Autor Tópico: Fotografia: estética ou significação?  (Lida 1540 vezes)

AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Online: 29 de Março de 2011, 21:29:32
A grande questão é que os dois elementos não se dissociam. Mas de forma geral, o que vem primeiro pra você, a estética (a geometria, as cores ou ausência delas, a ordem ou desordem, os elementos físicos) ou a significação?
flickr.com/augustoo


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2011, 01:35:34
Depende do assunto. Alguns pedem foco maior na estética (Nú), outros no conteúdo (jornalismo). Isto, tentando dissociar uma coisa da outra, o que se torna mais difícil quanto mais você fotografa com critério e aprende com suas imagens. Aí você acaba por encontrar conteúdo até numa parede branca.

Abs,

José Azevedo


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2011, 09:17:32
Acho que depende tb da 'visão' do fotógrafo. De forma geral, a estética é a 1ª coisa que chama a atenção dos nossos sentidos para a possibilidade de se fazer uma boa foto. É a nossa visão que se aguça ao perceber uma determinada cena e antever uma determinada foto. Mas esse processo não se esgota com a visão... A cena é 'vista' pelo cerébro e aí entra a questão do significado. A decisão do fotógrafo em fazer a foto, ou não, é ato consciente e, acredito que, é aí que entra a questão do significado. Se a cena, ainda que, esteticamente falando, seja boa mas sem um significado importante para o fotógrafo a foto não se realizará e a cena se perderá.

Em resumo: penso, EMHO, que inicialmente é a estética que chama a atenção mas, a depender do fotógrafo, é o significado que decide se se faz a foto.

Se, e somente se, o significado não é ato consciente e buscado (e aqui cabe uma grande discussão se é possível foto sem significado), a decisão em realizar a foto é baseado unicamente na estética.

Espero que tenha me feito entender. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2011, 13:42:46
Achei interessante que tocaram direto na minha ferida: nu. Estive lendo um livro e reparando que os autores falam sempre primeiramente em estética, e um deles chega a dizer que não pensa necessariamente em significação e que as pessoas as vezes ficam psicanalizando demais as fotos dele enquanto elas buscam uma coisa mais simples.

Mas a pergunta foi de um modo geral, não vamos restringir a fotografia de nu. Até pq a opinião desse fotógrafo é contrariada por outros no decorrer do livro.

Mas vamos tentar clarificar um pouco o ponto onde eu quero chegar... Ao pensar um foto: estética ou significado primeiramente? Ou não pensar em foto? Sair atirando clicando até conseguir um efeito desejado?
flickr.com/augustoo


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2011, 22:46:32
bom assunto, eu olho de outro ponto de vista,
a minha pergunta é : por que "ou"? :ponder:

"sair clicando até conseguir" foge do assunto, é outro tema.

Para inicio de conversa, acredito que estética e significado vão necessariamente juntos,
porque não pode ter ausência de um deles,
a falta de significado é um significado em termos absolutos,
como o colega falou na parede branca.
o que pode se pensar é na intenção do cidadão que com a camera na mão vai buscar uma imagem,
então

por exemplo um nu deve ter significado, tipo que?
"eu queria ver aquela mulher pelada" é significado?
ou só vale o significado que podemos dar à imagem final?
é disso que estamos falando?
a imagem tem que ter um significado?
tipo a vitima de um assesinato?
a foto vale porque:  há um cadaver, um assunto, então
a foto pode ser esteticamente ruim, até mal feita
porque a prioridade do fotografo foi passar a informação
o mais rápido possivel.
Ele criou a estética do: "mais rápido possivel" ou "tou cagando para a estética"
ok, é possivel ligar só para o significado ou priorizar o significado, sim. Nada de errado com isso, eu acho.

nooosa que falta de umas cervejas para podermos conversar disto a vontade  :D :snack: :wub:

voltando...
ainda acho que não há "ou"
vc tem uma idéia, ou uma imagem aparece a tua frente,
ou alguém te contrata, seja o que for...
há um disparador da tua vontade de fazer uma foto,
porque gostou das cores, ou da flor, ou da gata,
ou porque está acontecendo bem na tua frente,
vc pega a tua camera e TODA TUA bagagem cultural vem junto
seja ela do tamanho que for,
lembrei de uma que serve de exemplo:
num evento corporativo num grande salão, chegou o prefeito,
a tv tava esperando na entrada do salão,que era no 2do andar,  bem na saída do elevador, assim que apareceu arrumaram
a gravata e o cabelo dele e começaram a filmar, no corredor
de marmore e aço todo muito limpo, a cámera de costas a porta do evento (com muito publico, decoração, etc), o prefeito na frente da entrada dos banheiros,
com a placa "banheiro" bem na cabeça.
Eles cuidaram da estética  :eek: e tavam realmente preocupados com o significado  :ponder:

o Sebastião Salgado saiu atirando com as duas intenções bem claras. o Helmut Newton só perdia o seu tempo com as maiores gostosas do planeta, são dois exemplos de gente que não acredita no "ou", eu acho, posso estar viajando
tal vez nem entendi a tua pergunta,
tou apenas curtindo "conversar" com os colegas.

boa noite
kiran
 :snack: