Autor Tópico: Calculos!  (Lida 2236 vezes)

jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Online: 12 de Janeiro de 2005, 20:39:50
alguem sabe os calculos matematicos para fazer profundidade de campo? ex.: uma foto com um lante 2.8 50mm de um objeto a 3m de distancia, quantos cm eu tenho de foco?

tambem queria sabe os calculos para calcular por exemplo: se eu to a 3m com um lente 50mm que tamanho do objeto eu consigo enquadrar? no lado maior!

como calcular a ampliacao de um lente?

como calcular o anglo de visao de uma lente?

e por ultimo como calculo a distancia hiperfocal?

-----

eu sei q tem algumas paginas na net que faz calculos de dof, mais eu queria saber era como era os calculos, pra eu fazer um programa para calcular tudo!

gostaria de saber todas a variaveis q intefere no processo, como tamanho do sensor e circulo de confusao etc...

--

eu percebi que algumas paginas da net apresentam resultados diferentes para os mesmo valores!

eu tenho um programinha q puxei chamado fcalc que faz todos esses calculos, mais eu nao concordo muito com ele na pratica, pois eu coloco alguns valores e vou experimentar na camera e nao bate!

um exemplo foi quando fui calcular a maguinificacao das lentes macro! eu peguei os dados que ele pede, que é distanci focal e distancia do objeto e coloquei e o resutado foi totalemnte diferente do que dizia o site. ex.: a lente 180 macro da canon foca no minimo a 48cm e no site da canon diz que ela tem ampliacao de 1:1 enquanto que o fcal diz que é 0.600000

eu botei os dado da lente 100mm macro da canon que foca a 14cm que segundo o site tambem é 1:1 e o programa diz que é 2.500000!

entao ele nao bate 100%!

e ai? alguem sabe fazer esses calculos?
se postarem aki os calculos, depois que eu fiz o programa eu coloco no forum para todos puxarem e calcularem de verdade as infomacoes!

valeu! :post:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2005, 20:51:42
De uma olhadinha nas equações, porém dos itens que vc citou o mais calculável é a profundidade de campo, os demais envolvem muitos fatores. Na verdade mesmo a profundidade de campo pode variar de lente para lente (A nikon tem uma lente que consegue variar a profundidade de campo), o que vc consegue obter são aproximações.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Note 1: Based on acceptable sharpness for an 8x10 inch print.
Note 2: Multiply Inches by 25.4 to convert to Millimeters. Divide Millimeters by 25.4 to convert to Inches.

Hyperfocal Distance
Setting focus at the Hyperfocal Distance gives maximum depth of field from H/2 to infinity.


H = (L x L) / (f x d)
Where:
H = Hyperfocal Distance (in millimeters)
L = lens focal length (ie, 35mm, 105mm)
f = lens aperture f-stop
d = diameter of circle of least confusion (in millimeters)
      for 35mm format d = 0.03
      for 6x6cm format d = 0.06
      for 4x5in format d = 0.15
Near Focus Limit


NF = (H x D) / (H + (D - L))
Where:
NF = Near Focus Limit (millimeters)
H = Hyperfocal Distance (in millimeters, from above equation.)
D = lens focus distance (in millimeters)
L = lens focal length (ie, 35mm, 105mm)

Far Focus Limit


FF = (H x D) / (H - (D - L))
Where:
FF = Far Focus Limit (millimeters)
H = Hyperfocal Distance (in millimeters, from above equation)
D = lens focus distance (in millimeters)
L = lens focal length (ie, 35mm, 105mm)

 
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2005, 20:53:47 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2005, 22:35:25
Esse site faz a tabela praq vc.
Custin Depth of Field