Autor Tópico: Duvida - Nex-c3 x Alpha A55 x T3i x D5100  (Lida 3172 vezes)

jtarcisio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 09 de Dezembro de 2011, 20:43:11
Saudações a todos.

Estou na dúvida entre essas 4 caâmeras.

Meu uso será amador, gosto de fotografar muito em viagens q faço.

Atualmente uso uma Canon A610, comprada em 2005, que por sinal me proporcionou ótimas imagens. O principal problema dela sempre foram as fotos a noite com baixa luminosidade. Ela já está apresentando alguns pequenos defeitos que não impedem o funcionamento, mas as vezes atrapalham um pouco.
Minha esposa tem duas cameras, uma GE 1250 (sofrível) e uma Sony W530 que produz imagens razoáveis porém inferiores a da A610.

Estou com tendência a comprar uma nova câmera com sensor grande, tendo em vista a qualidade de imagem superior, o que descarta totalmente o seguimento das superzoons.

Quero uma que a tela LCD seja articulável, mesmo que parcialmente, recurso que tenho na minha atual A610.

A opção mais barata é a NEX-C3, mas tenho algumas dúvidas em relação a este modelo:
Ela possui função estabilizador de imagens? No dpreview informa que não, porém a maioria das lojas online informa que ela possui este recurso.
Algo que não me agradou muito nela foi o seu flash, que me parece pouco prático e frágil.
Ela me parece um pouco complicada para utilizar recursos manuais, visto que tem poucos botões. Será que alguém que possui este modelo ou o antecessor Nex-3 poderia falar um pouco sobre isso?
O que mais me agradou na mesma é o tamanho e peso, além do preço (a mais barata das 4), ser montada na ZF de Manaus e ter 3 anos de garantia da Sony Brasil.

A Sony A55 é mais cara, porém a encontrei por preços menores que a T3i e a D5100. Filma em FHD, possui botões dedicados para controles manuais que inexistem na NEX-C3, possui o flash embutido, GPS. Mas já ouvi falar que em vista ao espelho translucido ela perde um pouco de qualidade em fotos com alto ISO. Ela me parece uma boa opção por ter uma "pegada" melhor que a Nex-C3 e ser mais leve que os modelos da nikon e canon. No imaging resourse achei que o resultado das imagens é semelhante ao da Nex.

Se não fosse o tamanho minha dúvida ficaria entre a D5100 e T3i, mas não quero nada muito grande e pesado, visto que costumo fazer trilhas, subir montanhas, mas não descartei definitivamente estas 2 opções.

Recentemente quase comprei uma Pentax k-r quando estive no PY, estava por $699 com 2 lentes, não comprei pois estava trazendo outras coisas na bagagem, e como ia voltar de avião, a chande de perde-la no aeroporto de Foz era muito grande (a receita estava fazendo operações), preferi não arriscar.

Minha principal necessidade é uma camera que faça boas fotos em qualquer situação, inclusive a noite.
Conto com a ajuda e opinião dos usuários que possuem os modelos acima, para que eu possa tomar a minha decisão.
Obrigado.



seagaca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2011, 16:57:37
Minha sugestão é baseado a 20 anos (kilos) atrás... :D :D :D
Nas caminhadas em trilhas, rapel e cachoeiras, aprendí que uma câmera ideal nessas situações precisa ser leve, pequena e resistente.
A minha sugestão seria as atuais câmeras à prova d'água (acho que elas possuem um melhor custo-benefício, inclusive resistem à água salgada, pancadas leves, poeiras, etc) como a Olympus série Tough, Panasonic série TS, Fujifilm série WP, etc.
Na minha opinião, uma DSLR seria um "trombolho pesado e caro" e as compactas "delicadas" demais.
Minolta e Sony Alpha.


kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2011, 01:21:52
Na minha opinião, uma DSLR seria um "trombolho pesado e caro" e as compactas "delicadas" demais.

Eu concordo com isso. Me parece que tu tens necessidades um tanto conflitantes. Acho que vai ser um pouco complicado tu encontrar uma câmera que te sirva tanto para as montanhas (e seja leve), quanto para boa performance a noite. Mas se tua única preocupação é o peso, acho que tanto as NEX quando as do "Sistema 1" (nikon V1/J1) são interessantes pra ti. As duas são pouco práticas com relação a recursos manuais. As "1" eu nem sei se tem... Mas ambas tu pode colocar lentes rápidas, que vão te dar uma melhorada nas fotos a noite. Mas observa que tu vai ter que ter um jogo de lentes pra ambas, uma só não vai te servir a todos propósitos.

Acho que se na tua situação, comprar uma dslr é ainda pior, visto que a quantidade de equipamento, quanto ao peso e volume, tende a ser maior.

Eu daria uma olhada também nas seguintes:
PANASONIC LUMIX DMC-GF1
PANASONIC LUMIX DMC-GF2
PANASONIC LUMIX DMC-G3
OLYMPUS PEN LITE E-PL3
OLYMPUS PEN E-PL2

Tu pode dar uma olhada no site www.snapsort.com que pode te ajudar nas comparações, e quem sabe incluir máquinas que tu nem estava cogitando.


jtarcisio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2011, 22:45:36
Agradeço a opinião de vcs, já pensei em comprar uma dessas cameras a prova d'agua e a prova de impactos, porém pelo que já observei em alguns sites as imagens geradas por elas não são tão boas quanto as DSLR e semelhantes, principalmente em locais de luminosidade menor, como acontece com qualquer compacta.
No futuro qdo estiver no exterior ou no PY, pretendo comprar uma dessas como uma segunda camera.
Minha principal exigencia no momento é uma camera que gere boas imagens em qualquer situação (a noite, baixa luminosidade, etc...).
Ordem de prioridades:
1-Melhor qualidade de imagem em diversas situações;
2-Filme com qualidade razoável;
3-Tamanho e ergonomia;
4-Visor articulável.

Estive na FNAC e loja sony neste FDS e peguei na mão os 4 modelos descritos acima, o que mais me agradou foi a A55. Ela é grande (menor que as outras DSLR), a ergonomia dela se encaixou na minha mão, mas já li que ela não é o ideal para fotos noturnas em vista do espelho translucido.

A Nex-3 e Nex-C3 são mais baratas ( A nex-3 estava por R$999 na loja da sony com a lente fixa de 16mm), porém esta camera com a lente de 18-55 fica com uma péssima ergonomia, o centro de gravidade fica no meio da lente, o flash eu também achei esquisito. É a menor de todas, mas em qustão de ergonomia eu achei a pior. Bati agumas fotos na Nex-3 na loja da sony e gostei do resultado.

A T3i e nikon 5100 eu também gostei, principalmente do visor articulável, porém ambas não encaixaram tão bem na minha mão, em uma possível filmagem um pouco mais longa acho que a mão cansaria mais rápido em relação aos modelos anteriores.

Já pensei nesses modelos micro 4/3 porém não consegui ver nenhuma em mãos para tirar minhas conclusões, seria uma compra meio no escuro, fora que o sensor dela é menor do que as DSLR e as NEX, não sei se elas perdem em qualidade de imagem em relação a estes modelos.

Seja qual for a minha escolha pretendo ficar com a camera por pelo menos 3 anos, e ser a minha principal em viagens tanto dentro do Brasil como no exterior. Tenho dois roteiros de viagens a serem feitas em janeiro próximo, ambas de carro, só não decidi qual: 1- Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses, voltando ao Rio pelo litoral nordestino. 2 - Pantanal, Paraguay, Mendonza (ARG), Santiago (CL). Quero uma boa camera para registrar diversos momentos dessa viagem e momentos em futuras viagens, lembrando que o uso será sempre amador.
Não será todo o tempo que eu usarei a câmera em trilhas e escaladas, digamos que 15% do seu uso será nessas situações.

Sinceramente, escolher uma camera com tantas opções disponíveis está mais difícil  do que escolher um carro... Cada vez que leio sobre cameras ou que as pego em mãos fico mais confuso...

Agradeço as dicas e opiniões de todos.



Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2011, 23:11:55
se você for usar só a lente do kit pegue a que você gostou mais (sony), quanto à nex ela é legal mas pra tirar fotos nos lençóis maranhenses (ou qualquer praia, lugar com muita luz) nada como um viewfinder, então eu descartaria de cara ela...

eu já levei minha t3 à praia, aos lençóis e floresta dos guarás e se você tomar cuidado (nada de extraordinário) dá pra usar uma reflex na boa nesses locais.

quanto à sony, reclamam que é mais difícil achar lentes, pode ser mas... ebay tá aí pra resolver isso, então é só minha opinião. Boa escolha


jtarcisio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2012, 20:14:04
Valeu pelas opiniões do pessoal. Acabei comprando uma Sony A65 com a lente 18-55 por 828 dólares no Paraguay. Achei o melhor custo benefício para o meu uso/necessidade. Já bati algumas fotos em Bonito e vou tirar mais algumas no Pantanal, gostei muito do resultado.