Autor Tópico: Fuji HS20 ou Canon SX30 IS  (Lida 78141 vezes)

Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #255 Online: 24 de Novembro de 2011, 12:58:45
Carlos, realmente aqui nas lojas o preço da HS20 está mais caro que a Nikon D3100 que encontrei por melhor preço na Fast Shop.

A HS20 eu vi com preço bom pela loja www.digitalcam.com.br contudo não sei se essa loja é segura. Dei uma breve pesquisada no Google sobre a loja e fiquei meio inseguro de comprar lá. Mas vou tentar um contato por telefone para saber se eles aceitam retirar pessoalmente.

Vc disse que comprou a sua HS20 no Paraguai. É seguro comprar lá, digo comprar câmera nova ao invés de recondicionada? Pergunto, pois tem uma pessoa que trabalha comigo e o marido dela faz compras lá e se for o caso pediria para ele cotar a HS20 pra mim.

Ainda sobra a linha da Fuji, vc conhece ou já usou a S4000?

Eu estou meio inseguro de invertir numa Reflex de entrada pelo fato de que vou usar a câmera apenas como amador. Não tenho intenção de trabalhar com fotografia. E neste meu cenário de apenas amador e não me tornar profissional valeria mesmo assim o investimento numa Reflex?

Quando comprei minha câmera, pesquisei em várias lojas no Shopping Americano, no Paraguai. Lá é um dos lugares onde mais se encontra eletrônicos e deixa qualquer um doido, porém, os preço varam muito de loja pra loja e nem sempre o mais caro é o mais seguro. Há duas coisas que é necessário prestar atenção e exigir: comprar a câmera com a caixa original e com a etiqueta do número de série igual ao do corpo do equipamento. Nada de comprar câmera apenas enrolada em plástico, nem dentro de caixas brancas e nem em caixa original, mais sem etiqueta de série. Segundo, exija a nota fisca em Guarani. Os vendedores e o dono da loja irão reclamar, inventar um monte de desculpa, demorar na emissão da nota, porém, bata o pé e não saia sem o documento. Sem a nota, você não tem garantia da Fuji e se cair na alfandega da ponte, vai ter que pagar imposto com o valor da câmera no Brasil.

Não conheço a S4000, mas tenho, há 8 anos, a S7000. Foi uma câmera que me ensinou muito, com controles manuais e ótima pra viajar.

Quanto a ter uma reflex, já que não pretende fazer nada profissional e só quer boas fotos da família, festas e viagens, acho que uma SZ já basta.
Fuji S7000...meu xodó...


alis0n

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #256 Online: 24 de Novembro de 2011, 21:10:10
Estava pesquisando e achei no site Dicas de Fotografia uma matéria muito interessante sobre como tirar fotos nítidas... resolvi compartilhar:

Além dos "segredos" que já conhecemos, como tripé, ISO baixo etc, uma dica interessante é trabalhar com a abertura: na HS20 o máximo de abertura é  f2,8, porém, tecnicamente, as fotos ficariam com melhor nitidez se acrescentássemos +2 = f5,8 seria a abertura ideal (essa regra vale pra qualquer lente, mas não quer dizer que todas vão se comportar bem).

Exemplo:

"Usando uma distância focal de 52mm, ISO 400 e variando somente a abertura e a velocidade (sempre com tripé, disparador remoto e Mirror Lockup só para garantir máxima nitidez) fiz fotos de comparação de uma casa, focando no número na parede. A foto é essa:"




"Agora veja a comparação a seguir: o número, que foi meu ponto de foco, está com a máxima nitidez de cada abertura. Note a diferença de nitidez de uma abertura para outra:"



"É bom lembrar que você deve adequar a abertura com melhor nitidez com a abertura que dá a profundidade de campo que você deseja."

Não tive tempo de testar a HS20, mas podemos descobri qual a melhor abertura pra ela e definir aqui para todos...

Att

Matéria completa aqui.

 


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #257 Online: 24 de Novembro de 2011, 21:48:07
oLHAAAAA, que legal esse teste!!!! A HS20 vai até f/32???  :shock:
Muito bacana mesmo esse teste... não sabia desse macete não. E realmente, fez toda diferença na nitidez!!!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #258 Online: 24 de Novembro de 2011, 21:51:50
ah, agora percebi qeu essas fotos NÃO foram tiradas com a HS20. Até mesmo porque ele fala em mirror lockup, coisa que nao existe na HS20, hehe.
Mas mesmo assim, muito interessante o teste.


alis0n

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #259 Online: 24 de Novembro de 2011, 22:28:28
Estava escrito "Exemplo" e também "Não tive tempo de testar a HS20, mas podemos descobri qual a melhor abertura pra ela e definir aqui para todos...:ok:
« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, 22:29:52 por alis0n »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #260 Online: 24 de Novembro de 2011, 23:48:18
Essa "regra" na realidade não é  a abertura máxima + 2 e sim a abertura máxima mais 2 stop's ou pontos de luz. Para uma lente f/2.8 seria, f/5.6. Para uma lente f/4.0, é f/8.0. Mas isso não é uma regra, o sweet spot das lentes varia muito de lente para lente, e falando-se de lentes zoom, mesmo dentro da mesma lente, varia de acordo com a distância focal. Algumas lentes de DSLR de boa qualidade (o teste foi feito com uma lente de DSLR) tem seu sweet spot bem próximos da abertura total.

E quando se usa aberturas menores, se perde nitidez por difração. http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/diffraction-photography.htm

Quanto maior a densidade de pixels, maior é a abertura para a qual se começa a perder nitidez. Nas compactas este é um cálculo complexo porque quando uma lente começa a ter um bom rendimento em função do projeto óptico, já começa também a perder nitidez por difração. Pode-se dizer que a partir de f/5.6 ou até menos, em uma compacta, já começa a existir perda de nitidez. Entretanto as vezes o sweet spot é em aberturas menores que essa, como f/8, ou então em aberturas menores alguns problemas como falta de nitidez de borda são minimizados, então acaba valendo a pena. Vc tem menos nitidez no geral, mas ela é mais homogênea, de borda a borda, enquanto que com aberturas um pouco maiores temos mais nitidez de centro em detrimento da nitidez da borda. Este é apenas um exemplo.

Bem, apenas aproveitei o embalo. Passei para deixar o link de uma notícia interessante, a Fuji lançou uma UZ com o mesmo sensor da X10.

http://www.dpreview.com/news/2011/11/24/fujifilmxs1

Essa sim promete ser uma UZ interessante para quem gosta deste tipo de camera. Basta saber se a óptica vai acompanhar o sensor e o preço da bichinha.

« Última modificação: 24 de Novembro de 2011, 23:53:04 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #261 Online: 25 de Novembro de 2011, 09:22:43
Alexandre, muito obrigada pelas informações!!

E qto a essa Fuji, muito interessanet!! mas como já disse antes, essa não é a primeira UZ da Fuji com sensor de 2/3". A S100fs já tinha um sensor desse tamanho, e não era lá grandes coisas.
Eu agora só acredito que valerá à pena qdo eu tiver uma na minha mão pra testar, hehe. Qdo eu poder avaliar fotos tiradas por mim, aí eu vou poder dar meu parecer sobre ela. Mas muito interessante saber. Vou até abrir um tópico sobre ela..


alis0n

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #262 Online: 29 de Novembro de 2011, 01:27:25
A velocidade do obturador é até 30'' ou infinito, mas com o dedo no botão do obturador, mas neste caso até com tripé as fotos sairam tremidas. Alguém conhece algum disparador remoto que sirva nela (exceto o RR-80: http://www.bhphotovideo.com/c/product/543625-REG/Fujifilm_15809102_RR_80_Remote_Release.html)?

Att
« Última modificação: 29 de Novembro de 2011, 01:34:53 por alis0n »


juniordilson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #263 Online: 12 de Janeiro de 2012, 10:23:37
Pessoal,

Fiz o acompanhamento deste assunto relacionado a HS-20, pois estava a procura de uma máquina e acabou que optei
pela mesma devido a minha necessidade que era apenas amadora e a tal me atenderia muito bem. Futuramente se eu sentir a necessidade de obter
uma reflex tomarei essa decisão . Mas o meu principal foco para minha publicação é informar a todos, já
que houve pessoas que citaram a loja Digital Cam para a compra da HS20, mas estava com dúvidas se a empresa era
idônea. Portanto, gostaria de compartilhar com todos que a empresa é sim idônea, comprei a Hs20 e com 03 dias me entregaram
a maquina em casa, em uma embalagem super segura e muito bem preparada para não receber impacto, toda lacrada e com a
devida nota fiscal, com garantia de 12 meses, com o valor de R$1.049,00 que pode ser parcelado em 10x sem juros e com
desconto no pagamento a vista! PORTANTO, SENHORES E SENHORAS, RECOMENDO A EMPRESA! Quem quiser entrar em contato comigo
estou a disposição!!!!!!!!! Um abraço...  :D


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #264 Online: 17 de Janeiro de 2012, 09:29:33
 :) Olá pessoal!

Este é meu primeiro post - acabei de me registrar no fórum. Achei o MF exatamente quando buscava um comparativo da HS20 com a SX30. Fiz questão de ler todos os posts que vcs colocarame, e assim optei por comprar a Fuji HS20. Fiz a compra no mercado livre de uma cara no Paraná(que inclusive alguém aqui também já comprou) e deve chegar esta semana.
Sou leigo, mas apaixonado por fotografia. Na verdade também lido com áudio e vídeo, e por isso fui tão criterioso na escolha de minha primeira câmera - verdade, nunca tive uma câmera digital  :hysterical:!
Pretendo usar a HS20 para foto e vídeo. As opiniões de vcs foram determinantes para minha escolha e creio que não vou me arrepender, principalmente por filmar em 320fps e possuir sapata para flash.
Estou super ansioso para que chegue logo a minha e daí vou colocar umas fotos aqui.
O Carlos, a Helena e o Alison foram de muita ajuda com suas análises!

Thaks!


lucasgvt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a fotografar...
Resposta #265 Online: 17 de Janeiro de 2012, 11:42:20
Importante destacar: ela filma em 320 frames por segundo, porém a resolução do vídeo é bem baixa (320 x 112 pixel capture at an incredible 320 frames per second or 640 x 480 pixel capture at an impressive 80 frames per second).

Mas o efeito é muito legal... ainda não testei o 80fps, mas 160 e 320 sim... muito bom...
---Fujifilm FinePix HS20 EXR superzoom 30x
---Fujinon superzoom 30x - Equivalente 24-720mm
Aguardando a chegada:
Canon SL1
Canon 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #266 Online: 17 de Janeiro de 2012, 12:54:57
lucasgvt


Sim, to ligado que a resolução cai em 320fps.

Mas de um modo geral acabei optando por ela mesmo.

Não sei se conhecem este site, mas achei muito massa e foi decisor também:

http://snapsort.com/compare/Canon_PowerShot_SX30_IS-vs-Fujifilm-HS20

Nele dá pra comparar várias câmeras. Também optei por ela pelo peso, como é maior vai facilitar minha empunhadura porque sou iniciante.


lucasgvt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a fotografar...
Resposta #267 Online: 17 de Janeiro de 2012, 13:35:00
lucasgvt


Sim, to ligado que a resolução cai em 320fps.

Mas de um modo geral acabei optando por ela mesmo.

Não sei se conhecem este site, mas achei muito massa e foi decisor também:

http://snapsort.com/compare/Canon_PowerShot_SX30_IS-vs-Fujifilm-HS20

Nele dá pra comparar várias câmeras. Também optei por ela pelo peso, como é maior vai facilitar minha empunhadura porque sou iniciante.

Sim.. A empunhadura é muito boa. Eu tenho a mão grande e ela preenche, semelhante à uma DSLR.
Também sou iniciante e comprei a minha em Setembro. Não me arrependo nem um pouco e, assim que me especializar um pouco, pretendo partir para uma DSLR.

Abraço e parabéns pela aquisição. Você não se arrependerá, assim como eu não me arrependi.
---Fujifilm FinePix HS20 EXR superzoom 30x
---Fujinon superzoom 30x - Equivalente 24-720mm
Aguardando a chegada:
Canon SL1
Canon 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #268 Online: 17 de Janeiro de 2012, 14:10:58
Sim.. A empunhadura é muito boa. Eu tenho a mão grande e ela preenche, semelhante à uma DSLR.
Também sou iniciante e comprei a minha em Setembro. Não me arrependo nem um pouco e, assim que me especializar um pouco, pretendo partir para uma DSLR.

Abraço e parabéns pela aquisição. Você não se arrependerá, assim como eu não me arrependi.


Cara... eu achei este vídeo aqui no youtube e foi a pá de cal:

http://www.youtube.com/watch?v=rfnv9pRUJrU

Eu não tenho grana pra comprar um dslr - aliás o que signifa esta sigla? - então tive que caçar uma câmera que fosse referência pois eu devo ficar com ela muuuuuito tempo  :D


lucasgvt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a fotografar...
Resposta #269 Online: 17 de Janeiro de 2012, 14:14:25

Cara... eu achei este vídeo aqui no youtube e foi a pá de cal:

http://www.youtube.com/watch?v=rfnv9pRUJrU

Eu não tenho grana pra comprar um dslr - aliás o que signifa esta sigla? - então tive que caçar uma câmera que fosse referência pois eu devo ficar com ela muuuuuito tempo  :D


DSLR - Digital Single Lens Reflex
É uma câmera digital que utiliza um sistema automático de espelhos e um pentaprisma para enviar a imagem da objetiva para o visor na parte posterior.

A Fuji já lançou a HS30, porém o preço está bem salgadinho. Aproximadamente U$$ 800,00

http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/s/finepix_hs30exr/
---Fujifilm FinePix HS20 EXR superzoom 30x
---Fujinon superzoom 30x - Equivalente 24-720mm
Aguardando a chegada:
Canon SL1
Canon 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM