Autor Tópico: Quanto cobrar?  (Lida 12454 vezes)

Flávia Mesquita

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2011, 03:15:34
estou cursando fotografia e meu professor de projetos culturais deu uma aula sobre isso esses tempos.. ele comentou do creative commons.. e vc pode registrar em cartorio tbm se vc quiser.. ou vc pode mandar por correio tbm pra vc mesmo uhauhuhea  só nao vale abrir hein?


Thais Ventura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2011, 18:00:08
levanta primeiro quanto vai te custar a brincadeira,
e coloca algum lucro nisso, isto seria o piso.
Ja que com 50, 15 ou 80 reau voce nao compra nada.
1 bateria vale 150,
1 cartao de memoria,media 50-70.
gasolina, estacionamento, 1 sanduba com agua, rsrs
tudo isto e custo.
se cobrar 50 e travar um cartao, melhor ficar em casa!!!
considera isto.
abs.
Eu acho que há algumas coisas para considerar e uma delas a experiência que você tem ou quer adiquirir na fotografia, se você é um iniciante você deve tirar uma média dos preços e acreditar no seu trabalho,alguns trabalhos podem ser tão interessantes para a divulgação do seu trabalho que vale a pena perder em um para ganhar em muitos, só não sei se este é o caso.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2011, 19:32:01
Eu acho que há algumas coisas para considerar e uma delas a experiência que você tem ou quer adiquirir na fotografia, se você é um iniciante você deve tirar uma média dos preços e acreditar no seu trabalho,alguns trabalhos podem ser tão interessantes para a divulgação do seu trabalho que vale a pena perder em um para ganhar em muitos, só não sei se este é o caso.


O problema dessa estratégia, Thais, é a pessoa não saber diferenciar um do outro, ou seja, se esse trab vale a pena 'perder' ou se aquele é do tipo de se 'ganhar'. Ou até pior, o cara se acostumar a só realizar trabalhos para 'perder' porque pensa que ainda não estão aparecendo os de 'ganhar'. Esse daí vai pra vala cedo. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lilian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #18 Online: 20 de Maio de 2011, 18:35:13
Oi, pessoal.
Me pediram o seguinte serviço:
Fotografar ao menos 30 peças (roupas) por semana, por tempo indeterminado, recortando o fundo, fazendo as roupas parecerem com as fotos do site da Abercrombie (enchidinhas de alguma forma que parece fácil, mas não é) e fotografando só a etiqueta e depois no photoshop colar a etiqueta na camiseta para ficar perfeito e então ir para o site da loja e lá ficar até a próxima remessa de fotos.

http://www.abercrombie.com/webapp/wcs/stores/servlet/CategoryDisplay?catalogId=10901&storeId=11203&langId=-1&topCategoryId=12202&categoryId=12215&parentCategoryId=12837

Não tenho ideia de quanto cobrar.
Sei que o normal é cobrar por foto, mas será trabalhoso a parte de deixar a camiseta como querem e arrumando a etiqueta.
Iluminação em estúdio é fácil, 30 min no max ta definida.

Quanto cobrar?

PS: O cliente sabe que é chatinho e demorado. Não quer fazer sozinho exatamente por não ter tempo para isso.

Valeu!


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 20 de Maio de 2011, 19:30:59
Oi, pessoal.
Me pediram o seguinte serviço:
Fotografar ao menos 30 peças (roupas) por semana, por tempo indeterminado, recortando o fundo, fazendo as roupas parecerem com as fotos do site da Abercrombie (enchidinhas de alguma forma que parece fácil, mas não é) e fotografando só a etiqueta e depois no photoshop colar a etiqueta na camiseta para ficar perfeito e então ir para o site da loja e lá ficar até a próxima remessa de fotos.

http://www.abercrombie.com/webapp/wcs/stores/servlet/CategoryDisplay?catalogId=10901&storeId=11203&langId=-1&topCategoryId=12202&categoryId=12215&parentCategoryId=12837

Não tenho ideia de quanto cobrar.
Sei que o normal é cobrar por foto, mas será trabalhoso a parte de deixar a camiseta como querem e arrumando a etiqueta.
Iluminação em estúdio é fácil, 30 min no max ta definida.

Quanto cobrar?

PS: O cliente sabe que é chatinho e demorado. Não quer fazer sozinho exatamente por não ter tempo para isso.

Valeu!

não gostei daquelas camisas amarrotadas... porque não usa um manequim (torso) para tirar as fotos? ao meu ver, ficaria melhor, camisetas não amarrotadas...


Lilian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #20 Online: 20 de Maio de 2011, 20:48:21
estou com um manequim deles.
mas eles pediram para ficar com as da Abercrombie, que acho que estão em uma mesa.

quanto você cobraria?


kado

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.293
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Maio de 2011, 21:25:46
estou com um manequim deles.
mas eles pediram para ficar com as da Abercrombie, que acho que estão em uma mesa.

quanto você cobraria?


Não sei...  :doh: ...meu ganha pão é manutenção industrial, não fotografia... :D falei como um possível cliente da loja... ao meu ver, a roupa no manequim mostra como veste, mostra melhor a qualidade da peça(ou a falta dela)...mas como são fotos simples e repetitivas, cobraria pelo tempo gasto, de forma realista, é claro, senão o cliente foge...valor, em si, não tenho a mínima idéia..  :no: :no: :no: :D


Lilian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #22 Online: 20 de Maio de 2011, 21:31:15
Obrigada pela opinião.
Super bem vinda!

Agora preciso que alguém me de uma ideia de valor. rs
:)


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2011, 10:30:37

Este assunto sempre vem a tona... Quanto cobrar??...

Uma das formas de avaliar o quanto vale seu trabalho é pesquisando o preço que outro profissionais no mesmo nível que você estão cobrando.

Aliado a isso você pode estabelecer uma margem de lucro a seu critério, pode ser de 20, 30, 40%, sobre os custos isto é, calcula o quanto vai gastar para fazer o trabalho e colocar esta margem a mais, fechando assim o PREÇO.

Com a fotografia digital, todo mundo se acha fotógrafo, por conta disso esta ocorrendo uma banalização da fotografia.
Você tem que valorizar seu trabalho. Reduzir o preço só para "bater" a concorrência pode denegrir seu trabalho e sua carreira.

NA MINHA OPINIÃO, em uma situação desta (reduzir muito o preço) ACHO melhor fazer o trabalho e não cobrar nada. E explico o porque:

1 - se o cliente não gostar do trabalho ela nao vai ficar com raiva  pois não gastou nada.
2 - se o cliente gostar do trabalho, numa próxima ocasião vai lembrar de você e vai pagar pelo preço que você cobra, além de te indicar para outras pessoas.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2011, 10:40:31
(...)
NA MINHA OPINIÃO, em uma situação desta (reduzir muito o preço) ACHO melhor fazer o trabalho e não cobrar nada. E explico o porque:

1 - se o cliente não gostar do trabalho ela nao vai ficar com raiva  pois não gastou nada.
2 - se o cliente gostar do trabalho, numa próxima ocasião vai lembrar de você e vai pagar pelo preço que você cobra, além de te indicar para outras pessoas.

Michel
Não cobrar nada na 1ª vez e esperar o cara voltar pra cobrar o valor justo??? É isso?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lilian

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #25 Online: 23 de Maio de 2011, 11:06:30
Michel, concordo com tudo o que você escreveu, mas não é o caso.
Eu já fiz muitos trabalhos cobrando barato para não perder o job, mas por esta mesma razão junto a que hoje, todo mundo com máquina fotógráfica na mão é fotógrafo, é que deixei a fotografia um pouco de lado e não vivo disso mais.
Quando me aparece algum trabalho que eu acho que vale a pena, e é o caso agora ($), eu tento fazer dar certo.
Como o trabalho é um pouco mais complexo do que simplesmente ir em uma festinha e fotogafar, eu resolvi perguntar por aqui a opinião de vocês.
Eu me ofereci para fotografar algumas peças sem cobrar nada para ver se o cara gosta.
Já as encaminhei e estou esperando a resposta.
Caso ele aprove, eu terei que dizer um preço.
Eu não terei trabalho nenhum. O valor a ser cobrado seria apenas pelas fotografias, tempo e photoshop.
Pensei em valor por foto. R$ 50,00? R$ 70,00?
Lembrando que seria um trabalho por um período longo. Toda semana, mais fotos.


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #26 Online: 25 de Maio de 2011, 12:25:52
Não cobrar nada na 1ª vez e esperar o cara voltar pra cobrar o valor justo??? É isso?

Mais uma vez....  NA MINHA OPINIÃO ... acho a melhor opção

Lembrando que opinião é igual a "GOSTO".

Cada um tem o seu.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #27 Online: 25 de Maio de 2011, 12:31:30

Eu não terei trabalho nenhum. O valor a ser cobrado seria apenas pelas fotografias, tempo e photoshop.
Pensei em valor por foto. R$ 50,00? R$ 70,00?
Lembrando que seria um trabalho por um período longo. Toda semana, mais fotos.

[/quote]

O problema é o volume de fotos. Se for entregar 10, 15 ou mais foto de uma única vez. Ai acho rentável. Mas se o seu cliente escolher 2 ou 3 fotos, não acho muito lucrativo.
Minha sugestão é voce fazer um contrato com seu cliente, amarrando uma cota mínima de fotos por Job. É uma forma de voce ter mais lucratividade.

Por mais que não seja sua atividade principal, voce tem custos fotografando e não pode simplesmente deixar que os custos não sejam cobertos.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 25 de Maio de 2011, 13:22:28
Mais uma vez....  NA MINHA OPINIÃO ... acho a melhor opção

Lembrando que opinião é igual a "GOSTO".

Cada um tem o seu.

Precisa gritar não.

Acho que você está certíssimo em não ouvir a opinião dos outros. Até porque elas podem lhe indicar um caminho que seja uma grande furada, tipo: "Cobre um pouco mais barato no início, depois que consolidar mercado coloque seu preço num patamar de igualdade com a concorrência local e ofereça diferenciação nos produtos. Aos poucos, quando você tiver consolidado sua posição, ofereça seus produtos como um diferencial de qualidade e, aí sim, poderá ir para um patamar acima do preço da concorrência porque você terá se destacado pela qualidade oferecida por suas fotos. Isso se chama 'marca'! Você acabou de consolidar uma!"
Como vê, a se seguir um pensamento como esse com certeza você quebrará em 2 anos ou menos.
Se eu fosse você eu viveria de ofertar mesus serviços de graça!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #29 Online: 26 de Maio de 2011, 11:38:22
Precisa gritar não.

Acho que você está certíssimo em não ouvir a opinião dos outros. Até porque elas podem lhe indicar um caminho que seja uma grande furada, tipo: "Cobre um pouco mais barato no início, depois que consolidar mercado coloque seu preço num patamar de igualdade com a concorrência local e ofereça diferenciação nos produtos. Aos poucos, quando você tiver consolidado sua posição, ofereça seus produtos como um diferencial de qualidade e, aí sim, poderá ir para um patamar acima do preço da concorrência porque você terá se destacado pela qualidade oferecida por suas fotos. Isso se chama 'marca'! Você acabou de consolidar uma!"
Como vê, a se seguir um pensamento como esse com certeza você quebrará em 2 anos ou menos.
Se eu fosse você eu viveria de ofertar mesus serviços de graça!

Em momento algum eu disse que não ouço a opinião dos outros. Ouço sim e muitas vezes quando souberam argumentar bem, mudei minha posição.
Fórum é isso, discussão debate, opiniões diferentes.
Sobre atitudes para obter sucesso, também ão há uma receita ou regra. Conheço renomados fotógrafos de casamento que tem posturas completamente diferentes em relação a quem vai escolher as fotos do álbum ou a quantidade de fotos que vai entregar e mesmo assim fazem muito sucesso.

Minha intenção não era gritar, esqueci da regra de escrever em maísculo = gritar.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!