Autor Tópico: Veteranos versus Iniciantes  (Lida 3803 vezes)

Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Abril de 2011, 11:38:52
 :fight: Galera é muito complicado, acontece comigo e não sei o que fazer.
Moro em uma cidade do interior paulista e há um fotógrafo veterano, já uns 10 anos no mercado, comecei a divulgar meus serviços como fotógrafo, como é natural as pessoas fazem orçamento cotando comigo e com o outro fotógrafo. Alguns clientes que voltam ou que eu ligo para saber se podemos fechar o serviço dizem que o outro fotógrafo fez a preço praticamente de custo. Vejam bem, ele tem os clientes dele que ele cobra o valor normal com o lucro dele, os poucos que se interessam pelos meus serviços (devido eu não ter uma clientela)ele põe o preço lá embaixo, e trabalhar pra pagar eu não faço.
Alguma sugestão dos meus inestimáveis colegas?

Abraços a todos.
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2011, 11:41:11
Ofereça um serviço diferente/melhor que o dele, ofereça e mostre algum diferencial. :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2011, 11:57:36
Ofereça um serviço diferente/melhor que o dele, ofereça e mostre algum diferencial. :ok:
Correto. Se ele se diferencia pelo preco, diferencie-se pelo servico prestado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2011, 12:08:46
Fernando,

O Walmart faz o seguinte, ele trabalha em cima de preço de custo pra quebra a concorrência e depois volta a preços altos.

Sei que vc sente que seu trabalho não pode cair, pois sua qualidade e diferencial são melhores, mas é um produto novo no mercado, você tem receio de mudar, até provar ou conhecer outra pessoa que provou.

Existe uma coisa que se chama "Verba de Marketing e divulgação" significa que você tem que gastar ($$$$) pra divulgar seu produto, ou você tira dinheiro do bolso, pra mostrar serviço diferenciados e de qualidade atravéz de publicidade e/ou você investe em não ter lucro para poder "mostrar" que você é de confiança e que vale a pena investir cada centavo no seu trabalho.

Quando você firma seu "produto" ai sim, você vai colher os frutos da divulgação.

Em resumo:  :fight: VAI PRA GUERRA, E NÃO DEIXE DE PERDER NUNHUMA BATALHA :fight:.

DIVULGA SEU NOME, NÃO IMPORTA SE PRA ISSO VC NÃO VAI GANHAR ($$$$) NADA NO COMEÇO, mas o importante é o outro não pegar o serviço.

Boa sorte  :fight:
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, 12:10:57 por Claudiopedrosa »
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2011, 12:15:30
Fernando,

O Walmart faz o seguinte, ele trabalha em cima de preço de custo pra quebra a concorrência e depois volta a preços altos.

Sei que vc sente que seu trabalho não pode cair, pois sua qualidade e diferencial são melhores, mas é um produto novo no mercado, você tem receio de mudar, até provar ou conhecer outra pessoa que provou.

Existe uma coisa que se chama "Verba de Marketing e divulgação" significa que você tem que gastar ($$$$) pra divulgar seu produto, ou você tira dinheiro do bolso, pra mostrar serviço diferenciados e de qualidade atravéz de publicidade e/ou você investe em não ter lucro para poder "mostrar" que você é de confiança e que vale a pena investir cada centavo no seu trabalho.

Quando você firma seu "produto" ai sim, você vai colher os frutos da divulgação.

Em resumo:  :fight: VAI PRA GUERRA, E NÃO DEIXE DE PERDER NUNHUMA BATALHA :fight:.

DIVULGA SEU NOME, NÃO IMPORTA SE PRA ISSO VC NÃO VAI GANHAR ($$$$) NADA NO COMEÇO, mas o importante é o outro não pegar o serviço.

Boa sorte  :fight:
O problema eh que dessa forma ele pode entrar numa briga com fim tragico para os dois. :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2011, 12:55:12
O problema eh que dessa forma ele pode entrar numa briga com fim tragico para os dois. :)

Não concordo, pois é preciso entrar no mercado, e esse mercado, é ganho na tapa, tem muita gente boa brigando por isso, e nessa guerra é preciso usar todas a s armas, ele não vai mostrar diferencial e seu nome no preço por muito tempo, é preciso mostrar o trabalho e vc sabe que isso pra 90% dos consumidores o importante é o preço, depois ele lucra com o divulgação de um portifólio e clientes referenciais, mas no começo ele tem que ceder pra demarcar território.

Pensa nisso, ele tá no início, tá tentando se firmar.
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, 12:57:03 por Claudiopedrosa »
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2011, 13:16:13
Ofereça vale descontos para próximos trabalhos, descontos transferíveis para familiares e amigos indicados. Invista nos seus primeiros jobs, não se ganha agora, mas pro futuro se colhe o que se planta!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2011, 13:35:07
Não concordo, pois é preciso entrar no mercado, e esse mercado, é ganho na tapa, tem muita gente boa brigando por isso, e nessa guerra é preciso usar todas a s armas, ele não vai mostrar diferencial e seu nome no preço por muito tempo, é preciso mostrar o trabalho e vc sabe que isso pra 90% dos consumidores o importante é o preço, depois ele lucra com o divulgação de um portifólio e clientes referenciais, mas no começo ele tem que ceder pra demarcar território.

Pensa nisso, ele tá no início, tá tentando se firmar.
O cliente que eh atraido pelo preco, eh um "migrante" nato! A fidelidade desse cliente eh adquirida na base do menor preco. Simples assim.
Eu acho que ele deve analisar primeiramente o mercado. O mercado onde ele esta inserido faz suas escolhas baseado no preco ou na qualidade do servico prestado? Pode acontecer do mercado ter lugar para os dois fotografos com diferentes qualidades e diferentes precos. Para isso ele deve analisar tambem a qualidade do servico prestado por ele. Por exemplo, a ferrari nao vai abrir uma loja numa cidade de interior com baixo poder aquisitivo. Muitas vezes pode acontecer tambem dele querer entregar um produto diferente e o publico-alvo nao valorizar aquele produto. Nao adianta voce servir caviar pra quem so ta acostumado a comer arroz com feijao. O cliente vai fazer careta e falar que o caviar eh uma porcaria. Eu te aconselho a fazer um plano de negocios. Nele, voce tera uma ideia melhor sobre o mercado no qual voce pretende se inserir, sobre o servico prestado pelos seus concorrentes, sobre a situacao financeira do seu empreendimento, sobre mercados potenciais etc. A partir dele, voce podera tracar um planejamento de insercao no mercado escolhido. Procure o sebrae de sua cidade (se ela tiver um) que eles te darao auxilio.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2011, 14:20:40
Fernando,

O Walmart faz o seguinte, ele trabalha em cima de preço de custo pra quebra a concorrência e depois volta a preços altos.

Sei que vc sente que seu trabalho não pode cair, pois sua qualidade e diferencial são melhores, mas é um produto novo no mercado, você tem receio de mudar, até provar ou conhecer outra pessoa que provou.

Existe uma coisa que se chama "Verba de Marketing e divulgação" significa que você tem que gastar ($$$$) pra divulgar seu produto, ou você tira dinheiro do bolso, pra mostrar serviço diferenciados e de qualidade atravéz de publicidade e/ou você investe em não ter lucro para poder "mostrar" que você é de confiança e que vale a pena investir cada centavo no seu trabalho.

Quando você firma seu "produto" ai sim, você vai colher os frutos da divulgação.

Em resumo:  :fight: VAI PRA GUERRA, E NÃO DEIXE DE PERDER NUNHUMA BATALHA :fight:.

DIVULGA SEU NOME, NÃO IMPORTA SE PRA ISSO VC NÃO VAI GANHAR ($$$$) NADA NO COMEÇO, mas o importante é o outro não pegar o serviço.

Boa sorte  :fight:


 Desculpa meu caro, mas esse é o caminho totalmente inverso.
 O Walmart vende sardinha, nos vendemos arte, conteudo intelectual de preço inestimavel.

 Dessa maneira voce achata o valor do trabalho fotografico no mercado, ele vai fazer barato e vc tambem e os clientes vao ficar sabendo, ai vem a prima do seu cliente e diz que a prima dela fechou um contrato com vc por X e que ela achou o preco bom e quer fechar por X tambem.
 Essa briga de preco não é so ruim pra voce, mas pra ele e pra todos os outros fotografos pois alinham por baixo o valor de mercado do servico. Entao se quer ganhar algum dinheiro com fotografia nao faca isso, pois sera conhecido sempre como o fotografo que faz por X. E QUALQUER RETRATISTA QUE FAÇA MENOS DE X, LEVA SEU CLIENTE.

 Para ganhar mercado vc tem que conquistar o cliente que faz orcamento com vc, fazer ele perceber que se fechar com vc tera beneficios que nao encontrara no servico de outro fotografo.

 Entao comece com suas fotos, monte um portifolio NAO com seus clientes(pois nao sao muitos ainda). Va a uma boa loja de vestidos(de noiva se for o caso) diga que vc esta com um projeto de fazer ensaios para o seu portifolio, e que acha que os vestidos dessa loja såo ideas pra o que vc tem em mente, e que faria as fotos e passaria pra ela(dona da loja) sem custo algum. Deixe a impressao que pra ela é um otimo negocio, como se o Duran fosse fotografar os vestidos dela de graca rsrs...

 Depois, procure uma modelo que seja uma das mais bonita da cidade, diga a ela que tem um projeto e tals (mesma coisa, faca parecer que é muito negocio pra ela) e quer usala no seu projeto e em troca vai ceder as fotos pra ela compor seu book, alem de dizer que vai deixar o contato dela pra trabalhos futuros, claro.

 Com tudo isso ja pronto, escolha as locacoes, nao se limite a lugares da sua cidade, faca um roteiro, use a imaginacao, agora vc tem que gastar um pouco com viagens, alimentacao do pessoal, assistente, etc. Considere isso como um grande investimento de custo baixo.
 Eu sugiro fotos no topo do edificio independencia em Sao Paulo, na avenida paulista, e nos lugares mais conhecido de lá, depois no dia seguinte as paisagens e praias de Maresias. Mas não se esqueça de manter o equilibrio em suas fotos com ILUMINACAO bem planejada, composicao, sintonia entre cenario e modelo,criatividade nas cenas, e ILUMINACAO mais uma vez, pois é o mais importante.(levar um ou dois assistentes é fundamental).
 
 Agora com todas as fotos, gaste um bom tempo fazendo a diagramaçao de um álbum, COM MUITO BOM GOSTO, sem muito incremento digital, pois o destaque deve ficar nas fotos.
 Procure o melhor papel para revelar suas fotos do álbum (eu gosto do kodak metalic). Procure a melhor encadernaçao, nåo importa se é longe de vc ou se custa caro, nessa hora é hora de gastar.

 Agora pronto, vc tem um super portifolio nas maos. Caso seja eventos o seu foco, nao se preocupe com fotos de cerimonia, faca uma seleçao das 20 melhores e guarde no computador que vc mostra seu trabalho, quando alguem perguntar por elas vc mostra. LEMBRE SE DE SEMPRE MOSTRAR AS MELHORES FOTOS, nada de casamento inteiro, ou todas as fotos dos ensaios, sempre só as melhores. Na maioria das vezes o cliente fica encantado com aquelas fotos diferentes do que ele esta acostumado, e na hora em que for fazer orcamento com o outro, vai comparar as fotos de convidados mal vestidos dele, com as suas fotos super "in".
 
Nao se esqueca de focar o atendimento nas mulheres(noivas se for o caso) ela sao mais sensiveis, e preocupam menos com o preco e mais com a qualidade. Coloque preco pra fazer uma producao como a do seu portifolio, crie um nome pra esse trabalho e ofereca pra quem tiver interesse e achar que vale a pena pagar.
 Na hora de atender o seu cliente, passe a sensaçao de ser bem sucedido no que faz, vista se bem, fale bem, tenha etiqueta e seja gentil. Afinal vc é otimo fotografo e ganha dinheiro com isso.
 Quando falarem do preco do outro, diga que o seu trabalho nao concorre com o dele, que sao mecados diferentes e que nao é o mesmo serviço mas nao fale do dele, fale do seu.
 
 Os clientes estao dispostos a pagar melhor, mas nåo por trabalhos iguais.

 Abraços
Sê por inteiro em tudo que faça.


educastro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2011, 14:24:48
Sem duvida a ideia do Spider do Sebrae é fundamental.
Os clientes sempre querem o melhor, e pagam por isso, mas vc tem que convence los do melhor.
Sê por inteiro em tudo que faça.


Claudiopedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2011, 16:39:48
Edu e Spider, vcs estão cobertos de razão, mas não existe receita de bolo pra esse tipo de negócio, mas concordo com o que vcs escreveram, como disse, vai parecer redundante, tudo é contato, idéias e preço, tudo dentro de uma realidade.

Ele não vai vender a alma, mas idéias como a da modelo, a da loja de noivas, as locações para novas fotos, são idéias muito boas, ele tem um mundo a explorar em idéias, acho que o que el precisa agora são essas dicas que vão fazer os clientes escolherem o trabalho dele, quando falei de preço, foi pra ele furar o bloqueio, quando falei depreço foi pra o caso da cidade dele, que só tem um fotografo e para os casos que ele perdeu por preço, ele vai ter que ter tepo e paciência, até ganhar mercado, enquanto isso ele precisa ganhar a confiança dos futuros clientes.

Vamos deixar o preço de lado (eu parei :)) como não tenho conhecimento de dicas para alavancar o nome dele na cidade, vms postar idéias pra ele estourar na cidade. :D

Boa sorte a ele  :clap:
Nikon D7000
50mm 1.4G Nikon + 17-50 Tamron + 70-300 Sigma + Sb 700


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2011, 17:35:28
Excelentes dicas. Aliás, eu não abro mão do valor que passo no orçamento.

Se você manda um orçamento de 5000 e baixa para 2500, sem retirar nada, dá a impressão de que vc estava roubando 2500 do cliente.

Agora, vc pode negociar um ou outro serviço menos caro, para dar de brinde ao seu cliente.

Uma revelação 40x60 custa (preço de custo para profissionais) R$8 a R$20, e clientes acabam gostando da ampliação.

Em um aniversário cujo valor não é alto, é possível incluir um presente desses.

Em uma festa de 15 anos, com orçamentos bem mais dilatados, inclua outros "presentes". Tudo deve ser proporcional ao valor do contrato.

Num casamento, "dei" um ensaio para os noivos.


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2011, 17:50:34
Pessoal muito obrigado pelas dicas, de todos mesmo.
O que descobri hoje é não entrar em desespero, o que acontece com muitos fotógrafos e no final "pagam" pra fazer o serviço.
Temos que nos diferenciar na criatividade para ganhar clientes,confesso que adorei a dica do nosso colega educastro mencionado acima, acho importante também consultar o Sebrae, e manter a cabeça fria pra não fazer besteira rsrsrs...
Dicas são sempre bem vindas.
Abraços a todos.
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


Fernando Botura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2011, 17:59:14
Excelentes dicas. Aliás, eu não abro mão do valor que passo no orçamento.

Se você manda um orçamento de 5000 e baixa para 2500, sem retirar nada, dá a impressão de que vc estava roubando 2500 do cliente.

Agora, vc pode negociar um ou outro serviço menos caro, para dar de brinde ao seu cliente.

Uma revelação 40x60 custa (preço de custo para profissionais) R$8 a R$20, e clientes acabam gostando da ampliação.

Em um aniversário cujo valor não é alto, é possível incluir um presente desses.

Em uma festa de 15 anos, com orçamentos bem mais dilatados, inclua outros "presentes". Tudo deve ser proporcional ao valor do contrato.

Num casamento, "dei" um ensaio para os noivos.

Gostei da idéia, o ensaio que vc deu de brinde seria um ensaio fora do casamento?
Em algum outro momento do casal?
Fernando Botura
Canon 5D Mark II
24-105mm
50mm 1.4


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2011, 18:03:44
Foi em estúdio. Fiz mês passado (o ensaio), do casamento ocorrido em setembro/10.

Meu custo variável? Baixíssimo (R$50 do aluguel do estúdio + gasolina).

Meu custo fixo rateado? INVESTIMENTO.

Ainda vou dar uma foto 40x60 para eles, quando da entrega do álbum, mas eles ainda não sabem. Meu custo variável neste caso: R$8.
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, 18:05:33 por dkfuji »