Autor Tópico: Trocar de máquina (G3 por qual?)  (Lida 10651 vezes)

Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Outubro de 2004, 17:06:14
Pessoal,

Comprei uma Canon G3 no começo do ano, e depois de uns meses notei que aparecia sempre alguns pontos vermelhos bem no centro das fotos.
Não acontecia somente em fotos escuras, e sim em todas as fotos.

Como estava na garantia (não oficial) levei a câmera de volta.
A Canon G3 já havia sido descontinuada, portanto não havia outra câmera igual para trocar.
Ela foi pro conserto e, nesse tempo, estou com uma outra Canon G3 emprestada pela loja (uma refurbished, meio baleadinha, mas tá funcionando).

Depois de muito tempo de enrolação, ligaram pra mim pedindo pra passar lá para negociar uma solução.
Ah, trata-se do Standcenter, não é nenhuma loja estabelecida... não tem Nota Fiscal, nem nada...

Como não existem mais G3 novas no mercado, eu acho que vão oferecer trocar por outro modelo de mesmo valor, ou algo similar. O problema é que nessa faixa de preço (R$1700) não encontro nenhuma outra câmera tão boa quanto a G3!

Nessa categoria de câmeras, acho que eles só trabalham com Canon, Sony e Nikon.
Imagino que as substitutas seriam a Canon G5 ou a Nikon 5400. (Não sei os preços).

Se essa for a proposta deles mesmo (trocar por outra de preço similar), estou pensando em fazer um "upgrade", pagando a diferença por algum modelo que me satisfaça.
Inicialmente, eu estava pensando em uma Nikon 5700, mas preciso pesquisar.

Vocês têm alguma sugestão??

[ ]s

- Rodrigo -
- Rodrigo -


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2004, 22:35:56
A nikon 5700 seria minha escolha hoje se tivesse grana. Mas ela ta salgadinha (la no stand mesmo, vi por 2600)
Como nao tenho essa grana, to indo de Fuji mesmo. Alias, eles não tem Fuji?
 


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2004, 23:40:18
Sou de Minas, mas vejo falarem muito dos Stand/Promo Center ..

Eles tem Fuji sim .. inclusive com preços quases imbativeis .. outro dia me disseram q uma S7000 sai por menos de R$1750,00 ...

é ver para crer mesmo ..

T+


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2004, 23:42:54
Troca difícil. A G3 é um tremendo equipamento, vai ser complicado conseguir tanta qualidade de imagem pelo mesmo preço.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2004, 10:51:43
Infelizmente eles não têm mais a Nikon 5700... só a 5400.
Então minha escolha recai sobre a Canon G6 ou Fuji S7000.

Negociando, acho que daria pra levar a Fuji S7000 sem pagar nada a mais... e como já tenho um Compact Flash de 256Mb e 4 pilhas 2100mAh com recarregador, não teria muitos problemas...

Mas eu nunca usei essa câmera, então só tenho informações dos reviews... e não gostei do fato dela usar sempre interpolação, mesmo quando utilizados os 6Mpixels, que deveriam ser efetivos.

Pelo que li, a S7000 sempre capta a foto com 12Mpixels interpolados, e se outra opção estiver selecionada (como 6Mpixels), ela faz um downsample da imagem.
Além disso, em 6Mpixels não há opção de compressão de JPEG... ela utiliza sempre a mesa (muito alta) compressão!
Pra ter uma idéia, um arquivo de 6Mpixels dela tem geralmente 1.5Mb!

Então minha outra escolha seria a Canon G6... mas aí eu teria que desembolsar uma grana a mais... e não estou muito disposto a isso diante do pouco ganho que teria em relação a minha G3!

O que eu queria mesmo era esperar a Konica Minolta A200, mas eles nem trabalham com a marca.

Preciso de mais opiniões pra decidir! :unsure:

A menos que eu pegue a S7000 e depois venda ela novinha em folha e use o dinheiro futuramente pra comprar a A200! :lol:

Se alguém puder me dar uma luz... vou decidir isso ainda hj.

[ ]s

- Rodrigo -
- Rodrigo -


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2004, 11:20:26
Eu gosto muito da S7000 .. não tenho . mas ficaria feliz com ela ... em relação à G3, não conheço, mas todos dizem q é uma tremenda camera, mas muito elogiam a S7000 tb .. ela tem seus pontos fortes .. todo mundo olha sempre os fracos ...

Não importando sua decisão, posta pra gente o resultado da troca, manda fotos do novo equipamento ..

T+
« Última modificação: 22 de Outubro de 2004, 11:20:48 por Matheus »


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2004, 12:02:50
Citar
[...]
Pelo que li, a S7000 sempre capta a foto com 12Mpixels interpolados, e se outra opção estiver selecionada (como 6Mpixels), ela faz um downsample da imagem.
Além disso, em 6Mpixels não há opção de compressão de JPEG... ela utiliza sempre a mesa (muito alta) compressão!
Pra ter uma idéia, um arquivo de 6Mpixels dela tem geralmente 1.5Mb! [...]
Pode parecer estranho uma câmera fazer 6 MP >> converter pra 12MP >> resize pra 6MP de novo. Mas acontece que no caso da S7000, isso faz todo sentido.

Os 6M iniciais (efetivos) não tem nada a ver com os 6M finais (RGB). Quase todas as câmeras fazem interpolação para transformar os XX Mpixels efetivos em exatamente XX Mpixels RGB. Como o aproveitamento dos pontos efetivos na S7000 é melhor que em outras câmeras, o arquivo final de 6M terá mais detalhes que os de outras câmeras (isto foi o que eu observei).

Quanto a compressão dela, não tenho informações sobre isso, nas dezenas de jpegs que vi dela não consegui detectar artifacts produzidos pela compressão em nenhum deles.

Eu pesquisei muito por essa câmera, li vários reviews e baixei algumas dezenas de fotos pra análise. Acabei gostando mais da Z3 que tava o mesmo preço na BH. (já comentei isso em outro post).
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2004, 12:34:58
As Fuji e as minoltas não costumam usar muitos artfacts em suas câmeras, são câmeras que entregam mais lavadas, o que eu particularmente gosto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mauriciodelia

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2004, 12:49:04
Até agora não tenho o que reclamar da minha S7000. Pelo contrário, tenho me impressionado com ela.  Nunca utilizei nem a 5700 da nikon, nem a G6 da canon para comparar.

Mas isto que comentaram em relação a compressão do JPG é verdade. Seria como se ela tirasse a foto sempre no modo fine, o que para mim, não é grande problema, ja que utilizaria sempre assim e estarei comprando um cartão de grande capacidade(512) em poucos dias.

Mas neste caso, se gostas de fotos menores, te aconselho a baixar as fotos para o computador e compactar, utilizando algum software que permita compactar grande quantidade fotos, como por exemplo ACDSee.

Para quem ia comprar uma S5000 ou uma S1 estou bem satisfeito.
 
Maurício D'Elia - canon


Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2004, 14:02:44
Então Maurício, eu também sempre utilizo a resolução máxima da câmera, geralmente no modo Super Fine.

Mas a S7000 teria como resolução máxima efetiva 6Mpixels, e nessa resolução, não tem opção de Super Fine, Fine ou Normal. Ela utiliza uma fixa, a qual julgo não ter tão boa, tendo em vista o tamanho do arquivo final.
A minha G3, 4 Mpixels, gera arquivos de 2.5Mb em Super Fine.
Se a S7000 gera arquivos de 1.5Mb para 6Mpixels, deve ter uma compressão muito alta (e consequentemente, perdas).

E sobre o problema de usar Compact Flash com a S7000?
Li uma vez que tem uns problema de consumo de bateria.
É recomendável usar somente o XD?

Bom, ainda não tenho certeza, mas acho que vou optar pela S7000.
Depois, se não estiver satisfeito, eu vendo ela e compro uma (quem sabe a Minolta A200) ma B&H.

[ ]s

- Rodrigo -
 
- Rodrigo -


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2004, 14:22:54
Alem do ruido, essa é outra questão que me fez desistir da S7000.
512mb, pra imagens em 12mp e RAW de 6mp é pouco. Eu pensaria no minimo em 1gb com uma camera dessa.
Por isso penso na S5100, pq os 4mp efetivos dela não sofrem interpolação, e ela fornece esses 4mp no modo fine.
Ainda que a compressão seja maior que nas canon (4mp gera aprox 2mb de arquivo), com certeza vai ser a uma taxa de compressão bem menor que na S7000 em 6mp no modo normal.

Mas esse é só 1 dos motivos :)
 


André

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
    • http://www.usefilm.com/photographer/61006.html
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2004, 22:52:45
Sobre esse problema de descarga da bateria na S7000, o que eu li foi que ocorreu somente nas séries iniciais dela, e só ocorria com alguns tipos de cartão, tipo Compactflash da Sandisk. O problema era resolvido com um update do firmware dela. Depois disso, nunca mais ouvi falar desse problema.
André Sant'Anna
Minhas fotos
Minolta Dimage A2
-----------------------------------
Só existem 10 tipos de pessoas no mundo, as que entendem código binário e as que não entendem.


mauriciodelia

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2004, 03:08:47
Olha Rodrigo,

     Realmente, não sei te dizer quanto ao descarregamento das pilhas com o compactflash. O que ouvi falar, que até uma determinado número série desta câmera, isto acontecia. Depois deste número, não acontecia mais. Então, a não ser q compre uma câmera que está parada a muito tempo, não tens como te preocupar com este descarregamento.

     Até porque, um jogo de pilha extra, não custa nem 30 pila.
     
     E convenhamos, um JPG com 1.5 megas de imagem é uma estupidez.  Mas quem estiver insatisfeito, pode usar o CCD-RAW, Que não possue compactação nenhuma.

     Se quiser, tiro uma foto, e te envio.

Maurício
Maurício D'Elia - canon


Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2004, 09:42:55
Pessoal,

O caso se complica... me ligaram dizendo que minha Canon G3 realmente já era. A pessoa que levou a câmera pro conserto disse que a loja (no Paraguai certamente) trocou por outra câmera (que disse ela ser nova, mas duvido).
De qualquer forma, essa outra G3 alega ela ter entregado no Standcenter, mas o cara do stand diz não saber disso.

No final, meu receio se comprovou...

Fui ontem para trocar a G3 que estava emprestada comigo, levei caixa, acessórios, tudo.
O chinês, dono do stand, chegou pra mim de cara e disse que o máximo que ele podia fazer era dar uma Fuji S5100 em troca da minha G3!

Obviamente eu não aceitei, pois paguei R$1700 na minha G3 e a S7000 tá saindo por R$1250!
Eu disse que queria a S7000, e ele falou que eu deveria dar R$500 de diferença!

Resumindo, ele falou que minha G3 desvalorizou de quando comprei, e ele considera que ela vale R$1300 agora...

Só que esse não é o caso!
Ele que perdeu a minha máquina, que estava sob responsabilidade dele... não se trata de troca. Eu ficaria com minha G3 satisfeitíssimo, mas na impossibilidade disso por culpa deles, eu não vou aceitar R$400 de prejuízo!

Isso que dar comprar em Standcenter... na ilegalidade, eles estão mais seguros do que um lojista legalizado.

Ainda vou decidir o que fazer...
Desculpem a mensagem enorme, foi meio que um desabafo!  :angry:

[ ]s

- Rodrigo -
- Rodrigo -


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2004, 10:07:38
Alguma coisa é melhor do que nada.

Me parece que suas chances de reaver a G3 são ínfimas, então qualquer coisa é melhor do que o prejuízo total.

É hora de ter cabeça fria e não pensar somente no que é justo ou injusto, mas no que lhe traz menos prejuízo.

Ivan