Autor Tópico: Calibrando o monitor com Argyll+dispcalGUI  (Lida 96205 vezes)

rbfigueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #180 Online: 06 de Junho de 2016, 07:54:27
Olá amigos,

Estou a tentar calibrar o meu MacBook Air (13-inch, Mid 2013 – Internal LCD is Samsung) usando o Spyder5 (comprei a versão express... mas a ideia sempre foi usar com o dispcalGUI).

Usei os parametros:

Display & Instrument:
+ Laptop (Gamma 2.2)
+ LCD (Generic)
+ White level drift composition – Active (se não estiver ativo obtenho maus resultados no Gadient (banding) - http://www.lagom.nl/lcd-test/gradient.php
+ Black level drift composition – Desactive (se ativado dá sempre error:  Argyll CMS xicclu: Invalid white RGB: 0.9684 0.9753 0.9470), e depois“Profile has not been finished”.)
+ Correction : Auto (none)

Calibration and Profiling : all defaults

Usando esse parametros obtenho um Profile que é:
+ Black level – BOM (reference: http://www.lagom.nl/lcd-test/black.php)
+ Gradient (banding) – BOM
+ Contrast- PROBLEMAS (reference: http://www.lagom.nl/lcd-test/contrast.php)

O problema não é no contrasto em si mas nas cores que aparecem por exemplo na barra branca (do puro preto a puro branco) … Eu não vejo do puro preto os respetivos cinzentos (conforme vai saindo do preto) quando se vai aproximar do branco. Eu vejo algumas cores esverdiadas nas primeiras barras mais escuras que vao desaparecendo conforme me aproximo do puro branco.

Podem ver nesta imagem: http://www.lagom.nl/lcd-test/img/colorbands-toodark-dith.png
(na barra final (branca) a cor verde aparece no início (primeiras barras escuras) que vão desaparecendo conforme se aproxima do puro branco.

Talvez se aumentar “Calibration Speed” para Best tenha melhor resultados. Essa calibração foi feita com o Calibration Speed = Fast.

Estou a fazer, neste momento, outro teste. (as diferenças a negro) :
+ Laptop (Gamma 2.2)
+ LCD (Generic)
+ White level drift composition – Active
+ Black level drift composition – Desactive
+ Correction : Auto (none)

Calibration :
WhitePoint : Color Temperature set to 6500
Calibration Speed: Best


Continua a calibrar e já passaram  10 hours… lol

Neste momento este tutorial (do @Pictus) é um pouco antigo (por causa da versão)...

Por favor, necessito dos passos e dicas para fazer a melhor calibração possível para o Macbook Air e Pro.

Muito Obrigado

Abraço
Ricardo Figueira


rbfigueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #181 Online: 06 de Junho de 2016, 08:40:32
Calibration Speed: Best

Eu queria dizer : Calibration Speed: Slow


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #182 Online: 06 de Junho de 2016, 10:39:36
Estou a tentar calibrar o meu MacBook Air (13-inch, Mid 2013 – Internal LCD is Samsung) usando o Spyder5 (comprei a versão express... mas a ideia sempre foi usar com o dispcalGUI).

Neste momento este tutorial (do @Pictus) é um pouco antigo (por causa da versão)...

Por favor, necessito dos passos e dicas para fazer a melhor calibração possível para o Macbook Air e Pro.

Antes de mais nada você precisa entender a limitação do seu monitor. Se não me engano o Macbook Air e Pro dificilmente chegam a 100% sRGB (deve ser de 60/70% sRGB), mas aí você precisa pesquisar pra saber qual a limitação do seu. Tendo consciência disso, o programa e o hardware de calibragem trabalham dentro deste limite para te entregar a melhor configuração possível.

Enfim... Se não me engano, ao final da calibragem, o DisplayCAL te mostra o resultado obtido. Você lembra qual foi o resultado da primeira vez?
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 10:40:59 por bruno_sfc »


rbfigueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #183 Online: 06 de Junho de 2016, 11:25:57
Olá Bruno,

Realmente não sei (só depois de ter lido todo este tópico é que comecei a perceber um pouco). É que apaguei as calibrações anteriores :(

Bem, agora quando acabar esta calibração vou tirar o relatório completo da calibração e das curvas e colocar aqui.  Será mais fácil de avaliar e ver onde tenho que melhorar.

Nota: Não sabia que tinha que importar a matriz de correção para monitor com LED, parte Spyder5 http://dispcalgui.hoech.net/#quickstart e que tinha as opções avançadas de calibração. Enfim ;(

Já vi também que o @Pictus é uma pessoa muito entendida e que ajuda a galera ;)

Obrigado
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 11:27:05 por rbfigueira »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #184 Online: 06 de Junho de 2016, 11:36:16
Olá Bruno,

Realmente não sei (só depois de ter lido todo este tópico é que comecei a perceber um pouco). É que apaguei as calibrações anteriores :(

Bem, agora quando acabar esta calibração vou tirar o relatório completo da calibração e das curvas e colocar aqui.  Será mais fácil de avaliar e ver onde tenho que melhorar.

Nota: Não sabia que tinha que importar a matriz de correção para monitor com LED, parte Spyder5 http://dispcalgui.hoech.net/#quickstart e que tinha as opções avançadas de calibração. Enfim ;(

Já vi também que o @Pictus é uma pessoa muito entendida e que ajuda a galera ;)

Obrigado

Pois é, vai ser a melhor maneira de diagnosticar o que pode estar dando errado, e se está mesmo "errado". Antes eu esperava que apenas com um calibrador de cor meu monitor ficaria 10, mas depois vi que é um pouco mais complicado que isso.

No Lynda.com também tem uns cursos básicos que dão um panorama geral sobre perfil de cor, profundidade, calibragem, colorímetros, espectofotometros etc... Procure por "Color Management Fundamentals" e "Advanced Color Workflows for Photographers" com Joe Brady, e também leia os tópicos aqui do fórum com atenção.

Mas de antemão, eu acho que se você já está cons,iderando levar este assunto mais a sério, o jeito será você investir num monitor com pelo menos 100% sRGB. :ok:
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 11:39:12 por bruno_sfc »


rbfigueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #185 Online: 06 de Junho de 2016, 12:12:41
até poderia investir num monitor com pelo menos 100% sRGB mas isto é um portátil ( :aua:) ... é claro que podia ter um monitor externo mas não esse o objetivo.

Tenho que colocar 2 portáteis o mais perfeito possível  :D
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 12:20:42 por rbfigueira »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #186 Online: 06 de Junho de 2016, 12:23:34
até poderia investir num monitor com pelo menos 100% sRGB mas isto é um portátil ( :aua:) ... é claro que podia ter um monitor externo mas não esse o objetivo.

Tenho que colocar 2 portáteis o mais perfeito possível  :D

Sim, claro. Entendendo que o mais perfeito possível nele vai deixar muito a desejar, não vejo problemas. :)


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #187 Online: 06 de Junho de 2016, 14:02:52
Imagem de notebook geralmente é um desastre, os modelos TOP geralmente são menos piores...
Calibrar é para reproduzir a imagem dentro de um padrão, mas a cor que o notebook não
consegue reproduzir a calibragem não vai resolver...
Lista com os menos piores:
http://www.notebookcheck.net/The-Best-Notebook-Displays-As-Reviewed-By-Notebookcheck.120541.0.html
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55190.msg1086541#msg1086541

Visualizar com o Photoshop ou algum programa com gerenciamento de cor eficiente.
Internet Browser nunca é 100%, no FireFox vejo +- a partir do #6, no Photoshop vejo tudo.






O gradiente com ruído...



Talvez um profile "XYZ LUT + matrix" seja melhor para o note...


Complicadores:
1- os Spyders são menos sensíveis, tem mais dificuldade em medir os tons escuros.
2- o driver USB dos MACS geralmente não é grande coisa.
3- gamut reduzido da tela do notebook, 6-bit?
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 14:21:26 por Pictus »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #188 Online: 06 de Junho de 2016, 14:09:53
Visualizar com o Photoshop ou algum programa com gerenciamento de cor eficiente.
Internet Browser nunca é 100%, no FireFox vejo +- a partir do #6, no Photoshop vejo tudo.

Ótima observação!!!


rbfigueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #189 Online: 06 de Junho de 2016, 15:26:35
Depois de mais de 10 horas de espera.... outra vez ???!?!!?!  :aua: >:D
Argyll CMS xicclu: Invalid white RGB!!!! Mas que raio!!!

Opá, assim fica difícil. Vou tentar correr novamente as parametrizações iniciais, em que tinha aquele problema no contrast para ver se dá erro. Depois, se não der erro, coloco aqui e tento as parametrizações que o @Pictus colocou aqui para o notebook  :ok:

Lá vamos nós... novamente...  :fight:
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 15:40:15 por rbfigueira »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #190 Online: 06 de Junho de 2016, 16:05:09
O Spyder é lento para fazer a leitura e o driver USB do OSX "sem paciência".
Melhor usar o Calibration Speed em High ou  talvez Medium, Low vai dar tilt.

UPDATE:
Aumenta  a brilho do monitor que o Spyder vai funcionar bem melhor.
Talvez algo entre 140/160 cd/m².
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 16:22:38 por Pictus »


rbfigueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #191 Online: 06 de Junho de 2016, 16:49:51
Obrigado @Pictus, vou fazer isso.

Nota: Nao percebo é porque passou a dar este erro Argyll CMS xicclu: Invalid white RGB   :aua:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #192 Online: 06 de Junho de 2016, 16:58:42
Disponha, tenho pouquíssima experiência com OSX, mas manda um restart aí no MAC antes  de  calibrar.
Desconecte qualquer outro periférico USB que não seja mouse/teclado/Spyder.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #193 Online: 06 de Junho de 2016, 18:18:01
Obrigado @Pictus, vou fazer isso.

Nota: Nao percebo é porque passou a dar este erro Argyll CMS xicclu: Invalid white RGB   :aua:

Você sabe se seu display é WLED (White LED) ou RGBLED (LED RGB)? Talvez possa ser isso também.


rbfigueira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #194 Online: 07 de Junho de 2016, 05:21:41
Bom dia,

Ok, fiz tudo conforme indicado pelo @Pictus e tenho um profile criado. :clap:
Vejo todos os números partir do número 2 (imagem acima do @Pictus) e parece estar tudo bem e quase perfeito... quase... a curva da cor azul está um bocadinho desfasada. >:(






Nota: Depois de calibrado fui ao menu Tools>Verify Profile para obter um relatorio completo da calibração.... mas a opção já não existe nesta verão. Assim não sei se está bem e onde melhorar... Só tenho o profile information que é o que está ai...

Obrigado e digam o que devo fazer  :worship:

Depois vai ser outra grande guerra com o outro portátil macbook pro mais antigo. Dos testes que tinha feito só saiu "porcaria"  :sua:.... logo depois vemos  :ponder:


Como não sei como exportar o profile information... aqui vai:





« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 05:35:35 por rbfigueira »