Autor Tópico: Fuji HS20 ou Canon SX30 IS  (Lida 78139 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #270 Online: 17 de Janeiro de 2012, 14:34:45
E a Fuji não se rende à redução de megapixels... que pena.


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #271 Online: 17 de Janeiro de 2012, 15:37:35
Não vi muita vantagem na HS30/HS33 em relação à HS20:

http://snapsort.com/compare/Fujifilm-HS20-vs-Fujifilm-HS33-EXR

Quando pesquiso só as especificações dela também não é nada que valha pagar o triplo:

http://snapsort.com/cameras/Fujifilm-HS33-EXR


lucasgvt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a fotografar...
Resposta #272 Online: 17 de Janeiro de 2012, 15:58:45
Não vi muita vantagem na HS30/HS33 em relação à HS20:

http://snapsort.com/compare/Fujifilm-HS20-vs-Fujifilm-HS33-EXR

Quando pesquiso só as especificações dela também não é nada que valha pagar o triplo:

http://snapsort.com/cameras/Fujifilm-HS33-EXR


O que vi de interessante de upgrade é a possibilidade de utilizar o zoom manual durante filmagens, além da melhora no sensor.

Vamos aguardar os review's.
---Fujifilm FinePix HS20 EXR superzoom 30x
---Fujinon superzoom 30x - Equivalente 24-720mm
Aguardando a chegada:
Canon SL1
Canon 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #273 Online: 17 de Janeiro de 2012, 16:03:19
O que vi de interessante de upgrade é a possibilidade de utilizar o zoom manual durante filmagens, além da melhora no sensor.

Vamos aguardar os review's.


Afff... Na HS20 não dá para usar o zoom em filmagens?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #274 Online: 17 de Janeiro de 2012, 16:09:30
Dá sim! Mas segundo um usuário aqui do forum, que comprou a HS20 com intuito tbém de filmar, o foco durante a filmagem é terrível, caso vc utilize o zoom. Parece que ela perde o foco e demora a recuperar. Acho que é isso.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #275 Online: 17 de Janeiro de 2012, 16:10:23
Em todas as superzoom da Fuji dá pra usar o zoom nos vídeos. E o que vocês chamam de zoom manual também sempre esteve presente nos vídeos das câmeras que o possui.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


lucasgvt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a fotografar...
Resposta #276 Online: 17 de Janeiro de 2012, 16:19:07
O que vi de interessante de upgrade é a possibilidade de utilizar o zoom manual durante filmagens, além da melhora no sensor.

Vamos aguardar os review's.

Desculpa pessoal. Corrigindo: "possibilidade de utilizar o FOCO manual durante filmagens."

Escrevi errado.
---Fujifilm FinePix HS20 EXR superzoom 30x
---Fujinon superzoom 30x - Equivalente 24-720mm
Aguardando a chegada:
Canon SL1
Canon 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #277 Online: 27 de Janeiro de 2012, 12:11:24
Galera... depois de mais de uma semana .... uffaaa... minha HS20 chegou... não deu pra usar muito pois tinha reunião na igreja ontem... mas levei e tirei umas fotos. Quando chegeui em casa não tinha luz(maldita light) e não pude ver como ficaram as fotos no PC. Estou muito curioso. O que já posso dizer:

O zoom realemente é fantástico
O peso me agradou bastante, dá bastante firmeza ao empunhar a câmera
A interface não é muito simples, mas nada que uma lida no manual não resolva
O Flash atende bem em distâncias curtas(testei em 15 metros)

No mais ainda não deu pra mexer, pois tive que vir trabalhar, embora a vontade fosse faltar para explorar meu novo brinquedo rsrsrs...


ataliba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #278 Online: 01 de Fevereiro de 2012, 10:33:50
A HS20 filma sim, e sinceramente o zoom manual é muito melhor que o mecânico. Além de ser mais rápido, economiza muito as pilhas.

Na minha experiência com vídeos na HS20, a máquina quando perde o foco ela não consegue focar mais. Não adianta esperar, ela não vai volar a focar corretamente.  O que faço é começa a filmar sem zoom.

O bom é que vc faça seus testes e tire suas conclusões. Se aprender algo compartilha conosco :)


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #279 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:04:23
uau... realmente é difícil filmar... se adptar ao foco é um excelente desafio quando se está filmando. Vou mexer e a medida que tiver sucesso na aprendizagem vou informando. Quero uma ajuda: to interessado em comprar um filtro, mas não sei se invisto em um de macro ou tele ou outro - como disse antes sou leigo.
O que quero é tirar fotos normais de pessoas, mas que o fundo fique desfocado. Já consegui isso com a câmera sozinha, mas é muito difícil. Ele força a barra para deixar tudo no mesmo plano.
Li que com um filtro eu posso alcançar este objetivo com maior facilidade.
Quem pode me ajudar? E que filtros cabem nela?
Detalhe: não preciso de mais zom, só deste efeito mesmo.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.057
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #280 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:11:42
Até onde me consta, vc não vai conseguir qualquer efeito de desfoque acrescentando algum filtro à câmera. Sua câmera tem limitações de compactas, sensor pequeno, e portanto, é bem difícil conseguir um bom desfoque no fundo. Creio que não tenha como obter resultados melhores do que os que vc já conseguiu, com relação a desfoque do fundo.


EmilioMann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #281 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:33:38
Amigo, minha camera é diferente da sua, mas tem uma regrinha basica que aprendi pesquisando para desfocar o fundo num retrato.
Voce deve usar um pouco de zoom, não dá pra usar muito porque se é um retrato, geralmente o alvo está próximo, mas tente usar o maximo que puder e coloque a maior abertura que for possivel. Lembrando que o valor da abertura maior, é sempre o de numero menor. Ex. abertura f2.7 é maior que f5.6.

Resumindo: coloque o mais proximo de f2.7, que a sua camera permitir, dentro do zoom que voce estiver usando. Essa combinação zoom + abertura maior permitida, diminui a "profundidade de campo (DOF)" da foto, resultando nesse desfoque do fundo.

Se a sua camera tiver o modo "retrato", esse modo tambem provoca um desfoque, mas é bem leve.

Se o "sujeito" estiver muito próximo e não tiver como dar nada de zoom, tente tambem usando o modo macro.


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #282 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:42:50
Amigo, minha camera é diferente da sua, mas tem uma regrinha basica que aprendi pesquisando para desfocar o fundo num retrato.
Voce deve usar um pouco de zoom, não dá pra usar muito porque se é um retrato, geralmente o alvo está próximo, mas tente usar o maximo que puder e coloque a maior abertura que for possivel. Lembrando que o valor da abertura maior, é sempre o de numero menor. Ex. abertura f2.7 é maior que f5.6.

Resumindo: coloque o mais proximo de f2.7, que a sua camera permitir, dentro do zoom que voce estiver usando. Essa combinação zoom + abertura maior permitida, diminui a "profundidade de campo (DOF)" da foto, resultando nesse desfoque do fundo.

Se a sua camera tiver o modo "retrato", esse modo tambem provoca um desfoque, mas é bem leve.

Se o "sujeito" estiver muito próximo e não tiver como dar nada de zoom, tente tambem usando o modo macro.



Ok, vou fazer o teste chegando em casa... TKS!


rafguto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
Resposta #283 Online: 06 de Fevereiro de 2012, 12:46:02
Até onde me consta, vc não vai conseguir qualquer efeito de desfoque acrescentando algum filtro à câmera. Sua câmera tem limitações de compactas, sensor pequeno, e portanto, é bem difícil conseguir um bom desfoque no fundo. Creio que não tenha como obter resultados melhores do que os que vc já conseguiu, com relação a desfoque do fundo.

Entendi...

Em relação a lente grande angular, vale a pena comprar? O efeito ficará legal?


ataliba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #284 Online: 08 de Fevereiro de 2012, 14:01:36
rafguto,

A Fuji HS20EXR tem esse efeito e funciona muito bem.

Coloque no modo ADV, selecione a opção PRO FOCUS.

No manual tem na página 23. Vou colocar aqui abaixo:

Adv. ADVANCED (AVANÇADO)
Este m odo combina a s implicidade de
“apontar e disparar” com técnicas fotográficas sofisticadas. A opção Adv.MODO, no menu de fotografia, pode ser usada para e scolher entre os seguintes modos avançados:

PRO FOCUS
A câmera tira até três fotos sempre que o botão do obturador é pressionado, suavizando o fundo para enfatizar o tema principal. A quantidade de suavização pode ser ajustada antes de fotografar pressionando o seletor para a esquerda ou para a direita. Use para retratos ou fotos de flores parecidas com as produzidas por câmeras SLR.

Nota
A suavização n ão p ode ser aplicada nos objetos em segundo p lano que estão próximos demais do tema principal. Se uma mensagem for e xibida informando que a câmera não pode criar o efeito quando foca, tente afastar-se de seu tema ou ampliar. A câmera pode também não conseguir suavizar o fundo se o tema estiver movendo-se; se solicitado, verifique os resultados e tente de novo.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2012, 14:06:25 por ataliba »