Autor Tópico: 60D VS D90  (Lida 13874 vezes)

fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #45 Online: 08 de Maio de 2011, 11:31:25
Hyde. Não é só questão de opinião. Foi feito na prática. Quando comprei a minha câmera estava com o maior receio. Já tinha visto o teste na internet da D90 x 7D (o teste citado do IR). Também sabia que a lente que escolhi era pior que a 18-105 do kit da D90.

A primeira coisa que fomos fazer foi comparar a D90 com a 7D com um vaso de flor a frente. Meu irmão torceu o queixo pois estava certo da vantagem pois tinha lido de tudo na internet e ouvido inúmeras opiniões (inclusive de profissionais). Nos detalhes, na definição a D90 perdeu. Nas cores perdeu até para a D80. Em fotos mais distantes, com maior distância focal os detalhes desaparecerão mesmo. Mas serviu para mostrar a diferença entre um equipamento e outro. E posso dizer que é bem grande. Pode colocar uma 24-70 na D90 que não vai mudar. Pode diminuir a aberração cromática, melhorar o resultado frente a 18-105 mas o sensor ainda estará lá reduzindo a qualidade da foto.

A maioria das pessoas não querem entender uma coisa. "Lente não é tudo." O conjunto todo tem que estar bem balanceado. Não é à toa que existem diversos corpos, a diversos preços, para diversos nichos de mercado.

Eu tenho os equipamentos citados a disposição, só nunca colocamos num mac para ver a prova final. Paramos na comparação via lcd.

Está aí um teste feito com a 5dmk2 e uma 60D em iso 6400. Tirem as suas conclusões. Qual é a foto da 5Dmk2 e qual é a foto da 60D? Está fácil.

Fotos do amigo THUNDER.
Hyde. Não é só questão de opinião. Foi feito na prática. Quando comprei a minha câmera estava com o maior receio. Já tinha visto o teste na internet da D90 x 7D (o teste citado do IR). Também sabia que a lente que escolhi era pior que a 18-105 do kit da D90.

A primeira coisa que fomos fazer foi comparar a D90 com a 7D com um vaso de flor a frente. Meu irmão torceu o queixo pois estava certo da vantagem pois tinha lido de tudo na internet e ouvido inúmeras opiniões (inclusive de profissionais). Nos detalhes, na definição a D90 perdeu. Nas cores perdeu até para a D80. Em fotos mais distantes, com maior distância focal os detalhes desaparecerão mesmo. Mas serviu para mostrar a diferença entre um equipamento e outro. E posso dizer que é bem grande. Pode colocar uma 24-70 na D90 que não vai mudar. Pode diminuir a aberração cromática, melhorar o resultado frente a 18-105 mas o sensor ainda estará lá reduzindo a qualidade da foto.

A maioria das pessoas não querem entender uma coisa. "Lente não é tudo." O conjunto todo tem que estar bem balanceado. Não é à toa que existem diversos corpos, a diversos preços, para diversos nichos de mercado.

Eu tenho os equipamentos citados a disposição, só nunca colocamos num mac para ver a prova final. Paramos na comparação via lcd.

Está aí um teste feito com a 5dmk2 e uma 60D em iso 6400. Tirem as suas conclusões. Qual é a foto da 5Dmk2 e qual é a foto da 60D? Está fácil.

Fotos do amigo THUNDER.

Esse é fácil de saber! na barra superior tem o caminho do arquivo com os nomes das cameras....rsrsrsrsr
Mas realmente é imperceptível a diferença....
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


viktor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento
Resposta #46 Online: 08 de Maio de 2011, 21:25:50
Antes de gastar dinheiro ,
e melhor estudar os principios da coisa,
aqui esta cheio de tutoriais otimos.
Parece que vc esta um pouco desorientado.
Nao importa com qual equipamento voce esta,
dependendo do que quiser fazer devera usar flash , ou nao.
A tecnologia da 60D Canon e mas avançada que a D-90 Nikon.
agora se entrar nessa de maquina melhor lente pior, ou o contrario,
isso ai e joguinho besta sem fim que so serve para desnortear.
Primeiro veja o que voce sabe realmente fazer,
o que sera feito com o equipamento, e ali sim avaliar as infinitas opçoes.
Eu uso Nikon faz muito tempo.
abs.
Sim, fiquei sabendo que a 60D é mais camera do que a D90.
Eu penso em comprar uma 24-105L porque é uma exelente lente, com um zoom bom.. Mas ela é escura, essa é minha preocupacao,  Penso que vou ter que usar bastante o flash, mas muitos me falam se eu colocar o ISO en 3200, ja fica bom! Eu mesmo testei em uma 5dmarkII


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #47 Online: 09 de Maio de 2011, 07:34:45
Sim, fiquei sabendo que a 60D é mais camera do que a D90.
Eu penso em comprar uma 24-105L porque é uma exelente lente, com um zoom bom.. Mas ela é escura, essa é minha preocupacao,  Penso que vou ter que usar bastante o flash, mas muitos me falam se eu colocar o ISO en 3200, ja fica bom! Eu mesmo testei em uma 5dmarkII
Escura? F/4 constante não é escuro... além de que tem IS, ou seja, em muitos pontos ela ganha de uma 2.8. Claro isso com imagem estáticas, por isso sempre recomendo um pequeno monopé. Agora ISO 3200 pra registro, vai, pra ampliar não dá muito certo não... ah não ser que sejam muito, mas muito bem expostos... se errar, irás te arrepender, estou falando, pois se errar pouco na exposição em ISO 800 já é f***, esse mesmo pouco errado, acima de 1600 a foto vai pro lixo... ou seja, compense sempre o flash pra EV+, pois, 0,3; 0,7; 1. Mas sempre exponha mais a imagem... se não o trabalho vai ficar péssimo, tenha isso em mente... Muita gente usa D3s (campeã disparada em hi iso) no máximo em 3200, pra não sacrificar o trabalho, mas mesmo ela se errar nesse iso já vai ficar ruim, bem ruim. Só fazer um teste se tiver uma câmera... exponha -0.3 num iso que sabes que exposto certo gera bons resultados... depois olhe nas sombras...

Abs.


« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 07:35:31 por Natão »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #48 Online: 10 de Maio de 2011, 10:58:38
Sim, fiquei sabendo que a 60D é mais camera do que a D90.
Eu penso em comprar uma 24-105L porque é uma exelente lente, com um zoom bom.. Mas ela é escura, essa é minha preocupacao,  Penso que vou ter que usar bastante o flash, mas muitos me falam se eu colocar o ISO en 3200, ja fica bom! Eu mesmo testei em uma 5dmarkII
O que seria uma lente escura segundo seu parecer??????
escura para que????, porque????
qual seria o uso extremo que voce daria ,
para isto ser tao importante?????
abs.


viktor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento
Resposta #49 Online: 10 de Maio de 2011, 15:21:34
O que seria uma lente escura segundo seu parecer??????
escura para que????, porque????
qual seria o uso extremo que voce daria ,
para isto ser tao importante?????
abs.

Ela É F/4, A PREOCUPAÇÃO É: VOU TER QUE USAR FLASH SEMPRE EM LUGARES FECHADOS PELA QUESTÃO DELA SER ESCURA?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #50 Online: 10 de Maio de 2011, 15:43:09
Ela É F/4, A PREOCUPAÇÃO É: VOU TER QUE USAR FLASH SEMPRE EM LUGARES FECHADOS PELA QUESTÃO DELA SER ESCURA?
Sim, mas pense... f/4 estabilizada, que equivale ao ganho de 1 stop de velocidade, ou seja, na escala 1:1 + 1stop= 1:1.4 + 1stop= 1:2 + 1stop= 1:2.8 + 1stop= 1:4 + 1stop= 1:5.6... ou seja, se ganhas um 1stop, equivale a ter uma 2.8 não estabilizada. Se comprar uma f/2.8 não estabilizada vais acabar tendo que utilizar a mesma velocidade para não comprometer a nitidez da foto.

E em lugares fechados bem iluminados, se colocar em iso 2000 (é um bom limite) e usar ela em abertura máxima, ou uma 2.8 não estabilizada em abertura máxima, dá pra conseguir boas fotos...
De resto teras que usar sempre o flash...

Mas não te esqueças que flash não serve só para "iluminar" e também preencher... o  bom uso do flash (rebatido ou com um bom difusor), na medida certa, torna a foto muito mais chamorsa e agradável, porque retira sombras indesejadas...

Pense em como usar o flash e não em ter uma lente mais clara... Se quiser clara mesmo compre o kit:
28mm f1.8 + 50mm f1.4 + 85mm f1.8 (todas USM), de excelentes qualidade além de serem muito, mas muito mais claras...   


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #51 Online: 10 de Maio de 2011, 17:25:36
Ela É F/4, A PREOCUPAÇÃO É: VOU TER QUE USAR FLASH SEMPRE EM LUGARES FECHADOS PELA QUESTÃO DELA SER ESCURA?
lugar fechado pode ser un cinema,um salao de festas,um teatro,um shopping,uma igreja,etc,etc,etc
depende da iluminaçao do local,
este sabado fiz parte de uma cerimonia sem flash em iso 2000,
com a lente escura de plastico do kit da D90 em f4,deu otimo.
Tal vez em um lugar mas escuro ficaria ruim.
Se teu medo e a falta de luz,com iso 1600 pra cima,nao ha problemas.
isto era grave quando usavamos filmes ISO 100!!!!!!!.
ai para garantir tinha que ser 2.8 ;1.8;1.4,etc.
abs.
« Última modificação: 10 de Maio de 2011, 17:28:49 por agalons »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #52 Online: 10 de Maio de 2011, 18:58:24
Eu sinceramente não compactuo com essa preocupação em não usar o flash. Minha preocupação é como usar o flash de forma correta, melhorando o contraste e a tridimensionalidade e deixando aquela impressão de que ele realmente não foi usado.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #53 Online: 10 de Maio de 2011, 19:25:13
Eu sinceramente não compactuo com essa preocupação em não usar o flash. Minha preocupação é como usar o flash de forma correta, melhorando o contraste e a tridimensionalidade e deixando aquela impressão de que ele realmente não foi usado.

Perfeito. O flash dá uma sensação de profundidade. Mas de perto, pode retirar detalhes ao estourar a fotografia.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #54 Online: 10 de Maio de 2011, 20:08:01
Perfeito. O flash dá uma sensação de profundidade. Mas de perto, pode retirar detalhes ao estourar a fotografia.
Aí é que entra a experiência e conhecimento do fotógrafo, em fotometrar no ponto certo, usando TTL, com um bom difusor (eu gosto daqueles saquinhos de pano, com um lado interno refletivo prata) que não terás problema nunca... O bom uso do Flash em TTL (usar em manual é sofrer demais), começa por uma boa medição, que tem que ser sempre pontual, de preferência no tom de cor próximo de uma pele clara. Testar umas fotos ajustar a compensação, e fotografar muito!



viktor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento
Resposta #55 Online: 10 de Maio de 2011, 21:24:56
Sim, mas pense... f/4 estabilizada, que equivale ao ganho de 1 stop de velocidade, ou seja, na escala 1:1 + 1stop= 1:1.4 + 1stop= 1:2 + 1stop= 1:2.8 + 1stop= 1:4 + 1stop= 1:5.6... ou seja, se ganhas um 1stop, equivale a ter uma 2.8 não estabilizada. Se comprar uma f/2.8 não estabilizada vais acabar tendo que utilizar a mesma velocidade para não comprometer a nitidez da foto.

E em lugares fechados bem iluminados, se colocar em iso 2000 (é um bom limite) e usar ela em abertura máxima, ou uma 2.8 não estabilizada em abertura máxima, dá pra conseguir boas fotos...
De resto teras que usar sempre o flash...

Mas não te esqueças que flash não serve só para "iluminar" e também preencher... o  bom uso do flash (rebatido ou com um bom difusor), na medida certa, torna a foto muito mais chamorsa e agradável, porque retira sombras indesejadas...

Pense em como usar o flash e não em ter uma lente mais clara... Se quiser clara mesmo compre o kit:
28mm f1.8 + 50mm f1.4 + 85mm f1.8 (todas USM), de excelentes qualidade além de serem muito, mas muito mais claras...   
Sim, o flash tira a sombra isso é muito bom. Acho que vou de 24-105. Melhor que a 24-70 em sua opinião? Ter várias lentes fixas clara é muito ruim para viajar e etc..


viktor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento
Resposta #56 Online: 10 de Maio de 2011, 21:26:38
lugar fechado pode ser un cinema,um salao de festas,um teatro,um shopping,uma igreja,etc,etc,etc
depende da iluminaçao do local,
este sabado fiz parte de uma cerimonia sem flash em iso 2000,
com a lente escura de plastico do kit da D90 em f4,deu otimo.
Tal vez em um lugar mas escuro ficaria ruim.
Se teu medo e a falta de luz,com iso 1600 pra cima,nao ha problemas.
isto era grave quando usavamos filmes ISO 100!!!!!!!.
ai para garantir tinha que ser 2.8 ;1.8;1.4,etc.
abs.
Humm valeu! Más quanto mais você almenta o ISO más estora a qualidade.. Más acho que em ISO 1600, 2000 em uma velocidade 30, fica muito bom né?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #57 Online: 10 de Maio de 2011, 23:04:56
Eu sinceramente não compactuo com essa preocupação em não usar o flash. Minha preocupação é como usar o flash de forma correta, melhorando o contraste e a tridimensionalidade e deixando aquela impressão de que ele realmente não foi usado.


Corretissimo,
agora virou moda o "assunto de nao usar flash".
O verdadeiro assunto e iluminar sem que pareça que esta iluminado externamente,
os efeitos de iluminaçao sao infinitos.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #58 Online: 10 de Maio de 2011, 23:09:54
Humm valeu! Más quanto mais você almenta o ISO más estora a qualidade.. Más acho que em ISO 1600, 2000 em uma velocidade 30, fica muito bom né?
com as maquinas "claras", motivos do post, nao estoura nada,
e nem falar em d700,5DmkII,nesse padrao de "maquina mais clara ainda",
o iso detona acima dos 5000, e olhe la,dependendo do uso.
Antes se trocava de filme, agora tem que trocar de maquina, ja que o sensor e fixo.
Os tempos"modernos" sao assim, rsrs.
abs.


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #59 Online: 11 de Maio de 2011, 09:28:08
Se pode fazer fotos muito bem feitas com iso 3200. Podem ficar muito nítidas. Mas dependerá da quantidade de luz ambiente que você terá.

Normalmente o iso alto só é conveninete quanto tem-se boa iluminação mas esta não á o suficiente para garantir uma boa foto em iso mais baixo.

Nada de pensar em pegar uma penumbra e fazer a foto em 12800 que ela vai ficar boa.

Andei fazendo uns testes com a D700 e a 7D e isso fica bem claro.