Autor Tópico: Veteranos versus Iniciantes  (Lida 3794 vezes)

Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 15 de Abril de 2011, 18:17:18
Foi em estúdio. Fiz mês passado (o ensaio), do casamento ocorrido em setembro/10.

Meu custo variável? Baixíssimo (R$50 do aluguel do estúdio + gasolina).

Meu custo fixo rateado? INVESTIMENTO.

Ainda vou dar uma foto 40x60 para eles, quando da entrega do álbum, mas eles ainda não sabem. Meu custo variável neste caso: R$8.

Excelente idéia... abraços
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Abril de 2011, 18:19:07
Foi em estúdio. Fiz mês passado (o ensaio), do casamento ocorrido em setembro/10.

Meu custo variável? Baixíssimo (R$50 do aluguel do estúdio + gasolina).

Meu custo fixo rateado? INVESTIMENTO.

Ainda vou dar uma foto 40x60 para eles, quando da entrega do álbum, mas eles ainda não sabem. Meu custo variável neste caso: R$8.

Boa Daniel, me diz uma coisa, no caso do nosso amigo, ele deve ofertar já no pacote inicial, pois o veterano vai fazer o mesmo para os clientes quando eles fizerem o questionamento, entende? Como ele deve ajir?
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #17 Online: 15 de Abril de 2011, 18:32:54
Não sei. Sinceramente não faço idéia.

Mas ao abrir meu estúdio noutra cidade (que pretendo em alguns poucos anos), trarei produtos diferenciados, que não são vistos no local. Algo como livros em offset em luvas acrílicas. Mesmo que isso não faça parte de 95% dos pacotes que eu acredito que vá fechar.

Biombos fotográficos são básicos. Encadernações 180º já estão comuns. Então é necessário algo diferente.

Não é ter uma D6x com todas lentes F/2 nanocoated que vai trazer clientes. OK. Eventualmente até alguns...

Mas são produtos e serviços diferenciados que trazem.

 Brigar por preços é desbravar o oceano vermelho. Esses clientes não trazem lucro. Eu quero mesmo é o oceano azul.



Boa Daniel, me diz uma coisa, no caso do nosso amigo, ele deve ofertar já no pacote inicial, pois o veterano vai fazer o mesmo para os clientes quando eles fizerem o questionamento, entende? Como ele deve ajir?
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, 18:34:42 por dkfuji »


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Abril de 2011, 18:36:51
livros em offset em luvas acrílicas.

O que são?? Desculpa sou novo nisso.
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Abril de 2011, 18:36:59
hehehehe, tb não podemos menosprezar um veterano, de 10 anos de pratica na cidade, talvez com mais anos de estrada! Que com certeza já passou por todo esse trajetória prescrito desde o Título deste tópico! Deve ter até cartilha com título " Como combater concorrentes de cidade pequena " ou um mais agressivo " Como eliminar concorrentes!" rs...

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo"     Confúcio


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 15 de Abril de 2011, 18:41:11
Boa Daniel, me diz uma coisa, no caso do nosso amigo, ele deve ofertar já no pacote inicial, pois o veterano vai fazer o mesmo para os clientes quando eles fizerem o questionamento, entende? Como ele deve ajir?

Penso que não. A idéia é fidelizar como prêmio. É dar 'de brinde'. Coisas pequenas inicialmente, até se firmar no mercado. Uma ampliação... 2 impressões de fotos à mais do que o contratado... 10 fotos digitais à mais no CD... 5 fotos à mais tratadas no CD... E por aí vai.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #21 Online: 15 de Abril de 2011, 18:45:36
É isso!  Oferecer produtos diferentes que farão com que 99% das pessoas que não conhecem passem a conhecer. E exigir do concorrente seu algo diferente.

Citei esses produtos, mas poderiam ser quaisquer outros, desde que sejam bons, diferentes, e mercadologicamente interessantes. Note que o preço não foi citado, mas um bom livro com impressão offset sai mais barato nos EUA que o álbum equivalente 180º aqui no BR.

Só que poucas pessoas conhecem. E quem vê acha legal. Interessante.

Invente um nome pomposo para um produto que você tem e quase ninguém conhece. Isso faz parte do marketing.

Recentemente vi um estudo sobre combate à obesidade que indicava uma certa erva /capim, porém citava pelo nome científico, e dizia que poderia ser manipulada, etc. etc. Ao pesquisar o nome científico descobri que é uma erva comum no Brasil, e não tem nada demais, mas muitas pessoas devem ter lido a matéria e corrido para a farmácia de manipulação para fazer capsulas que custam uma pequena fortuna recheados com com ERVA MATE.


livros em offset em luvas acrílicas.

O que são?? Desculpa sou novo nisso.


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Abril de 2011, 22:50:22
Eu sei que a batalha não vai ser fácil, acredito que em minha cidade tem espaço para nós dois (veterano e iniciante), mas também não vou ficar borrando nas calças achando que com ele ninguém pode. Vou pesquisar, saber o que há de novidades, bolar brindes e promoções e ir em frente, sem jogar a toalha.
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


Mauro Nery

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 16 de Abril de 2011, 10:43:26
Uma cidade que só tem 2 fotógrafos ! Interessante...
Qual é a cidade mesmo?
Será que alugo fácil uma sala ou loja por aí?
Tô precisando mudar de ares... rs...
Mauro Nery
Nikon D300s Nikon D800 Tamron 17-50 Tamron 28-75 Nikkor 105 DC Nikkor 24-70 2.8 SB800 SB900


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #24 Online: 16 de Abril de 2011, 22:13:40
AS VEZES O CLIENTE QUE GOSTA DE EXPLORAR PREÇO FICA JOGANDO COM OS PROFISSIONAIS, O CLIENTE VAI ATE VOCE E PEDE UM ORÇAMENTO DEPOIS DIZ QUE VAI ANALIZAR, ENTÃO VAI ATE O OUTRO E PEDE O ORÇAMENTO TAMBEM, ANALIZA E DIZ "O FERNANDO FAZ AMIS BARATO" O QUE AUTOMATICAMENTE FAZ ELE BAIXAR MAIS O PREÇO E FICAR COM RAIVA DE VOCE, ENTÃO O CLIENTE DIZ QUE VAI ANALIZAR O PREÇO E VOLTA ATÉ VOCE E DIZ "O FULANO DE TAL FEZ MAIS BARATO QUE VOCE" NA ESPERANÇA DE VOCE BAIXAR MAIS, COMO VOCE ESTÁ COMEÇANDO NÃO PODE SE DAR A ESSE LUXO, ENTÃO ELE VOLTA PRA LÁ SE VOCE NÃO TIVER ALGO QUE O CONVENÇA A FICAR COM SEU SERVIÇO O QUE É DIFICIL POIS CLIENTES ASSIM ESTÃO ATRAZ DE PREÇO E NÃO DE QUALIDADE. ESSES CLIENTES NEM VALEM APENA BRIGAR POR ELES, POIS NÃO GERAM LUCROS E NEM DIVUGAM SEU TRABALHO.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #25 Online: 16 de Abril de 2011, 23:01:25
Uma cidade que só tem 2 fotógrafos ! Interessante...
Qual é a cidade mesmo?
Será que alugo fácil uma sala ou loja por aí?
Tô precisando mudar de ares... rs...
Tá estranhando?
Aqui na minha cidade tambem é assim.
Só tem dois eu e o outro colega, que não é tão colega assim pois vivemos na disputa por espaço pois a clientela aqui é muito pouca pois a cidade é muuuuuuito pequena mas, devo confesar que tenho me saido bem devido meu diferencial nos serviços.
E devo confesssar que este forum tem sido uma grande fonte de pesquisa para isso, coisa que meu colega não sabe rsrsrs. pois não nos damos muito bem. A internet tem sido uma fornte de pesquisa muito grande para quem trabalha neta area. Isso tem me levado a pesquisar e inovar meus seviços com isso tenho conquistado mais clientes e estou me tornando referencia na minha cidade e em cidades visinhas mesmo cobrando amis caro que ele e outros das outras cidades graças a propaganda boca-a-boca.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/