Autor Tópico: Equipamento de entrada p/ iniciante  (Lida 2906 vezes)

Guilherme Busnello

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Quanto mais queijo, menos queijo?
    • Facebook
Online: 01 de Abril de 2011, 09:11:48
Bom dia pessoal, depois de muito ler e não conseguir resolver todas as minhas dúvidas (sei que algumas delas eu só irei resolver na prática ou indo até uma loja, coisa que na minha região não há) me encoragei e fiz meu cadastro no fórum, enfim, minhas dúvidas são em relação a um equipamento que eu pretendo comprar, lembrando que eu sou um fotógrafo amador e amanhã participo da 1ª aula de um curso de fotografia aqui na minha região.
Atualmente tenho a fotografia como um hobby, porém fiz uma parceria com uma amiga que trabalha com books, meu interesse é em um futuro próximo realizar alguns trabalhos profissionalmente, fotografar algumas modelos por um preço mais acessível e etc. Também gostaria dar dar algumas "investidas" no fotojornalismo, acho que isso é conhecido como freelancer, me digam caso eu esteja errado, pois tive contato com um fotojornalista e fiquei fascinado pelo trabalho.
Pretendo comprar o equipamento no Paraguai, e disponho de um orçamendo em torno de U$ 1.000,00. O equipamento que me refiro é de entrada mesmo, segue a lista:

- Canon EOS Rebel T1i c/ lente Canon EF-s 18-55mm f/3.5-5.6 IS -> U$ 680,00
- Flash Canon Speedlite 270EX (dizem ser o par ideal - T1i + 270EX - o que vocês acham?) -> U$ 170,00
- Parasol Canon EW-60C (dizem que a T1i tem problemas com a objetiva em 18mm, causa aberrações, isso não seria resolvido com o parasol?)
- Memory Card SDHC SanDisk Ultra 15mb/s* 4GB x 2

Bom, o equipamento é esse pessoal, é realmente modesto, mas é o que eu posso comprar no momento, durante ensaios fotograficos me disseram que é super importante a utilização de um difusor no flash, além de um rebatedor. Em fotografias externas o flash é necessário? Como tirar melhor proveito disso?

Também tive dúvidas em relação a câmera, Nikon D5000 ou Canon EOS Rebel T1i, o que me deixou balançado foi ler que a D5000 não possui motor de foco interno e a Rebel T1i possui, essa informação é verdadeira? E a Rebel T1i realmente tem esse problema com relação as objetivas, devido a sua densidade de pixels?

Pessoal, desde já obrigado, e aguardo atenciosamente as respostas.
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 09:14:20 por Guilherme Busnello »
Canon EOS Rebel T1i
Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS
Canon EF 50mm f/1.8 II


George Fetti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 345
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Fotos George Fetti
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2011, 12:50:21
Guilherme... eu não sou entendedor no assunto também, entrei a pouco tempo e por Hobby...
O que eu posso te dizer... é que tenho uma T1i e estou muito satisfeito com a câmera... dá pra tirar umas fotos bem legais...
Se quiser dar uma olhada -> www.flickr.com/photos/georgefetti
No atual momento estou buscando um Flash.. e acho que vou optar pelo Speedlite 430EX II.. pelo que vi é muito bom, e algumas pessoas aqui do fórum disseram que é suficiente para que eu consiga tirar fotos em aniversários...
Quanto ao memory card... a minha câmera veio com um de 8Gb Classe 4 e não tenho problemas com ele...
O que tinha pra dizer é isso... gosto da câmera e por enquanto nao tenho do que reclamar! :D

Se procurar aqui no fórum, vai encontrar várioss posts de comparação entre câmeras... acho que poderia dar uma olhada! :ok: Eeee pesquisar muitosss reviews na net... inclusive vídeos no youtube... eu faço muuuuuuitooo isso!
Do mais... segue o que seu bolso e coração mandar... não necessariamente nesta ordem :D


Canon EOS T1i | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | Canon EF 100-300mm f/4.5-5.6 | Flash Canon Speedlite 430 EX II | Sigma 28-200 f/3.5-5.6 Aspherical IF | HELIOS 44M 58mm f/2


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2011, 12:51:35
Já pensou na T3I?


George Fetti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 345
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Fotos George Fetti
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2011, 13:00:33
O Problema da T3i é que o valor fica um pouco mais salgado...


Canon EOS T1i | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | Canon EF 100-300mm f/4.5-5.6 | Flash Canon Speedlite 430 EX II | Sigma 28-200 f/3.5-5.6 Aspherical IF | HELIOS 44M 58mm f/2


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2011, 13:09:23
Guilherme, acho que se seu objetivo é fotojornalismo, a 18-55 é muito curta. Talvez a 18-135mm seja melhor neste caso. O flash também acho que vc deveria investir um pouco mais e comprar um 430EX II. O 270 é um flash simples, mais voltado ao uso com compactas como as da série SX e G, que também tem sapata para flash.

Quanto ao motor de foco, é o contrário. Nas NIkon, algumas cameras tem motor de foco no corpo e algumas lentes tem motor de foco. Dependendo da combinação, vc pode ter autofoco ou não. Citando um exemplo, a D5000 não tem motor de foco no corpo e a 50mm f/1.8 Nikon também não tem motor de foco, então se vc usar as duas juntas, não vai ter autofoco.

Nas Canon, o sistema é diferente. A Canon foi a pioneira em mover os motores de foco do corpo para as lentes. Embora isso tenha desagradado muita gente, conseguiu assim fazer motores de foco específicos para cada lente, ganhando em velocidade de foco.
Em suma, nenhuma camera Canon moderna tem motor de foco, mas todas as lentes Canon modernas tem. Como resultado, vc terá autofoco em todas as situações, com qualquer corpo ou lente. E detalhe, mesmo todas as lentes tendo motor de foco, não são mais caras que as Nikon.

E quanto à densidade de pixels, cameras com alta densidade de pixels como a T1i, T2i, 60D e 7D exigem lentes que consigam entregar bastante resolução. Mas não se preocupe quanto à isso, as lentes atuais são suficientes para começar, principalmente para fotojornalismo que não exige grandes ampliações. Depois sim é interessante vc adquirir lentes melhores e com mais capacidade de resolução.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Guilherme Busnello

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Quanto mais queijo, menos queijo?
    • Facebook
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2011, 13:41:24
George Fetti, parabéns, adorei suas fotografias e também já lí muito aqui no fórum e ví reviews. jjvgarcia, assim como o George Fetti disse, a T3i tem um valor muito salgado, se eu tivesse dinheiro para comprar a T3i, eu iria de 60D pois a diferença é de 200 dólares ou então de D90 que tem uma diferença de 50 dólares.
AlexandreS, Muito obrigado pelas respostas, mesmo. Apenas gostaria de ressaltar que o meu objetivo não é o fotojornalismo, eu gostaria de experimentar fotografar alguns acontecimentos, mas não é o meu "foco", por hora, meu objetivo é trabalhar com a fotografia de retrato. Quanto ao flash, desisti dele, por mais que ví algo sobre ele e a T1i que me deixou a vontade, mas acredito que alguns meses sem flash não seja um problema muito grande, estou correto? Afinal, pretendo trabalhar com books externos, aonde há uma boa iluminação natural.

Muito obrigado novamente, e aguardo mais respostas e opiniões.
« Última modificação: 01 de Abril de 2011, 13:42:06 por Guilherme Busnello »
Canon EOS Rebel T1i
Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS
Canon EF 50mm f/1.8 II


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2011, 21:10:48
George Fetti, parabéns, adorei suas fotografias e também já lí muito aqui no fórum e ví reviews. jjvgarcia, assim como o George Fetti disse, a T3i tem um valor muito salgado, se eu tivesse dinheiro para comprar a T3i, eu iria de 60D pois a diferença é de 200 dólares ou então de D90 que tem uma diferença de 50 dólares.
AlexandreS, Muito obrigado pelas respostas, mesmo. Apenas gostaria de ressaltar que o meu objetivo não é o fotojornalismo, eu gostaria de experimentar fotografar alguns acontecimentos, mas não é o meu "foco", por hora, meu objetivo é trabalhar com a fotografia de retrato. Quanto ao flash, desisti dele, por mais que ví algo sobre ele e a T1i que me deixou a vontade, mas acredito que alguns meses sem flash não seja um problema muito grande, estou correto? Afinal, pretendo trabalhar com books externos, aonde há uma boa iluminação natural.

Muito obrigado novamente, e aguardo mais respostas e opiniões.

Pega a T3i e tira o flash.

Para estas fotos eventuais, até hoje não precisei de flash dedicado, somente o pop-up.

Lembre-se que a D90 mesmo tendo a aparência melhor e com mais botões que uma T1i, na prática são câmeras bem equivalentes. T2i, T3i e 60D estão em um nível bem acima em termos de qualidade fotográfica, embora D90 e T1i ainda dêm um bom caldo.


George Fetti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 345
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Fotos George Fetti
Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2011, 00:27:59
Foi como eu disse anteriormente... a T1i é a câmera de entrada meeeesmooo da Canon... acho que é a com melhor custo...
Para os meus propósitos (inicialmente Hobby) e agora tentando partir um pouco para o profissional... ta dando pra levar... não sei como será daqui para frente quando as coisas esquentarem mesmo... mas levei numa boa com a T1i...
Estava sem flash até hj... faz mais ou menos 6 meses que estava com a camera e sem flash... só tinha adquirido uma outra lente (Canon 100-300mm f/4.5-5.6) pois gosto muito de aves... e só hoje é que comprei um Speedlite 430EX II... vamos ver o que vira... quando chegar... eu passo aqui e dou um toque a respeito! Mas pelo que me disseram é um bom flash, no mercadolivre encontrei por R$700,00... Mas no Brasil tudo é mais caro!
Boa sorte em sua decisão... :ok:


Canon EOS T1i | Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS | Canon EF 100-300mm f/4.5-5.6 | Flash Canon Speedlite 430 EX II | Sigma 28-200 f/3.5-5.6 Aspherical IF | HELIOS 44M 58mm f/2


fmoura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2011, 11:06:44
Guilherme, assim como o George Fetti também faço foto por hobby, acredito que se vc optar por uma T2I no lugar da T1I terá uma excelente camera e pagará pouca diferença em $. Digo isso porque possuo uma e a camera é excelente! No site Dpreview a T2I foi considerada a melhor camera de entrada da Canon e uma das poucas com Gold Award!!! Quanto ao flash o 430ex II seria melhor.Espero ter ajudado. Abs.


Guilherme Busnello

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
  • Quanto mais queijo, menos queijo?
    • Facebook
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2011, 13:26:58
Muito obrigado pelas dicas pessoal, vou dar uma analisada melhor nos equipamentos disponíveis no mercado e tentar decidir qual comprar, um grande abraço a todos, até mais.
Canon EOS Rebel T1i
Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS
Canon EF 50mm f/1.8 II


iorgomeS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2011, 17:39:50
se a minha opinião ajudar, eu tenho uma canon xsi e sou feliz. não sou top de linha, mas sou estudioso e entusiasta com fotografia, eu sei que uma boa máquina é interessante, mas muito mais importante é o fotógrafo e as lentes que você usa.