Autor Tópico: A partir de quando se chamar de fotógrafo profissional  (Lida 4647 vezes)

DiPipe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2011, 02:39:41
Ferrs, eu não trabalhei nisso, e entendo você, tem muitas fotos que eu gostaria de discutir aqui, mas acho que como fotógrafos, nossa opinião é diferenciada e existe um código de ética, parecido com o dos médicos e outros profissionais, que só fazemos críticas aberto-públicas quando elas são expostas com intenção do próprio fotógrafo.

Ética e liberdade de expressão são 2 coisas completamente diferentes, se liberdade de expressão desse liberdade pra tudo, a ética nem existiria em alguns casos.

E acho apenas que voc~e deveria tomar um pouco de cuidado com as palavras, consertar, fazer melhor, etc...

Use um pouco de empatia, voc~e diz que suas fotos estão ali para serem vistas, eu posso entrar e não gostar, comentar com amigos meus da profissão, nunca entre clientes, pois eles tem que ver e ter a opinião própria.
Agora imagine eu em um fórum de fotografia colocar o link para os seus trabalhaos falando que eu faria melhor, que o trabalho é precário, apontadno defeitos, etc... considero antiético, e ética vem de quem decide ou não ser ético e não de quem se incomoda ou não.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #16 Online: 30 de Abril de 2011, 08:26:46
Ética e liberdade de expressão são 2 coisas completamente diferentes, se liberdade de expressão desse liberdade pra tudo, a ética nem existiria em alguns casos.

E acho apenas que voc~e deveria tomar um pouco de cuidado com as palavras, consertar, fazer melhor, etc...

Use um pouco de empatia, voc~e diz que suas fotos estão ali para serem vistas, eu posso entrar e não gostar, comentar com amigos meus da profissão, nunca entre clientes, pois eles tem que ver e ter a opinião própria.
Agora imagine eu em um fórum de fotografia colocar o link para os seus trabalhaos falando que eu faria melhor, que o trabalho é precário, apontadno defeitos, etc... considero antiético, e ética vem de quem decide ou não ser ético e não de quem se incomoda ou não.

Pera aí, eu tenho a liberdade de falar que pra mim está tudo errado e nem por isso é anti-ético... fotógrafos não são médicos... Se colocassem minhas fotos num link e dizendo que está tudo errado, fazer o que, é a opinião dos caras, pois a partir do momento que POSTEI minhas fotos na internet, elas estão sujeitas a tudo, a crítica de quem quiser e como quiserem fazer tais críticas... Não tem nada de errado aí, até mesmo por que quem dá a cara para bater sabe que pode levar um soco.
A foto é precária sim... e eu não irei mudar minha opinião quanto a isso... poderia ter acertado melhor, corrido menos, feito uma correção WB, tirando a foto em RAW, mas o cara nem isso quis... e eu respeito a atitude dele, ele ganhou dinheiro assim e eu não ganhei de forma alguma, mas nem por isso não posso falar que para mim elas não serveriam porque são péssimas...

se achas melhor assim EMHO elas são péssimas...

desculpe-me por dizer isso, mas ética é uma coisa muito mais profunda do que trocar meia dúzia de palavra sobre uma fotografia PUBLICA.

Abs.


DiPipe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2011, 21:27:00
Opinião todos podem ter, a questão não é essa.

É opinião explicíta como profissional concorrente, você pode ter opinião, mas jogar em um meio profissional pra apontar erros, você sendo fotógrafo é antiético, você pode dar outro nome pra isso, mas se conversar com os melhores profissionais vai entender o porque isso é falta de ética.


Eu posso ter achado a mesma coisa que vocês sobre as foots, mas estou respeitando aqui um colega de trabalho e não expondo minha opinião sobre ele, a não ser que o mesmo exponha as fotos por conta própria.


Então ferrs, existe um código de ética que não chega a ser profundo, a ética está nas coisas mais simples, que por vezes passam despercebidas.

Converse com profissionais mais experientes e eles vão te explicar.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 30 de Abril de 2011, 21:38:49
Bom, como não sou profissional, reitero o que disse em meu post.  :assobi:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2011, 21:53:54
Profissional eh todo e qualquer individuo que faz de determinada atividade a sua profissao. Qualidade de servico eh outra coisa. Eu penso assim. Por que se nao fosse assim, se os profissionais so fizessem o trabalho perfeito entao nao haveriam acidentes de transito envolvendo motoristas profissionais, nao haveriam erros medicos, nao haveriam fotos amadores bonitas e bem feitas.
Profisional eh uma coisa, qualidade eh outra. O que tem de acontecer eh o profissional buscar a qualidade, coisa que nao acontece sempre.
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 01 de Maio de 2011, 02:30:10
parecem fotos feitas com celular.
Agora como isto foi parar na imprensa, isso e outra historia.
Ha muitas possibilidades, desde um editor incompetente,
ate algum QI(quem indica).
Obviamente nao e um trabalho profissional,
nao e neccessario mencionar isso.
abs.


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #21 Online: 02 de Maio de 2011, 11:40:38
blz o topico virou dois,
em fotografia:  profissional é quem tem a capacidade de entregar o que o cliente pede,
já que não há condições prévias a ser exigidas, como diploma, etc. o que eu acho legal nesta profissão.
Então é o cliente que decide quem é o profi que vai contratar e ponto.
isso é ruim? ou bom?  :ponder: se o cara tá pagando? que mal faz? rsrsrsrsrsrs  :aua:
eu acho que cada "profi" tem o seu marketing, qualidade e ética própria.

O fato é que as vezes a produtora, ou o jornal, ou a organização do evento contratam o fotografo
mais barato, depois o artista ou (familia, noiva, escritor que lanza o livro, dono de loja recém inaugurada, etc, etc)  é que fica ridículo nas fotos.
Isso é normal é não é de hoje, embora com as digitais virou epidemia.

Enquanto a opinar sobre a qualidade de um colega, não vejo nada de errado opinar
bem ou mal do produto, falta de ética é dizer inverdades, acusar o cara de praticas
erradas que ele não tenha cometido, dizer que tá dando para alguém para coseguir o job, etc. isso eu acho errado, mas fotos exposta é para ser criticada sim, sem piedade.
E muito mais ainda dentro de um forum de foto, caralho! se não vamos criticar aqui  :eek:
Eu tenho milhares de fotos circulando, aqui, no picasa, no orkut, no meu site, e já recebi muitas críticas, desde foto de florzinha até evento com ministros do goberno federal.
pode me chamar de fotografo ruim, não me atinge. Se me chamar de bandido te processo.
  :fight:



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #22 Online: 02 de Maio de 2011, 11:55:55
Opinião todos podem ter, a questão não é essa.

É opinião explicíta como profissional concorrente, você pode ter opinião, mas jogar em um meio profissional pra apontar erros, você sendo fotógrafo é antiético, você pode dar outro nome pra isso, mas se conversar com os melhores profissionais vai entender o porque isso é falta de ética.


Eu posso ter achado a mesma coisa que vocês sobre as foots, mas estou respeitando aqui um colega de trabalho e não expondo minha opinião sobre ele, a não ser que o mesmo exponha as fotos por conta própria.


Então ferrs, existe um código de ética que não chega a ser profundo, a ética está nas coisas mais simples, que por vezes passam despercebidas.

Converse com profissionais mais experientes e eles vão te explicar.

Meio profissional, código de ética? A gente aqui nem sabe o que ética significa e falamos tanto da tal ética... Aristóteles precisou escrever um livro pra tentar iniciar aproximações... Kant a mesma coisa e continuamos a falar de ética... Prefiro chamar de consenso...

Me desculpe, mas pra mim o cara postou o trabalho dele na internet (ONDE O PÚBLICO É ABERTO, TODOS TÊM CAPACIDADE DE ACESSO) é porque tem que estar preparado para aceitar críticas... concordo que se tivesse colocado as fotos do cara, expondo elas diretamente aqui... mas que isso vai mudar na vida do cara... ninguém sabe quem é... a mesma coisa o outro tópico sobre o Mario Testino, se a foto está ruim para nós... ou tecnicamente errada, podemos falar a vontade... pra mim esse negócio de código de ética é furada, o homem nem chegou à capacidade de entender ética ainda... quanto mais querer fazer um código para tal...

Pra mim postou na internet, ou postaram pela venda do direito de imagens, prepare-se para sofrer as consequências... positivas ou negativas...


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #23 Online: 02 de Maio de 2011, 12:00:18
parecem fotos feitas com celular.
Agora como isto foi parar na imprensa, isso e outra historia.
Ha muitas possibilidades, desde um editor incompetente,
ate algum QI(quem indica).
Obviamente nao e um trabalho profissional,
nao e neccessario mencionar isso.
abs.
Certeza... não precisa nem falar... Afinal o cara não domina nem técnicas simples que qualquer estudante de fotografia saiba... pra mim alguém foi, tirou as fotos de qualquer jeito, o portal G1 teve interesse, pois não tinha outras, ou era mais barato mesmo comprou e as postou...


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 02 de Maio de 2011, 12:50:06
Concordo com DiPipe. Não é o caso de julgarem as fotos do cara, que apenas foi contratado ou vendeu seu trabalho para o portal. Mas sim de julgarem a matéria como um toldo. Quem está prestando um serviço ruim e não levou em consideração a qualidade das fotos é o G1.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #25 Online: 02 de Maio de 2011, 13:21:02
Concordo com DiPipe. Não é o caso de julgarem as fotos do cara, que apenas foi contratado ou vendeu seu trabalho para o portal. Mas sim de julgarem a matéria como um toldo. Quem está prestando um serviço ruim e não levou em consideração a qualidade das fotos é o G1.
Cara, eu não sei em que mundo vocês vivem... sinceramente, afinal qualquer um que se expõe está aberto, ou pelo menos deveria estar aberto à criticas, a foto está ruim e pronto... pra mim isso não irá mudar nada... eu dei a minha opinião sobre o trabalho do cara, e digo que o cara pecou muito... que muita gente por aí é capaz de fazer melhor... Se o G1 tem interesse na foto do cara a história é difente, pois apesar do fotógrafo ter apresentado um trabalho tecnicamente fraco, ele ganhou dinheiro, e pelo jeito, pra ele, que se dane se foi com boa foto ou ruim... deixe-nos criticar, afinal deu a cara para bater, aguenta porrada. Afinal de contas, como disse o kiran, em um fórum de fotografia não se puder discutir nem isso, já deixou de ser um fórum...
« Última modificação: 02 de Maio de 2011, 13:23:21 por Natão »


DiPipe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #26 Online: 02 de Maio de 2011, 15:36:23
Entendo, mas acho que ele não deu a cara pra bater, ele entregou um trabalho.

E a nossa opinião é diferente da opinião dos clientes, postar o trabalho alheio sem a ciência do mesmo aqui pra falar que faria melhor...se isso não é antiético por não conseguirmos definir ética, então certo não me parece ser.

Acho que basta a gente fazer com os outros apenas o que gostaríamos que fizessem com a gente, mesmo que nós não liguemos, acho que tratar as pessoas como se devessem ligar só para o que ligeríamos... isso também não me parece empatico.

porém, eu sinceramente entendo seu ponto de vista natão, tem até alguns pontos que eu deva usar pra repensar a questão.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 02 de Maio de 2011, 15:44:37
Natão, ele não está se expondo, está trabalhando. O serviço desses portais é que é uma porcaria. Não valorizam nada, nem  qualidade nem informação. Parte da internet está conseguindo ser pior do que a TV. Mesmo assim a galera acessa em peso!! É só abrir um browser que a galera já digita "uol", "terra", "g1". Por isso talvez aceitem qualquer foto. Creio que não é caso de julgarmos o fotógrafo, mas sim toda a estrutura que permite uma foto dessa ser publicada.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #28 Online: 02 de Maio de 2011, 16:52:36
Natão, ele não está se expondo, está trabalhando. O serviço desses portais é que é uma porcaria. Não valorizam nada, nem  qualidade nem informação. Parte da internet está conseguindo ser pior do que a TV. Mesmo assim a galera acessa em peso!! É só abrir um browser que a galera já digita "uol", "terra", "g1". Por isso talvez aceitem qualquer foto. Creio que não é caso de julgarmos o fotógrafo, mas sim toda a estrutura que permite uma foto dessa ser publicada.

Aí é que está Leandro, quem trabalha com fotografia, principalmente publicitária, está se expondo. É mesma coisa um arquiteto, se ele fizer um trabalho ruim, podemos discutir livremente com isso, pois realmente estamos vendo o seu trabalho... pense bem, é como falarmos bem de uma fotografia muitíssimo bem executada na qual o fotografo estava apenas "trabalhando"... quer dizer, mencionar o bom trabalho podemos, expor a beleza e a dificuldade de execução, do momento pensado, mas criticar um trabalho que não se levou em conta nem correção de wb não? Por quê? É errado? De que modo?

Podemos também levar em conta o G1 que usou as fotos ruins, dizendo que eles poderiam ter selecionado melhor. Ou seja, há fraqueza dos dois lados e isso não significa veto de opinião. Quem sabe o cara que fotografou não leia tudo isso e procure fazer melhor... da seguinte forma; "pô, todo mundo está me esculaxando, tá tão ruim assim..." ele olha suas fotos novamente... "é da pra melhorar em muitos aspectos"...

Então DiPipe, o não há o necessariamente errado, ou certo, aí. Eu estou opinando e compatilhando uma opinião com os colegas de fórum... e vamos ser realistas, se 50 pessoas leram esse tópico é muito... minha opinião por mais fácil que isso possa imaginar, sairá daqui, já que não postarei nada sobre isso em qualquer outro local. Me perguntaram sobre uma foto, ou melhor, um fato e eu respondi. Não faz diferença se tal fotografia é do Ansel Adams ou da minha sobrinha. Eu simplesmente dei uma opinião. sendo que, não importa exatamente o meio que ela chegou a mim, mas ela chegou e eu demonstrei meu juízo de valor sobre ela, sobre esse fato.

abs.
« Última modificação: 02 de Maio de 2011, 16:53:52 por Natão »