Autor Tópico: Fuji HS20 ou Canon SX30 IS  (Lida 77469 vezes)

slimeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 28 de Abril de 2011, 15:36:25
Boa tarde pessoal,

     Estou numa dúvida cruel entre a Fujifilm FinePix HS20 e a Canon PowerShot SX30 IS.
     Não sou profissional nem tenho um foco específico para utilização da câmera. Gostaria apenas de ter uma câmera que me possibilitasse a maior quantidade possível de recursos, sem que para isso exija grandes conhecimentos de minha parte.
     Após uma longa busca e vários comparativos entre as duas, cheguei as seguintes conclusões:
     Vantagens da HS20 sobre a SX30 is:
       Filmar com mais qualidade e com número maior de frames por segundo:
         320 x 112 @ 320fps
         480p      @ 80fps
         320 x 240 @ 30fps
         480p      @ 30fps
         720p      @ 30fps
        1080p      @ 30fps
       Na sx30 is temos:
         320 x 240 @ 15fps
         320 x 240 @ 30fps
         480p      @ 30fps
         720p      @ 30fps

       Consegue disparar até 8 fotos por segundo contra 1,2 fotos por segundo da SX30 is.
       Maior sensibilidade a luz 12.800 ISO
       Maior variação de velocidade de abertura do obturador variando entre Máxima 30s Mínima 1/4000s contra 15s e 1/3200s da SX30 is
       Possibilidade de fazer fotos panorâmicas com apenas um clique e arraste; Na SX30 is é preciso efetuar vários cliques.
       Maior resolução no display LCD (460k dots) contra (230k dots) da SX30 is
       Possibilidade de fotografar em modo RAW. A SX30 is não tem esse recurso. Para quem não conhece o conceito, trata-se da possibilidade de se fotografar sem a perda de qualidade resultante da conversão para outros formatos.
       Além disso ela tem um maior sensor e ustiliza CMOS, mas sobre isso não entendo nada.
       Para quem quer ter controle total sobre foco e zoom, é toda manual, nada automático. Dessa forma, não há ruído de motor do zoom durante a filmagem.
 
       Agora vamos as vantagens da SX30 IS:

     Suas lentes são melhores que a HS20
       Zoom 35x                    contra 30x
       Wide angle 24 mm            contra 24 mm
       Telephoto 840 mm            contra 720 mm
       Aperture (wide angle) f/2.7 contra f/2.8
       Aperture (telephoto) f/5.8  contra f/5.6
       Macro focus 0 cm            contra 1 cm
     Seu visor LCD é rotacional contra um visor que apenas se inclina da HS20
     É menor e menos pesada que a HS20
     Para quem não quer ter trabalho com foco e zoom, é toda automática com zoom motorizado, permitindo também foco manual.
     Além dos dispositivos SD para armazenamento, também são reconhecidos os dispositivos: MMC, MMCplus, MMCplus (HD).
     Uma melhor estabilização de imagens.
    

    Minha grande dúvida agora é justamente sobre o zoom e o foco. Zoom motorizado ou manual? Foco manual ou automático?
    Pela gama maior de recursos, estou mais balançado para a HS20, porém acho muito cômodo um zoom motorizado e me preocupa, como iniciante que sou, o manuseio do foco manual. Tenho medo de nunca encontrar o foco ideal.

    Se por acaso alguém já tiver passado por algo parecido, eu agradeço qualquer informação que possa me ajudar na decisão.
 
Abraço a todos.
« Última modificação: 28 de Abril de 2011, 15:59:58 por slimeira »


voyceik

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2011, 18:17:10
Estou também nesse dilema HS20EXR ou SX30IS...

Mas alguns detalhes: na HS20EXR apesar de ser "manual" o zoom, este parece que é escalonado... ou seja não se consegue fazer um zoom suave nas filmagens... vai em escalas (como tivesse um salto entre um nivel e outro) e também percebe-se um ruido durante a filmagem quando o zoom é utilizado... E nesse mesmo assunto o autofocus causa ruidos em todas as cameras como fosse um pica-pau batendo como som de fundo... para evitar isso somente com um microfone direcional aclopado a entrada mic (quando tem)...


Até o momento consegui perceber:

Prós:

SX30IS - Sistema de estabilização de imagem excelente com zoom impressionante (veja videos de zoom test no youtube) onde se ve videos com aproximação excepcional sem o uso de tripé!
       - Display flexivel em todos os angulos
       - Baterias de Litium

HS20EXR - Sensor CMOS
        - Qualidade de imagem melhor

Contras:

SX30IS - Não filma em 1080p


HS20EXR - Não possui um estabilizador de imagem decente e o autofocus fica perdido nos videos (somente um video sem zoom que achei decente... mas indicava que o "DUAL IS" estava desligado, ou seja sem estabilizador, tem que estar com num tripé!



Eu não consegui chegar a um consenso...

Um amigo meu comprou uma FZ100 mas eu não sei o que aconteceu nas fotos dele que ficaram muito aquém do que eu poderia esperar...

Mas acho que os tres modelos lançados recentemente (FZ100, HS20EXR e SX30IS) são excelentes... vai depender do uso que se faz...

Eu estou tentando verificar se a SX30SI possui uma qualidade de imagem muito inferior a HS20EXR ou não... até o momento os reviews não são animadores...mas também para CCD de 1/2,3" acho que não dá para esperar muito, além disso somente uma 3/4 (GH2) ou uma APS-C, mas o custo triplica...

Por exemplo eu adoraria ter uma D3100 mas já no campo de DSLR, contudo esse modelo me limitaria com a parte de video visto que o Zoom é motorizado pela lente e produz ruidos muitos perseptiveis nas filmagens...e não tem mic-input... Teria que ser uma D5100 + ME-1 (Microfone) e ae fica inviável.



Euclides II

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2011, 21:51:54
Olá, sem dúvida esta escolha é angustiante. Passei por esta situação há pouco tempo e acabei optando pela Fz100. Claro que as fotos não podem ser comparadas com fotos obtidas com uma DSLR, nenhuma das compactas tem esta qualidade, seja Panasonic, Sony, Canon, Nikon ou outra qualquer. Mas se levarmos em consideração a portabilidade das compactas e as facilidades de que dispõem,certamente,aceitaremos como suficiente a qualidade razoável das fotografias. Quanto a minha FZ100 estou bastante satisfeito com os resultados obtidos. Já tirei fotos muito ruins, ruins, razoáveis, boas, muito boas e ótimas. Ainda estou aprendendo, porque existe uma infinidade de opções para testar. Mas algumas das suas características me surpreenderam, como por exemplo o zoom suave (praticamente imperceptível pelo microfone), o excelente foco automático, a série de fotografias em rajada (Burst mode - ótimo para fotografar objetos em movimento )com até 11 fotos/seg na resolução máxima e, também, a impressionante qualidade de vídeo. Outra condição (importante para mim em razão da minha atividade profissional) que ajudou-me a decidir na hora da compra foi a possibilidade de utilizar o formato RAW. No final, como disse, estou realmente satisfeito, mas acredito que estas opções de compra, mais ou menos se equivalem alternando as pequenas vantagens e desvantagens. Não é a toa que todas elas tem seus ferrenhos defensores. Boa compra e felicidades.


voyceik

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2011, 19:39:36
A FZ100 é uma excelente opção sem dúvida! Parabéns pela escolha. Mas como estou buscando uma super-zoom ae gostaria uma com 30X ou mais.

Eu realmente estou começando a deixar como opção a HS20EXR ou a SX30IS, a FZ100 eu estou achando um pouco acima o preço pois senão acabo caindo na D3100, mas antes vou procurar mais sobre a SONY DSC-HX100V e se conseguir por um bom preço, acabo ficando com ela.

Vai ser um salto bem grande... já que ainda uso minha Praktica MTL-3 com um zoom 15-200 + teleconverter 2x todos da yashika.

Eu gostaria de ter uma boa impressão da SONY, pois uso uma W-390 para fotos digital e pequenas filmagens e acho impressionante o que a SONY faz com seus sensores CCD 1/2,3 HAD e estabilização de imagem... imagina com um CMOS...



slimeira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2011, 13:31:52
Pessoal,

Conversando com um colega meu, fui convencido que a HS20 realmente não é para mim. Segundo ele, a maior parte das fotos que tiramos requer rapidez no botão para não perder o momento e para quem não tem habilidade para focar rapidamente o objetivo, muitas fotos serão perdidas.
Todavia, os recursos da SX30 IS não me deixaram seguros o suficiente para escolhê-la. Pesquisei um pouco mais e descobri a Nicon P500 que tem um zoom ótico de 36X e os recursos que não encontrei na SX30. Sendo assim, após algumas pesquisas, estou bem seguro de que a Nicon P500 se enquadra melhor que todas as outras no que se refere a atender às minhas necessidades e limitações.


Phantom

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2011, 11:41:56
Eu tenho uma SX30 e estou vendo nesses dias os novos lançamentos. Ai vai minha opinião:

A HS20 parece que será uma câmera mais rápida e com performance melhor em ISO alta comparado a SX30. Esses são dois pontos que me interessam. Se for realmente bem mais rápida e tiver realmente melhor ISO alta, talvez troque a SX30.

A HS10 por exemplo tinha uma especificação atraente na teoria, porém entrega imagem de baixa qualidade tanto em ISO alta como baixa, quando comparada a SX30. Vamos ver os testes práticos da HS20! Mas gostei de ver que a HS20 pode ser uma camera mais rápida devido ao EXR.

Mas acho que a HS20 não vai agradar quem quer mais praticidade. Ela é maior e mais pesada. O zoom manual é algo que me agrada, mas certamente não agrada a maioria e é ruim para filmagens. Para mim, isso não é problema. Prefiro silêncio na filmagem, do que zoom motorizado com aquele "cliquezinho" do zoom. Também em agrada o zoom manual por sua velocidade. Acho assim: na HS20, vc precisa planejar sua filmagem. Na SX30. é só mandar ver no botào vermelho que a filmagem fica boa, mas vai ter cliquezinho no audio.

O sistema de estabilização de imagem da SX30 é algo a considerar na escolha, é impecável, bom mesmo, até em 140X. Isso faz grande diferença para quem visa fotos com zoom largo.

A HS20 tem sensor maior, o que já é uma coisa muito boa. Agora, CMOS definitivamente não significa melhor qualidade de imagem. A FZ100 é CMOS contemporanea da SX30 CCD, mas entrega imagens de pior qualidade em baixa ISO e principalmente em alta ISO ( o contrário do esperado, segundo a teoria da tecnologia). Me decepcionei com as FZs quando peguei uma FZ35 na mão: qualidade de construção horrível e empurradura apertada. Canon e Nikon são bem melhores no acabamento. Mas veja que por exemplo a FZ100 tem RAW. A SX30 tem também se vc aplicar um CHDK que é um patch que umns malucos desenvolvem para colocar mais funçõe sem alguns modelos de Canon, mas certamente não fica rápido como o RAW nativo da FZ100. A FZ100 perde na qualidade mas é um canhão no "contionuos shotting" perto da tartaruga SX30 nesse quesito. Assim, tudo vai também de sua necessidade e do que vc considera mais importante. Vc usará RAW? Se sim, precisa considerar isso na escolha, mas veja como é a velocidade de RAW na máquina. Tem câmera que tem RAW, mas é muito lento, e o usuário acaba não usando nunca.

Fuji parece ter boa construção também, mas quero pegar uma na mão para saber disso.

A P500 eu não gostei, assim como não curti a P100. A Nikon insisti em ser mão de vaca nas suas superzooms e sempre tiram detalhes importantes do equipamento.Gosto da SLR Nikon como a D5100 e D7000, não entendo porque e Nikon não capricha mais na superzoom. Não fazem melhor porque não querem mesmo.

Na minha experiencia com a SX30, a superzoom é máquina muito prática, que lhe permite bater excelentes fotos (ou filmar) a longa distância. Resolve bem quase todas as situações de um fotógrafo "de família", permitindo ajustes manuais total. Mas fica devendo qualidade em ISO alta e velocidade no "shot to shot". Ainda que permite boas ISO alta não se compara com uma DSLR ou uma compcata avançada como G12 (boa na ISO , mas é outra carroça na velocidade). Por outro lado, para você por exemplo fotografar um teatrinho do seu filho com uma DSLR, precisa levar uma sacola de lentes e em alguns casos um tripé! Para fotografar com uma G12, precisará estar na primeira fila e olhe lá. A superzoom (no caso falo da SX30) vai lhe dar uma ISO alta aproveitável, e você vai pegar de muito lonfge. Segue um exemplo da SX30 com zoom em baixa luz: http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=9389&postdays=0&postorder=asc&start=37155

Assim, pessoalmente eu ficaria entre SX30 e HS20, mas vc precisar pegar ambas na mão e checar na prática a velocidade de operaÇão e ISO alta na HS20, alem da construção. Se for bem melhor mesmo, acho que vale se sacrificar um pouco com o zoom manual nas filmagens e tamanho maior, mas isso vai do seu perfil também.

Não fique muito nos números isolados, veja o conjunto, pois vc vai usar o conjunto.


Veja se consegue direto dos EUA, as do ML é tudo via Paraguai.

  
 
« Última modificação: 18 de Maio de 2011, 12:08:05 por Phantom »


mibresende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2011, 21:09:55
Olá,
sou uma amante de fotografia, fiz publicidade, e agora estou querendo entrar no ramo da fotografia de vez. Como o caminho é longo, estive olhando essa canon sx30 is pra começar. Gosto muito de macros, e de capturar o momento sem ser poser. Gosto da espontaniedade, por isso o zoom 30x, 35x.
Pra terem noção comprei uma fuji finepix s3300, mas eu odiei a imagem, muito ruido, o zoom 26x não funciona sem o flash, e o sensor dela não gostei (a não ser que minha camera estava com defeito). Já devolvi e recebi o reembolso, e agora estou em busca de uma camera realmente pra chamar de minha. Tenho uma compacta da canon sd400 e eu já fiz muita, mas muita foto boa com ela, mas claro, não tem muito recurso...
Espero receber uma ajuda de vocês aqui no forum.
Devo mesmo comprar essas canon sx30is ou qual deveria comprar...? (quero que fique dentro dos $1500)
obrigada
=)
Michelle Resende


Phantom

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2011, 12:52:52
Michelle, se vc precisa de zoom, eu ficaria ainda com SX30 ou HS20, mas somente se a HS20 for bem mais rápida e entregar melhor ISO alta que a SX30. Seria interessante também comparar as imagens entre as duas, porém ainda não achei reviews da HS20.
O que vejo é que a Canon é um tanto conservadora, e quando mostra as especificações já aparece gente dizendo que está ruim e tal. A questão é que quando começam a aparecer as fotos, essa opinião muda.

Se vc não faz questão de zoom, uma DLSR creio que seria a máquina para chamar de sua. Se DSLR for de seu interesse, recomendo dar uma olha em: Pentax K5 (ótima, selada, é maquina para comprar e ficar 15 anos com ela, estabilização no corpo como todas as Ks, mas é cara e não tem assistência oficial no Brasil), Pentax KX (boa pra caramba, fraca para video, barata pelo que oferece, não tem assistência oficial no Brasil), Pentax KR (evolução da KX, mais cara que KX, mas acho que vale a pena a não ser que ache uma boa KX usada com preço bom), Canon T3i (equivalente a KR no preço, boa para video, boa no geral, gostei do conjunto que oferece, logo terá assistência oficial no Brasil, o chato é que a estabilização da Canon é na lente e por isso a coisa fica cara com o tempo, diferente da Pentax), Nikon D5100 (equivalente a KR e T3i no preço, tem assistência, estabilização na lente também, a T3i entrega melhor ISO alta que ela) .

Tem também a Fuji X100, mas nem sei o valor, parece que ainda est´amuito cara. Excelente qualidade, portátil. Mas é lente fixa de 35 mm .

Tente comprar direto dos EUA, se possível. Evite ML, porque a maioria vem do Paraguai e me espanta como uma câmera é vendida no Paraguai mais barata que uma revenda idônea e autorizada nos EUA.



Olá,
sou uma amante de fotografia, fiz publicidade, e agora estou querendo entrar no ramo da fotografia de vez. Como o caminho é longo, estive olhando essa canon sx30 is pra começar. Gosto muito de macros, e de capturar o momento sem ser poser. Gosto da espontaniedade, por isso o zoom 30x, 35x.
Pra terem noção comprei uma fuji finepix s3300, mas eu odiei a imagem, muito ruido, o zoom 26x não funciona sem o flash, e o sensor dela não gostei (a não ser que minha camera estava com defeito). Já devolvi e recebi o reembolso, e agora estou em busca de uma camera realmente pra chamar de minha. Tenho uma compacta da canon sd400 e eu já fiz muita, mas muita foto boa com ela, mas claro, não tem muito recurso...
Espero receber uma ajuda de vocês aqui no forum.
Devo mesmo comprar essas canon sx30is ou qual deveria comprar...? (quero que fique dentro dos $1500)
obrigada
=)
« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 13:00:07 por Phantom »


Euclides II

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2011, 20:26:12
Olá: Seguem links com reviews da Fuji HS20 e outro Canon SX30is, inclusive com amostras de imagens:

http://www.photographyblog.com/reviews/fujifilm_finepix_hs20exr_review/

http://www.photographyblog.com/reviews/canon_powershot_sx30is_review/


Espero que ajude na tomada de decisão.


mibresende

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2011, 13:36:15
Obrigada pela ajuda pessoal... agora preciso apenas comprar. =) Estou pesquisando sites.... não conheço ninguem que esteja indo p os eua... nem euro... nada... vai ter que acontecer em territorio nacional mesmo... valeu =)
Michelle Resende


Piatã

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2011, 21:53:14
cameras fabricadas na China tem qualidade inferior?
no caso de comprar no ML, qual cuidado requer para não obter produto remanufaturado?
obrigado


Phantom

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2011, 16:13:15
Piatã, pode até ser preconceito meu, mas câmera fotográfica  eu só compro MADE IN JAPAN com origem comprovada dos EUA, Alemanha, Japão ou Inglaterra. Posso esperar um ano inteiro até alguém trazer para mim, mas espero, ou importo legalmente.

Não tem milagre. Veja, como pode uma câmera chegar no Brasil, depois de passar por pelo menos três revendas (o contrabandista, o vendedor do Paraguai e vendeder do ML)  por pouca coisa mais cara que uma câmera comprada ao preço dos EUA. Ou esse povo não ganha nada no negócio ou alguma coisa tem nesse circuito.

A China tem produto bom e ruim. Falar que "Made in China" é ruim seria generalizar. Mas eu pessoalmente, não arrisco.

A câmera refurbished tem um codigo (RE se não me engano no número de série), mas esquece isso se passou pelo Paraguai. O problema não é nem pegar refurbished (refurbished é mais barata e não significa coisa ruim), o problema é pegar refurbished como não refurbished, pagando o preço de não refurbished.

Eu sou mais uma usada em bom estado com origem EUA/Japão do que uma zero via ML.


cameras fabricadas na China tem qualidade inferior?
no caso de comprar no ML, qual cuidado requer para não obter produto remanufaturado?
obrigado


Phantom

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2011, 23:04:26
É, parece que a HS20, na prática não é veloz como imaginei que pudesse ser... Assim sendo, vou cutucando minha SX30 até ela acabar, está de bom tamanho para o talento desse fotógrafo :D, quem sabe depois dela uma boa DSLR.

http://dp-master1.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1012&message=38268077&changemode=1

Michelle, se vc precisa de zoom, eu ficaria ainda com SX30 ou HS20, mas somente se a HS20 for bem mais rápida e entregar melhor ISO alta que a SX30. Seria interessante também comparar as imagens entre as duas, porém ainda não achei reviews da HS20.



Phantom

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #13 Online: 26 de Maio de 2011, 07:15:21
Esse video é interessante. A superzoom sofre com perda de qualidade em relação a DSLR, mas olha como é difícil e muito caro ter um longo zoom com qualidade em uma DSLR.
Não tem jeito: ganhos e perdas!
Fico no aguardo dos testes da Dpreview da HS20. Realmente gostaria que a Fuji tivesse colocado uma superzoom rápida de fato e com melhor ISO alta que a SX30. A estabilização de imagem da HS20, já vi por umas filmagens "na vida real" do Youtube, que é bem inferior a da SX30, mas isso eu já esperava. Mas enfim, cada uma vai ter seu pacotinho de vantagens e desvantagens.


Phantom

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #14 Online: 26 de Maio de 2011, 08:59:19