Autor Tópico: Que curso escolher????? Oo  (Lida 4908 vezes)

Gabis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Online: 19 de Abril de 2011, 11:10:36
Ola pessoal... como ja informado em tópico anterior, pretendo seguir carreira na área de fotografia. Andei pesquisando alguns cursos e gostaria de mais opiniões... fazer uma faculdade de fotografia é a melhor opção?? ou tem algum outro curso de graduação com noções de fotografia mas com uma área de atuação mais ampla? Alguém conhece o curso do SENAC, da Escola panamericana de artes, da Universidade Ibirapuera e da Unip?? alguém indica alguma dessas?



dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2011, 11:14:34
Gabis, se pretender realmente abraçar a profissão faça a graduação em fotografia sim, principalmente se for sua primeira faculdade. Depois aprimore sua especialidade fazendo cursos extras e trabalhando na área.

Nesse tópico tem uma longa conversa sobre os cursos disponíveis em Sampa:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=12458.0

Abraço!
« Última modificação: 19 de Abril de 2011, 11:15:57 por dondon »


Gabis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2011, 11:33:16
Ola dondon... Obrigada... dei uma olhadinha no topico é bem bacana!! Quanto a carreira é mesmo como tenho lido... não tem um bom retorno financeiro?? cansei de ser "pobre" pq como técnica ambiental a coisa ta feia _ rs... ou da sim pra ganhar bem nassa área??


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2011, 12:19:16
Ola dondon... Obrigada... dei uma olhadinha no topico é bem bacana!! Quanto a carreira é mesmo como tenho lido... não tem um bom retorno financeiro?? cansei de ser "pobre" pq como técnica ambiental a coisa ta feia _ rs... ou da sim pra ganhar bem nassa área??

 :hysterical: Ganhar bem?! rs

Gabis, para ser rico só sendo ladrão ou genial em alguma coisa (e ainda sim ter sorte e qi).

A fotografia, como qualquer profissão honesta, deve garantir o sustento e o conforto.  :)

Acho que a gente tem que fazer o que gosta da maneira que gosta, dinheiro é consequência.  ;)


Gabis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2011, 13:25:39
:hysterical: Ganhar bem?! rs

Gabis, para ser rico só sendo ladrão ou genial em alguma coisa (e ainda sim ter sorte e qi).

A fotografia, como qualquer profissão honesta, deve garantir o sustento e o conforto.  :)

Acho que a gente tem que fazer o que gosta da maneira que gosta, dinheiro é consequência.  ;)

Mas do jeito que as pessoas que estão na área comentam, a impressão que da é que se ganha muito pouco, pouco mesmo, pq sempre fazem questão de afirmar a baixa renda, ja tava imaginado coisa tipo um salário mínimo(rs...)... não é rica que quero ficar, mas ter como vc falou__sustento e conforto, nada a mais.
« Última modificação: 19 de Abril de 2011, 13:28:20 por Gabis »


Gabis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2011, 13:26:17
 :ok:
« Última modificação: 19 de Abril de 2011, 13:29:36 por Gabis »


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2011, 17:05:11
muitos compartilham esse desejo, no meu caso, contabilidade e financeiro ja deu o que tinha que dar, hoje estou na fotografia como diversao, aprendendo, mais pra frente espero que seja meu hobby principal e quem sabe um da minha profissao
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Gabis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2011, 13:44:34
Então Fernando... nem estou cansada da minha área que atual, mas nunca foi algo que quisesse fazer ,que fosse um sonho...Sempre amei fotografia.
Ja faço algumas montagens, retrospectivas de niver e casamento.. me divirto muito com isso.. mas ainda não é nada profissional... nunca ganhei ($$$$) por esses serviços...
Agora estou sentindo a necessidade de trabalhar com oq realmente vai me dar prazer, algo que me traga um retorno financeiro apenas como conseqüência de algo que amo fazer. Por isso são tantas as duvidas, quero sim ser financeiramente bem sucedida, a final faz parte da felicidade do ser humano, mas tbm quero ser feliz profissionalmente.^^


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2011, 14:14:51
é voce resumiu bem o desejo de muita gente acho q é justamente esse sentimento de acordar cedo e pensar "show d bola vou trabalhar" que muitos procuram, eu confesso que hoje acordo e penso "mas tem q ir mesmo" logico que nao da pra ignorar a profissao nao é afinal é ela que paga as contas e me proporciona ate mesmo a compra de equipamentos ... mas quem sabe no futuro as coisas mudem ... estou com a mesma ideia que voce, assim que eu conseguir concluir minha pos (mais uns 2 meses), vou ver se faço um curso de fotografia tambem e depois um curso de photoshop
abraços e boa sorte ...
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Gabis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2011, 17:53:58
rs... é.. pelo menos pra vc sua atual profissão esta te proporcionando tais regalias.. pq a minha... ta difícil (rs...). Eu fiz 2 cursos técnicos e agora com a decisão de fazer uma faculdade fiquei perdida e apreensiva de sair tanto do foco, mas antes tarde do que nunca. Por isso minha duvida de por qual curso optar... vi vários que mencionam a fotografia (publicidade e propaganda, designer gráfico...) 



bellows70

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2011, 18:42:18
Olá Gabi.
Eu faço fotografia como Hobby, e gosto muito deste hobby.
Fiz o curso do Senac em minha cidade. Valeu muito à pena já que
por hobby não havia a pretensão de investir 2 anos em um curso
superior de fotografia.
Digo com conhecimento de causa que o curso do Senac é exelente !
Foram 3 meses de curso com 3 horas e meia  de segunda a
sexta feira, abrangendo os aspectos mais comuns da fotografia
como a fotografia de estúdio. Valeu à pena.

No seu caso você deverá definir o que a fotografia lhe proporcionará e
o nível de investimento em seu conhecimento em relação à mesma.

Abraço

André Luiz



fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2011, 20:55:16
Olá Gabi.
Eu faço fotografia como Hobby, e gosto muito deste hobby.
Fiz o curso do Senac em minha cidade. Valeu muito à pena já que
por hobby não havia a pretensão de investir 2 anos em um curso
superior de fotografia.
Digo com conhecimento de causa que o curso do Senac é exelente !
Foram 3 meses de curso com 3 horas e meia  de segunda a
sexta feira, abrangendo os aspectos mais comuns da fotografia
como a fotografia de estúdio. Valeu à pena.

No seu caso você deverá definir o que a fotografia lhe proporcionará e
o nível de investimento em seu conhecimento em relação à mesma.

Abraço

André Luiz



eu vi um curso no senac mesmo, entao vale a pena fazer ? assim q termnar a minha pós vou correr atras disso

rs... é.. pelo menos pra vc sua atual profissão esta te proporcionando tais regalias.. pq a minha... ta difícil (rs...). Eu fiz 2 cursos técnicos e agora com a decisão de fazer uma faculdade fiquei perdida e apreensiva de sair tanto do foco, mas antes tarde do que nunca. Por isso minha duvida de por qual curso optar... vi vários que mencionam a fotografia (publicidade e propaganda, designer gráfico...) 



pensa direitinho eu ja tenho um pouco mais de idade entao nao da pra arriscar muito nao mas qdo tinha la meus 20 anos vixi eu olhava pra cara do chefe e tchau, ia batalhar outra coisa mas quem sabe em um futuro proximo nao é por enquanto estou estudando e estudando

Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2011, 08:20:04
Bom, eu tenho um amigo que fez curso superior em fotografia, e a resposta dele para mim resumindo foi.."não vale a pena."

Ele na época recomendou ler muito, e ver muitas fotos sempre que possível. Não é a primeira pessoa que me fala isto.

Acho que o que falta pelo menos no Rio é mais cursos especializados na área que a pessoa quer atuar.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2011, 08:29:15
é particularmente eu nao investiria de cara em uma faculdade, faria um um curso e depois quando a graduação ja estivesse bem estruturada eu partiria pra facul

Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Gabis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2011, 08:44:27
Olá Gabi.
Eu faço fotografia como Hobby, e gosto muito deste hobby.
Fiz o curso do Senac em minha cidade. Valeu muito à pena já que
por hobby não havia a pretensão de investir 2 anos em um curso
superior de fotografia.
Digo com conhecimento de causa que o curso do Senac é exelente !
Foram 3 meses de curso com 3 horas e meia  de segunda a
sexta feira, abrangendo os aspectos mais comuns da fotografia
como a fotografia de estúdio. Valeu à pena.

No seu caso você deverá definir o que a fotografia lhe proporcionará e
o nível de investimento em seu conhecimento em relação à mesma.

Abraço

André Luiz



Então André.... vou dar uma olhada nesse curso, pq oq eu tinha visto no senac foi a graduação com 4 anos. no senac da Lapa em São Paulo. valeu pela dica! ^^