Autor Tópico: FOTOGRAFIA OU IMPRESSÃO???  (Lida 4570 vezes)

sheldon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 04 de Maio de 2011, 16:40:39
Olá! Amigos comeicei no mundo da fotografia a alguns meses e estou apaixonado. A grande dúvida é a seguinte, fiz uma foto q gostei demais e imprimi em tipo de papel chamado papel sintético, fiz um pôster de 50x75cm gostei demais. Quando fui emoldurar o cara falou "bonito o trabalho pena que não é fotografia", eu disse o quê???? Isso não é uma foto???
Aí ele veio me explicar que não é por quê foi impresso e não revelado. Gostaria de saber algo sobre este ponto de vista, pois o tipo de foto que faço é puramente artística, não uso nenhum recurso de computador, somente luz natural e estou querendo investir em algumas lentes como a canon 70-200mm f2.8.


morinluciana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
  • (iniciante)
    • Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2011, 22:29:25
Como assim, Sheldon. Você fotografa com filme ou usa uma digital?
Pelo que eu entendi, ele quis dizer que foi uma pena a foto ter sido impressa e não ampliada. A impressão não tem nem de longe a mesma qualidade de uma ampliação de negativo. Não é fotografia porque a fotografia é por definição a escrita com a luz, em um material sensível, o negativo. Diferente do uso de câmeras digitais, que usam sensores "captadores" de luz e que a transformam em eletricidade. Não é algo fisicamente palpável, não pode ser chamado de fotografia. Mas é definida por alguns como fotologia, o estudo da luz.


sheldon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2011, 22:34:13
Sim, uso uma digital. Mas realmente fiquei muito confuso depois de tudo isso.
Como fazer com o sistema digital para (REVELÁ-LO)?


morinluciana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
  • (iniciante)
    • Flickr
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2011, 22:45:19
Sim, uso uma digital. Mas realmente fiquei muito confuso depois de tudo isso.
Como fazer com o sistema digital para (REVELÁ-LO)?

Não existe essa possibilidade, Sheldon. Digital é digital, é um arquivo armazenado no computador, e que pode ser impresso no papel (o caso do seu pôster de 50x75cm), usando-se tinta, laser, enfim, não conheço muito bem o processo. Mas a diferença é que a ampliação de um negativo é feita em um papel fotográfico, especial, com uso apenas do ampliador e do negativo, nada mais.
Enfim, não se preocupe, não acredito que este comentário tenha sido uma crítica ao seu trabalho, e sim ao uso de câmeras digitais. Cada um tem sua opinião sobre o assunto, e cada fotógrafo tem a sua preferência.

Recomendo esta leitura:  http://fotografianalogica.blogspot.com/2009/11/blog-post_21.html
« Última modificação: 04 de Maio de 2011, 22:46:31 por morinluciana »


sheldon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2011, 22:48:08


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2011, 00:30:08
Eu procuraria outro lugar para fazer a moldura. Fotografia independe se voce usa filme ou digital,se imprime com jato de tinta ou usa o metodo analogico tradicional, é tudo fotografia.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2011, 10:31:51
Como assim, Sheldon. Você fotografa com filme ou usa uma digital?
Pelo que eu entendi, ele quis dizer que foi uma pena a foto ter sido impressa e não ampliada. A impressão não tem nem de longe a mesma qualidade de uma ampliação de negativo. Não é fotografia porque a fotografia é por definição a escrita com a luz, em um material sensível, o negativo. Diferente do uso de câmeras digitais, que usam sensores "captadores" de luz e que a transformam em eletricidade. Não é algo fisicamente palpável, não pode ser chamado de fotografia. Mas é definida por alguns como fotologia, o estudo da luz.

Hein???  :no: :no:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2011, 12:44:08
Não existe essa possibilidade, Sheldon. Digital é digital, é um arquivo armazenado no computador, e que pode ser impresso no papel (o caso do seu pôster de 50x75cm), usando-se tinta, laser, enfim, não conheço muito bem o processo. Mas a diferença é que a ampliação de um negativo é feita em um papel fotográfico, especial, com uso apenas do ampliador e do negativo, nada mais.
Enfim, não se preocupe, não acredito que este comentário tenha sido uma crítica ao seu trabalho, e sim ao uso de câmeras digitais. Cada um tem sua opinião sobre o assunto, e cada fotógrafo tem a sua preferência.

Recomendo esta leitura:  http://fotografianalogica.blogspot.com/2009/11/blog-post_21.html
Não sei não. Acho que não é bem assim.
Pois hoje eu faço minhas fotos com camera digital e amplio em papel fotografico no laboratório fotografico. Isso seria o que?
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


sheldon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2011, 12:49:44
Correto mas vc faz isso como? Vc tem um laboratório?


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2011, 13:08:14
Sobre o link, Luciana
"Não é de domínio da luz com o olho e o cérebro e o talento, de que estamos falando? Então, lógico, o instrumento importa, e como importa! E este instrumento chama-se Máquina Analógica, ou melhor, Câmera Analógica, (Já que não existe Câmera Digital, pois elas não tem o princípio da Câmara escura para o princípio inicial da formação da fotografia)"
Como assim a câmera digital não é uma câmara escura? Na minha concepção é, apenas tem uma mídia diferente dentro (com todas as consequências do fato).
Outra pérola do link, logo no início:
"A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste". Escrever com a luz. E escrever, é fazer esta escrita em um papel. Daí, a Fotografia ser ato essencialmente ligado a um papel."
Nunca vi lógica mais doida.
Para escrever precisamos de um papel?
Essa escrita com a luz pode ser realizada no sensor.
Acho que devemos ter mais cuidado com o que lemos por aí.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2011, 13:22:20
Mais um topico analogico x digital  :no:


Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sheldon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2011, 13:25:05
não, não!
Eu só quero saber onde registrar fisicamente a foto não estou questionando isso anlogXdigi.
Eu apenas quero saber se o q captei vai ser fidelizado no papel, sem manipulação da foto em programas.


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2011, 13:39:04
Mais um topico analogico x digital  :no:
sem brigas... é possível viver em comunhão com os dois lados


sheldon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2011, 14:47:00
Muito Obrigado!
Me sinto melhor agora para caminhar por esta arte.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2011, 15:52:39
" Daí, a Fotografia ser ato essencialmente ligado a um papel."

Como diria o Rei Lear, "O Heavens, give me patience".

Se há algo a que a fotografia se ligue essencialmente é à luz, e só. Dispositivos e suportes variam de acordo com o tempo e a técnica.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/