Autor Tópico: CORES COM A 7D  (Lida 11111 vezes)

THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #30 Online: 24 de Abril de 2011, 09:54:11
Ana, não faz muito sentido a sua afirmação. A 7D tem uma excelente precisão em cores e bem fotometrada praticamente não sofre com alterações de iluminação.
Vixiiiiiiiii... ainda não conheço uma Canon que tenha excelente precisão em cores, todas puxam para o magenta, alaranjado, nunca foram iguais às Nikon e Sony, é um problema que ainda não foi resolvido nem nos modelos mais novos. Ana, vai ter que morrer na pós-produção sim, apesar de ser usuário Canon, não gosto das cores também.  :no:
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 09:55:49 por THUNDER »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #31 Online: 24 de Abril de 2011, 12:29:21
Vixiiiiiiiii... ainda não conheço uma Canon que tenha excelente precisão em cores, todas puxam para o magenta, alaranjado, nunca foram iguais às Nikon e Sony, é um problema que ainda não foi resolvido nem nos modelos mais novos. Ana, vai ter que morrer na pós-produção sim, apesar de ser usuário Canon, não gosto das cores também.  :no:
http://www.imaging-resource.com/PRODS/D90/D90IMATEST.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/D700/D700IMATEST.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/D7000/D7000IMATEST.HTM
e a 7D
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E7D/E7DIMATEST.HTM

Por mais que me esforce, não consigo ver esta diferença na precisão. Vejo sim, cores mais frias na Nikon e cores mais quentes na Canon. Eu gosto de cores mais quentes.

A despeito das imagens serem iguais as da Nikon e Sony, dificilmente serão mesmo. Nikon e Sony usam o mesmo sensor e por isso têm resposta semelhantes. Qual está mais certa e qual está mais errada? Não sei, cada um busque o que acha melhor.
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 12:33:43 por Hector. »


Doncarmelo

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
  • http://www.olhares.com/doncarmelo
    • http://www.flickr.com/doncarmelo
Resposta #32 Online: 24 de Abril de 2011, 13:06:33
Bom então tudo é uma questão de gosto!!! E de adaptação a Marca!!!


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #33 Online: 24 de Abril de 2011, 16:52:03
http://www.imaging-resource.com/PRODS/D90/D90IMATEST.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/D700/D700IMATEST.HTM
http://www.imaging-resource.com/PRODS/D7000/D7000IMATEST.HTM
e a 7D
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E7D/E7DIMATEST.HTM

Por mais que me esforce, não consigo ver esta diferença na precisão. Vejo sim, cores mais frias na Nikon e cores mais quentes na Canon. Eu gosto de cores mais quentes.

Esses reviews normalmente não conferem com a realidade do nosso dia a dia, a nossa realidade é outra, cada hora estamos num lugar diferente, com luz diferente e tudo muda, todo mundo ta careca de saber que a Canon entrega um magentão alaranjado, isso ja foi discutido em outro tópico, acho que foi nosso amigo Natão que até citou as antigas Nikons de CCD, aquilo sim tinha fidelidade de cor, concordo quando a forista reclama, ja usei várias Nikons, uma Sony e muitasssss Canons, posso dizer com propriedade que as cores das Canons são horríveis comparada às outras, tem que ter na mão, usar no dia a dia para ter conhecimento de causa.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #34 Online: 24 de Abril de 2011, 16:56:01
Bom então tudo é uma questão de gosto!!! E de adaptação a Marca!!!
Não, não é tudo questão de gosto, é de bom senso mesmo, só pq uso a marca X vou defendê-la de erros ???
De forma alguma, esse magenta alaranjado é uma coisa que peca demais nas Canons, confesso que achei que diminuiu na 60D em relação às mais antigas, mas ainda está longe de ser fiel, bem longe por sinal, a gente tem que rebolar no LR e PS mas fazer o que...
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 16:56:31 por THUNDER »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #35 Online: 24 de Abril de 2011, 20:40:10
Esses reviews normalmente não conferem com a realidade do nosso dia a dia, a nossa realidade é outra, cada hora estamos num lugar diferente, com luz diferente e tudo muda, todo mundo ta careca de saber que a Canon entrega um magentão alaranjado, isso ja foi discutido em outro tópico, acho que foi nosso amigo Natão que até citou as antigas Nikons de CCD, aquilo sim tinha fidelidade de cor, concordo quando a forista reclama, ja usei várias Nikons, uma Sony e muitasssss Canons, posso dizer com propriedade que as cores das Canons são horríveis comparada às outras, tem que ter na mão, usar no dia a dia para ter conhecimento de causa.

Thunder, nesta mesma discussão ficou bem claro que a Nikon tende ao azul. Portanto, é questão de gosto. Não uso meu equipamento em uso profissional, mas acompanhando a Nikon (D80, D90 e D700) a que tem as melhores cores é a D80. O Branco da Nikon não é branco, é gelo. Isso é definição de precisão de cores?

Os reviews que citei são bem completos, nada de meia boca como se vê na maioria dos reviews. Usam todas as condições previstas no nosso cotidiano e o que mais influencia o trabalho é a correta exposição e os set-up´s das máquinas.

E por falar da D80, ela é muito mais próxima da 7D do que da D90, D300´s e D700 (alguns até criticam as cores das gerações posteriores a D80). Mas na dúvida, posso daqui a alguns dias pegar as 4 câmeras e comparar.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #36 Online: 24 de Abril de 2011, 21:05:19
Thunder, nesta mesma discussão ficou bem claro que a Nikon tende ao azul. Portanto, é questão de gosto. Não uso meu equipamento em uso profissional, mas acompanhando a Nikon (D80, D90 e D700) a que tem as melhores cores é a D80. O Branco da Nikon não é branco, é gelo. Isso é definição de precisão de cores?

Os reviews que citei são bem completos, nada de meia boca como se vê na maioria dos reviews.
E por falar da D80, ela é muito mais próxima da 7D do que da D90, D300´s e D700 (alguns até criticam as cores das gerações posteriores a D80). Mas na dúvida, posso daqui a alguns dias pegar as 4 câmeras e comparar.
Meu caro Hector, pode ter certeza que o azul da Nikon é mínimo, quase imperceptível, e isso não é gosto pessoal, é só conferir com usuários, resumindo, se o usuário fizer as fotos em jpg elas já sairão prontas, pode acreditar. Vc tem razão em dizer que alguns criticam as cores dos modelos posteriores à D80, usei a D90 e achei as cores bem lavadas masssssssss... sem muita tendência para uma cor ou outra. E discordo quando vc diz que os reviews não são meia boca, tudo alí é controlado, quando trabalhamos com o equipamento profissionalmente, não sabemos o que vamos encontrar pela frente, no meu caso igrejas com luzes mistas e aí por diante. Já ouve outro tópico dessse tipo aqui, onde o usuário migrou de compacta para dslr canon e quase infartou quando viu os resultados. É líquido e certo que as cores das nossas Canons precisam melhorar e muito, se tiver oportunidade de fazer os testes "vc mesmo" na prática vai me dar razão. Precisão por precisão não tem como comparar Nikon e Sony com Canon. Sofro para corrigir as cores das minhas canons, seja no LR ou PS, isso é uma realidade. Mexer nos Picture Styles também não resolve, tem que ser no pós mesmo e no múque rsrsrs...
« Última modificação: 24 de Abril de 2011, 21:08:35 por THUNDER »


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #37 Online: 24 de Abril de 2011, 21:19:34
Meu caro Hector, pode ter certeza que o azul da Nikon é mínimo, quase imperceptível, .... quando trabalhamos com o equipamento profissionalmente, não sabemos o que vamos encontrar pela frente, no meu caso igrejas com luzes mistas e aí por diante.

Thunder, é aí que, na minha opinião, você se engana da diferença das cores nas Nikon. O lavado que você vê é o azul. São cores frias e lavadas influênciadas pelo azul.

O vermelho da Canon se mostra diferente. Torna as cores mais quentes e saltam mais aos olhos.

E quanto às fotografias dentro de igrejas, rssss. Eu não fotografo profissionalmente, mas sei o que você está falando por caus de meu pai. Na época da D80 as cores eram mais bonitas, mas influência dessas luzes era muito forte a ponto de amrelar e desconfigurar todas as cores. Com D90 o problema foi diminuído. Já nas minhas fotos pessoais, são poucas as fotos em Jpeg em que um vermelho se destaca. Parece mais ser o tempo de medição do que a câmera em si.

Já fotografou em um templo budista?

Agora pós produção é quase indispensável.

O que mais me intriga nesta discussão é o fato da Ana gostar mais das cores da XTi.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #38 Online: 24 de Abril de 2011, 21:32:38
Thunder, é aí que, na minha opinião, você se engana da diferença das cores nas Nikon. O lavado que você vê é o azul. São cores frias e lavadas influênciadas pelo azul.

O vermelho da Canon se mostra diferente. Torna as cores mais quentes e saltam mais aos olhos.

E quanto às fotografias dentro de igrejas, rssss. Eu não fotografo profissionalmente, mas sei o que você está falando por caus de meu pai. Na época da D80 as cores eram mais bonitas, mas influência dessas luzes era muito forte a ponto de amrelar e desconfigurar todas as cores. Com D90 o problema foi diminuído. Já nas minhas fotos pessoais, são poucas as fotos em Jpeg em que um vermelho se destaca. Parece mais ser o tempo de medição do que a câmera em si.
Vixiiii isso vai longe, ao contrário de vc, fotográfo profissionalmente e vivo disso, tenho um volume razoável de trabalho e ainda não me convencí que esse magenta alaranjado das canons seja coisa pessoal, tenho contato com muita gente que usa 5D II, 7D etc, 99% reclama desse fato. Que a Nikon tem azul isso é fato mas que o magenta alaranjado das canon e bem mais "berrante e intenso" isso não há dúvidas, pegue uma D40X e faça alguns cliques rsrsrs, vc vai infartar quando ver a precisão das cores. Essa da Ana gostar mais das cores da xti também não entendí  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Outra dúvida que tenho, mudando de pato para ganso, esses dias conversando com nosso colega AlexssanderS nos pegamos em um fato que sinceramente ficamos curiosos. O uso de lentes mais claras, poderia aumentar o ruído ? Quando uso minha 50mm 1.8 ( por exemplo) em minha 5D II, parece que estou fotografando com Alpha A100, a rainha do ruído, que por sinal tem cores impecáveis rsrsrs... Sabe algo sobre ?


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #39 Online: 24 de Abril de 2011, 22:16:26
Vixiiii isso vai longe, ao contrário de vc, fotográfo profissionalmente e vivo disso, tenho um volume razoável de trabalho e ainda não me convencí que esse magenta alaranjado das canons seja coisa pessoal, tenho contato com muita gente que usa 5D II, 7D etc, 99% reclama desse fato. Que a Nikon tem azul isso é fato mas que o magenta alaranjado das canon e bem mais "berrante e intenso" isso não há dúvidas, pegue uma D40X e faça alguns cliques rsrsrs, vc vai infartar quando ver a precisão das cores. Essa da Ana gostar mais das cores da xti também não entendí  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Outra dúvida que tenho, mudando de pato para ganso, esses dias conversando com nosso colega AlexssanderS nos pegamos em um fato que sinceramente ficamos curiosos. O uso de lentes mais claras, poderia aumentar o ruído ? Quando uso minha 50mm 1.8 ( por exemplo) em minha 5D II, parece que estou fotografando com Alpha A100, a rainha do ruído, que por sinal tem cores impecáveis rsrsrs... Sabe algo sobre ?

Coisa pessoal que me refiro é o gosto e não a cor. A tendênci ao vermelho existe, mas salta mais aos olhos ddo que as cores lavadas e azuladas. Por isso que digo que prefiro as cores mais quentes da Canon.

Quanto ao ruído, é ruído ou granulação? Pois não tenho a mínima idéia do que pode ser. Outra coisa que pode parecer isso é o fato da densidade de pixeis da 5Dmk2 ser muito grande. Já vi isso em uma comparação da D700 com a 5Dmk2. As fotos da D700 parecem ser melhores. Menos ruído e menos granulação. Mas só em crop 100%. Quando as fotos da 5Dmk2 são redimensionadas para o tamanho das fotos da D700, a nitidez, o ruído e a granulação ficam muito melhores que a D700.

Tem um review que desmistifica isso, mas agora não me lembro qual é. Acho que é no Photographybay.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #40 Online: 25 de Abril de 2011, 09:32:42
THUNDER, já tentou inserir um colorchecker em seu workflow??
___________________
E a lente não deveria interferir no nível de sinal X ruído do sensor. São coisas beeem distintas. Nunca ouvi/li relatos sobre esse tipo de interferência. Será que não foi a condição da luz no local da captura?? Ou é uma sensação que vem se apresentando rotineiramente??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #41 Online: 25 de Abril de 2011, 10:10:21
THUNDER, já tentou inserir um colorchecker em seu workflow??
___________________
E a lente não deveria interferir no nível de sinal X ruído do sensor. São coisas beeem distintas. Nunca ouvi/li relatos sobre esse tipo de interferência. Será que não foi a condição da luz no local da captura?? Ou é uma sensação que vem se apresentando rotineiramente??
Professor Sr. Hyde muito bom dia e obrigado por nos dar um help, sinceramente não sei o que vem a ser colorchecker em seu workflow !!!
Explica pra gente aí rsrsrsrs...
Então, achei isso e AlexssanderS disse que ja ouviu também, dei exemplo da 50mm 1.8 II, parece que as cores ficam lavadas e o ruído aumenta visivelmente sim, ou eu poderia estar confundindo imagens "moles" com ruidosas !!! sei lá, é complexo mas que muda alguma coisa isso muda, poderia ser a qualidade da lente ? me lembro que com a Sony Alpha usando uma minolta 50mm 1.7 isso não acontecia, cores vibrantes e nada de ruído ( em se tratando de Alpha, em iso 100 é claro ) conto com sua ajuda professor.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #42 Online: 25 de Abril de 2011, 14:58:49
Workflow = Fluxo de trabalho

Color Checker:




http://xritephoto.com/ph_product_overview.aspx?id=1257&catid=28&action=overview
http://www.babelcolor.com/main_level/ColorChecker.htm

________________________

Cara, sou professor não. Aqui aprendo muuuito mais que ensino...

Tem que ver se esse 'ruído' tá aparecendo só na parte desfocada da captura. Se sim, não é ruído. É característica da construção da lente. É uma espécie de assinatura que todas as lentes tem. Essa assinatura é facilmente percebida quando se trabalha com diferentes lentes, mas mantendo sempre as mesmas características nas fotos, por exemplo, baixo ISO, alta velocidade de obturação, muita luz e curto DOF. Com o tempo percebemos que cada lente tem uma 'alma' diferente. Uma 50/1.4 da Canon, é diferente de uma Nikon, que é diferente de uma Sigma, que é diferente de uma Zeiss e por aí vai.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #43 Online: 25 de Abril de 2011, 15:09:08
Até mesmo pelo nível de constraste pode-se identificar esses problemas... mas essas 50tinhas mais baratas são assim mesmo, as vezes até melhor em nitidez em várias aberturas do que as 50tonas mais caras, no entanto as suas cores são mais lavadas, gerando imagem com pouco contraste, além de a construção ser bem inferior... isso justifica a diferença de até 6x mais barata uma 50mm top... ou achaste que era só abertura?

Eu tenho uma 50mm nikon que as cores são mais fracas sim do que muita 50mm manual que tive... essa 50mm canon é fraquinha pra isso também... já não sei a 50mm f1.4 pois essa nunca usei.

abs.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #44 Online: 25 de Abril de 2011, 15:31:12
Fantástico esse video do Julio Sene sobre percepção visual !!!

A calibração das cores da camera é fundamental para quem trabalha em estúdio. Nos podcast's do Clicio ele também fez um material sobre isso
http://www.clicio.com.br/imgs/Podcast/podcast010.html

Também tem um artigo interessante no site do Instituto Internacional de Fotografia  http://www.iif.com.br/site/2009/07/calibrando-sua-camera/  Aqui ele fala também na calibração através da correção das cores primárias no LR.





Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460