Autor Tópico: fotos em local público posso?  (Lida 7241 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Abril de 2011, 17:19:20
Pessoal !! primeiramente gostaria de pedir desculpas , se caso não for aqui neste local ,onde posso fazer esse tipo de pergunta...

mas estou muito chateado , pois eu não me conformo de como o fotógrafo é visto como (pedófilo, Marginal,etc) hoje em dia...pois as vezes saio a fotografar em um zoológico qualquer aqui na minha cidade e não posso apontar a câmera para as pessoas , que já arrumo encrenca!!

hoje inocentemente , estava tirando algumas fotos de flores no zoologico aqui da cidade e parei para descansar um pouco no banco e todo fim de semana nesse zoo , existe passeios de escolas , onde as crianças conhecem os bichos com os professores, etc... e achei muito lindo as crianças ( o tema que mais gosto de fotografar , principalmente meus dois filhos) todas uniformizadas de um tom só (todas de verde) caminhando em uma direção a um local onde estava a jaula do tigre... com isso acabei tirando uma foto das crianças correndo para ver o animal...

Nisso chegou a professora, já falando um monte ...pra onde é essas fotos?? vc não sabe que não pode tirar fotos de crianças de escola?? é sempre assim, onde vou arrumo encrenca...hehe

fico imaginando que Cartier Bresson nos dias de hoje  apanharia todo dia nas ruas então ..hehe

agora minha pergunta é o seguinte?  essa professora estava certa ? não posso mesmo tirar fotos de criança nem num jardim? pois não estava nem pensando em divulgar em local algum a imagem. nem em orkut, facebook , nada , apenas pensei em mostrar para minha esposa ao chegar em casa. pois achei a imagem muito legal ...até que ponto posso tirar fotos em espaço público???


agradeço pelas respostas , pois não sei muito sobre essas  leis , mas sei que estou desanimando em tirar fotos , pois todos olham desconfiados ...
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2011, 18:05:34
Ela estava errada. Você pode fotografar o que quiser e quando quiser. Da mesma forma que você pode olhar o que quiser...

A utilização das fotos é que pode ser julgada.


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2011, 18:15:46
Fotografar pode...tem que se tomar cuidado se for publicar...manda-se essa professora as favas...afinal..nem autoridade era..autoridade ignorante deve-se tomar cuidado (segurança de evento, shopping etc....) pois numa truculencia pode-se levar prejuizo material ou até físico..

mas nesse seu caso...fala-se um "tá bom"...e afaste-se e pronto..

e no final das contas..apagou a foto?
[]s<br />Joelson


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2011, 19:33:54
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=55705.0

Gente, peralá, não é bem assim não...

Acompanhem comigo... As crianças tem seu próprio direito à imagem, mas não podem exercê-lo ppor ser menores de idade, correto? Ou seja, se vc chama uma criança para fotografar em um estúdio e fazer grana com a foto, vc precisa da autorização dos pais e assinatura de contrato para isso, porque o menor não pode fazê-lo.

O raciocinio é o mesmo para fotos de criança em via pública/praças/jardins/zoo. Na ausência dos pais o responsável legal deve conceder a autorização. No caso da escola, a crinaça é representada, naquele momento, pelo professor em decorrência do dever de guarda que o professor (na verdade a escola) tem sobre os pequenos quando estão em atividade pedagógica, seja em sala ou fora dela.

Por mais que seja chato para nós, o professor agiu corretamente.

A melhor saída nesse caso é conversar e tentar convencer a pessoa que vc é um fotografo entusiasta que gostou da cena captada, mostra a foto à pessoa e pede a autorização. Se ela se negar a autorizar, vc DEVE apagar na hora, na frente do responsável. Pense que isso é atitude que lhe garantirá tranquilidade, Quem sabe no futuro a cena se repita e vc tenha a compreensão dessa professora, já que anteriormente, vc apagou sem pestanejar uma foto que era bem inocente e bonita.

Outra saída é se apresentar e pedir a autorização antecipadamente, com o compromisso de enviar algumas fotos à pessoa via e-mail. No caso colocado aqui, eu diria que seria ótimo para o mural da escola uma boa foto para divulgar o passeio.

Outra saída, é bater a foto discretamente. Mas se for pego com a mão na cumbuca, deve deletar na hora.

Acho que conversa, cortesia e conhecimento dos nossos direitos é fundamental para não se meter em enrascada. E nem pense em ter ganhos econômicos com uma foto sem autorização prévia. Pode ser uma imensa dor de cabeça. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


eprimos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/eprimos
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2011, 23:47:11
Já passei por uma situação destas em um churrasco de um amigo meu onde eu não conhecia todas as pessoas, acabei no parquinho para fotografar minha filha e quando o pessoal (que não me conhecia) me viu com a câmera, rapidamente removeram as crianças do parque, fiquei muito chateado e falei com o meu amigo (que era o dono da festa) para chamar todos os pais e eu apaguei todas as fotos, zerei o cartão na frente do povo e fui embora.

Fiquei muito fulo da vida, mas com o tempo me acostumei a idéia e agora fotos de estranhos só com autorização prévia, caso contrário eles é que perdem um bom registro de suas próprias vidas "de graça".
Canon 6D + Helios 50 f2.0, Canon 50 f1.4, Tokina 11-16 f2.8 (VENDENDO), Canon 24-70 f2.8 L, Canon 70-200 f2.8 IS L, Canon 24-105 f4 IS L
http://www.flickr.com/eprimos


DiPipe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2011, 02:42:27
Menor de idade não pode, só com autorização, está no estatuto da criança e adolescente, mas você pode pedir.

E a professora é responsável provisória legal, ela que decide sim.

Se fosse professora da minha filha e alguém jogasse fotos dela na internet com montagens eu culparia a professora


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2011, 08:40:50
stalone, se as fotografias forem exclusivamente das crianças, tem que ter autorização... agora se por ventura alguma criança fizer parte da fotografia como uma paisagem, digo, vais tirar foto de um animal num zoo e por ventura qualquer pessoa apareça na fotografia, bem ela não tem direito até mesmo porque a imagem não foi feita exclusivamente dela, ela é tal qual um objeto presente na imagem, mas claro, ela não pode estar em destaque e sim como um objeto em segundo plano presente na imagem...

É um assunto complicado... bem complicado...


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2011, 16:25:40
Pessoal !! muito obrigado a todos das respostas ...obrigado pelo ajuda, mas eu fiquei pensando , independente de como tiro a foto , eu não pretendia divulgar a foto e também eu quis mostrar igual nosso amigo aí falou, seria como uma paisagem, ou seja, o motivo seria as crianças indo em direção a jaula do tigre , mas eu não "enquadrei um rosto específico" querendo mostrar uma criança em especial, e outra , como que a professora poderia saber a forma como eu estava tirando a foto???? como ela saberia se estou tirando como fosse uma paisagem ou enquadramento mais fechado???? ela não saberia. por isso que fiz a pergunta..Ela não sabe se vou usar a imagem, o que eu faria com a foto...etc, e já chega intimando assim , ainda com um "ar " de como se eu estivesse fazendo mal a alguem, parecia que eu era um tarado, um pedófilo, etc... ela falou com um tipo de raiva sabe!!! isso mque me deixa a revolta...

aí fiquei pensando , depois dos comentários dos amigos , como faria Cartier Bresson aqui no Brasil nos dias de hoje então??? ele teria que pedir permissão pra cada casal, cada pessoa a fotografar??? hehe

na minha opnião , eu acho que não deveria ser assim, a partir do momento que divulgar a imagem em midia , ou tipo ganhar dinheiro com a imagem da pessoa, aí tudo bem...mas enfim , estou desanimando em tirar fotos nas ruas , parques , etc... é justo os retratos do dia a dia em que gosto mais na fotografia, pois minhas inspirações maiores na fotografia , são o Bresson o Doisneau, por exemplo, são as fotos deles que acho as mais lindas e difíceis de fazer... mas fazer o que ? lei é lei, mas que desanima ...ah!!! isso desanima

um grande abraço a todos e muito obrigado   
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


DiPipe

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2011, 21:20:31
Nós pagamos porque o mundo ficou nojento de se viver


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2011, 21:31:25
Desanime não. Esses são fatos da vida. Continue fotografando e ofereça a foto como um presente à pessoa. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


bacanex

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2011, 21:38:55
Nós pagamos porque o mundo ficou nojento de se viver

2x
Canon EOS 500d T1i
Canon 18-55 IS
Tamron 28-75 f2.8
Canon 50mm FD 1.8 SC
Flash Speedlight 430ex II


GutoBaptista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2011, 18:25:41
E se eu estiver usando uma camera de filme? Aí não posso mostrar a foto na hora e muito menos apagar o cartão....


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2011, 20:08:26
E se eu estiver usando uma camera de filme? Aí não posso mostrar a foto na hora e muito menos apagar o cartão....

Ai vc mostra a parte de trás da máquina. Como não vai ter LCD vc diz: "Não é máquina fotográfica não, moça..." E faz biquinho e cara de inocente. É bem capaz de colar...rsrsrs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2011, 12:04:29
Já passei por uma situação destas em um churrasco de um amigo meu onde eu não conhecia todas as pessoas, acabei no parquinho para fotografar minha filha e quando o pessoal (que não me conhecia) me viu com a câmera, rapidamente removeram as crianças do parque, fiquei muito chateado e falei com o meu amigo (que era o dono da festa) para chamar todos os pais e eu apaguei todas as fotos, zerei o cartão na frente do povo e fui embora.

Fiquei muito fulo da vida, mas com o tempo me acostumei a idéia e agora fotos de estranhos só com autorização prévia, caso contrário eles é que perdem um bom registro de suas próprias vidas "de graça".


Nossa, isso no Brasil??
Lá fora eu até entendo..grinco é meio complicado com essas coisas....
já tirei muitas fotos e nunca tive problemas, pelo contrário, muitos veem as fotos e passam o email pra eu enviar depois etc...

principalmente em casos como o seu...nossa...dei sorte até hoje então...apesar que quando tiro fotos de pessoas desconhecidas normalmente sou bem discreto, bato varias fotos e no meio delas algumas da onde estou realmente querendo bater.

É...o pessoal tá começando a ver maldade demais nas coisas...
[]s<br />Joelson


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2011, 12:35:38
Acompanhem comigo... As crianças tem seu próprio direito à imagem, mas não podem exercê-lo ppor ser menores de idade, correto? Ou seja, se vc chama uma criança para fotografar em um estúdio e fazer grana com a foto, vc precisa da autorização dos pais e assinatura de contrato para isso, porque o menor não pode fazê-lo.

Hyde, mas o ato de fotografar não infringe o direito de imagem das crianças, nem de ninguém. São coisas diferentes.