Autor Tópico: Orçamento  (Lida 6905 vezes)

cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.139
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Online: 19 de Abril de 2011, 08:20:24
Ola ! muito  bom  dia  a  todos.
Bem : apos  dois  anos  de  pequenas  leituras , cursos etc.
Apareceu meus  primeiros  trabalhos , mas  tenho  Dúvidas  com  orçamentos.
Pergunto :  Quanto  devo  cobrar em um aniversário de uma  criança de 5 Anos ,  para  entregar um FOTOLIVRO com  50  fotos ?
Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2011, 10:46:58
Cirinho...

Vc tem que verificar quais serão seus gastos...
Incluindo a aspirina para dor de cabeça (fotografar crianças parece dar trabalho) ao realizar este trabalho...

Já verificou quanto custa um fotolivro?
Vai tratar as fotos? Uma por uma?
Ou tratamento em massa (o que não acho legal)??

Acho que o 1º passo é calcular seus gastos... :ok:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2011, 11:03:27
Uma coisa é certa.... em início de carreira você sempre vai achar barato e o cliente sempre vai achar caro...rss
Uma dica... fotolivro não é barato... na composição final dos custos pesa bastante no orçamento. Ainda mais em festa infantil... que quem contrata começa a pensar que é moleza, brincadeira... do tipo "ah, mas é só a festinha do meu filho".
Eu já vi coisas... que além do cara cobrar barato, o preço do fotolivro ser mais caro do que os serviços de fotografia.
Mais ou menos assim - o cara cobrava R$ 350,00 para 3 horas de festa, mais só o fotolivro custava R$ 250,00 (custo mesmo - a pagar pra encadernadora).
Ou seja, as fotos, o tratamento, a gasolina, o estacionamento, a "aspirina", teriam que sair por R$ 100 pratas.
Aí não dá né. Ele tava vendendo fotolivro, e não serviço de fotografia.
E pior que tá cheio de cara fazendo isso. E por ser festa infantil, os pais ainda acham caro.
Abs.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2011, 11:16:59
Boas. Olha aqui em Brasília, um bom fotógrafo (não um ás renomado) está cobrando R$450,00 para fotografar e entregar um DVD com as fotos Tratadas (duvido que seja uma a uma). Sem fotobook, album... nada. Sei porque contratei um para a festa da minha filha. Bem com album (album muito bom... 80 fotos, diagramado etc...) 2.500,00 há 3 anos atrás. Fotobokk não sei, nunca fiz. Normalmente pego as fotos do fotógrafo e monto eu mesmo no CS In Design então é só a impressão e encadernação, e sai por pelo menos 200,00 (fora as fotos).

Além disso, você tem que ter um local muito bom para imprimir e encadernar, senão se queima.

Bem este é o mercado de Brasília. Importante, sou consumidor destes serviços, não sou fotógrafo.
« Última modificação: 19 de Abril de 2011, 11:17:33 por Portela 2011 »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2011, 11:23:33
Acho que o bacana é você estipular no orçamento o preço de cada coisa:
-A cobertura fotográfica (incluindo os custos diretos, horas de pós-produção e seus ganhos);
-O Fotolivro + Diagramação (dando opções de acabamento e dimensões);
-Outros fotoprodutos;
-Eventuais ampliações individuais.

Não se esqueça de somar sempre o tempo e a responsabilidade que você terá pra fazer/administrar/entregar cada produto/serviço.

Eu acho que assim fica mais fácil do cliente perceber quanto custa cada coisa. Claro, se ele aprovar a a cobertura fotográfica, um super fotolivro e uma porrada de outras coisinhas, dê um desconto.

Abraços!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2011, 11:31:08
Acho que o bacana é você estipular no orçamento o preço de cada coisa:
-A cobertura fotográfica (incluindo os custos diretos, horas de pós-produção e seus ganhos);
-O Fotolivro + Diagramação (dando opções de acabamento e dimensões);
-Outros fotoprodutos;
-Eventuais ampliações individuais.

Não se esqueça de somar sempre o tempo e a responsabilidade que você terá pra fazer/administrar/entregar cada produto/serviço.

Eu acho que assim fica mais fácil do cliente perceber quanto custa cada coisa. Claro, se ele aprovar a a cobertura fotográfica, um super fotolivro e uma porrada de outras coisinhas, dê um desconto.

Abraços!

Assino embaixo o que o Dondon disse.
Tudo especificado, tudo direitinho. Você só não precisa dizer quais são seus fornecedores (se vc tiver mais de um fornecedor de fotolivro, por exemplo, com a mesma qualidade, fica a seu critério enviar para o qual lhe der melhores condições).
Mas tudo deve ser especificado, porque conquistar um cliente é a coisa mais f*dástica do mundo, mas pra perder por "besteirinha" do tipo, cadê minha outra cópia do cd? é fácil fácil.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2011, 12:34:07
Concordo com o Dondon também... Lembrei outro detalhe... no primeiro aniversário da minha filha gastei uma baba com o fotógrafo... foto, album, filmagem... ficou quase o preço da festa.. o maior aperto rsrsrs  :shock:, mas acabamos fazendo sempre as fotos com ele por uma delicadesa que vem sempre fazendo para nossa família. Todo ano, antes do aniversário da minha filha, quando fechamos as fotos com ele, ele nos dá 30 minutos de foto no estúdio dele. Sempe em um dia em que ele está tanquilo. Sei que é um trabalho, mas o custo de material é o cd que ele grava... o tempo que, normalmente ele está parado no escritório e a paciência... porém tem garantido a ele ao menos três festas por ano (da minha filha e de duas amigas de minha esposa... para quem indicamos)... além de sempre o indicarmos para nossos conhecidos. (Obviamnete que não comento da seção que ganhamos para não ferrar o rapaz).

Escolha um detalhe, uma gentileza que você irá cativar seu cliente... mesmo seu preço não sendo o menor do mercado.


rodrigofaria

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2011, 22:01:03
Concordo com o Dondon também... Lembrei outro detalhe... no primeiro aniversário da minha filha gastei uma baba com o fotógrafo... foto, album, filmagem... ficou quase o preço da festa.. o maior aperto rsrsrs  :shock:, mas acabamos fazendo sempre as fotos com ele por uma delicadesa que vem sempre fazendo para nossa família. Todo ano, antes do aniversário da minha filha, quando fechamos as fotos com ele, ele nos dá 30 minutos de foto no estúdio dele. Sempe em um dia em que ele está tanquilo. Sei que é um trabalho, mas o custo de material é o cd que ele grava... o tempo que, normalmente ele está parado no escritório e a paciência... porém tem garantido a ele ao menos três festas por ano (da minha filha e de duas amigas de minha esposa... para quem indicamos)... além de sempre o indicarmos para nossos conhecidos. (Obviamnete que não comento da seção que ganhamos para não ferrar o rapaz).

Escolha um detalhe, uma gentileza que você irá cativar seu cliente... mesmo seu preço não sendo o menor do mercado.

Este fotógrafo tem website? Poderia passar?


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2011, 17:55:59
Leia o artigo do linque abaixo :ok:. Se após isso você ainda tiver alguma dúvida, só o SEBRAE resolve o seu problema  :doh:! Rsrsrss

http://www.fotografia-dg.com/formacao-preco-fotografia/

Ah! E eu também aconselho a todos os outros leitores deste post a acessarem também! Garanto só terem a ganhar - assim como eu ganhei lendo todos os artigos desta série - "Ganhar dinheiro na fotografia", do portal Fotografia DG!

Espero ter ajudado não só a vc, como também a todos os demais colegas! ;-)

Fiquem com Deus e leiam a bíblia!
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2011, 12:23:37

Já dei minha opinião em outra circustância, em relação e esta assunto, que por sinal é bem polêmico.

Todo profissional que qualquer que seja sua área quer ser bem remunerado. Mas não é todo profissional que consegue alcançar seus objetivos.

Existe o cabelereiro que cobra R$ 7,00, existe o salão Jaques Janine

Existe piloto de F1 que praticamente tem que por dinheiro na equipe, existe o Fernando Alanso

Existe o jogador de futebol que recebe 1 salário mínimo, existe o Neymar

Toda profissão tem os profissionais que são extremamente bem remunerados e os que não se dão muito valor.

Existe também a questão do mercado. Pode paracer engraçado, mas tem gente que gosta do brega, inclusive na fotografia e o brega custa pouco.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!