Autor Tópico: Qual máquina Cartier Bresson usava?  (Lida 7608 vezes)

Fábia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Online: 31 de Março de 2011, 10:32:31
Já li que era uma laica, mas ouvi dizer que no estudio dele se usava uma OM.
Quais modelos ele usava ?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2011, 12:15:13
Leica!!!


Nessa foto parece que está usando uma MP

Nessa parece que está usando uma M3

Corrijam-me se estiver enganado.

Quanto à Olympus OM, era usada como segunda câmera por muitos fotógrafos da agência Magnum Photos. Se o Bresson usou uma, fico mais feliz ainda.  :D
« Última modificação: 31 de Março de 2011, 12:17:28 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


anderson.carlosb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2011, 16:01:02
Ele e Leica são lendários mesmo.....


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2011, 16:52:56
Dizia ele que só as rangefinders dão conta de capturar o "momento decisivo", acho que nunca vi uma foto dele com outra câmera não sendo as Leicas.

Acredito que ele tinha uma coleção delas no seu quarto... hehehehe :D


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2011, 17:54:10
O importante não é a câmera que ele usava e sim o que ele sabia fazer com ela  :ok:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2011, 18:24:01
Com certeza fábio, mas que eu já vi textos que ele se importa bastante com suas câmeras telemétricas...  :assobi: hehehehe


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2011, 18:44:08
Ôxe!!! E quem não tem ciúmes de suas cams????

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fábia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2011, 11:14:22
GutoVilaça, muito obrigada pela informação, pois eu tb tinha lido que era na agência que usavam a OM, pois tinha uma qualidade proxima da Laica, mas obvio que eu sei de que nada adinta uma boa maquina, com alguem sem o dom....

Sobre a OM, poderia me indicar um modelo bom, mecanica?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2011, 11:30:12
GutoVilaça, muito obrigada pela informação, pois eu tb tinha lido que era na agência que usavam a OM, pois tinha uma qualidade proxima da Laica, mas obvio que eu sei de que nada adinta uma boa maquina, com alguem sem o dom....

Sobre a OM, poderia me indicar um modelo bom, mecanica?
Essa é fácil. Olympus OM-1. O primeiro modelo fabricado por Maitani. 100% mecânica. Baterias só para o fotômetro, claro. Há outros modelos posteriores que são ótimos mas eu só posso falar da OM-1 pois é a máquina que tenho. Escrevi um artigo sobre ela aqui no fórum. Dê uma lida. Tem muitas informações de outros foristas lá também. Qualquer dúvida, pode me perguntar.
Abs

Artigo: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=34777.0
« Última modificação: 04 de Abril de 2011, 11:31:27 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2011, 11:31:21
Opa, posso dar um pitaco?? Sempre ouvi falarem muito bem da Olympus OM4T. Nunca tive uma em mãos, mas sempre disseram que é muito boa, mas ela não é inteiramente mecânica. Há eletrônica nela.

Dá uma olhada: http://en.wikipedia.org/wiki/Olympus_OM-4

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fábia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2011, 11:32:36
Muito obrigada, vou olhar com atenção, qualquer coisa volto a perguntar... até.


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2011, 01:25:06
Já li que era uma laica, mas ouvi dizer que no estudio dele se usava uma OM.
Quais modelos ele usava ?
Oi, Fábia...
A câmera do Bresson era o seu próprio olho... o resto era acessório...
Veja as fotos que ele fez e reflita.
Abs.
JQueiroz.


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2011, 01:26:05
Eu tenho uma OM-1 e uma OM-4. Algumas diferenças: o obturador na OM-4 é eletrônico (sem bateria, vc só tem B e 1/60). A OM-4 aceita filmes até ISO 3200 (na OM-1 é ISO 1600). O visor na OM-4 é um pouco menor mas o fotômetro que registra até 8 pontos de spot metering é uma coisa que acho que nunca vou ver em outra câmera. A OM-4T(i) é de titânio e tem a mesma eletrônica e uma sincronia de flash (com a F280 se não me engano) de 1/2000s. A OM-1 tem a mecânica mais fácil/viável de se consertar. Sei que, por exemplo, o fotômetro das OM-3 é impossível de serem consertados já que ninguém mais tem peças sobressalentes (pelo menos nos americanos com quem conversei). Então, no longo prazo (20 anos pra frente, sei lá), quanto menos eletrônica embarcada, melhor.
Se eu tivesse que vender uma, com muita dor no coração, vendia a OM-4, já que vale mais que a OM-1. Eu já pensei em pegar uma OM-3, mas acho que vou ficar com essas duas só.
E, quem sabe um dia, uma Leica IIIc ou uma CL só pra sentir o gostinho... Ou melhor não? rs
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2011, 01:43:47
Todo mundo sabe que Bresson foi o bambambam da fotografia mas todo fotógrafo precisa de uma máquina fotográfica nem que seja uma pinhole ou celular. O Bresson preferia as leicas. O danadinho não era nada bobo. Essa foi a pergunta da moça.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2011, 09:11:07
Ela também usava uma Minolta CLE, foi flagrado nessa foto de 1981 em Paris, veja na foto abaixo:




Aqui fala sobre isso: http://www.ipernity.com/doc/roberto.delduque/8682557

Aqui com uma Leica III


Aqui uma Leica minilux


Aqui a com a Leica M6



outras dele fotografando:








1957




1961











1988










1980





1967











"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal