Autor Tópico: Fotógrafo 80% e Câmera 20%. Vcs concordam?  (Lida 14085 vezes)

THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #45 Online: 09 de Abril de 2011, 23:55:32
Quer dizer então que enquanto não existia as séries 1D e D"0" da vida não existia fotografia decente???

O equipamento ajuda, eu nunca neguei isso, mas o cara se prender a isso para "achar" que terá boas fotografias é mesma coisa dizer que tem que ter uma mercedes AMG pra dizer que é bom motorista...

Cara, há muita fotografia além de equipamento...
Natão meu amigo, é claro que vc está coberto de razão, a discussão é se "um bom equipamento" ajuda ou não, claro que ajuda, tem gente teimando que não, aí ja é demais concorda ?
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 23:56:01 por THUNDER »


spegiorin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
  • Maringá - PR
Resposta #46 Online: 10 de Abril de 2011, 07:25:59
Discussão sem fim... Pareto não inventou o princípio defendido por ele para ser aplicado em tudo...
Mas o curioso é ver cabra falando que equipamento não faz diferença, mas fotografa com 5DmkII ou D700... Gastou tanta grana pra que? Fala que o somente o feeling, a técnica e o olhar do fotógrafo é que interessam, mas sonha em ter uma Sigma SD1 com lente Angenieux adaptada...
Sony Alpha 350 + HVL-42 + HVL-56 + HVL-58
MINOLTA: 50mm f/1.4 + 28mm f/2.8 + 35-70mm f/4 + 70-210mm f/4
TAMRON: 17-50mm f/2.8


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #47 Online: 10 de Abril de 2011, 07:48:50

Mas o curioso é ver cabra falando que equipamento não faz diferença, mas fotografa com 5DmkII ou D700... Gastou tanta grana pra que? Fala que o somente o feeling, a técnica e o olhar do fotógrafo é que interessam, mas sonha em ter uma Sigma SD1 com lente Angenieux adaptada...

Pois é grande Spegiorin, isso também não entendo  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Concordo plenamente com vc.  :ok:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #48 Online: 10 de Abril de 2011, 08:26:08
Natão meu amigo, é claro que vc está coberto de razão, a discussão é se "um bom equipamento" ajuda ou não, claro que ajuda, tem gente teimando que não, aí ja é demais concorda ?

É claro que ajuda, e isso ninguém pode negar, se não ninguém compraria essas câmeras de primeira linha, as lentes mais claras com óticas mais apuradas, entretanto, o que eu quero dizer é que não se pode negar o trabalho de um profissional só porque ele utiliza uma câmera de menor porte com uma lente não tão boa assim, julgando que o trabalho dele não é o bom o suficiente. Poderia muita das vezes ser melhor com um equipamento melhor, mesmo assim isso não é descartar o fato de que com o equipamento que ele tem naquele momento ele não consiga apresentar excelentes fotografias.

Equipamento ajuda, pra muita coisa, mas não muda o olhar. E é por isso que independente do equipamento precisamos aprender a olhar, com uma expressão mais romântica aqui, "sentir o momento" e clicar.
O que eu digo é simplesmente que temos que nos tornar mais independente de equipamento X ou Y, pois de nada adianta ter uma foto extremamente técnica que não chama a atenção de ninguém, que não tem nada de interessante, além da nitidez e cores.

Abs.

 
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 08:27:39 por Natão »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #49 Online: 10 de Abril de 2011, 09:33:28
Você não entendeu a filosofia.
Queria que tu visse meu pai extremamente desapontado com fotos bem expostas e excelentes poses em movimento, mas devido a baixa velocidade com mãos e pés borrados para fugir do ruído. Melhorou um pouco com a D90. Rapaz, nem todas as fotos o cara tem tempo para buscar o melhor ajuste. Por isso se fala em câmeras robustas. Não porque elas são mais fortes somente, mas porque exigem menos do fotógrafos para que eles possam fazer a fotografia.

Se é clichê ou não, é uma realidade.
ja que teu pai e veterano , vai concordar
ontem parou uma d90 na igreja(bateria em curto),
ali peguei uma d80 e continuei(estepe sempre esta pronto para usar).
e as fotos sao iguais,sabemos que a 80 usa muita mas luz que a 90, sabendo usar,
nao ha problemas.
Em eventos sociais sempre ha tempo de sobra para tudo,
pelo menos eu nunca teve sofocos nestes ultimos 21 anos
Agora em casos extremos, obviamente um equipamento sera melhor que outro.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #50 Online: 10 de Abril de 2011, 09:36:03
Qual equipamento vc usa Sr Agalons ?
d300-d90-d80- d700.
lentes varias medias e 2.8.
flash sb800-sb900
metz af581. metz 60ct4
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #51 Online: 10 de Abril de 2011, 09:43:46
Quer dizer então que enquanto não existia as séries 1D e D"0" da vida não existia fotografia decente???

O equipamento ajuda, eu nunca neguei isso, mas o cara se prender a isso para "achar" que terá boas fotografias é mesma coisa dizer que tem que ter uma mercedes AMG pra dizer que é bom motorista...

Cara, há muita fotografia além de equipamento...
Natao como seria "antigamente", na decada do 70 com equipamento so mecanico????????, rsrs!!!!
ninguem fazia natureza, nem esportes,nem eventos, nem arte,
como seria que aqueles loucos faziam???????????????
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #52 Online: 10 de Abril de 2011, 09:46:25
É claro que ajuda, e isso ninguém pode negar, se não ninguém compraria essas câmeras de primeira linha, as lentes mais claras com óticas mais apuradas, entretanto, o que eu quero dizer é que não se pode negar o trabalho de um profissional só porque ele utiliza uma câmera de menor porte com uma lente não tão boa assim, julgando que o trabalho dele não é o bom o suficiente. Poderia muita das vezes ser melhor com um equipamento melhor, mesmo assim isso não é descartar o fato de que com o equipamento que ele tem naquele momento ele não consiga apresentar excelentes fotografias.

Equipamento ajuda, pra muita coisa, mas não muda o olhar. E é por isso que independente do equipamento precisamos aprender a olhar, com uma expressão mais romântica aqui, "sentir o momento" e clicar.
O que eu digo é simplesmente que temos que nos tornar mais independente de equipamento X ou Y, pois de nada adianta ter uma foto extremamente técnica que não chama a atenção de ninguém, que não tem nada de interessante, além da nitidez e cores.

Abs.


 


obviamente equipamento ayuda, massss se o cara e meio cru, nao vai adiantar muito!!!
Eu acho que se eu tivesse pilotado o carro do Vettel na Malaysia, nao teria ganho a corrida, hahahaha!!!,
e olha que eu dirijo muito bem,ja li o manual do carro,
nao tenho pontos na cartera, e coloco seta em todas as esquinas, :hysterical: :hysterical:
abs.
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 09:54:29 por agalons »


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #53 Online: 10 de Abril de 2011, 11:25:46
agalons:

LOL :D

ainda hj em dia tenho uma Canon FTb QL, mecanica, de 1960. Mandei-a recentemente para revisão e tá nos trinques. Posso vender as outras, mas NÃO essa ;)
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #54 Online: 10 de Abril de 2011, 11:35:32
agalons:

LOL :D

ainda hj em dia tenho uma Canon FTb QL, mecanica, de 1960. Mandei-a recentemente para revisão e tá nos trinques. Posso vender as outras, mas NÃO essa ;)
maldita hora que vendi minha ultima F5 nova para comprar uma bosta de d70,
quando foi inevitavel , ja trabalhar com digital.
Porque agora vem digital e tudo sera esplendoroso e extraordinario.
so agora a d700 esta chegando ao 35mm, quase uma decada pastando em maos dos fabricantes, rsrs!!
abs.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #55 Online: 10 de Abril de 2011, 12:07:02
d300-d90-d80- d700.
lentes varias medias e 2.8.
flash sb800-sb900
metz af581. metz 60ct4
abs.
Ué, mas vc está com equipo muito bom, excelente por sinal, pode se dizer invejável para a maioria. Lá no começo do tópico seu discurso estava diferente, para quem disse que equipo bom tanto faz tanto fez até que vc gastou bastante...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: Nao estamos discutindo o OLHAR FOTOGRÁFICO, claro que cada um tem o seu, alguns bem mais refinados que os outros isso nao há dúvida, a raíz é se EQUIPAMENTO BOM AJUDA !!! Tenta fazer o que vc faz com sua D700 + lente 2.8 com sua D80 + lente kit, de preferencia com iso bem alto e posta aí pra galera avaliar se vai ficar igualzinho  :eek: :eek: :eek:


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #56 Online: 10 de Abril de 2011, 13:04:18
Quer dizer então que enquanto não existia as séries 1D e D"0" da vida não existia fotografia decente???

O equipamento ajuda, eu nunca neguei isso, mas o cara se prender a isso para "achar" que terá boas fotografias é mesma coisa dizer que tem que ter uma mercedes AMG pra dizer que é bom motorista...

Cara, há muita fotografia além de equipamento...

Antes de responder ao Natão gostaria de lembra o que os outros falaram sobre as mecânicas com muita propriedade. Como vou lendo dos primeiros post para o final, a minha resposta já estava formada quando vi que os outros colegas já haviam feitos os comentários acerca das mecânicas.

Natão, você não está usando muito a razão embora tenha muito conhecimento. Parece3 que se tornou obrigatório você derrubar os meus argumentos. E aí os seus argumentos caem ao termino da própria frase.

Antes as analógicas comandavam. E não é à toa que muitos fotógrafos antigos não gostaram de trocar as suas analógicas por uma digital.

O agalons comentou sobre a D80 que usou como back-up da D90. Perfeito. Em uma igreja com boa iluminação e um ou dois flashes dedicados a D80 reina. Diria que o agalons fez imagens mais bonitas que usualmente faz com a D90. Mas eu sei e ele também sabe que é muito mais fácil fotografar com a D90 do que com a D80. A começar pelo iso mais alto da D90.

O agalons comentou bem também sobre a qualidade das digitais sobre as analógicas. Logo é óbvio que quanto melhor a digital mais próximos estamos da qualidade das analógicas, mas com muito mais recursos à dispor.

Vamos ser claros e parar de usar os argumentos dos outros para tentar descaracterizar as afirmações. Equipamento faz a diferença e ponto. Mas fotos maravilhosas podem ser feitas até com celular.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #57 Online: 10 de Abril de 2011, 13:14:24
(...) a raíz é se EQUIPAMENTO BOM AJUDA !!! (...)
Desculpe, Thunder, mas a discussão não é essa!!! Se vc quer levantar o post lá do início do tópico para contrapor a fala do forista, deveria atentar para a discussão INICIAL:
Pessoal, ontem um amigo que gosta bastante de fotografia disse-me a seguinte frase "Não acho tão importante trocar de câmera, pois acho que o fotógrado é 80% e a câmera apenas 20%".

Eu concordo em partes com isso, pois também acho que o fotógrafo é a peça fundamental para uma boa fotografia, para uma boa composição, uma grande oportunidade um momento, etc. Porém eu discordo em dizer que podemos dividir isso em porcentagem, ou seja 80% para fotógrafo e 20% para câmera, eu entendo que eles se completam, ou seja, não seria uma soma de porcentagem e sim uma multiplicação (0 x 1 = 0 ou 1 x 1 = 1).

Eu já tive uma série de oportunidades maravilhosas de uma boa fotografia, porém estava na mão apenas um celular para executar a fotografia, em 99,9% a fotografia ficou péssima, ou por conta da falta de nitidez, sem foco, ruído, cores falsas, dof grande, etc, etc. E isso vai acontecer com a grande maioria dos bons fotógrafos com um celular na mão.

Vcs concordam comigo ou com ele?


Abraço

Há absoluto consenso que equipo ajuda! Mas o que é FUNDAMENTAL para a fotografia, equipo ou fotógrafo???? Essa é raíz da discussão. E acho que ela está se perdendo ao longo do tópico. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #58 Online: 10 de Abril de 2011, 13:57:43
Desculpe, Thunder, mas a discussão não é essa!!! Se vc quer levantar o post lá do início do tópico para contrapor a fala do forista, deveria atentar para a discussão INICIAL:
Há absoluto consenso que equipo ajuda! Mas o que é FUNDAMENTAL para a fotografia, equipo ou fotógrafo???? Essa é raíz da discussão. E acho que ela está se perdendo ao longo do tópico. Abç,
Sr Hyde, deve ser algo pessoal pq tudo que falo vc rebate, ao meio desse tópico a discussao virou para SE UM BOM EQUIPAMENTO AJUDA OU NAO !!! vc que deveria se atentar ao assunto atual. Fica tranquilo, hoje é domingo, dia de relaxar.  :snack: É público e notório que um sem o outro nao funciona 100%...
« Última modificação: 10 de Abril de 2011, 14:00:23 por THUNDER »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #59 Online: 10 de Abril de 2011, 14:11:17
Sr Hyde, deve ser algo pessoal pq tudo que falo vc rebate, ao meio desse tópico a discussao virou para SE UM BOM EQUIPAMENTO AJUDA OU NAO !!! vc que deveria se atentar ao assunto atual. Fica tranquilo, hoje é domingo, dia de relaxar.  :snack: É público e notório que um sem o outro nao funciona 100%...

Acho que vc não me fiz compreender... Se rebato, rebato a IDÉIA, nunca a pessoa. Se vc está se sentindo incomodado/perseguido PESSOALMENTE é porque VOCÊ está levando para esse lado. E se é para a discussão descambar para o lado pessoal, prefiro deixá-lo com a última palavra e 'sagra-se vencedor' do embate de IDÉAIS que propus mas que foi degenerado. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova