Autor Tópico: Ética na Fotografia  (Lida 1890 vezes)

bellows70

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 25 de Abril de 2011, 17:25:58
Prezados senhores,
Coloquei este tópico em pauta para saber a opinião dos membros do fórum à respeito.
Sou fotógrafo amador com formação pelo curso de fotografia do Senac em minha cidade.
Fotografo até então por puro "Hobby".
Neste fim de semana tive a oportunidade de fotografar o aniversário de 1 ano de minha sobrinha,
quando aconteceu um fato que me desagradou bastante.
Durante a sessão de fotos na festa, por várias vezes quando me posicionava para registrar uma foto e
após ter preparado o fotografado (ciente que criança não faz pose) me aparecia o cinegrafista
com a sua luz halógena  a atrapalhar (amarelando o ambiente). Não tenho preferência por uma ou
outra luz, mas evito "misturar" os dois tipos de luzes".
Levei a situação na esportiva mas achei a atitude do cinegrafista muito imprópria e anti-ética já que
não respeitou a minha hora de registrar a ocasião.
O que mais me impressionou foi quando a base do flash que uso apoiado em uma manopla se soltou e
felizmente consegui segurar o flash no ar (houve apenas um trincado na base do cabo de extensão que
uso o qual consegui colar posteriormente sem prejuízo) e nesta hora do sufoco o danado, o cinegrafista
foi justamente se empenhar em registrar o infortúnio (se assim posso chamar).
Gostaria de saber se os senhores profissionais da fotografia também convivem com estes tipos de "colegas".
Esta é a realidade com corre solta por aí (como a lei do Gerson em que se tenta levar vantagem em tudo) ou ainda
há algum tipo de relação cordial no mercado.
Deixo o relato em discussão.

Abraço 

André Luiz



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2011, 17:32:44
Só pra eu entender, André... Ele fazia parte de uma equipe de foto e filmagem? Ou só foi contratado para a filmagem?  E todas as fotos seriam de sua (André) responsabilidade??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


bellows70

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2011, 18:33:41
O cinegrafista foi contratado apenas para a realização da filmagem do evento. A parte da
fotografia seria da minha responsabilidade.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2011, 18:48:16
Achei sacanagem da parte dele. Em alguns momentos chaves é inevitável mesmo esse tipo de situação. Aì é o fotógrafo equalizar a luz na pós. Mas se vc tá ali na sua e de repente aponta a cam em uma direção para pegar uma determinada cena, que não estava sendo percebida por ele e vc percebe que ele aponta a luz só pra lhe sacanear, cabe vc chegar pra ele e pedir, educadamente, que quando vc fizer um enquadramento em que não esteja sendo apontada a luz dele, ele não apontá-la, porque vc enxergou a foto sem aquela luz amarela.
Se ele der testa, é mandar na lata que ele é anti-ético e que não merece ser contratado novamente pelos seus familiares e amigos de seus familiares e que quando alguém perguntar sobre filmagem fará questão de dizer pra correr léguas dele, porque ele não sabe trabalhar direito.
É claro que cada um tem uma forma de agir e pensar diferente... Eu meteria o dedo na cara dele e mandava o recado na frente de todo mundo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2011, 20:36:33
Isso me deixa louco também, aqui na minha região é desse jeito ( os caras não investem em equipamentos, cursos, em nada ) e acham que a filmagem é mais importante que o próprio evento, no meu caso eu fiz o seguinte, não trabalho com alguns cinegrafístas da região aqui, se a noiva chega e diz que ja contratou eu não pego o serviço e se fecha comigo antes ja aviso que com certas equipes não trabalho. Sofrí muito no início com isso, as últimas vezes que aconteceu eu partí para o bateu levou, se o cara empurra eu empurro 2 vezes mais forte, se joga luz na cara eu disparo o flash de volta até cansar, não deixo barato, ja deixei muito cinegrafista com vergonha mas deixo claro que nunca partiu de mim a provocação, acho maravilhoso quando os noivos resolvem a não filmar, vou ao delírio, fotografia a algum tempo estava meio marginalizada, hoje está em alta e a "filmagem" caindo pelas beradas.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2011, 10:52:45
Mais um tópico sobre a velha briguinha de cinegrafistas e fotógrafos... :D :hysterical:


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2011, 12:00:43
isso vai longe, me diz um fotografo que nunca teve problema com cinegrafista eu te digo que é um fotografo que nunca fotografou eventos, tem que usar diplomacia, e quando não resolver eu gosto de um termo utilizado em um filme muito famoso (vamos ver quem sabe).;..."agressive negociations"...negociações agressivas...

normalmente nos momentos das poses eu tento contar com a colaboração daqueles que posam...eu tento combinar com o cara...vai lá e filma...apaga e me deixa fotografar...normalmente até deixo ele filmar primeiro para ceder algo...então o pessoal entra...o cara filma...vira luz pro outro lado...se não virar eu viro pra ele (essa são as negociações agressivas),

Agora nos momentos chaves...é tentar usar a luz do cara mesmo...nao tem jeito..altera o WB, usa a luz dele como luz de preenchimento, etc...se o cara usar refletor de led fica ate melhor pq a luz é branca...as amarelas são dificeis de conviver, nada que um tropeção "sem querer" no fio não resolva..ehehe

mas é dificil mesmo... outra coisa dificil que eu deparei em um batizado foram os "amadores", caraca....tinha familia que além do fotografo "oficial" tinha vó, sobrinha, tia, amigo...apontando celular, digitalzinha, etc...enche o saco...só dando muita cotovelada pra tirar elsse povo da frente
[]s<br />Joelson


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2011, 13:20:56
Vira e mexe este assunto é colocado em pauta aqui no forum. Existem varios topicos sobre o tema aqui, e tem gerado longas discursões só isso, pois vai ser sempre assim.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/