Autor Tópico: Quem ainda tem laboratório PB em casa?  (Lida 2601 vezes)

Glauco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 11 de Abril de 2011, 01:34:12
Ainda vale a pena ter laboratório PB em casa?


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2011, 08:06:36
Depende da sua paixão pela coisa. Eu nao largo o meu por nada.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Glauco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2011, 10:21:48
Daniel,

minha pergunta, na verdade, foi uma provocação. Estou tentando montar um laboratório pb em casa. Daí ser muito oportuno saber a opinião dos companheiros que mantém um em casa, e como no seu caso, não largam dele! Pois, se não fosse a persistencia em reunir os equimentos, materiais e químicos, já teria desistido!
Estou fazendo as seguintes opções: comprar os produros químicos e preparar as soluções reveladoras, interruptoras e fixadoras. A propósito, vc ainda as compra prontas ou prepara-as?
Algumas dificuldade (p/ um iniciante como eu): escolher um papel para começar as ampliações, e treinar a rebobinar os filmes nas bobinas. Se eu tiver muitas dificuldades, pedirei ajuda aos mais experientes daqui!
A seguir, apresento a lista do que já reuni, pois espero daqui pro final do mês começar a montar e a praticar no laboratório:
04 banheiras 24x30
04 recipientes escuros p/ armazenar soluções
03 vidros cor castanha p/ armazenar soluções
00 vidrarias (beckrs, copos graduados, pipetas, provetas etc)
04 pinças
02 tanques (de plástico - p/ 35mm e um universal p/ diversas bitolas de filmes)
01 ampliador Meopta Opemus 6 (com 2 lentes, filtros e marginador)
00 produtos quimicos (os principais p/ reveladores universais e fixadores mais conhecidos)
-->Estou ainda precisando comprar um aluz de segurança (me indica alguma?)E também preciso de um cronometro (timer), qual vc usa?
Pode me ajudar com esse monte de perguntas?












GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2011, 14:10:28
Tem um tutorial de revelação em PB aqui no fórum:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=35426.0

Há alguns livros que ensinam bem, porém acredito que técnicas de laboratório só se resolvem na prática.
Como eu nunca tive e nem cheguei a usar um, não sei dizer.
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 14:11:23 por GustavoSilveira »


Glauco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2011, 22:58:26
Valeu Gustavo!

boa dica, já estou lendo o tutorial! e vc, fotografando mais em digital?
Eu comecei com o digital e agora me maravilhando com o analógico, que uma
experiênca única! Sabendo-se conviver com os dois, acho que é o ideal!

abs

Glauco


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #5 Online: 12 de Abril de 2011, 13:57:59
Ultimamente eu não pego mais minha digital, somente pros bicos de freelancer.
Fotografia analógica me satisfaz muito mais, infelizmente eu não ainda não tenho condições de fazer revalações caseiras.
Por isso, continuo levando nos Labs...

Futuramente poste algumas fotos reveladas por você!


kyono

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
    • Kyono André Fotografia
Resposta #6 Online: 12 de Abril de 2011, 14:19:58
isto é uma coisa que me interessa bastante tbm . Sonho em ter um lab Pb em casa pra diversão e satisfação, mas por enquanto não dá rsrsrs

espero que consiga montar o seu o mais breve possivel

abraço
Fotografo Casamenteiro usuário assíduo de Nikon hahaha

Site: http://www.kyonoandre.com.br | Blog: http://www.spfotografodecasamento.com.br | facebook.com/kyonoandrefotografo


Glauco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #7 Online: 12 de Abril de 2011, 16:19:18
Olá Kyono,

a coisa não é fácil, mas ao mesmo tempo, quando vc vai juntando os equipamentos e materiais, não deixa de ser prazeroso. O que mais me move ao trabalho em PB é por gostar muito dessa mídia, e tb pela oportunidade maravilhosa de podermos testar varias formas de processar os negativos e as cópias. Já estou ansioso para começar este universo particular que é o processo PB.

A dica é que vá juntando os materiais/equipamentos com calma. Consegui algumas coisas de graça, com pessoas que estavam se desfazendo de seus labs. Estou há uns 4 meses organizando e estudando as coisas. Comecei, na verdade, um ano atrás, despois de um curso em fotografia digital, e em seguida acabei conciliando com a descoberto do universo analógica.

Nesta caminhada inicial de organização, encontrei formas mais baratas e alternativas de ir juntando seu material. Evite sempre lojas espeializada, pois podendo encontrar o mesmo produto em outros tipos de lojas, é bem melhor. Por exemplo: a vidraria (frascos, copos graduados, provetas etc), vc encontra mais em conta nas lojas de perfumaria! Outra dica, o químicos: optei em comprar as substância químicas (puras), em forma de sais (anidras), daí podendo ser preparadas com instrumentos simples, e com uma balança de precisão baratinha que comprei.

Vamos conversando!

abs




WillianTelles

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Willian Telles
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2011, 11:12:56
Olá a todos!
Eu também estou nessa jornada! Comecei a pouco tempo comprando as coisas, mas é muito difícil encontrar. Tem que ser persistente!!! Sou hobista desde 2004 - digital - e sempre sonhei em ter um laboratório preto e branco e há mais de um mês criei coragem e estou tentando reunir o material necessário, não está sendo fácil!!!
Abraços a todos.
Canon XSI + Battery Grip - Canon 18-55mm - Canon 55-250mm - Canon 50mm - Canon Speedlite 430ExII - Canon S5Is - Canon EOS 5000 - Canon AE-1


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2011, 11:23:37
Willian, bem vindo ao MF. Vasculhe nossa seção de 'Fotografia Analógica' e use muito o botão 'Pesquisa' Vais encontrar bastante material que lhe ajudará a começar teu projeto. Boa sorte. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova