Autor Tópico: Técnica com película supre para máquina digital?  (Lida 3596 vezes)

Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Abril de 2011, 09:36:31
Estou começando no mundo da fotografia e estou escolhendo entre dois cursos aquí em Brasília. Um aborda fotografia digital e outro começa com fotografia em película e depois passa a abordar a fotografia com máquinas digitais. Ambos tem aproximadamente o mesmo número de horas. Como a máquina reflex que irei utilizar mais é digital, o que é mais interessante? O conhecimento de película também da base para fotografia digital?

Agradeço as opiniões aqui postadas.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2011, 09:55:24
Ambos os cursos devem (não conheço o conteúdo de nenhum deles) atender ao iniciante.

A técnica com pelicula é a mesma que com digital, com a diferença que não se pode errar por não poder 'consertar' (de maneira geral) a foto na pós produção (revelação no laboratório).

Se fosse EU, pessoalmente, iria no curso com película por, geralmente, apresentar as bases da fotografia de uma maneira mais sólida, já que não se pode errar.

Mas tb, tudo isso é muito relativo, se o curso para a digital for reconhecidamente de qualidade, tanto faz. O melhor a fazer é conversar com pessoas que fizeram os 2 e procurar a indicação precisa para aquilo que lhe atende. Boa sorte.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2011, 10:41:22
Obrigado pela opinião Mr. Hyde.

Quanto a qualidade das escolas, já havia pesquisado e tem o mesmo conceito aqui no DF. Até porque, pelo que fiquei sabendo foi uma separação entre sócios que gerou as duas escolas. Portanto esta questão não me afligia muito.

Estava mesmo tentado a fazer o de película, justamente pelo que você disse. Parecia dar mais base. Sua resposta me deu bastante segurança para seguir este caminho. Obrigado.

Espero estar postando minhas fotos do curso no corredor polonês em breve para poder ter a opinião do pessoal, e assim, aprender cada vez mais.
« Última modificação: 05 de Abril de 2011, 11:02:21 por Portela 2011 »


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2011, 14:34:46
Acho que vai de cada pessoa.
Já vi pessoas dizendo que o aprendizado no digital é melhor, pois pode fotografar, ver o erro e concertar no mesmo momento.
Porém, há quem diga que a película é melhor, pois, diferente do digital, força a concentração e o pensamento antes de clicar o botão do obturador. A pessoa acaba valorizando mais cada chapa.

Opnião pessoal, eu prefiro a película.
Algumas pessoas aprender direto no digital e acabam não se interessando ou experimentando a película. Já o inverso normalmente não ocorre. Devido era digital, as pessoas que começam experimentando e aprendendo na película, sempre acabam também com indo pro digital, ou seja, veem os dois lados.

Tirando, que não há nada mais gostoso do que a fotografia analógica  :wub:


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2011, 23:49:41
no meu caso,eu comecei na pelicula e aprendi praticamente  tudo lendo e testando.depois migrei pro digital.só que eu sentia que estava faltando alguma coisa.voltei para pelicula de novo.hoje eu uso pelicula e digital,mas pra falar a verdade a camera digital fica mais guardada do que funcionando.fotografia analógica é uma experiencia sem igual,principalmente se for com uma camera totalmente manual(nada contra as automáticas).e oque mais me deixa revoltado,é que a industria e a midia trata a fotografia analogica como se não existisse mais.alguem já viu alguma revista sobre fotografia atualmente,publicar alguma materia sobre fotografia analógica?


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2011, 01:19:29
Acho que existe um pouco de preconceito com a fotografia digital.
Eu uso muito P&B com filme e as minhas Olympus OM. Com elas, componho mais, participo mais do foco, 'faço mais arte'. Mas tb tem o lado de demorar 10 segundos cada foto pra escolher abertura, focar direito, tempo, multi-spot, etc. No final, o que eu quero fazer com P&B atende, mas tem coisas que sem digital, desculpe, não dá. É a foto rápida, é a pós-produção, é não ter trambolhos de papel... cada um tem suas vantagens e acho que, se pudermos, não devemos abrir mão de nenhuma dessas tecnologias que (na minha opinião) tão bem nos fazem :)
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2011, 08:37:32
é isso ai que eu acho também alexandre.o digital sem dúvida viabilizou muita coisa.nas fotos de animais na natureza por exemplo,eu acho o digital imbativel.só não concordo no que a midia e a industria esta querendo fazer com a pelicula. agora cada um tem sua diferença.o digital é pratico,e o analogico é uma experiencia gostosa.na minha opinião em fotos de pessoas,o analogico fica mais natural,mas o digital fica mais limpo,não tem granulação,tem a vantagem da edição(apezar que eu detesto edição para tirar defeitos.costumo a usar photoshop apenas para correção de cores e contraste).então o certo seria as duas midias conviveren juntas.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2011, 11:01:18
só não concordo no que a midia e a industria esta querendo fazer com a pelicula.
A mídia e a indústria não tem muito a ver com a atual situação do filme fotográfico. Os principais
responsáveis por isso somos nós, os fotógrafos. A indústria investe no que é rentável. Se não houver demanda, ela fecha as portas. E é assim com os laboratórios também. Pq vão manter reveladores e filmes para vender se não há procura? Hoje a demanda de trabalho nos labs em relação ao filme fotográfico é praticamente insignificante. O que sustenta esse comércio são as fotos digitais e mesmo assim com dificuldade. Poucas pessoas levam suas fotos para imprimir num lab. Muitos usam impressoras domésticas e a grande maioria só usa as fotos para visualização eletrônica, postar na net e etc.
Eu gosto muito dos filmes pela qualidade de alguns aspectos. Acho que os sensores eletrônicos ainda não conseguem entregar a imagem no nível que gostaria. Eu coloco uma foto feita com filme ao lado do digital e percebo que pelo meu gosto, a qualidade do filme ainda prevalece. Infelizmente tá cada dia mais  complicado fotografar com filmes. Aqui no Brasil, filmes bons são difíceis de encontrar e são caros. Não é todo lugar que revela com qualidade e quase ninguém amplia no processo tradicional mais. Tudo é digitalizado depois. Infelizmente.
« Última modificação: 06 de Abril de 2011, 11:03:59 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2011, 12:27:33
é...analizando direito,é isso mesmo.quanto a filmes eu costumo usar só os amadores(que mesmo sendo amdores entregam uma ótima qualidade) e esses ainda está tendo com facilidade.o problema é o tal do laboratório mesmo.no laboratório que eu revelo eu preciso ficar de cima deles quando quero imprimir,pois tem vez que a digitalização é uma porcaria.isto para ficar aceitável,mas bom mesmo é só a ampliação tradiciomal.já penssei em comprar um ampliador e fazer eu mesmo ,mas fico com medo de não encontrar papel e quimicos com facilidade,e tambem não tenho muito tempo disponivel. o interessante é que alguns paises como estados unidos e japão,que o digital é super assessivel o filme ainda está sendo bem usado,e me paresse que com serviços de qualidade.e até mesmo a russia que se não me engano é um pais de terceiro mundo,está usando amplamente o filme(logico que estas informações não são oficiais,é só o que eu tenho observado na net).


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2011, 14:15:29
Portela.
Quando vc diz "Estou começando no mundo da fotografia e estou escolhendo entre dois cursos aquí em Brasília...", (ou seja, vc está pensando em estudar fotografia, mas tem a natural incerteza entre começar por película ou ir diretamente ao mundo da digital), vc se coloca entre os raros membros novatos daqui deste fórum que procuram um curso de fotografia. Boa parte da galera por aqui só tem "dúvidas" quanto a que tipo de câmera comprar, ou a que flash de estúdio comprar, ou o equipamento que seja, sem pelo menos cogitar a possibilidade de ter um aprendizado dirigido. Claro que sempre há os auto-didatas.
Parabéns por sua iniciativa.
Quanto à sua questão, na minha opinião, vc deve começar pela película. Além do aspecto cognitivo, do conhecimento em si, vc irá estimular a sua sensibilidade (o lado direito do cérebro) e, também, apurar mais o seu olhar. Faça uma experiência simples: desligue o monitor LCD da sua DLSR, posicione a distância focal da objetiva dela em 50mm (equivalência pelo sistema de 35mm), escolha um ambiente ao ar livre e um outro fechado e vá fotografar enquadrando e compondo olhando só pelo visor óptico e sem mexer no zoom. Imagine que vc está usando um filme de 36 poses (e vc só tem ele, se esqueceu de comprar mais) e deseja fazer 18 fotos em cada ambiente. Depois, só ao final dos 36 cliques, veja as fotos e auto-avalie o seu desempenho. Também pode postar aqui, se quiser discutir abertamente o resultado.
Ah... e lembre-se de mostrar essas 36 fotos ao seu futuro professor... rsrssss.
Um abraço.
JQueiroz.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2011, 12:04:27
JQueiroz
Realmente, só tiro fotos de família com minha câmera pessoal. Ainda não comprei minha dslr. Vou para disney com minha filha no final do ano, e preferí fazer o curso antes mesmo de adquirir um equipamento melhor. Hoje tenho uma Canon SX 20 IS para fotografar em casa... por enquanto dá e sobra para meu conhecimento fotográfico. Então, nada melhor que adquirir algum conhecimento técnico antes de gastar alguns dolares em equipamento... até porque não dá para gastar errado nestes valores.

Escolhí o curso que dá mais ênfase na película, são 8 meses de curso no total e dos 3 módulos de fotografia, dois são em película. Até porque achei a proposta deste curso mais legal, não tem divisão por tipo de fotografia (noturna, social, etc...). A proposta é ensinar a fotografar... luz, postura, vícios... achei mais "base do negócio".

Além do mais, acabei herdando duas máquinas do meu irmão mais velho... um NIKON (acho que F1) com uma lente de 35 mm e uma olimpus OM (não sei qual ainda) com uma 35, uma 300 e uma olho de peixe, que ele ia mandar pro espaço e quando soube do curso me ofereceu... claro que aceitei na hora...

Obrgado pela opinião de todos. Por enquanto estou só conhecendo o forum, vendo fotos e colhendo dicas. Quanto tiver algumas do curso posto lá no corredor polonês.
« Última modificação: 08 de Abril de 2011, 12:05:32 por Portela 2011 »


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2011, 12:30:09
vc está com duas camera muito boas,portela.agora é só completar a lista de  lentes com uma 50mm que não precisa mais nada.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2011, 12:37:47
Marcos
Ótima sugestão. Estou esperando as câmeras chegarem, porque elas estão em Tucuruí (PA)... na usina mesmo. A NIKON já está no correio, como só tem a lente básica mesmo, ficou em conta o correio, mas a olimpus, meu irmão está esperando alguém vir para a sede da empresa aqui em Brasília.

Mas estou satisfeito com esta herança (rerere). Agora vou ter de procurar a 50 mm para máquina de acionamento mecânico. Você aconselha a 50 mm para NIKON, ou melhor investir na Olimpus, que tem um conjunto de lentes maior?
« Última modificação: 08 de Abril de 2011, 12:40:33 por Portela 2011 »


alexandre gabriel

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • São Paulo, SP, Brasil
Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2011, 11:53:36
Portela, tenho umas Olympus Zuiko para vender (pode ver meu perfil para ver o qto eu gosto de OM). Se tiver interesse, tenho uma 17/3.5 (esta é Vivitar), uma 50/1.8 e até uma 55/1.2. Se quiser me mande MP.
« Última modificação: 09 de Abril de 2011, 11:54:38 por alexandre gabriel »
Cameras: 5D, XSi, OM-1, OM-4, SD870IS
Zuikos: 21/3.5, 24/2.8, 28/3.5, 35/2.8, 40/2, 50/1.2, 50/1.4, 50/1.8, 50/3.5 Macro, 85/2, 100/2.8, 135/3.5, 200/5
Não Zuikos: EF: 50/1.8, 100/2.8 Macro, Tamron 28-75/2.8, Minolta Rokkor 58/1.2, Canon FD TS 35/2.8 SSC convertida para EOS.
Flash: 420 EX, Olympus T20
Feedbacks:  Ebay-104;  ML-17;  fredmiranda.com-23;  digiforum.com.br-4.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2011, 14:06:40
portela,estou aguardando a chegada de uma camera nikon que eu comprei.eu comprei ela por causa do corpo,por que eu ja tenho uma lente de 50mm.mas ela está vindo com uma 50mm tambem.acredito que até terça-feira já devo ter recebido ela.se estiver tudo ok,e vc tiver interesse na lente 50mm eu posso negociar com vc.a olympus tambem é uma excelente camera.compença investir nela tambem!