Autor Tópico: [TESTE] Expondo direito ou à direita.  (Lida 7114 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Online: 15 de Abril de 2011, 17:55:14
Bem, o que tenho sempre visto há muito nos fóruns que frequento, um assunto amplamente discutido, debatido, analisado, tanto por iniciantes quanto veteranos na fotografia (digital) é a questão do ruído produzido pelas câmeras digitais.

É bem certo que a tecnologia avança e cada vez mais obtém-se resultados melhores com sensibilidades altíssimas (inimagináveis para as películas). Pois bem, posto aqui para compartilhar com os colegas, o que a maioria das pessoas já sabem, que a exposição adequada gera resultados melhores em nível de ruído. No entanto não é exatamente aí onde quero chegar.
Vejo sempre os foristas discutindo sobre esse assunto, o ruído principalmente agora nas novas câmeras APS-C, como D7000, D5100, D3100, 60D, T3i. O pessoal fica muitas vezes impressionado com o resultado gerado por esses novos sensores em isos altos, se baseando em reviews de laboratórios. Antes de mais nada, o que eu fiz não muda muito a característica de um review de lab, todavia, o meu intuito é mostrar que expondo adequadamente os sensores geram excelentes resultados, mesmo em iso 6400! Só que muitos ao comprarem essas câmeras ficam decepcionados com os resultados, achando que uma câmera mais nova ou uma FF vá resolver seu problema com o bendito ruído, será que vai mesmo? Acho que não. E por quê? Porque nos testes de lab é levado em consideração a exposição "adequada" da cena. O que isso significa, significa que expõe-se ao máximo a fotografia, não deixando ela estourar em nenhum ponto, mas sempre no limite do sensor. Isso é, expondo direito ou à direita (no fotômetro).

Esse é um fator que no cotidiano, na correria dos eventos, acaba-se esquecendo, "zerando" o fotômetro e daí fotografando, sem compensar nem nada, os canais não são completamente preenchidos com a luz gerando daí mais ruído do que aquele visto em testes e reviews (não pretendo falar tecnicamente, até porque não domino o assunto, além de que tornar-se-ía cansativo).

Hum, enfim, o teste que eu fiz foi de uma cena exposta na capacidade máxima do sensor da minha câmera, para mostrar que muita das vezes não é o equipameno que está limitado e sim nosso conhecimentos.

Indo ao teste, a câmera utilizada foi uma Nikon D700 + Objetiva Nikon AF 50mm f1.8D com abertura fixa em f/2.8. As cenas capturadas foram feitas nas seguintes sensibilidades:
1600; 3200; 6400; 8000(Hi 0.3); 10000(Hi 0.5); 12800 (Hi 1.0); 25600 (Hi 2.0).
Sei que não é uma uma APS-C e sim uma das melhores câmeras em relação a questão de ruído do mercado, mesmo assim, fiz o teste, pois muita das vezes, mesmo em iso 800 há uma grande presença de ruído, isso é, exposição não adequada.

As fotografias foram feitas em Raw, e converditas para JPEG diretas, o resize das pequenas foi feito com BICUBIC. Na conversão do Raw pelo ACR, foram setados em zero: nitidez, noise reduction chroma e luminance, assim como na câmera. Captura feita em Estilo Neutro, além de estar todos os redutores de ruído desligados.

Bem, primeiramente a imagem original foi redimensionada para 800 px de lado maior. Como meu site de hospedagem não permite imagens maiores que 3mp fiz 4 crops de 100% onde julguei mais importante para se observar o ruído, como os crops foram na mão uns ficaram maiores que os outros, mas isso não importa...

chega de blá-blá-blá e vamos às imagens

ISO 1600


crop iso 1600 01.


crop iso 1600 02.


crop iso 1600 03.


crop iso 1600 04.


ISO 3200


crop iso 3200 01.


crop iso 3200 02.


crop iso 3200 03.


crop iso 3200 04.


ISO 6400


crop iso 6400 01.


crop iso 6400 02.


crop iso 6400 03.


crop iso 6400 04.


ISO 8000 (Hi 0.3)


crop iso 8000 01.


crop iso 8000 02.


crop iso 8000 03.


crop iso 8000 04.


ISO 10000 (Hi 0.5)


crop iso 10000 01.


crop iso 10000 02.


crop iso 10000 03.


crop iso 10000 04.


ISO 12800 (Hi 1.0)


crop iso 12800 01.


crop iso 12800 02.


crop iso 12800 03.


crop iso 12800 04.


ISO 25600 (Hi 2.0)


crop iso 25600 01.


crop iso 25600 02.


crop iso 25600 03.


crop iso 25600 04.


Postem seus comentários.





Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2011, 18:14:10
Hummmm deixa eu ver se entendi:
shell Helix HX3 + isqueiro BIC + leite condensado Triângulo + toalha + Toddy Av Toddy original = FOTOGRAFE MELHOR???
rsss


Brincadeiras a parte... Natão, vc é f(*&*.
Belo tópico.
E concordo... é isso mesmo, tudo depende da exposição correta.
O que, pra dizer a verdade, na pauleira dos eventos é muito difícil. Pq além de tudo, além da compensação, falando em foto em auditório, vc tem muitas vezes também o problema de WB, já que pode ter 2 ou mais iluminações diferentes dos motivos. O sensor também tenta compensar isso... misturando tudo e juntando à correria... as vezes dá m... mesmo.
Dependendo da situação, você tem que ser mais tolerante com o resultado esperado.
E, mais uma verdade que vc disse... criam-se expectativas muitas vezes exageradas em relação ao ISO.
Tecnicamente, ao pé da letra, também não domino o assunto... mas, como diz um livro do Joelmir Betting "na prática, a teoria é outra".
Abs.



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2011, 18:27:46
Então né Paulo, tem outros fatores, pois a noite a quantidade de luz é menor, e mais tempo de exposição gera mais ruído, ou seja, quanto menos luz tiver mais ruído, mesmo que no limite de estourar o canal de cor, haverá.

Além de que, há cenas que não se pode expor muito mais divido ao contraste, que fará com que a parte mais clara estoure se não exposto daquela forma, e claro, as sobras terão mais ruídos... por isso é meio complicado se basear em review e criar expectativa sobre isso, o negócio é assim mesmo. Muito ruído? Converte pra PB que resolve (quase) tudo. Alguém me disse isso uma vez, não me lembro agora, hahaha.

abs.
« Última modificação: 15 de Abril de 2011, 18:29:02 por Natão »


Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2011, 01:37:29
eu sempre achei q o problema não é o Iso alto, é errar em Iso alto.

se vc erra em 100 asas, dá pra "consertar" sem prejudicar muito. Em 400 já fica complicado, e dái pra  cima piora.

Enfim, sem medo de Iso alto, aprender a fotometrar é a melhor coisa.
Fernando Frazão


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2011, 12:51:45
eu sempre achei q o problema não é o Iso alto, é errar em Iso alto.

se vc erra em 100 asas, dá pra "consertar" sem prejudicar muito. Em 400 já fica complicado, e dái pra  cima piora.

Enfim, sem medo de Iso alto, aprender a fotometrar é a melhor coisa.

Então, esse é o problema do hi iso, não se pode errar na exposição além de que a latitude do sensor diminui drasticamente, ou seja, a transição das sombras à luz é muito mais agressiva... perdendo muita variação tonal.

Mas acertando, treinando (sempre em RAW, claro), consegue-se ter um controle melhor do ruído, por isso o jeito é, como disseste, aprender a fotometrar!

abs.!
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 12:52:45 por Natão »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2011, 14:01:43
Natao, gostaria de entender melhor. O que voce quer dizer eh que os testes sao realizados em cenas que nao exigem isos tao altos?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2011, 14:11:17
Natao, gostaria de entender melhor. O que voce quer dizer eh que os testes sao realizados em cenas que nao exigem isos tao altos?

Então aranha,

de certo modo sim, mas o principal intuito era mostrar que essas cenas são bem fotometradas e o ruído não fica tão envidente e isso mesmo para cena com pouca luz, se não tiver muito contraste, já que estourará as mais claras, ou menos escuras, a imagem ficará muito boa e bem usável.

Vou postar uma foto aqui no tamanho maior que o aconselhado, mas é uma única, iso 25600 tratado só ruido e aplicado sharp, sem aumentar saturação, constraste nada:



Ou seja, uma cena bem fotometrada e clara, o que na maioria das vezes não é a condição de uso do hi iso, mas mesmo noturno se estiver bem fotometrada o resultado não será muito diverso disso não.
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 14:12:50 por Natão »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2011, 14:33:22
Natao, essa exposicao a direita nao seria mais uma camuflagem do ruido, considerando uma foto nao tratada?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2011, 14:39:32
Natao, essa exposicao a direita nao seria mais uma camuflagem do ruido, considerando uma foto nao tratada?
Em algum ponto sim, pois vais ficar mais exposta do que deveria, ou seja, depois tem que corrigir, por isso só dá pra fazer com Raw.
Tem um esquema chamado UniWB, onde se seta a câmera para que o historiograma apresente a luz real da cena, isto é, o limite de exposição do raw para que se corrija posteriormente... Normalmente fica com um aspecto extremamente esverdeado quando setado esse UniWB, porém muita gente usa também um filtro magenta CC 30M ou CC 40M pra deixar a foto com um aspecto menos exagerado do verde, o que pode ser corrigido posteriormente via tratamento do RAW.
Mas tudo isso não deixa de ser um modo como disseste, mascarar o ruído, ou se preferir, diminuir o ruído.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2011, 14:49:54
Entao, Natao. Por isso que mencionei uma foto sem tratamento algum, pois, em se tratanto de tratamento de um arquivo RAW, as altas luzes respondem melhor ao ruido, ou seja, geram menos ruido do que as baixas. Nesse sentido, ja deixaria de ser uma "camuglagem" para se tornar real. Portanto, dependendo da foto, realmente eh melhor expor a direita e recuperar as altas luzes.
Outra coisa que acho importante destacar, eh que mesmo os reviews nao sendo parametro eficiente em termos de ruido para todo tipo de foto, acredito que se pode utiliza-los como base de comparacao eficiente entre equipamentos.

« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 14:50:44 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2011, 14:55:32
Entao, Natao. Por isso que mencionei uma foto sem tratamento algum, pois, em se tratanto de tratamento de um arquivo RAW, as altas luzes respondem melhor ao ruido, ou seja, geram menos ruido do que as baixas. Nesse sentido, ja deixaria de ser uma "camuglagem" para se tornar real. Portanto, dependendo da foto, realmente eh melhor expor a direita e recuperar as altas luzes.
Outra coisa que acho importante destacar, eh que mesmo os reviews nao sendo parametro eficiente em termos de ruido para todo tipo de foto, acredito que se pode utiliza-los como base de comparacao eficiente entre equipamentos.


Sim, servem sim! Os testes estão alí para mostrar que há diferenças. Entretanto, muita gente compra a câmera achando que vai ter a foto com o mesmo nível de ruído do que naquele teste e muita das vezes decepciona-se com os resultados obtidos, sem sequer ter utilizado melhor. Na verdade o UniWB é um bom esquema para mostrar o historiograma real da imagem, para expor no limite.

Eu acho válido para reduzir o ruído. Pois se for ver, uma foto em iso 6400 bem exposta é muito melhor do que uma em iso 3200 mal exposta. Eu mesmo já sofri com iso 800 e 1000 com essa D700... mas pq foi erro meu mesmo.
É aquela coisa, fica-se animado com o resultado obtido numa boa exposição... isso é o mais importante.

« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 14:58:09 por Natão »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2011, 15:05:38
Sim, servem sim! Os testes estão alí para mostrar que há diferenças. Entretanto, muita gente compra a câmera achando que vai ter a foto com o mesmo nível de ruído do que naquele teste e muita das vezes decepciona-se com os resultados obtidos, sem sequer ter utilizado melhor. Na verdade o UniWB é um bom esquema para mostrar o historiograma real da imagem, para expor no limite.

Eu acho válido para reduzir o ruído. Pois se for ver, uma foto em iso 6400 bem exposta é muito melhor do que uma em iso 3200 mal exposta. Eu mesmo já sofri com iso 800 e 1000 com essa D700... mas pq foi erro meu mesmo.
É aquela coisa, fica-se animado com o resultado obtido numa boa exposição... isso é o mais importante.


Eu, pessoalmente, nunca olho reviews. Ate porque nao tenho grana pra comprar p**** nenhuma. rsrs
Alem disso, prefiro me atentar a outras coisas do que a reviews.
Acho que outra coisa importante de mencionar eh que uma coisa eh voce fazer os testes com a sua D700 e eu fazer o teste com minha humilde T1i. Eu posso expor da melhor maneira possivel que nao vai adiantar absolutamente nada. Em ISO 12800 vai ficar uma meleca so! :D
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 15:06:30 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2011, 15:09:28
Eu, pessoalmente, nunca olho reviews. Ate porque nao tenho grana pra comprar p**** nenhuma. rsrs
Alem disso, prefiro me atentar a outras coisas do que a reviews.
Acho que outra coisa importante de mencionar eh que uma coisa Eh voce fazer os testes com a sua D700 e eu fazer o teste com minha humilde T1i. Eu posso expor da melhor maneira possivel que nao vai adiantar absolutamente nada. Em ISO 12800 vai ficar uma meleca so!

Claro, há diferenças entre as câmeras, mas não é onde quero apontar e sim que pode ser aproveitado muita coisa, pode ter certeza que bem exposta a T1i gera uma boa imagem em iso 3200, agora se errar, vai ficar um lixo (quer dizer, converte pra PB e boa hahaha). Na verdade o único intuito do tópico foi para mostrar que dá pra ter um resultado mais agradável em iso mais alto, sem se preocupar tanto em trocar de câmera, para obter um resultado "um pouco" melhor do que já se tinha.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2011, 15:27:11
Claro, há diferenças entre as câmeras, mas não é onde quero apontar e sim que pode ser aproveitado muita coisa, pode ter certeza que bem exposta a T1i gera uma boa imagem em iso 3200, agora se errar, vai ficar um lixo (quer dizer, converte pra PB e boa hahaha). Na verdade o único intuito do tópico foi para mostrar que dá pra ter um resultado mais agradável em iso mais alto, sem se preocupar tanto em trocar de câmera, para obter um resultado "um pouco" melhor do que já se tinha.
Natao, voce tentou fazer um teste utilizando a opcao de reducao de ruido da cam?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2011, 15:56:11
Natao, voce tentou fazer um teste utilizando a opcao de reducao de ruido da cam?

Não. Na verdade fiz um só pra mim, mas já deletei, o que posso dizer é que fica um pouco melhor, sim... A minha tem três níveis (na verdade 4):
NR: Off
NR: Low
NR: Medium
NR: High

Normalmente eu deixo no Low, as vezes no Medium, o High acaba por estragar muito os detalhes.

Depois eu faço em 3200 6400 12800 25600 no low e high e posto aqui.

Abs.