Autor Tópico: Como ganhar uma graninha?  (Lida 16464 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #15 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 13:04:25
Citar
Não vendo nem minhas fotos tiradas pelo meu celular por US$1,00 ! Imagine fotos feitas apartir de um equipamento que custa 5 ou 6 mil reais?! Quanto eu investi em cursos e livros? tem que vender 10.000 fotos para pagar seu equipo..
Acho esses bancos de imagens absurdos e no mínimo ladrões! Por US$ 1 não paga nem seu meio de transporte para chegar onde vc fotografou!

Assino em baixo, não sou profissional mas não vendo minhas fotos por esse valor, mesmo que a intenção fosse ganhar na quantidade, prefiro te-las para minha satisfação do que saber que vendi direito autoral por um dollar. Pior ainda, para depois ver em algum outdoor com lucro de um banco de imagens ou empresa que comprou quase de graça? No way.
 
Nikon/Panasonic Gear


mauhilst

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 10:37:41
Po Gustavo...

agora vc me deixou cabreiro com isso ehheehh  :denken:

imaginei uma foto minha numa propaganda qq de revista e percebi q eu sentiria muito a falta do meu nominho no canto da imagem  :blue:

 :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

sei la hehehe

naum tem nenhum outro site q pague melhor ?! ehhehehe

"Money ! O q é good nóis num Have !!!"
abração...
Mauricio Hilst
MSN
mauhilst@hotmail.com

Equips foto & video:

Aiptek DV6800 3Mpx + SD 1Gb + SD 512Mb
Sony P32 3.2Mpx + MS 256Mb
BENQ DC4500 4.1Mpx + CF 128Mb + CF 128Mb + CAIXA ESTANQUE
Celular Palm Treo 650 Camera VGA + SD 2Gb
Panasonic VHS-C M400 <- VENDO
Sanyo DSC-MZ1 2.1Mpx (Japonesa) <- +/- MORREU

FAÇA SUA PRÓPRIA CAIXA ESTANQUE
Visite: http://eufacoemcasa.blogspot.com


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #17 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 11:37:56
Bem, apesar de achar que "ou chover no molhado", aqui vão alguns endereços pra quem quer tentar vender suas fotos:

www.photosource.com
www.outdooreyes.com
www.píxelquelle.de
www.digitalstock.de
www.pictures.de
www.imagepoint.biz
www.photoactive.de
www.plainpicture.de
www.acclaimimages.com
www.sedoparking.de
www.superjuli.com
www.bilddatenbank.de
www.apply-pictures.de

Bem.. esses são apenas alguns que tenho de memória e espero que sirvam aos amigos que ainda não os conheçam. De cara eles pedem um minimo de 100 fotos porem alguns pedem de 500 a 1000 fotos, paga comissões em torno de 50%. Porém tem quem pague  30 euros por foto no pau. Como tb tem quem pague 0.20 euros por foto, mas alegam que vendem muito e que "vc pode ganhar em torno de 400U$ por mes.....

Espero ter sido útil ao amigo


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #18 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 12:02:35
Ahhh.. concordo com o Gustavo.. esses banco de imagens são MERCENÁRIOS... mas a competição é estimulada pela oferta criada por nossos colegas fotógrafos e pelas agencias e clientes que adquirem o produto deles com menor necessidade de investimento em tempo e produção.

Outrossim, se vcs visitarem os links, vão ver que em alguns bancos de imagem, adota-se o criterio de "clube de download" onde vc paga uma mensalidade e pode baixar a vontade as imagens que quiser.

Acho que esse é um negócio que veio para ficar! Uma tendencia natural da realidade digital.. Particularmente acho que é dar murro em ponta de faca revoltar-se contra esse aspecto do mercado. E penso que o melhor é adaptar-se rapidamente para competir melhor.

Pensemos assim: enquanto dormimos, exite no outro lado do mundo outros milhões de "novos fotografos" semi amadores (rsrsrsr) mas que por força das novas mídias, produzem algum resultado,que será  desejavel para alguém..... e assim vai se estabelecendo uma nova realidade....

Vela o exemplo elogiável (do ponto de vista jornalístico) do FOTOREPORTER do ESTADÃO! O que interessa ao público (e aos editores) é a noticia, e não quem a registrou..

De certa forma isso é bom para o mercado que ve um afluxo de novos valores que nao dependem de Q.I. (quem indica). Assim novos talentos e novos trabalhos vem a publico, independente das panelas existente!! Onde a pressão para manter-se o gargalo só serve  (na minha opinião) para  enforcar nosso mercado no geral, e manter no geral os custos tão altos.

Penso que de qualquer maneira, essa realidade irá contribuir para a formação de novas plateias... de um novo público aficcionado pela informação visual.. Como foi o advento da televisão, do computador etc.. E que quanto mais gente tiver dentro desse negócio, mais barato fica o equipamento. Como acontece com os computadores.

E assim estabelecer-se-à pelo talento e não pelo equipamento! Ao menos quem tem talento poderá ser notado e quem sabe vir a deparar-se com alguma oportunidade profissional.

Vejam os próprios foruns... eles disseminam o CONHECIMENTO, a INFORMAÇÃO que é a melhor e mais importante ferramenta de que dispomos... Antes, o acesso à informação era restrito a quem participava de alguma produção ou  prestava assistencia à algum fotografo ou estúdio, ou ainda dispusesse de tempo e grana para passar por bons cursos com formação específica em fotografia.

Agora, ao menos os foruns torna-se verdadeiras comunidades, fornecendo um pingo de luz a cegos como esse que escreve essa nota.. E só tenho a agradecer por estar vivenciando essa época de transformações tão inéditas.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 01:38:04
excelente o post do Maurício,

compartilho a opinião de muitos aqui, mas como não sou profissional e posso dizer que nem amador sou (talvez semi amador hehehe), pra mim o que entrar é lucro e ver uma foto em uma revista ou coisa do gênero seria até interessante, mesmo que por 1 dólar. O que não acho legal é a publicação, em qualquer mídia, sem que o autor saiba.

Pela lei do direito autoral não é obrigado que se tenha o crédito do autor nas fotos? mesmo que a foto tenha sido comprada?
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 03:40:15
eu prefiro ter os créditos na foto do que 1 real...
Sul Foto Clube


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 08:15:57
É.... essa coisa do Direito Autoral é séria.....

Com raras exceções ninguém respeita.. é uma vergonha ver nos principais  veículos o crédito cedido à "divulgação" etc...

Mas lamentavelmente enquando houver "demanda" e falta de emprego ou trabalho para os Freelas será difícil a mudança nesse quadro.

Entendo a posição do Lucas, acho correta, contudo em alguns casos o sujeito esquece o crédito e só vê o aluguel, a escola dos filhos,o plano de saude, as contas de luz, água, telefone e internet, as contas do hospital, os remédios, o veículo quebrado etc.... e é com isso que os mercenários contam!

O mais importante é a continua mobilização de nossa comunidade. Informação traz a concientização que é o principio da exigencia do respeito!!
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 08:19:19 por mauricio jordan »


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 09:09:10
Olá pessoal! Obrigado pelas opiniões e comentários. Também acho que fotografia não é banana mas infelizmente para quem é iniciante é muito difícil conseguir ganhar um valor justo pelas fotos. Acho que o crédito por uma foto bem feita com certeza é mais valioso que 1 dólar.

Convido-os para visitarem meu novo site Fabio M. Yamauti

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #23 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 10:35:03
o que estou afirmando é: o crédito deve sair mesmo que a foto seja paga.

Ou isso não é verdade?

 
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


olobo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
Resposta #24 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 15:20:38
Depende,

Se vc cedeu os direitos sobre a foto, mesmo que por um dólar, eles podem usar sem colocar os créditos... :nonono:

Acho que é por aí...

[]s

O Lobo
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 15:26:17 por olobo »
O Lobo (Tulio Loyelo) / São Paulo - SP
MSN - olobo2@uol.com.br
Fuji Finepix S5200, Cartão XD 1 Gb, Cartão XD 16 Mb
Filtros UV, Polarizador Circular, Close up +1 +2 e +4
Minhas fotos: olobo2.multiply.com


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #25 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 18:00:50
Foi insistir pois fiquei curioso, segundo a lei do direito autoral você nunca vende uma foto e sim direito de uso da mesma, só não consegui me certificar ainda se nesse caso o crédito deve ser impresso junto à foto. Reparo bastante na revista mergulho, por exemplo, onde todas as fotos trazem no canto o crédito do autor.

"Voltando ao nosso principal alvo – o fotógrafo –, é necessário considerar que o direito ao crédito, ao lado de sua fotografia, é consagrado pela lei, e considerado como direito moral, irrenunciável e inalienável. E isso em qualquer situação, ou seja: para fotografia jornalística, publicitária, ilustrativa de texto etc."

Texto acima retirado aqui
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.b...ub041120034.htm

Tem um FAQ aqui
http://www.saulofong.com/duvidas.htm

E a lei completa aqui
http://www.saulofong.com/direitoautoral.htm

 :thmbup:

Tenho até uma pergunta aqui pro Fernando, que é fotógrafo da Caloi agora (segundo seus posts). Suas fotos são publicadas com crédito?

Detalhe: não sei como é em outros países, mas creio que deva ser semelhante

(e tudo começou com um "como ganhar uma graninha?"  :laughing: )
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2006, 18:02:33 por Kergi »
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


VitorIsaia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 09 de Fevereiro de 2006, 13:10:39
Citar
Não vendo nem minhas fotos tiradas pelo meu celular por US$1,00 ! Imagine fotos feitas apartir de um equipamento que custa 5 ou 6 mil reais?! Quanto eu investi em cursos e livros? tem que vender 10.000 fotos para pagar seu equipo..
Acho esses bancos de imagens absurdos e no mínimo ladrões! Por US$ 1 não paga nem seu meio de transporte para chegar onde vc fotografou!


Gente pense bem, fotografia num é banana!!!
concordo plenamente... vender fotos por 1 dolar é no mínimo menosprezar o seu próprio trabalho...
Vitor Ferreira Isaia . Florianópolis . SC
http://www.flickr.com/photos/vitorisaia

"A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos."


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2006, 16:41:42
Bom, é um lance polêmico, vender a foto a partir de $0,20 deixa a gente com pensamento de desvalorização...
Mas conversando com um amigo de outro forum ele diz que tira em média $150.00/Mês vendendo suas fotos em sites stock e disse que começou com essa atividade em novembro passado...
Particularmente até hoje ganhei muito pouco tentando vender fotos aqui em Mato Grosso, onde o mercado é pra lá de desvalorizado, creio que conseguindo estabelecer uma fonte na faixa de $150.00/mes podendo melhorar com o tempo não é ruim, pois vc vai ganhar na divulgação e na quantidade vendida.
Creio que não se deva colocar fotos especiais, neste caso poderia tentar explorá-la por fora.
Outro lance é que voce como fotografo cadastrado, pode ganhar indicando outros fotografos, sendo que vc ganha com o percentual de vendas de seus indicados também.
Vou começar com a experiencia agora, apesar de estar com pouco tempo livre para trabalhar minhas fotos para submete-las, pois são bem rigidos na qualidade de imagem, no site que parece vender mais fui apressado e tive minhas fotos rejeitadas, estou de molho até me liberarem novamente o upload..
To caso se quiserem tentar é quiserem contribuir com meu cadastro o link é:

http://submit.shutterstock.com/?ref=62408

Se alguem fazer o cadastro me avise por parece que esse link de indicação é meio falho pra quem indica...
A medida que eu fot tendo novidades posso ir postando aqui...
Boa sorte!
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


wguerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
    • http://www.biofotografia.blogspot.com/
Resposta #28 Online: 05 de Abril de 2006, 18:46:00
Citar
Bom, é um lance polêmico, vender a foto a partir de $0,20 deixa a gente com pensamento de desvalorização...
Mas conversando com um amigo de outro forum ele diz que tira em média $150.00/Mês vendendo suas fotos em sites stock e disse que começou com essa atividade em novembro passado...
Particularmente até hoje ganhei muito pouco tentando vender fotos aqui em Mato Grosso, onde o mercado é pra lá de desvalorizado, creio que conseguindo estabelecer uma fonte na faixa de $150.00/mes podendo melhorar com o tempo não é ruim, pois vc vai ganhar na divulgação e na quantidade vendida.
Creio que não se deva colocar fotos especiais, neste caso poderia tentar explorá-la por fora.
Outro lance é que voce como fotografo cadastrado, pode ganhar indicando outros fotografos, sendo que vc ganha com o percentual de vendas de seus indicados também.
Vou começar com a experiencia agora, apesar de estar com pouco tempo livre para trabalhar minhas fotos para submete-las, pois são bem rigidos na qualidade de imagem, no site que parece vender mais fui apressado e tive minhas fotos rejeitadas, estou de molho até me liberarem novamente o upload..
To caso se quiserem tentar é quiserem contribuir com meu cadastro o link é:

http://submit.shutterstock.com/?ref=62408

Se alguem fazer o cadastro me avise por parece que esse link de indicação é meio falho pra quem indica...
A medida que eu fot tendo novidades posso ir postando aqui...
Boa sorte!
tenho umas poucas fotos no Shutter Stock tb, coloquei só pra ver no q daria, são umas 9 imagens apenas e já renderam uns 2 dolares apenas, só q nem sei como revceber a grana no dia em q tiver uns 1000 U$, rsrsrsrs

é um trabalho até certo ponto passivo, basta fazera foto,tratar e largar por lá, tb acho q pras fotos q não seriam aproveitadas pra uma venda ou outro uso mais rentável (chamo-as de 2ª divisão!) vale a pena sim, principalmente se achar um site q paguem mais do q o S. Stock, tipo esse de 1 dólar...

mais vale pouca grana rendendo do q milhares de fotos paradas no micro, pelo menos pra mim q sou amador e fotografo por hobby.

alguém aí sabe como o Foto Folia paga pelas fotos vendidas?
Existem momentos em que o silêncio fala mais do que mil palavras, em outros uma única imagem muda quebra todo o silêncio.

Wagner Guerreiro
Biólogo / Fotógrafo

Salvador - Bahia
Minhas Fotos


bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #29 Online: 05 de Abril de 2006, 19:03:16
Citar
tenho umas poucas fotos no Shutter Stock tb, coloquei só pra ver no q daria, são umas 9 imagens apenas e já renderam uns 2 dolares apenas, só q nem sei como revceber a grana no dia em q tiver uns 1000 U$, rsrsrsrs
 
Me parece que eles pagam o minimo por volta de $70,00...

Esta paga muito bem pelas fotos, mas parece que é bem mais dificil vender...

http://www.keenimages.com?ai=LZNHCE

O preço é por tamanho da fotos, podendo custar em torno de $150.00 no tamanho maior....
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br