Autor Tópico: Configuração de Notebook  (Lida 13787 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #30 Online: 26 de Abril de 2011, 09:02:33
O problema do SSD é o preço...
RAID 5 é lento com gravação, ainda mais com só 3 HDs http://www.ilsistemista.net/index.php/linux-a-unix/4-linux-software-raid-raid-5-vs-raid-10-and-other-raid-levels.html


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 26 de Abril de 2011, 11:20:05
Picuts
só uma coisa, o windows tem q estar no Raid, não?
tipo, eu já tive problemas com o windows instalado em HDs mais lentos, o sistema fica estranaho. época q tinha um Sata1 1,5gb/s

Aqui o Raid 0(250x2) do sistema é particionado em em 200gb, q sobre 120 pra paginação
o outros 120gb eu uso pra "uso" onde boto as coias q estou fazendo atualmente, (15% fica em espação não particionado - bacana pra garantir maior vida util dos Hds...
e um Raid 1(2x1TB) fica com os dados realmente...
Nikon D810


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #32 Online: 26 de Abril de 2011, 14:18:50
Windows ficar estranho não é novidade, duvido que seja pelo HD lento...
Estes HDs Seagate série 7200.12 são bem rápidos,  uso em RAID 0 e o conteúdo é clonado para  outro HD.

A recomendação do Videoguys é para não colocar o OS no RAID...
“Why can't I just set up my computer with one big RAID-0 for all my storage?
We do NOT recommend setting up your computer with a single RAID 0 array as your boot
drive and video storage. This will actually give you poor performance for video editing.
The constant reading and writing of small bits of data to the boot drive works against
the need to read & write large continuous video files. Add in the overhead of the RAID
controller and you get potential bottlenecks. For video editing you always want to have
a separate drive or RAID array dedicated to your video files.”


Como não edito vídeo, não sei até que ponto isto degrada, principalmente
num sistema RAID rápido e com write-back cache habilitado.
Falando em  write-back cache, o ultimo Intel Rapid Storage é o V10.1.5.1001 WHQL
http://www.station-drivers.com/page/intel%20raid.htm

Por mim, faz um RAID 0 e mantem o backup atualizado ou monta um RAID 0+1(4 HDs) e fica
com a consciência limpa...
Nos 2 casos, joga tudo para dentro do RAID mesmo... Se apresentar má performance, depois
inclui mais um HD/SDD para o OS.
« Última modificação: 26 de Abril de 2011, 14:19:55 por Pictus »


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 26 de Abril de 2011, 14:40:12
atualmente, o melhor ganho de performace é fazer RAID 0, pois em 10 anos o HD pouco mudou e continua sendo a parte mais lenta e o gargalo de um PC.
como um HD de 500Gb 7200RPM custa aprox. 150,00 fazer RAID 0 com 4 desses garante uma taxa de leitura e escrita 4x maior.

Hoje. existem 2 modelos de HD que se destacam e são consideravelmente melhor que os "comuns" samsung,seagate,etc.

1: Hd híbrido, Seagate momentus XT 500gb
motivo: pode ser 60% mais rápido que um hd comum pois é híbrido e possui 4Gb de SSD em seu interior.
além disso possui 64Mb de cache; valor encontrado apenas em HD's com 1Tb ou mais.
seu tamanho é 2,5' os mesmos de notebooks, mas podem ser instalados em PCs mesmo assim.
Valor médio: 450,00

2: Western Digital Caviar Black 2Tb
possui a mais nova tecnologia SATA 3 que possibilita uma transferencia de arquivos de ate 6 Gbps. (mesmo assim é mais lento que o primeiro pois nenhum HD é mais rápido que 150Mb/s).
2 Tb de armazenamento.

Sendo assim, hoje quem não tem grana pra investir num SSD, o melhor a fazer é comprar 2 hibridos e fazer RAID 0
« Última modificação: 26 de Abril de 2011, 15:09:38 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 27 de Abril de 2011, 08:34:39
Portela, não fiz meu comentário em cima das indicações dos colegas. Mas é que estamos tendo 2 consultorias em 1. Uma para note e outra para PC, e todo mundo falando ao mesmo tempo... Achei engraçado.rsrs Se não prestar atenção direitinho ao andamento da conversa fica uma salada mista completa...rs

Pois é Hyde, por isso pedí desculpas.... me perdí e respondí o mote errado... rererereere.



Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Abril de 2011, 08:42:57
Mobo Intel DP67DEB3 = R$395

CPU Intel i7-2600 Box  = R$630

2 pentes de 4GB Kingston KVR1333D3N9/4G Box 2x92= R$184

3 Seagate Barracuda ST31000528AS 1TB  3x121 = R$363
Instala o Windows em 1 e nos outros 2 faz um RAID 0
Recomendação de acordo com http://www.videoguys.com/Guide/PL/0xc0dc681654a5dba55ca08f303a6c38df.aspx

EVGA 01G-P3-1556-KR GeForce GTX550 Ti 1GB DDR5 = R$448


Gravador Blue Ray LG WH10LS30 = R$265


Fonte Ocz OCZ550FTY = R$188


Gabinete CoolerMaster Elite 331 (RC-331-KKN1-GP) = R$105


MOUSE DARK LASER Gamer    6865 3200 DPI = R$50


Logitech Classic Keybord 200 = R$50


Som Logitech X-240 = R$160


Windows 7 Home Premium 64-bit Brazilian 1 pk DSP OEM DVD = R$180


Total = R$3018


Link para calcular o consumo http://extreme.outervision.com/PSUEngine
Teste de fontes http://www.clubedohardware.com.br/pagina/energia/10/2
Hardware e etc:
http://www.silentpcreview.com/
http://www.tomshardware.com/
http://www.anandtech.com/

Importante que a motherboard para o soquete LGA 1155 use chipset versão B3

Para fazer um overclock leve/moderado(mais de 10 anos que faço), trocaria
a CPU para uma i5-2500K ou i7-2600K e a motherboard para uma Gigabyte GA-P67A-UD3-B3
+ CoolerMaster Hyper 212 Plus.

Se for para usar com um DELL U2410, U2711, U3011 ou Eizo/NEC top de linha, usar
uma placa de vídeo Nvidia Quadro e conectar pelo DisplayPort para ter saída em 30-bits.

-------------------------------------

Portela 2011,
Evangelização da Apple agora?
VC está parado no tempo!
Hoje o que difere o MAC do PC é o sistema operacional e não o hardware.
Procure no Google por hackintosh
Sim, o OS do MAC é melhor e o do PC é o samba do crioulo doido por
questão de compatibilidade(roda programas antigos) e arquitetura do OS.
E os monitores do MAC não são fantásticos, perdem para os equivalentes da
DELL como o U2711 e levam uma surra de um Eizo CG/SX ou NEC PA








Pictus, não sou vidrado em MAC não... tenho um pczinho mesmo, cada um tem de ver o que pode $$$ e o que precisa. Só coloquei a experiência que tive há alguns anos atrás... (uns 15... rerere), e há 1 mês atrás, com um profissional da área que conheço. Não tenho capacitação para sentir diferença entre estes equipamentos (ainda). Mas quanto ao sistema, até disse para o pessoal que a MAC atualmente vem com o RUINDOUS mesmo. Apenas coloquei minha opinião e a experiência que tive trabalhando em minha editora com os dois sistemas.

Outra coisa, existem PCs (tanto desk, quanto notes) tão bons quanto os MAC, mas se você precisa de toda a capacidade dos MAC, o pc para equiparar não fica mais barato não... nem os montados pela galera... salvo se for de execuivo de fronteira. Maaassss como disse, se você precisar de TODA a capacidade.

Isso é igual a pergunta que nós inciantes insistimos em fazer: "Qual a melhor câmera para comprar? Qual o melhor modelo?", depende da necessidade de cada um.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #36 Online: 27 de Abril de 2011, 11:29:06
Outra coisa, existem PCs (tanto desk, quanto notes) tão bons quanto os MAC, mas se você precisa de toda a capacidade dos MAC, o pc para equiparar não fica mais barato não... nem os montados pela galera... salvo se for de execuivo de fronteira. Maaassss como disse, se você precisar de TODA a capacidade.

Não fica mais barato?
E o PC da listinha acima, tá mais caro do que um MAC equivalente?
CPU i7-2600 – 8GB RAM – 3 HDs de 1TB – Gravador Blue Ray - Video GeForce GTX550 Ti 1GB - por R$3018
Veja quanto custaria um MAC equivalente, isto quando tiver para vender, porque
ainda não tem MAC com i7-2600(Sandy Bridge) no mercado...
Ahhhh, pode adicionar + R$2700 pelo monitor Dell u2711 de 27".
« Última modificação: 27 de Abril de 2011, 11:39:55 por Pictus »


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #37 Online: 27 de Abril de 2011, 11:49:22
Não fica mais barato?
E o PC da listinha acima, tá mais caro do que um MAC equivalente?
CPU i7-2600 – 8GB RAM – 3 HDs de 1TB – Gravador Blue Ray - Video GeForce GTX550 Ti 1GB - por R$3018
Veja quanto custaria um MAC equivalente, isto quando tiver para vender, porque
ainda não tem MAC com i7-2600(Sandy Bridge) no mercado...
Ahhhh, pode adicionar + R$2700 pelo monitor Dell u2711 de 27".

O que mata os computadores da Apple no BR são os impostos Pictus, com R$5000 dá pra comprar um Mac Pro aqui no JP.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 27 de Abril de 2011, 13:34:57
É isso que estou dizendo Marcos. A questão é que normalmente PC você compra nas lojas e nem tudo é importado legalmente, aí o imposto fica menor. Pelo menos aqui em Brasília um I3 custa no mínimo 2000,00... nen se fale um I7. O MAC não vem assim, só na importação, aí o imposto é ferro.

E outra coisa, não estou dizendo que o MAC é melhor ou pior que o PC... depende do equipamento. O que falei é que a experiência que tive ahá pouco tempo em minha editora foi que gostei mais do MAC. Que aliás, nem era meu. Não sei porque tanta polêmica. Tem mais, a minha opinião não foi cunhada em manuais e números de bits, cores, etc... foi no dia a dia. Gostei mais do MAC e pronto. Se outra pessoa gosta mais do PC, ótimo, que seja feliz com elte também.

Eu tenho PC, não tenho grana para um MAC... se tivesse, não sei se compraria, o meu uso atual não exige nada muito poderoso, nem mesmo um I7.

Cara aí no Japão você tem como comprar equipo de primeira com preço show hem? Uma amiga, que é fotógrafa, omentou até que a câmera da prima, comprada no Japão tem qualidade de foto superior a dela (mesma marca e modelo) adquirida no Brasil. Jà ouviu sobre isso?


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Abril de 2011, 13:37:41
Aliás, isso aquí está parecendo aqueles posts de qual câmera é melhor. Se você diz que gosta mais desta ou daquela marca o pessoal sai todo arrepiado... parece um sacrilégio.. rererere


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #40 Online: 27 de Abril de 2011, 20:22:21
Não se trata de “qual câmera é melhor” e sim de passar a informação correta...


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 28 de Abril de 2011, 12:18:23
Pictus, acho que esta discução não leva a nada. Como você mesmo disse, eu viví na época das cavernas da informática. Aprendi DBase, Cobol, Pascal... coisa antiga mesmo. Trabalhei com tk85, 286, 386, 486 até o advento do pentium.
O que quero dizer é que verdade absoluta não existe. Quando você fala, o "o que é melhor", depende muito do que a pessoa precisa. Quanto a configurações, não discuto isso com ninguém... já ví um pentium 300 (lá de 1982 dodar um ed studio melhor que um pentium 800 de 1989 (eu acho)...
O que coloquei foi simplesmente minha opinião, que difere da sua, que difere de outros.
Se você conversar com um irmão meu que é o respons´vel pela automação total de TUCURUÍ (o cara saca de informática pra caramba), pode e deve ser diferente da sua opinião. O que não quer dizer que ele está certo e você errado. Também não quer dizer que você está certo e ele errado.
Aprendí com a vida que o importante é você pegar as opiiões das pessoas, sua experiências, testar e tirar sua conclusão, dentro do que você precisa e do que você pode pagar. A propósito, só para ver como as coisas diferem... um I3 básico (4 Gb ram), HD 250, meia boca em Brasília custa 2.300,00.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 28 de Abril de 2011, 12:43:02
Pictus
Como disse anteriormente (em outras palavras), opinião é como barriga, umas maiores outras menores, mas cada um tem a sua... rerere

Abraço


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 28 de Abril de 2011, 13:04:52
Olá pessoal.
Bem, tópico ficou um tanto quanto polêmico... mas eu tenho uma dúvida cruel...
Preciso comprar um note por estes dias aí... a configuração é a que der pra comprar, mas basicamente no mínimo hj tem um I3 com 4g de ram e outros tralalás básicos.
Preciso dele pois faço eventos corporativos e vc tem que fotografar, tratar (básico no Lightroom) e subir a foto para os sites quase logo após este tratamento, "in loco".

MINHA DÚVIDA É:
em relação aos monitores, a grande maioria dos notes está vindo com tela de LED.
Como é para se fazer um ajuste destes monitores? Vão me dar uma noção ao menos próxima do real da imagem?
Tem alguma "manha", programa específico, calibrador, ou outra coisa qualquer que torne esta situação mais confortável.
1 - Lembrando que: provavelmente não será um note ulta mega blaster de configuração.
2 - Eu não entendo quase nada de configurações, hardware, etc... pra mim infelizmente são só siglas, números (bem complexos por sinal).
Terei muita dificuldade para obter um resultado que seja bastante aceitável?
Ou esta calibração é possível para meros mortais como eu??? É realmente um bicho de sete cabeças a ponto de inviabilizar a compra de um note com tela de LED?

De antemão agradeço a todos que puderem ajudar.
Abs.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #44 Online: 28 de Abril de 2011, 15:13:48
Portela 2011,
Vc pode ter a opinião que quiser, até achar que a Terra é quadrada, mas isto
não muda a realidade das coisas, questões de ordem técnica não são subjetivas...
R$2.300...  A internet existe para que? Quem procura, acha...

-----------------

Paulo Arruda,
Tela de note é um lixo total, os TOP de linha estão vindo com tela menos pior, quanto
aos modelos normais eu não sei...
A calibração se faz com hardware/software apropriado, os mais comuns são Spyder3 e EyeOne 2.
A combinação de LED e wide gamut complica as coisas ainda mais porque não é qualquer
calibrador que consegue dar conta do recado.
Talvez... Talvez um Spyder 3 possa calibrar, só vai saber se tentar...
O ideal é um espectrômetro como EyeOne Pro ou ColorMunki Photo, mas são caros.

Antes de comprar o note, da uma olhada neste fórum http://forum.notebookreview.com/notebook-manufacturers/

Para calibrar, melhor levar o note na casa de um amigo que tenha calibrador ou procurar
quem faz este tipo de serviço...
Uma alternativa tabajara é procurar(Google) alguém que tenha calibrado o mesmo modelo e
disponibilizado o profile na internet, ou usa o default da própria DELL, se vai ficar bom, não sei...

Recomendo a leitura http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
principalmente do Why are my prints too dark?
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, 15:27:55 por Pictus »