Autor Tópico: Foco x Nitidez - Duvida  (Lida 9215 vezes)

ffelicio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Abril de 2011, 16:20:10
Amigos, fiz uma pesquisa e não encontrei nada parecido com meu problema, vamos lá:
Tenho uma T2i com lentes do kit (18-55mm), acho que o dedo do fotografo amador está com defeito :hysterical:

A maioria das minha fotos não estão saindo focada, principalmente na região dos olhos. Quando vejo os cílios saem borrados e nem aparece os cilios certinho, sempre quando vou fazer o foco procuro focar nos olhos.

A duvida é que nunca sei qual foco usar (Matricial, predominancia central, pontual) e qual a regulagem de Foco que aparece no botão + ou - (botão do zoom do LCD), neste botão aparece manual e um ponto central selecionado ou automatico aparece todas os pontos selecionados. Lembrando que estou usando na minha Canon AF e não manual.

Também não sei se a foto está saindo tremida ou o foco que está ruim, mas mesmo em velocidades acima de 1/60 tenho problema com nitidez.

Existe algum tutorial no forum explicando como focar um assunto. Já vi alguns fotografos focar um assunto e mudar a camera de lugar. Quando tento fazer isso fica pior ainda.


Obrigado por enquanto.
abs
 

Fernando Felicio
Canon Eos Rebel T2i | Lente Canon 18-55mm | Lente Canon 55-250mm | Flash Canon 430 EX II


ffelicio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2011, 21:46:22
Será minha duvida muito primaria??? :shock:
Fernando Felicio
Canon Eos Rebel T2i | Lente Canon 18-55mm | Lente Canon 55-250mm | Flash Canon 430 EX II


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2011, 23:20:53
Fernando, Matricial, Pontual, etc.. não são modos de foco, são modos de fotometria, ou seja, como a camera faz para calcular a exposição correta.

Para que possamos ajudá-lo seria conveniente que vc postasse alguma foto. Melhor ainda, a questão de nitidez é grandemente influenciada pela configuração da camera, desde o tempo de exposição até a configuração de sharpness do Picture Style que vc está utilizando.

Tente postar uma foto ou melhor ainda, faça uma foto em RAW utilizando apenas o ponto central e sem recompor e faça o up do arquivo RAW para algum servidor tipo o megaupload. Baixando o arquivo vai dar para analisar se o problema é de configuração de camera ou algum outro.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2011, 01:20:16
Oi Ffelicio,
não conheço essa Canon, não uso câmeras automáticas. Fotografo há mais de 30 anos só no foco manual.
A qualidade da lente é importante, mas não é o fator determinante para o tipo de foto que você está querendo. O que é determinante? O foco estar correto no ponto que você quer - cílios -, você ter uma mão que NÃO TREMA, soltar o ar dos pulmões antes de clicar e apertar o botão da máquina com uma suavidade Zen. uma abertura por volta de 5.6 também ajuda.
A foto abaixo foi feita assim , com uma Canon T90, Canon 70-210/4, velocidade cerca de 1/60, abertura 4, zoom em uns 180mm, luz natural.

http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/4069899439/

Eu sugiro que você exercite o foco manual, além de aprender a selecionar os sensores de foco da sua máquina. Tem horas em que é melhor você assumir o controle. Se não é foto de ação, entre em ação.
Outra coisa: se você comprar um monopé e aprender a usá-lo, não vai perder mobilidade e suas fotos sairão MUITO mias nítidas também. Pratique a respiração e a estabilidade das mãos.
Aqui tem um link que pode te ajudar a desmistificar muita coisa sobre "sharpness": http://www.kenrockwell.com/tech/lens-sharpness.htm

Abraço,

José Azevedo


ffelicio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2011, 11:53:38
AlexandreS: Caramba, quando alterava a configuração de matricial para pontual ou central, jurava que isso era onde eu queria manter o foco, sendo assim estava fazendo tudo errado mesmo.

Resumindo: Quando eu alterar essa configuração é apenas para fazer a fotometria, certo?

Ex.: Se eu colocar central ou pontual eu aponto para o rosto e faço a fotometria?

Agora quando aberto até a metade o botão para bater a foto a camera busca o foco( com o AF ativado), porém tem uma opção de ativar os 9 pontos de AF ou apenas o central, geralmente qual funiona melhor e como configuro para obter uma foto melhor?
Fernando Felicio
Canon Eos Rebel T2i | Lente Canon 18-55mm | Lente Canon 55-250mm | Flash Canon 430 EX II


ffelicio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2011, 11:59:27
joseazevedo: Exatamente isso quando vc fala de ajustar os sensores. Minha maquina possui 9 sensores de foco, é possivel alterar todos eles, manter apenas o central ou todos ativados. Minha duvida é:

Quando usar todos os pontos ativados?

Quando usar apenas o central?

Se tenho duas pessoas na foto retrato, é possivel ter os dois olhos com nitidez igual? Como fazer esse foco? Foco entre eles?

Talvez seja perguntas de iniantes, porém acredito que muitos tenham esse tipo de duvida aqui.

Obrigado.
Fernando Felicio
Canon Eos Rebel T2i | Lente Canon 18-55mm | Lente Canon 55-250mm | Flash Canon 430 EX II


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2011, 18:47:25
Oi Ffelicio,

como eu disse, eu não conheço a sua máquina. Sei que nas Nikon existem vários sensores e você pode selecionar qual usar para não ter que focar, travar o foco e recompor a imagem. Na Canon deve existir isso também, mas não sei te informar como fazer. Dá uma olhada no manual.

Com relação a ter o foco nos olhos de duas pessoas numa mesma foto, isto só é possível se elas estiverem paralelas ao plano de foco/sensor/filme. Se a cabeça de uma estiver mais pra frente, mais pra trás ou em diagonal, você deve focar na que estiver mais próxima da câmera e usar a profundidade de campo (fechar o diafragma) para que a outra "entre em foco", mas apenas a primeira estará efetivamente em foco.

Faça experiências práticas. Por exemplo: coloque duas melancias ou bolas lado a lado e vá variando com
A - Proximidade do objeto;
B - Planos (gire em torno dos objetos);
C - Variação de diafragma.

Se possível, anote o que você está fazendo, a velocidade e o diafragma de cada foto e depois confira com o que saiu. É a melhor forma de você começar a entender o que acontece e começar a ter condições de prever o que seu equipamento pode render ANTES de fotografar

Abs,

José Azevedo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2011, 19:55:04
Como o nome mesmo já diz o PONTO de foco é um ponto (dãããã) e, portanto, adimensional. Exceto se houver paralelo entre o plano do sensor e os olhos (conforme já explicado pelo Alexandre) é impossível ter 2 olhos (ou 2 pontos quaisquer) em foco ótimo. Trabalhando o DOF pode-se ajustar o profundidade de campo para inserir o 2 pontos distintos (no caso, os olhos) dentro da zona de foco aceitável.
Faça os exercícios propostos pelo Alexandre. Vai ser bem mais fácil a compreensão prática exercitando-se e leia tudo o que encontrar sobre foco e DOF.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2011, 20:23:51
Ffelicio, só complementando.. O modo de medição evaluative faz uma medição de várias áreas do quadro e tenta, baseado num algoritmo interno, achar a exposição correta. Na grande maioria dos casos ele acerta e em outra parte dos casos, com um pouco de experiência, vc saberá quando tem que compensar a exposição para mais ou para menos.

Já as medições pontuais e ponderadas ao centro exigem maior conhecimento do fotógrafo já que são medições "puras" baseadas em cinza 18%. Para um uso correto, é necessário ou ao menos indicado ao fotógrafo conhecer o sistema de zonas.

Portanto, enquanto não pega todos os macetes, utilize a modo "evaluative". Depois com o tempo, entendendo como a camera faz a fotometria, poderá se aventurar em modos mais complexos mas que dão sempre resultados maravilhosos quando bem aplicados.

Abçs !!!

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


erikamartinz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 213
Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2011, 23:42:21
igual eu, quando peguei a minha camera usava tudo no automático, com o tempo foi tudo pro manual..
"Conhecer o caminho não é o mesmo que o percorrer!"