Autor Tópico: Compra de uma compacta UZ  (Lida 2055 vezes)

Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Abril de 2011, 10:46:55
Olá...

Sempre tenho olhado vários tópicos sobre grande dúvida de escolher uma máquina fotográfica para iniciantes... a eterna dúvida entre uma DSLR de entrada x uma UZ de boa qualidade.

A minha dúvida não é diferente e pelo que tenho olhado no forum, acredito que irei de uma UZ pois não pretendo ser um profissional, no entanto gostaria muito de poder tirar fotos de boa qualidade.

Ainda tenho algumas dúvidas quanto a UZ, se puderem me ajudar eu agradeço muito:

1) ISO alto e baixo, eu consigo selecionar?
2) Qual a velocidade de obturação? Eu consigo tirar fotos rápidas sem perder aquele momento único da fotografia?
3) Eu consigo definir distância de foco? Aquele efeito muito bom de focar o objeto principal e desfocar o fundo como exemplo?

4) a mais cruel: Tenho olhado boas referências sobre a canon SX30IS, nikon P100 e uma outra que não me recordo... qual delas seria a melhor?
Obs.: Não tenho muito conhecimento em técnicas de fotografia, estou estudando ainda... estou lendo muito a respeito.


Desde já muito obrigado,
Natã Gonçalves


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2011, 20:36:09
Natã, tudo isso que vc quer, é meio difícil de conseguir numa UZ...
ISO alto, todas pecam. Umas menos, outras mais. Mas num geral, os resultados não são muito bons. Mas até 800, dependendo da situação, dá pra encarar. Ainda mais se vc não pretender ampliar a foto em tamanho grande. Até 10x15 (no caso de vc querer ampliação), é até de boa.
O shutter lag (tempo entre pressionar o botão disparador e capturar a foto) é uma característica presente em algumas câmeras, e novamente, umas mais, outras menos. Eu tive uma HS10 que meu Deus, diminuía um pouco a luz, o shutter lag era de entristecer. A Nikon P100, já ouvi falar que praticamente não tem esse problema, sendo uma das mais rápidas UZs que existem.
E o desfoque, mais uma vez, muuuuito difícil com uma UZ, por conta especialmente de tamanho do sensor. Vc pode se utilizar de alguns mecanismos pra conseguir menor profundidade de campo, mas isso, em situações mais específicas, em que vc pode aplicar esses "truques". Em situações corriqueiras, é bem difícil.
Acho que uma das melhores UZs que existem, pelo menos pelo que tenho lidoi por aí, é a Panasonic FZ35. Já saiu de linha oficialmente, mas ainda é possível encontrar nova pra comprar, fazendo uma forcinha pra achar. Até mesmo na B&H ainda tava tendo essa câmera. A SX30is da Canon, vi umas fotos com ela, e achei terríveis. Não gostei mesmo. A P100 com certeza é uma boa pedida.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2011, 20:36:15
1- Sim.
2- Sim, a depender da qualidade da luz no local.
3- Não e Sim...rs Ela funciona basicamente como uma point-and-shot com grande 'zoom', portanto, de maneira geral, o ponto de foco ficará onde você 'mirar' ela. Dá pra fazer foco criativo focando em um objeto distinto do motivo, mas o desfoque é muito prejudicado. O pequeno tamanho do sensor limita o desfoque. Dá pra fazer desfoque criativo usando o modo macro, mas o uso, de maneira geral, é muito restrito.
4- Não conheço o mercado atual de UZ.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2011, 20:43:18
Hyde, respondemos juntos, hehe.  :D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2011, 20:58:17
Pois é...rs

Mas vc tocou nun assunto que eu pulei.

Uma coisa é poder SELECIONAR ISO alto, outra beeem diferente é poder USAR ISO alto. Eu, na minha SZ, não passo de 200.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2011, 22:24:56
Ah sim, o máximo usável normalmente é 400, mas dependendo, ainda até dá pra chegar a 800. Eu tirei umas com iso 800 na época da HS10, e sinceramente, achei o resultado bem satisfatório. Não sei se por esperar muito pouco... Se eu fosse colocar a foto em papel, com certeza o ruído não incomodaria.
Vou até colocar o link aqui, pra vcs conferirem.
http://img64.imageshack.us/i/dscf0219g.jpg/
Logicamente, com o processamento anti-ruído da câmera perde-se nitidez, mas ainda assim, me surpreendeu.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2011, 22:36:17
Pouco ruído no papel não aparece não. Ao contrário, dizem que dá até uma sensação maior de definição.

Para WEB é sempre legal passar um filtro de alta frequência, após redimensionamento, para melhorar se o pós processamento na máquina deixar a imagem muito 'soft'.

Essa foto é sua, Helena?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2011, 22:44:39
Essa foto eu tirei qdo fui assistir à gravação do Domingão do Faustão, rsrs. Deteeeeeeeeeeeeesto esse programa, mas a curiosidade de saber como funciona a gravação de um programa assim, foi maior. E digo que não me arrependi, gostei da experiência, rs. isso aí era aquela Dança dos Famosos. não sei quem é essa, não sei quem é esse. Só sei que dançaram lindamente!


Natã Gonçalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2011, 11:30:49
Desde já agradeço a todos pelas informações.

Agora a grande dúvida mesmo é que, caso venha a comprar uma UZ com certeza não terei os efeitos e qualidade que gostaria de ter em uma fotografia.

Se eu comprar uma DSLR, terei que gastar um dinheirão para ter lentes com um ZOOM alto e terei muito peso e R$ para carregar em viagens e situações familiares. Outro ponto é que não tenho conhecimento técnico/prático de uma DSLR.

Estou quase decidido pela Nikon P100.

Caso tiverem mais pontos importantes e que possam em ajudar... agrdeço muito pela troca de informações e experiência pois irá me ajudar muito.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2011, 12:07:11
Acho que vc fará uma boa aquisição se for de Nikon P100.
Outra opção mais difícil de achar, e que ainda te dá uma sapata para flash externo, é a canon SX20is.Essa tbém já saiu de linha (foi substituída pela SX30is), mas de repente, ainda consegue achar dela nova.