Autor Tópico: Roupa do fotógrafo???Equipamentos???  (Lida 44447 vezes)

Luis_Cortelini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Online: 04 de Abril de 2011, 17:58:06
Olá, sou novo no fórum e no mundo da fotografia, estou precisando de uma ajudinha, já fotografei alguns eventos, mas Sábado vou fazer um casamento como 2° fotógrafo. Já fui uma vez mas como iluminador.
Minha dúvida é quanto à roupa e ao equipamento...
Não tenho terno.
O máximo que tenho em casa é blazer e camisa. Posso usar com jeans e tenis? Não tem outra opção, a não ser camisa polo e também jeans. Nunca curti estilo social.
E os equipamentos, vou com uma D300, duas lentes uma 18-200 e uma 50, e o flash ainda não sei.
O que mais levar?
Que cuidados tomar?




shimono

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
    • Shimono Fotografia
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2011, 21:30:42
o vestuário, voce tem que se tornar o mais imperceptivel possivel, então ja que não tem terno tente arrumar alguma camiseta manga longa ou camisa preta, calça preta e sapato iria ser o mais ideal.
Cassio Shimono
Canon 6D
Tamron 24-70mm 2.8 / yongnuo 50mm 1.8 / Canon 75-300
580EX II + 430EX II


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2011, 11:56:03
Para essas ocasiões é miuto importante se ter um terno mesmo que voce não curta esse estilo. Se voce vai viver disso terá que providenciar um mais tarde.
Tente parecer o mais social possivel, como não entendo de moda, só posso te dizer isso.
« Última modificação: 05 de Abril de 2011, 12:14:19 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2011, 12:24:59
No mínimo vá de preto. Calça preta, sapato preto e camisa manga longa preta mas dê preferência ao social completo. Você não pode destoar, chamar a atenção por estar vestido diferente dos outros, nem pode estar "colorido" por esse mesmo motivo. Um jeans de lavagem "normal" já destoa muito, uma camisa xadrez também.

O equipamento parece suficiente, só falta o flash. :ok:
« Última modificação: 05 de Abril de 2011, 12:27:14 por dondon »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2011, 12:38:21
hahaha, eu já usaria um now bomb (da cor da roupa), ou melhor, a roupa da cor do now bomb, com uma cinta de ombro para deixar a câmera pendurada...

Acho o modo de se vestir o menos importante (desde que adequado à profissão), até mesmo porque não vais sair nas fotos ahhaha...
Eu privilegiaria a versatilidade desse now bomb, onde posso carregar várias fixas (tenho preferido utilizar as fixas), pra troca rápida...

Uma roupa preta, camisa preta, com um now bomb discreto, um sapato essa cinta strap de ombro-costas (que dá pra carregar duas câmeras, uma de cada lado), seria o modo mais versátil de um fotógrafo trabalhar e até que um tanto quando discreto, desde que seja da mesma cor da roupa...



THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2011, 12:54:24
A apresentação do fotógrafo é fundamental, sempre uso terno preto, camisa preta ou branca e gravata discreta, sapatos limpos, crachá, etc e exijo isso de meus ajudantes e assistentes. Se considerar a possibilidade de todos na festa estarem de terno, que é comum hoje em dia, vc ficará com "carão"  :doh:  Já que está se enveredando por esse ramo, compre 1 terno preto, do mais simples que seja mas vá sempre bem apresentável, vc pode até achar que não mas isso também o ajudará a se promover como fotógrafo. Vamos lá campeão, terninho de R$99,90 ja resolve seu problema por muito tempo.  :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2011, 13:00:46
As vezes tambem esquecemos que o fotografo pode ser um artista. E como toda arte, acho que ele deve sentir-se o mais a vontade possivel para poder criar. Se o cara nao estiver acostumado ou nao gostar de usar terno, eh melhor fazer boas fotos do que estar impecavel.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2011, 13:12:39
Sim, fotografia é arte, mas num casamento nunca é demais ir à carater, ja vi noiva reclamar sobre roupa de cinegrafista, ja houve caso de noiva pedir para ir de terno no fechamento do contrato, nunca é demais usar terno num casamento especificamente, em outras situações até que é liberaddo, mas num casamento, ir de jeans, tênis aí é fróidssss  :doh:


Luis_Cortelini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2011, 13:18:12
Hahaha, sim to sabendo, é q na verdade sou segundo fotógrafo, a dois meses atrás nem pensava em fotografar... comprei um paletó, 250,00. 99,90 só se for em outra região do país....
aqui completo por menos de 500,00 tu n acha.. mas vo da meu jeito....conheço um fotógrafo daqui da cidade mesmo que é super bom e tem nome, que nao vou citar hehe, e ele fotografa de tenis jeans e camiseta... e já vi de bermuda! acho que isso varia d região pra região


Luis_Cortelini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2011, 13:25:32
De qualquer forma, se isso continuar, e acho que vai... vou providenciar, mas acho feio.. valeu pela atenção de todos!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2011, 13:28:44
Para mim, a figura do fotógrafo tem que passar completamente despercebida no evento, até para não influenciar na naturalidade da cerimônia. Então o mais lógico é que a vestimenta do fotógrafo seja compatível com o evento e evidentemente discreta.

Em um casamento em que os homens estão de terno e as mulheres de longo, um fotógrafo de bermuda ou jeans e tenis com certeza irá destoar e chamar a atenção. Agora, se todos os convidados vão de jeans, aí tudo bem.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2011, 13:30:24
o basico e terno preto, serve para tudo
Mas o ponto e nao chamar a atençao,
voce nao e convidado e um trabalhador do evento.
Se vai no evento classico e terno
se vai no sitio pode ser jean e camisa preta
nao vai fazer um casamento na praia vestido de terno preto, 
deve existir um senso comum, para nao ser ridiculo.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2011, 13:31:02
Para mim, a figura do fotógrafo tem que passar completamente despercebida no evento, até para não influenciar na naturalidade da cerimônia. Então o mais lógico é que a vestimenta do fotógrafo seja compatível com o evento e evidentemente discreta.

Em um casamento em que os homens estão de terno e as mulheres de longo, um fotógrafo de bermuda ou jeans e tenis com certeza irá destoar e chamar a atenção. Agora, se todos os convidados vão de jeans, aí tudo bem.



assim de facil!!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2011, 13:32:03
As vezes tambem esquecemos que o fotografo pode ser um artista. E como toda arte, acho que ele deve sentir-se o mais a vontade possivel para poder criar. Se o cara nao estiver acostumado ou nao gostar de usar terno, eh melhor fazer boas fotos do que estar impecavel.
em eventos serios , classicos , nao ha lugar para essa figura.
abs.


Luis_Cortelini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2011, 13:33:19
a isso sim com certeza, n pretendo chamar a atenção.... mas aqui na serra gaucha, a juventude é predominante, no meu primeiro casamento, eu estava com o flash remoto, iluminando... bom... só anoiva estava de longo e alguns convidados estavam de al star ou qix, realmente foi bem estranho... naquele eu estava de jeans e camiseta preta se não me engano... me solicitaram isso