Fernando,
O Walmart faz o seguinte, ele trabalha em cima de preço de custo pra quebra a concorrência e depois volta a preços altos.
Sei que vc sente que seu trabalho não pode cair, pois sua qualidade e diferencial são melhores, mas é um produto novo no mercado, você tem receio de mudar, até provar ou conhecer outra pessoa que provou.
Existe uma coisa que se chama "Verba de Marketing e divulgação" significa que você tem que gastar ($$$$) pra divulgar seu produto, ou você tira dinheiro do bolso, pra mostrar serviço diferenciados e de qualidade atravéz de publicidade e/ou você investe em não ter lucro para poder "mostrar" que você é de confiança e que vale a pena investir cada centavo no seu trabalho.
Quando você firma seu "produto" ai sim, você vai colher os frutos da divulgação.
Em resumo: VAI PRA GUERRA, E NÃO DEIXE DE PERDER NUNHUMA BATALHA .
DIVULGA SEU NOME, NÃO IMPORTA SE PRA ISSO VC NÃO VAI GANHAR ($$$$) NADA NO COMEÇO, mas o importante é o outro não pegar o serviço.
Boa sorte
Desculpa meu caro, mas esse é o caminho totalmente inverso.
O Walmart vende sardinha, nos vendemos arte, conteudo intelectual de preço inestimavel.
Dessa maneira voce achata o valor do trabalho fotografico no mercado, ele vai fazer barato e vc tambem e os clientes vao ficar sabendo, ai vem a prima do seu cliente e diz que a prima dela fechou um contrato com vc por X e que ela achou o preco bom e quer fechar por X tambem.
Essa briga de preco não é so ruim pra voce, mas pra ele e pra todos os outros fotografos pois alinham por baixo o valor de mercado do servico. Entao se quer ganhar algum dinheiro com fotografia nao faca isso, pois sera conhecido sempre como o fotografo que faz por X. E QUALQUER RETRATISTA QUE FAÇA MENOS DE X, LEVA SEU CLIENTE.
Para ganhar mercado vc tem que conquistar o cliente que faz orcamento com vc, fazer ele perceber que se fechar com vc tera beneficios que nao encontrara no servico de outro fotografo.
Entao comece com suas fotos, monte um portifolio NAO com seus clientes(pois nao sao muitos ainda). Va a uma boa loja de vestidos(de noiva se for o caso) diga que vc esta com um projeto de fazer ensaios para o seu portifolio, e que acha que os vestidos dessa loja såo ideas pra o que vc tem em mente, e que faria as fotos e passaria pra ela(dona da loja) sem custo algum. Deixe a impressao que pra ela é um otimo negocio, como se o Duran fosse fotografar os vestidos dela de graca rsrs...
Depois, procure uma modelo que seja uma das mais bonita da cidade, diga a ela que tem um projeto e tals (mesma coisa, faca parecer que é muito negocio pra ela) e quer usala no seu projeto e em troca vai ceder as fotos pra ela compor seu book, alem de dizer que vai deixar o contato dela pra trabalhos futuros, claro.
Com tudo isso ja pronto, escolha as locacoes, nao se limite a lugares da sua cidade, faca um roteiro, use a imaginacao, agora vc tem que gastar um pouco com viagens, alimentacao do pessoal, assistente, etc. Considere isso como um grande investimento de custo baixo.
Eu sugiro fotos no topo do edificio independencia em Sao Paulo, na avenida paulista, e nos lugares mais conhecido de lá, depois no dia seguinte as paisagens e praias de Maresias. Mas não se esqueça de manter o equilibrio em suas fotos com ILUMINACAO bem planejada, composicao, sintonia entre cenario e modelo,criatividade nas cenas, e ILUMINACAO mais uma vez, pois é o mais importante.(levar um ou dois assistentes é fundamental).
Agora com todas as fotos, gaste um bom tempo fazendo a diagramaçao de um álbum, COM MUITO BOM GOSTO, sem muito incremento digital, pois o destaque deve ficar nas fotos.
Procure o melhor papel para revelar suas fotos do álbum (eu gosto do kodak metalic). Procure a melhor encadernaçao, nåo importa se é longe de vc ou se custa caro, nessa hora é hora de gastar.
Agora pronto, vc tem um super portifolio nas maos. Caso seja eventos o seu foco, nao se preocupe com fotos de cerimonia, faca uma seleçao das 20 melhores e guarde no computador que vc mostra seu trabalho, quando alguem perguntar por elas vc mostra. LEMBRE SE DE SEMPRE MOSTRAR AS MELHORES FOTOS, nada de casamento inteiro, ou todas as fotos dos ensaios, sempre só as melhores. Na maioria das vezes o cliente fica encantado com aquelas fotos diferentes do que ele esta acostumado, e na hora em que for fazer orcamento com o outro, vai comparar as fotos de convidados mal vestidos dele, com as suas fotos super "in".
Nao se esqueca de focar o atendimento nas mulheres(noivas se for o caso) ela sao mais sensiveis, e preocupam menos com o preco e mais com a qualidade. Coloque preco pra fazer uma producao como a do seu portifolio, crie um nome pra esse trabalho e ofereca pra quem tiver interesse e achar que vale a pena pagar.
Na hora de atender o seu cliente, passe a sensaçao de ser bem sucedido no que faz, vista se bem, fale bem, tenha etiqueta e seja gentil. Afinal vc é otimo fotografo e ganha dinheiro com isso.
Quando falarem do preco do outro, diga que o seu trabalho nao concorre com o dele, que sao mecados diferentes e que nao é o mesmo serviço mas nao fale do dele, fale do seu.
Os clientes estao dispostos a pagar melhor, mas nåo por trabalhos iguais.
Abraços