografia que eu já vi. Você pode não gostar ou não entender a história, mas o filme com certeza é lindo. Deve ser o nome: Michelangelo...
- O Fundo do Coração (Coppola)
- Lawrence da Arábia
- Um Homem, Uma Mulher
- Janela Indiscreta
- Magnolia
- Once Upon A Time In The West
- The Good, The Bad And The Ugly
- Dr Fantástico
- Apocalipse Now
- Cidadão Kane

Esta seleção é bem variada, vai desde fantásticos planos abertos em Lawrence da Arábia a aulas de como fotografar em um quitinete - Janela Indiscreta. O Fundo do Coração é o filme "maldito" de Coppola, totalmente feito em estúdio, fantástico em tudo, da música às cores. Um Homem, Uma Mulher quase dispensa textos, conta a história praticamente no visual, mistura PB granulado com cores lindas e uma fotografia digna de nota 10.

Bom, dá pra você se divertir bastante e aprender MUITO com estes filmes.

Abraço,

José Azevedo


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2011, 08:34:57
Vou agregar mais um nome na lista de filmes: Judgment at Nuremberg (o P&B de 1961) dirigido por Stanley Kramer. Atenção especial aos closes de rosto, meio busto e plano americano.

E acrescento mais 1 pontos de referência para fixação de sua atenção: composição/enquadramento (regras dos terços, ponto de ouro, ponto de fuga, etc...).

Muito interessante sua linha de estudos. Vá fundo. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova