Autor Tópico: Fuji HS20 ou Canon SX30 IS  (Lida 78138 vezes)

alis0n

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #240 Online: 23 de Novembro de 2011, 10:24:20
Esses 8MP só podem se referir ao modo EXR já que a densidade de megapixels não muda, é uma só pra qualquer resolução como já foi falado aqui antes.

Achei o trecho. Traduzido pelo google
Fonte: http://www.cameralabs.com/reviews/Fujifilm_FinePix_HS20_EXR/verdict.shtml

"Enquanto o FinePix HS20 EXR é a qualidade da imagem não foi a par com a Cyber-shot Sony HX100V ou Canon PowerShot SX30IS em sua resolução máxima, o HS20 tem a vantagem única de seus modos EXR que reconfigurar o sensor de pixels para melhorar a ruído ou faixa dinâmica - embora com uma queda na resolução de 8 megapixels. Este é o compromisso que você tem que decidir. Se você deseja que as imagens de melhor qualidade na resolução máxima, a competição bateu o HS20, mas se você está disposto a efetivamente perder metade de seu Megapixels total, então o HS20 irá realizar-se confortavelmente seus rivais em matéria de ruído e faixa dinâmica. E é importante notar que você não pode igualar este desempenho em outras câmeras, simplesmente reduzindo sua resolução, como a Fujifilm está fazendo mais inteligente de pixel de grupos na HS20."

Isso se aplica em todos os modos EXR? A diferença é grande como se diz?

Att


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #241 Online: 23 de Novembro de 2011, 13:06:25
Achei o trecho. Traduzido pelo google
Fonte: http://www.cameralabs.com/reviews/Fujifilm_FinePix_HS20_EXR/verdict.shtml

"Enquanto o FinePix HS20 EXR é a qualidade da imagem não foi a par com a Cyber-shot Sony HX100V ou Canon PowerShot SX30IS em sua resolução máxima, o HS20 tem a vantagem única de seus modos EXR que reconfigurar o sensor de pixels para melhorar a ruído ou faixa dinâmica - embora com uma queda na resolução de 8 megapixels. Este é o compromisso que você tem que decidir. Se você deseja que as imagens de melhor qualidade na resolução máxima, a competição bateu o HS20, mas se você está disposto a efetivamente perder metade de seu Megapixels total, então o HS20 irá realizar-se confortavelmente seus rivais em matéria de ruído e faixa dinâmica. E é importante notar que você não pode igualar este desempenho em outras câmeras, simplesmente reduzindo sua resolução, como a Fujifilm está fazendo mais inteligente de pixel de grupos na HS20."

Isso se aplica em todos os modos EXR? A diferença é grande como se diz?

Att

Então, não adianta apenas reduzir a resolução da HS20 para ter fotos melhores. Precisa usar o modo EXR, o qual não permite operações manuais. No EXR podemos escolher reduzir ruídos em ISO alto, no caso de fotos noturnas, ou aumentar a faixa dinâmica em até 1600%, o que pode, segundo o manual da câmera, gerar algumas manchas brancas na foto. Há uma outra opção  do EXR que não me lembro agora.

O que eu estou tentando fazer, no caso do uso manual, que eu prefiro, é tentar fotografar sempre em ISO 100 ou ISO 200, pra reduzir os ruídos. Nada diferente de quando usava um filme ASA100 e tinha apenas essa opção até acabar as poses, seja na noite, seja no dia. No caso da gama dinâmica, como há possibilidade de algumas opções, estou usando o máximo possível no modo manual: 400%. Quanto as cores uso a opção de cores vivas e simulação de filme velvia.
Fuji S7000...meu xodó...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #242 Online: 23 de Novembro de 2011, 14:24:08

O que eu estou tentando fazer, no caso do uso manual, que eu prefiro, é tentar fotografar sempre em ISO 100 ou ISO 200, pra reduzir os ruídos. Nada diferente de quando usava um filme ASA100 e tinha apenas essa opção até acabar as poses, seja na noite, seja no dia. No caso da gama dinâmica, como há possibilidade de algumas opções, estou usando o máximo possível no modo manual: 400%.

Qdo vc fz isso, o iso não é automaticamente convertido pra 400? com a HS10 era assim... aumentava a gama dinâmica, aumentava o iso junto.


João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #243 Online: 23 de Novembro de 2011, 14:44:50
Caros colegas, sou novo aqui no Fórum e estou começando a me interessar por fotografia. Li todo este tópico referente às dúvidas entre a Fuji HS20 e Canon SX30 e estou para comprar minha primeira câmera digital. Li também que as melhores são as Reflex, só que o custo das lentes é um pouco alto.

Não entendo quase nada de fotografia, mas tenho interesse em aprender. Eu usaria a câmera no dia-a-dia, para tirar fotos da família, amigos, festas e viagens quando fizer.

Na minha cidade fui numa loja da Fuji mas não tinha a HS20, apenas a HS10 no preço de R$ 2.300,00. Só que achei esse preço da HS10 na loja da Fuji caro, na Fast Shop eu acho a Nikon D3100 por R$ 1.900,00.

No meu caso que não sei quase nada de fotografia e quero começar a aprender, qual seria a câmera mais indicada. Uma compacta superzoom ou a Reflex D3100 para meu caso?

OBS: na loja da Fuji perguntei ao vendedor se a HS10 era melhor que a Nikon P500 e ele me disse que toda Nikon é melhor que as da Fuji, estranhei essa informação, pois pelo que li aqui a HS20 é superior que a P500 da Nikon e também superiores a Canon SX30 e Panasonic FZ100.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #244 Online: 23 de Novembro de 2011, 15:02:27
Caros colegas, sou novo aqui no Fórum e estou começando a me interessar por fotografia. Li todo este tópico referente às dúvidas entre a Fuji HS20 e Canon SX30 e estou para comprar minha primeira câmera digital. Li também que as melhores são as Reflex, só que o custo das lentes é um pouco alto.

Não entendo quase nada de fotografia, mas tenho interesse em aprender. Eu usaria a câmera no dia-a-dia, para tirar fotos da família, amigos, festas e viagens quando fizer.

Na minha cidade fui numa loja da Fuji mas não tinha a HS20, apenas a HS10 no preço de R$ 2.300,00. Só que achei esse preço da HS10 na loja da Fuji caro, na Fast Shop eu acho a Nikon D3100 por R$ 1.900,00.

No meu caso que não sei quase nada de fotografia e quero começar a aprender, qual seria a câmera mais indicada. Uma compacta superzoom ou a Reflex D3100 para meu caso?

OBS: na loja da Fuji perguntei ao vendedor se a HS10 era melhor que a Nikon P500 e ele me disse que toda Nikon é melhor que as da Fuji, estranhei essa informação, pois pelo que li aqui a HS20 é superior que a P500 da Nikon e também superiores a Canon SX30 e Panasonic FZ100.


Bom, pessoalmente, entre as SuperZoom, eu acho a HS20 a melhor delas.

A HS10, parece que apresenta muito ruído e qualidade abaixo do esperado.
A P500 peca no estabilizador de imagem.

Se tu quiser começar por uma SZ, procure na internet, que tu consegue encontrar a HS20 por menos de mil.
Se tu quiser começar por uma reflex a Nikon D3100 ou a Canon T3i são boas opções.


Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #245 Online: 23 de Novembro de 2011, 15:06:27
Qdo vc fz isso, o iso não é automaticamente convertido pra 400? com a HS10 era assim... aumentava a gama dinâmica, aumentava o iso junto.

Agora sua pergunta me pegou. Não notei isso, confesso, e não estou com a câmera aqui. Quando chegar em casa vou olhar e te respondo.

Caros colegas, sou novo aqui no Fórum e estou começando a me interessar por fotografia. Li todo este tópico referente às dúvidas entre a Fuji HS20 e Canon SX30 e estou para comprar minha primeira câmera digital. Li também que as melhores são as Reflex, só que o custo das lentes é um pouco alto.

Não entendo quase nada de fotografia, mas tenho interesse em aprender. Eu usaria a câmera no dia-a-dia, para tirar fotos da família, amigos, festas e viagens quando fizer.

Na minha cidade fui numa loja da Fuji mas não tinha a HS20, apenas a HS10 no preço de R$ 2.300,00. Só que achei esse preço da HS10 na loja da Fuji caro, na Fast Shop eu acho a Nikon D3100 por R$ 1.900,00.

No meu caso que não sei quase nada de fotografia e quero começar a aprender, qual seria a câmera mais indicada. Uma compacta superzoom ou a Reflex D3100 para meu caso?

OBS: na loja da Fuji perguntei ao vendedor se a HS10 era melhor que a Nikon P500 e ele me disse que toda Nikon é melhor que as da Fuji, estranhei essa informação, pois pelo que li aqui a HS20 é superior que a P500 da Nikon e também superiores a Canon SX30 e Panasonic FZ100.


Esquece essas lojas pra compra uma câmera. A HS10 nem é produzida mais (caso eu esteja errado, podem me corrigir) e foi substituida pela HS20, que dizem ser bem superior. Então, pagar 2300,00 por uma compacta super zoom que nem é das melhores, sendo que, por esse preço, consegue comprar uma reflex de entrada. A minha câmera, uma Fuji HS20 comprei no Paraguai por 720,00. Aqui no DF, numa feira chamada "dos importados", encontra por uns 1300,00, mesmo preço vendidos em lojas da internet já utilizada por muitos usuários deste fórum.

Caso você queira fazer um curso de fotografia, melhor comprar uma reflex, pois será cobrada e melhor utilizada nas aulas. Caso queira aprender fotografar apenas nas tentativas e lendo informações e técnicas na net, nas revistas e nos livros, uma compacta com comandos manuais lhe servirá muito bem.
Fuji S7000...meu xodó...


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #246 Online: 23 de Novembro de 2011, 15:33:20
O dia que vendedor souber de alguma coisa, muitas perguntas seriam evitadas...
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #247 Online: 23 de Novembro de 2011, 16:22:20
O dia que vendedor souber de alguma coisa, muitas perguntas seriam evitadas...

Nunca ensinam ao vendedor sobre o produto que vai oferecer. Acho que só ensinam como enrolar o cliente. Tenta comprar uma moto e pergunta a potência na roda. Verá um cara gaguejar muito.
Fuji S7000...meu xodó...


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #248 Online: 23 de Novembro de 2011, 16:25:25
Citar
Nunca ensinam ao vendedor sobre o produto que vai oferecer. Acho que só ensinam como enrolar o cliente. Tenta comprar uma moto e pergunta a potência na roda. Verá um cara gaguejar muito.
Hahaha perfeito! É exatamente assim quando você pergunta o tamanho do sensor da câmera.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #249 Online: 23 de Novembro de 2011, 16:38:22
Hahaha perfeito! É exatamente assim quando você pergunta o tamanho do sensor da câmera.

Quando pergunta o tamanho do sensor, o vendedor deve medir o LCD da câmera...
Fuji S7000...meu xodó...


alis0n

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #250 Online: 23 de Novembro de 2011, 21:40:19
Então, não adianta apenas reduzir a resolução da HS20 para ter fotos melhores. Precisa usar o modo EXR, o qual não permite operações manuais. No EXR podemos escolher reduzir ruídos em ISO alto, no caso de fotos noturnas, ou aumentar a faixa dinâmica em até 1600%, o que pode, segundo o manual da câmera, gerar algumas manchas brancas na foto. Há uma outra opção  do EXR que não me lembro agora.

O que eu estou tentando fazer, no caso do uso manual, que eu prefiro, é tentar fotografar sempre em ISO 100 ou ISO 200, pra reduzir os ruídos. Nada diferente de quando usava um filme ASA100 e tinha apenas essa opção até acabar as poses, seja na noite, seja no dia. No caso da gama dinâmica, como há possibilidade de algumas opções, estou usando o máximo possível no modo manual: 400%. Quanto as cores uso a opção de cores vivas e simulação de filme velvia.

A discussão tá quente...  :clap:

Quanto a faixa/gama dinâmica ainda tenho dúvidas sobre benefícios e malefícios (e o próprio conceito)... e não encontro nada claro na web: quando pesquiso o assunto sempre encontro o tema direcionado ao HRD - High Dynamic Range. Algum link específico?


alis0n

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #251 Online: 23 de Novembro de 2011, 21:46:09
Então, não adianta apenas reduzir a resolução da HS20 para ter fotos melhores. Precisa usar o modo EXR, o qual não permite operações manuais. No EXR podemos escolher reduzir ruídos em ISO alto, no caso de fotos noturnas, ou aumentar a faixa dinâmica em até 1600%, o que pode, segundo o manual da câmera, gerar algumas manchas brancas na foto. Há uma outra opção  do EXR que não me lembro agora.

O que eu estou tentando fazer, no caso do uso manual, que eu prefiro, é tentar fotografar sempre em ISO 100 ou ISO 200, pra reduzir os ruídos. Nada diferente de quando usava um filme ASA100 e tinha apenas essa opção até acabar as poses, seja na noite, seja no dia. No caso da gama dinâmica, como há possibilidade de algumas opções, estou usando o máximo possível no modo manual: 400%. Quanto as cores uso a opção de cores vivas e simulação de filme velvia.

Tinha deixado a Simulação de filme em Vivido e Cor em Alta, porém achei algumas fotos com excesso de cor. Então deixo a SF em Standard novamente e mantive a Cor em Alta. Resolve 100% o problema de cores lavadas.


João Paulo RP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #252 Online: 24 de Novembro de 2011, 09:05:48

Esquece essas lojas pra compra uma câmera. A HS10 nem é produzida mais (caso eu esteja errado, podem me corrigir) e foi substituida pela HS20, que dizem ser bem superior. Então, pagar 2300,00 por uma compacta super zoom que nem é das melhores, sendo que, por esse preço, consegue comprar uma reflex de entrada. A minha câmera, uma Fuji HS20 comprei no Paraguai por 720,00. Aqui no DF, numa feira chamada "dos importados", encontra por uns 1300,00, mesmo preço vendidos em lojas da internet já utilizada por muitos usuários deste fórum.

Caso você queira fazer um curso de fotografia, melhor comprar uma reflex, pois será cobrada e melhor utilizada nas aulas. Caso queira aprender fotografar apenas nas tentativas e lendo informações e técnicas na net, nas revistas e nos livros, uma compacta com comandos manuais lhe servirá muito bem.

Carlos, realmente aqui nas lojas o preço da HS20 está mais caro que a Nikon D3100 que encontrei por melhor preço na Fast Shop.

A HS20 eu vi com preço bom pela loja www.digitalcam.com.br contudo não sei se essa loja é segura. Dei uma breve pesquisada no Google sobre a loja e fiquei meio inseguro de comprar lá. Mas vou tentar um contato por telefone para saber se eles aceitam retirar pessoalmente.

Vc disse que comprou a sua HS20 no Paraguai. É seguro comprar lá, digo comprar câmera nova ao invés de recondicionada? Pergunto, pois tem uma pessoa que trabalha comigo e o marido dela faz compras lá e se for o caso pediria para ele cotar a HS20 pra mim.

Ainda sobra a linha da Fuji, vc conhece ou já usou a S4000?

Eu estou meio inseguro de invertir numa Reflex de entrada pelo fato de que vou usar a câmera apenas como amador. Não tenho intenção de trabalhar com fotografia. E neste meu cenário de apenas amador e não me tornar profissional valeria mesmo assim o investimento numa Reflex?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #253 Online: 24 de Novembro de 2011, 11:11:56


Eu estou meio inseguro de invertir numa Reflex de entrada pelo fato de que vou usar a câmera apenas como amador. Não tenho intenção de trabalhar com fotografia. E neste meu cenário de apenas amador e não me tornar profissional valeria mesmo assim o investimento numa Reflex?

Nossa, com certeza não há necessidade não. Se mesmo não querendo se profissionalizar vc ainda assim quiser aprender a fundo a técnica da fotografia, a Fuji naõ vai te atender. Mas se essa não for sua intenção, pode pegá-la.


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #254 Online: 24 de Novembro de 2011, 12:24:09
Fiz fotos para comparar o EXR, modo manual e modo automático da HS20. Embaixo de cada link da imagem deixarei os dados da fotografia, para julgarem o que a câmera é capaz.

http://imageshack.us/photo/my-images/687/75759593.jpg/

modo EXR DR, ISO 400, tamanho 4:3 fine, gama dinâmica 1600%, v 1/15, f 2.8 (PRIORIDADE D-RANGE: evita esbatimento e capta a tonalidade em cenas luminosas)

http://imageshack.us/photo/my-images/59/85980999.jpg/

modo EXR HR, ISO 100, tamanho 4:3 fine, gama dinânamica 100%, v 1/4, f 2.8 (PRIORIDADE DE RESOLUÇÃO: para fotografar motivos com detalhe)

http://imageshack.us/photo/my-images/84/59215705.jpg/

modo EXR SN, ISO 800, tamanho 4:3 fine, gama dinâmica 100%, v 1/30, f 2.8 (ISO ALTO/BAIXO RUÍDO: fotografias nítidas com ruído mínimo)

http://imageshack.us/photo/my-images/35/manualg.jpg/

modo manual, ISO 100, tamanho 4:3 fine, gama dinâmica 400%, v 1/4, f 2.8

http://imageshack.us/photo/my-images/694/automatico.jpg/

modo automático, ISO 400, tamanho 4:3 fine, gama dinâmica 400%, v 1/5, f 2.8

E respondendo o que a Helena perguntou ontem, quando aumento a porcentagem da gama dinâmica, não aumenta o valor do ISO, podendo fotografar em ISO 100.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, 12:39:02 por Carlos Roberto »
Fuji S7000...meu xodó...