Autor Tópico: Como saber quando partir para o profissional?  (Lida 2344 vezes)

AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Online: 16 de Abril de 2011, 19:14:31
Final de semana passada me aventurei em duas coberturas de eventos. Uma na escola de medicina da UFMG e outro no domingo no AF BH.

As fotos do evento da escola de medicina realmente ficaram a desejar pelo má iluminação do local e limitação da minha câmera. Uma garota que trabalhava pra assessoria de comunicação da escola de medicina fez fotos ótimas, mas com uma 5d mark 2. enfim, me frustrei, mas não culpo ninguém por isso, nem eu mesmo.

Mas no domingo, salvo que caí na besteira de usar foco automático e perdi muitas fotos por isso, achei que minhas fotos ficaram boas. Hoje, passeando pelo site do AF vi um absurdo de fotos superexpostas. Fica claro que aquilo foi proposital, mas por vezes as fotos ficam (na minha opinião) ruins. No entanto, essa pessoa (que eu não sei quem é, e não vem ao caso) conseguiu ter suas fotos lá.

Criei o tópico por dois motivos: 1- saber se existe algum parâmetro ou fator que eu devo observar antes de tentar me propor a um trbalho profissional e 2- pedir uma opinião mais crítica das fotos que fiz pro AF. Lembrando que algumas estão com o foco errado e eu mesmo percebi isso, mas além disso, o que há pra eu melhorar ou mudar?

http://www.flickr.com/photos/augustoo/sets/72157626486455812/
flickr.com/augustoo


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2011, 21:11:31
Cara fotografia é uma arte, e como todas as arte engloda a segunte questão. Que foto é realmente boa?
É dificil dizer, pois o que pode ser bom para uns não é o mesmo para outros. Já vi muitas fotos boas em alguns concursos de fotos que nem se quer chegaram a mensão honrosa, enquanto que outras muito simploria em tecnica chegam a ganhar concursos. Veja o caso que voce citou, as fotos do tal site por exemplo, na sua opinião, eram de qualidade inferior no seu ponto de vista, enquanto que, para quem as colocou lá estavam perfeitas. Outra coisa que faz a diferença, é o nome do autor das fotos. Se for um fotgrafo de renome as fotos seram mais bem aceitas mesmo que não sejam totalmente boas.
Eu costumo dizer que para se fotografar é preciso ter sensibilidade. Quanto ao parametro, é voce conhecer bem seu equipamento, saber suas limitações e estudar, estudar e por fim... estudar mais ainda sobre tecnicas de fotografia rsrsrs. E treinando seu olhar para apura-lo pois só estudar sem pô-lo em pratica não vai te levar a nada.
Hoje em dia é muito facil voce tirar fotos bem focalizadas, é só deixar a camera no modo AF e sai disparando, só em alguns caso como os de obijetos em movimento elas saem desfocadas, mais nem em todos os caso com já disse.
UM passo muito importante voce já deu, que foi o de assumir que algumas de suas fotos estão ruim e que tem muito que melhorar, agora é só estuda as suas proprias foto e localizar os erros que cometeu e tentar corrigi-los nas proximas.
Abraço
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 21:23:33 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2011, 22:57:09
Olá Augusto.
Eu também tomei um susto quando fiz meu primeiro evento (corporativo).
Estava acostumado a brincar mais com a luz... portanto creio que fazia as fotos um pouco mais "artisticamente", se é que posso dizer isso. Tentava enquadramentos diferenciados, privilegiava a iluminação do local, a luz ambiente... até que... mostrei as fotos para o dono da empresa que eu estava estagiando... cara... foi como se tivesse tomado váaárias porradas. Foi duro absorver as críticas... mas enfim consegui entender que o que contava na ocasião era o que "o cliente queria" e ponto final.
OK... fui pra casa, tomei umas brejas pra tentar aceitar as críticas... e voltei no outro dia para fotografar o evento.
Resultado... o que o cliente queria não era nada mais que a mais óbvia das fotos. Nada de "inventar" com ângulos, enquadramentos e iluminação. A boa e velha foto "quadradinha", com motivo centralizado e superexposta em no mínimo meio ponto (sendo o desejável 1 ponto). Pronto. Desencanei e vi que naquela ocasião era o que esperavam do meu trabalho.
Uma boa dica que o Branco deu... tem que ter sensibilidade. Nestes casos, não para fotografar, mas para saber o que quem o está contratando deseja de resultado.
Abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2011, 14:12:11
Melhor que se jogar na piscina sem saber se tem agua.
e começar sendo assistente ou fotografo 3,
em algum estudio-produtora, ou para algum fotografo, isto seria a pratica
A teoria vc acha muito facil nos tutorias deste forum, ou em outros.
nem precisa levantar da cadeira, toda a teoria esta no micro.
Estudar sempre, praticar sempre,
assim de facil, sem medo.
Nada pode se esperar de um "trabalho" se nao se esta preparado para isso.
Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2011, 14:13:11 por agalons »


Leo Machado

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é arte! leomachado3@hotmail.com
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2011, 14:27:28
Uma época eu servi de assistente de fotógrafo e nas recepções eu tinha a oportunidade de fotografar. Aproveitava para ver as fotos que estavam no cartão. Aprendi bastante olhando e depois praticando.


Leo Machado

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é arte! leomachado3@hotmail.com
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2011, 14:31:02
Depois passei a fotografar para uma empresa de formatura. Ganhei mais $$, mas acabei perdendo aquela percepção que tinha adquirido nos casamentos. Um evento se diferencia do outro.


Leo Machado

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é arte! leomachado3@hotmail.com
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2011, 14:31:20
E quando voltei a fazer casamentos me batia muito para fazer aquelas fotos pousadas dos noivos. Fotos em ambientes lindos, fotos em praças... aí voltei a ver fotos na internet. E estou voltando a ter mais criatividade nos casamentos.


Leo Machado

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é arte! leomachado3@hotmail.com
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2011, 14:32:25
É preciso saber para que finalidade vc vai fotografar. O que o cliente quer?
E estar preparado.


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2011, 23:31:37
AugustoL,

tudo que vou dizer é só opinião de quem não trabalha com fotografia e fotografa há alguns bons anos por hobby, então pode ser que eu esteja falando uma grande asnice, já que não tenho a menor idéia de qual o processo para fotos de eventos este tipo.

Entrei no site do AF e realmente não constam ali grandes fotos, consta um registro fotográfico comum, algumas vezes entediante porque vemos as mesmas figuras fazendo caras e bocas posadas para a câmera, mas sem muita naturalidade ou intimidade com a câmera.

Por outro lado, as suas fotos estavam mais inseridas no meio do povão (se posso assim dizer) enquanto as que estão no site tiveram como objetivo claro, retratar quem subiu ao palco. Acho que aí pode estar a chave do porquê suas fotos não foram escolhidas.

Sim, acho que muitas das fotos site AF estão superexpostas e com pouco contraste (isso tb pode ser esse velho monitor que uso aqui), não sei não, mas acho que a pessoa se empolgou com o ISO lá nas alturas e baixa profundidade de campo e esqueceu que um pouco de nitidez faz bem, mas essa tb é apenas minha opinião.

Com relação as suas fotos eu tenho a opinião que elas foram mais contrastadas e com mais detalhes, mas que em muitos casos o fundo disputou a atenção com o seu assunto principal, veja que nas fotos que estão no site fica muito evidente o assunto principal logo no início da leitura da imagem.

Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2011, 10:11:05
gostei da crítica, eprimos. não tinha pensado por esse lado... de uma próxima vez vou prestar atenção nisso com mais cuidado.
flickr.com/augustoo


kyono

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
    • Kyono André Fotografia
Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2011, 10:25:04
Este é um assunto que me interesso bastante também.

Tenho um conhecimento até que apurado em fotografia, e consigo fazer as fotos que me proponho a fazer. Mas ainda não tenho a segurança e nem sei onde posso atuar como fotografo. Já é a segunda vez que saiu de um serviço pra tentar atuar como fotografo, mas quando começa a apertar arrumo emprego na velha area que atuo por necessidade.

desculpa o desabafo aqui,
mas se alguem puder dar dicas por onde começar sabendo que tenho potencial pra ser fotografo agradeço desde de o começo.

abraço
Fotografo Casamenteiro usuário assíduo de Nikon hahaha

Site: http://www.kyonoandre.com.br | Blog: http://www.spfotografodecasamento.com.br | facebook.com/kyonoandrefotografo


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2011, 13:20:31
Acho que isso acontece por acaso, vc começa, os serviços aparecem e derrepente vc está todo tomado pela fotografia, tem que começar pra ver onde chega´, comigo foi assim, um serviço aqui, um alí, derrepente eu era fotógrafo e nem sabia, a tempos vivo exclusivamente de fotografias... Tem que pagar pra ver.  :ok:


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2011, 23:50:48
 Apostar na carreira é a única maneira de saber se vai dar certo ou não.
 
 Porém, fotografar bem eu diria que é 50% do caminho, os outros 50% são investimentos em equipamentos, marketing, relacionamento com clientes, entre outras coisas.

 


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2011, 19:02:03
É verdade Luiz, hoje mais do que nunca o marketing correto é muito importante e fazer boas amizades deve ser cultivado, trabalho com TI e nas últimas vezes que troquei de emprego foi com base na indicação de amigos de profissão.

De mais, manter em mente um pensamento Estóico: "O trabalho te libertará!".
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


Sato5.6

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2011, 20:56:01
Citação de Guarnieri:Porém, fotografar bem eu diria que é 50% do caminho, os outros 50% são investimentos em equipamentos, marketing, relacionamento com clientes, entre outras coisas.

Concordo. :ok:
 
Tem que suar a camisa, conviver e aprender com outros fotógrafos, ler publicações e estudar composição, luz, técnica e equipamentos. Em breve virá uma legislação para o exercício dessa profissão mas uma boa parte destes profissionais é auto de data como eu, tendo um curso aquí ou alí, tendo trabalhado com outros profissionais etc.
Pra alguns, ppte no meu caso, fotografia é uma forma de expressão como poesia, para outros documentos e registros de um fato...acho que estes últimos se darão melhor no gerencimento de seus negócios kkkk.
Mas se vc tem boas fotos já é um passo. Então boas fotos e sucesso!
« Última modificação: 23 de Abril de 2011, 20:57:09 por Sato5.6 »