Autor Tópico: Quero dar uma camera de filme para meu filho de 7 anos. Qual vcs dariam?  (Lida 4896 vezes)

ivanamr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Olá!

Percebo que meu filho gosta muito de fotografia. De vez em quando ele pega meu celular escondido e faz algumas fotos com ele. Estou pensando em dar uma câmera de filme para ele. Não quero que ele cresça sem ter a perspectiva do analógico e por isso queria dar uma câmera de filme boa, resistente e não muito cara e deixá-lo à vontade para experimentar.

Sou iniciante em fotografia, apesar de ter tido experiências ótimas nas aulas da faculdade. E agora estou retomando a fotografia analógica, por isso estou meio em dúvida sobre qual câmera escolher. Pensei numa Olympus Trip, que meu pai tem até hoje... mas realmente não cheguei a nenhuma conclusão.

O que vcs sugerem?


Ivana_____________
Nikon FM2
Canon EOS 5000
Diana F+


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2011, 18:20:40
olha...de boa...ele nao sabe o que é analógico e acho que não fará falta...as crianças de hoje pensam diferente da gente..o mundo delas já é com internet e celular e nao sabe o que é nao ter isso..
Um dia desses minha filha perguntou como a gente se encontrava....tipo marcar hora, e local..
Tive que explicar que voce marcava um horario e local e tinha que chegar lá...não existia esse de "onde você está?" via celular...

Ensine a ele o olhar fotográfico, a sensibilidade....técnicas etc...e para experimentar..nada melhor do que fotografar muito e ver o resultado na hora...sem ter que gastar com revelação...

Acredito que ele irá odiar a idéia de ter que revelar o filme e nao ver o resultado na hora
[]s<br />Joelson


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2011, 19:08:32
1º- Tem que ver a idade da criança. Pode ser que a 'imposição' por uma determinada linguagem oprima a espontaneidade da experiência. Assim, ainda que ela tenha uma curiosidade natural por fotografia, isso pode se transformar em aversão.

2º - Exponha as duas formas de fotografia (analogico e digital) sem puxar a sardinha pra nenhum lado e deixe que a criança tome a decisão.

3º - Realize passeios fotográficos com ela. Saia as duas para fazer fotos juntas e só para isso. Não essa coisa de vamos no shopping e aproveita e tira umas fotos. Não!!! Chame ela para ir ao parque para fotografar. Fotografe ela em um determinado e peça para que ela faça o mesmo com vc e vá explicando como a foto é feita, de forma calma, alegre e num nível básico para que a crinça compreenda as decisões e conseqüências dessas decisões no fazer fotográfico.

Isso tudo que falei é o que eu faria. Não sei se é a melhor ou pior escolha, mas seria assim que procederia com minhas filhas. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2011, 21:23:11
ivana,não concordo muito com o pensamentos das pessoas hoje em dia,tipo que antigamente as coisas eram dificil e hoje é bem melhor,vamos esquecer as coisas do passado etc...é logico que a tecnologia melhorou muitas coisas.antigamente não tinha estas facilidades,mas tambem quase não se ouvia falar em depressão,cancer,poluição,aquecimento global,pedofilia,assassinatos e muitas outras coisas que a modernidade trouxe junto com ela.não tinha tantas facilidade,mas as pessoas eram felizes.o digital tornou possivel muitas coisas,mas não acho que se deveria privar as crianças de conhecer as coisas boas que estão acabando.outro dia eu estava numa praça tirando fotos quando fui rodeado por tres garotos,curiosos com o que eu estava fazendo.chamei eles para perto e comessei a mostrar a camera pra eles.um deles me perguntou cade a imagem atraz da camera.ai eu fui explicar que vc só via a foto depois e etc...quando terminei de falar para eles.eles ficaram tão maravilhados com aquele tamque de guerra que queriam dirar fotos com minha camera de totdo jeito.ai eu tinha outra sem filme na bolsa,e dei para eles usarem.parecia que para eles não existia mais nada de diverssão,só a minha camera,pois eles nunca imaginavam que existia uma camera assim.se vc quer que ele comece com analogico.te sugiro dar a ele uma compacta de qualidade.eu te recomendo uma olympus stylus epic com lente 35mm (sem zoom)estes dias comprei uma no mercado livre por 50,00 e a qualidade dela é incrivel.de uma olhada nesta foto feita com ela no meu flickr

                   http://www.flickr.com/photos/46986151@N04/5637487523/in/photostream


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2011, 21:27:04
Dê a ele a Olympus Trip. Saiam juntos para fotografar, leve ele junto quando for ao laboratório para revelar o filme e explique, de forma simples, como funciona o processo.

E depois disso é só vocês aguardarem o resultado. Pra ele, as fotos na película; pra você, evolução do aprendizado de seu pupilo.

Simples assim! E que mal há nisso?!

A minha filhinha tem somente 3 anos de idade. Achei, por acaso, num baú aqui de casa uma Kodak Star 275. Acredite, ainda funciona. E considerando o tipo de câmera, seu valor, etc., não poderia ser melhor, pois a câmera pode cair o quanto for, pode chutar, pode tudo. Logo no primeiro filme fomos nós todos ao laboratório: a mamãe, a Juju e eu. Ao abrir o envelope, a mamãe e eu fizemos questão de enfatizar: "olha filha, foi você quem fez".

E qual o meu objetivo levando em conta a tão pouca idade da minha filha? Apenas e tão somente o aspecto lúdico de lidar com a fotografia. E é engraçado de vê-la perguntar: "papai, essa é de ver na hora ou é a de tirinha?".

Eu tenho algumas câmeras. Desde uma saboneteira digital e uma Pentax K10D. Ainda, passando pelo 35mm (filme) como Pentax K1000, Spotmatic, Nikon FM3A, Nikon F5; depois algumas médio formato como Rolleiflex, Mamiya RB67, Pentax 67, Pentax 645, Mamiya 7; e por fim, tenho uma grande formato Shen-Hao 4x5 e também uma Toyo 8x10.

Desculpe-me, não é ostentação, quero apenas usar isso para dizer que de tudo isso, o que mais chama a atenção da minha filha é justamente a Shen-Hao 4x5, uma câmera de fole. Mas minha pequena tem somente 3 anos e eu sou demasiadamente ciumento com minhas coisas. Ainda é cedo, mas tudo isso um dia vai ser dela.

Essa foto eu peguei na web


Essa aqui é a minha própria câmera (nesse dia, sem a lente, pois estava tomando um banho de sol)



Finalmente, duvido que seu filho não tome gosto por esses brinquedinhos. Acho que devemos apenas respeitar os limites naturais, sem deixar de estimular a curiosidade.

Parabéns por sua iniciativa.
« Última modificação: 29 de Abril de 2011, 21:30:25 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2011, 21:32:31
Espero que um dia seu filho use isto. Essa caixa eu vou usar semana que vem na minha Toyo 8x10.

-22.352971,-48.775582


ivanamr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2011, 21:33:33
Obrigada,

Só pensei no filme pois tenho muitos vinis, o meu filho tb fica maravilhado com aquilo. É uma curiosidade dele mesmo, muito natural. E como ele gosta e até já pegou uma câmera minha tb, achei q talvez fosse interessante mostrar isso a ele. Além do mais, para mim, uma tecnologia não exclui a outra, não? Ele já está no mundo digital...

Enfim, vou ver se acho alguma no ML.

« Última modificação: 29 de Abril de 2011, 21:35:44 por ivanamr »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2011, 21:39:18
Obrigada,

Só pensei no filme pois tenho muitos vinis, o meu filho tb fica maravilhado com aquilo. É uma curiosidade dele mesmo, muito natural. E como ele gosta e até já pegou uma câmera minha tb, achei q talvez fosse interessante mostrar isso a ele. Além do mais, para mim, uma tecnologia não exclui a outra, não? Ele já está no mundo digital...

Enfim, vou ver se acho alguma no ML.



Perfeito! Faça isso, afinal o que interessa de fato é a fotografia em si. Cabe a nós, os pais, mostrar as possibilidades.

E a Juliana, minha filhinha, terá todo meu apoio e participação. Se ela quiser seguir por esse caminho, é claro!
-22.352971,-48.775582


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2011, 15:17:43
Não acredito que ele irá simplesmente “odiar a idéia de ter que revelar o filme e não ver o resultado na hora”. Ele pode muito bem aprender a ver isso como uma das coisas boas do analógico (nós já sabemos que é...).

Ótimas as colocações de Mr. Hyde. Só não boto muita fé é em simplesmente mostrar “os dois lados” e deixar a criança optar. Penso que ela pode ficar confusa em ter que “escolher” um dos dois. Se você quer incentivá-lo com o analógico então acho, sim, que tem que puxar, um tiquinho só, a sardinha. Claro que, como já foi dito, sem forçar a barra...

Além da ótima sugestão do Braga eu acrescento ainda a Olympus Pen, que é bem pequenininha e produz o dobro de fotos com qualquer filme 35mm.

Também tenho uma filha pequena, a Carmen, que está hoje com dois anos e nove meses. Não é papo de pai coruja, e que adora
câmeras e fotos analógicas, mas ela também fica maravilhada diante de minhas câmeras analógicas (inclusive as pinholes) e não liga a mínima para a saboneteira digital que tem aqui em casa.

Já escolhi o presente de aniversário dela, só não sei ainda se o de 3 ou 4 anos (só vou exigir que ela assine um compromisso de que vai deixar o papai também usar um pouquinho de vez em quando... :D)
Essa, aliás, é outra opção que você pode considerar. Alguns abominam, mas me parece uma ótima câmera para fotos “descompromissadas”.

E é estilosa que só ela:

http://brazil.shop.lomography.com/cameras/diana-f/diana-mini-cameras/diana-mini
« Última modificação: 30 de Abril de 2011, 15:34:47 por Barboza »


ivanamr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2011, 17:32:50
Acho interessante essa ideia, Barboza. Tenho uma Diana e é leve e simples.


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2011, 23:37:09
compra uma camera digital saboneteria mesmo, para ver se ele gosta de tirar fotos, quando tiver um poco mais de idade, coloca ele num curso de fotografia, se ele tiver interese.
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


sulleiman Alves

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2011, 23:47:25
realmente concordo com segundo topic...



fernanderasouza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2011, 09:33:15
Muito boa a dica... As crianças estão crescendo demais!
Classificados de maquina fotografica


ivanamr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2011, 09:44:43
Oi pessoal, decidi comprar a Olympus Trip para ele e deixá-lo usar, ocasionalmente, minha Sony digital. Acho que o mais importante é estimular a criatividade dele. o que eu souber passar de dicas, passarei. Vamos ver no que dá.

Agradeço a todos pelas dicas e opiniões.

Ivana


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2011, 12:45:26
depois comenta qual foi a escolha do seu filho, Ivan!
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/