Autor Tópico: AJUDA FOTO BARCO/LANCHA  (Lida 1949 vezes)

Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Online: 19 de Abril de 2011, 01:39:28
Olá Pessoal:

Venho humildemente solicitar ajuda de vocês, hoje um amigo me pediu para fazer fotos de barcos e lanchas que ele fabrica, normalmente as lanchas são brancas e ele me disse que outros fotografos fizeram e as fotos ficou "estorada", ou seja superexposta, pegunto a aqueles que puderem me ajudar que ja fizeram este tipo de trabalho que tem conhecimento neste sentido, qual a lente que deve ser usada para este tipo de foto? quais os cuidados devo tomar neste sentido da foto para nao ficar superexposta? minha maquina canon 500D, com lente do kit 18-55 e uma 55-250. Toda a ajuda sera bem vinda,se as minhas perguntas forem sem nexo, peço por gentileza que ignorem, e aos que me ajudarem meu muito obrigado.   


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2011, 08:30:37
Rogerio, tem muito segredo aí não.

Se o local for apertado, tem que ser uma GA. Se puder ser em local aberto a 18-55 dá conta. Para detalhes da embarcação pode-se usar a 55-250. Todas essas vão lhe atender no quesito enquadramento e DF.

A superexposição é erro do fotógrafo. Se há superexposição é porque foi captada mais luz do que necessário. Então monte uma esquema de luz no local utilizando a luz natural a seu favor. O horário é essencial para esses tipo de foto, em que não dá pra ficar mudando o motivo de posição (um barco é meio complicado de dar uma viradinha pra lá uma empuradinha pra cá e tals...). Daí ter a luz de maneira uniforme na superfície que vai ser registrada e fazer a foto com a exposição correta. Verifique o histograma a cada foto. Se vc não confia no histograma ou no fotometro da cam, compre um fotometro de mão e aprenda a usá-lo. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2011, 09:18:35
Rogerio, tem muito segredo aí não.

Se o local for apertado, tem que ser uma GA. Se puder ser em local aberto a 18-55 dá conta. Para detalhes da embarcação pode-se usar a 55-250. Todas essas vão lhe atender no quesito enquadramento e DF.

A superexposição é erro do fotógrafo. Se há superexposição é porque foi captada mais luz do que necessário. Então monte uma esquema de luz no local utilizando a luz natural a seu favor. O horário é essencial para esses tipo de foto, em que não dá pra ficar mudando o motivo de posição (um barco é meio complicado de dar uma viradinha pra lá uma empuradinha pra cá e tals...). Daí ter a luz de maneira uniforme na superfície que vai ser registrada e fazer a foto com a exposição correta. Verifique o histograma a cada foto. Se vc não confia no histograma ou no fotometro da cam, compre um fotometro de mão e aprenda a usá-lo. Abç,

Mr Hyde:

Obrigado pelas suas valiosas informacoes, sempre vejo vc ajudando que ainda nao tem muito conhecimento na area, em nomes dos iniciamentes, quero dizer que como iniciante fico agradecido e mais doque isso é saber que posso na medida do possivel contar, com pessoas iguais a voce.
Meu muito obrigado, e que o sucesso esteja sempre com voce.

Rogerio


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2011, 09:43:17
 :ok:

Eu quero mais que a galera 'deslanche'  :hysterical:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2011, 09:51:56
Rogerio, tem muito segredo aí não.

Se o local for apertado, tem que ser uma GA. Se puder ser em local aberto a 18-55 dá conta. Para detalhes da embarcação pode-se usar a 55-250. Todas essas vão lhe atender no quesito enquadramento e DF.

A superexposição é erro do fotógrafo. Se há superexposição é porque foi captada mais luz do que necessário. Então monte uma esquema de luz no local utilizando a luz natural a seu favor. O horário é essencial para esses tipo de foto, em que não dá pra ficar mudando o motivo de posição (um barco é meio complicado de dar uma viradinha pra lá uma empuradinha pra cá e tals...). Daí ter a luz de maneira uniforme na superfície que vai ser registrada e fazer a foto com a exposição correta. Verifique o histograma a cada foto. Se vc não confia no histograma ou no fotometro da cam, compre um fotometro de mão e aprenda a usá-lo. Abç,
presta atençao tambem na perspectiva da toma,perto demais essas lentes 18-55,deformam a imagem.
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2011, 09:59:49
presta atençao tambem na perspectiva da toma,perto demais essas lentes 18-55,deformam a imagem.
abs.

Aí sempre cabe uma correção via PS ou LR. Acredito que todas as lentes deformem, umas mais outras menos, a imagem. Quando o trab é profissional, a correção deve ser incorporada ao workflow básico do fotógrafo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ffelicio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2011, 10:06:22
Não tenho tanta experiencia, porém acredito que um cartão cinza 18% possa ajuda lo, claro, se a lancha cobrir a maior parte da foto, assim você consegue pegar os outros detalhe da lancha.
Fernando Felicio
Canon Eos Rebel T2i | Lente Canon 18-55mm | Lente Canon 55-250mm | Flash Canon 430 EX II


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2011, 10:10:09
presta atençao tambem na perspectiva da toma,perto demais essas lentes 18-55,deformam a imagem.
abs.
Percebo este desejo que as pessoas evoluam pelas suas respostas, obrigado mesmo.
Um grande abraço
Rogerio


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2011, 10:12:46
Não tenho tanta experiencia, porém acredito que um cartão cinza 18% possa ajuda lo, claro, se a lancha cobrir a maior parte da foto, assim você consegue pegar os outros detalhe da lancha.
Toda ajuda é bem vinda, obrigado.

Rogerio


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2011, 14:30:21
Aí sempre cabe uma correção via PS ou LR. Acredito que todas as lentes deformem, umas mais outras menos, a imagem. Quando o trab é profissional, a correção deve ser incorporada ao workflow básico do fotógrafo.
dependendo da lente e a distancia, pode nao precisar nada
mas lentes de kit,nao tem como fugir do PS, ou LR, e assim mesmo.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2011, 14:31:48
Percebo este desejo que as pessoas evoluam pelas suas respostas, obrigado mesmo.
Um grande abraço
Rogerio

se trata de transmitir experiencia e poder ajudar a quem consulta,
sucessos.
abs.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2011, 18:49:29
O histograma é o seu melhor amigo...
http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/histogramas1.htm
http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/histogramas2.htm

http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/fotometragem.htm

No caso da Canon 500D, ligue o Highlight Tone Priority
http://digitalprotalk.blogspot.com/2007/10/highlight-tone-priority-image-salvation.html


Se forem fotos do interior ou em doca seca/hangar manda um HDR
http://www.hdrsoft.com/resources/index.html



Olá Pictus:
obrigado, vou acessar o links e ver o conteudo, novamente meu muito obrigado e otima pascoa para vc.


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #13 Online: 21 de Abril de 2011, 01:08:23
Olá Pictus:
obrigado, vou acessar o links e ver o conteudo, novamente meu muito obrigado e otima pascoa para vc.

Pictus:

Tudo bem, gostei dos links que voce me enviou, voce tem outros links?

Obrigado
Rogerio