Autor Tópico: Revelação e filmes  (Lida 5152 vezes)

AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Online: 04 de Maio de 2011, 22:43:45
Alguém sabe onde posso aprender sobre revelação de fotografia analógica e sobre os tipos de filmes (nem sei se isso existe)? Alguma bibliografia? Se existir algum curso sobre isso aqui em BH, também seria interessante.
flickr.com/augustoo


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2011, 10:11:00
Procure o Fotoclube BH e o seu presidente, muito solícito, o Elmo.
http://www.confoto.art.br/fc_bh.php

Aqui no fórum tem material sobre revelação e tipos de filme.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2011, 18:20:03
O que me dizem sobre os filmes PB convencionais? sem ser o C41? é muito difícil encontrar algum lugar pra revelar e ampliar?
flickr.com/augustoo


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2011, 23:15:22
Pra revelar é facinho, é só vc comprar os químicos e botar a mão na massa...
ampliar, é um pouco mais complicado pq vc tem que ter um ampliador... mas nao é caro hoje em dia...

Muito aqui sabem que eu vendo estes materiais, entao caso vc queira algo me avisa por MP

Agora, vc mandar alguem fazer vai ser bem dificil, pq comercialmente falando nao vale mais o trabalho... mas para nós fotografos fale cada centavo e minuto gasto neste processo.

Qualquer duvida estamos aqui para conversarmos!

ABS


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2011, 11:06:22
Estive lendo um pouco sobre revelação e ampliação aqui no forum. Achei bastante coisa sobre ambos... Decidi que a revelação sou eu mesmo que vou fazer, só falta colocar a mão no bolso pra comprar os materiais. Agora, ampliação eu achei um pouco mais complicado. Nõ pelo processo em si, mas pelo ampliador. Não faço idéia dos critérios que tenho q levar em conta na hora de comprar um. Não quero comprar um qualquer, quero um que valha a pena em sentido de qualidade e de valor, já que não disponho de tanto recurso assim agora (sim, preciso começar a trabalhar rápido).

Alguém sabe me informar sobre o que devo levar em conta na hora de escolher um?

E sobre a revelação. Em termos de material, vale mais a pena comprar as soluções em pó ou já diluídas? Lembrando que eu (pelo menos por enquanto) moro em república e não tenho como adaptar um quarto/banheiro ainda. Teria que fazer isso na casa dos meus pais. Mas moro a 1000km de distância deles, isso seria, então, algo para férias. A revelação dá pra fazer aqui mesmo, sem problemas pelo que tenho visto... Mas a ampliação.............

Ah, existe alguma empresa que até hoje fabrique ampliadores de qualidade? Vale a pena comprar um novo?
flickr.com/augustoo


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2011, 13:05:24
augustol,se eu fosse vc compraria diluida,é muito mais pratico.no youtube tamben tem alguns videos mostrando como revelar.parece muito fácil.


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2011, 20:20:25
mas quanto à validade das soluções? elas duram mais quando em pó? ou isso é só mito? qual a média de validade de uma solução dessas?
flickr.com/augustoo


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2011, 13:16:57
AugustoL.
Há um livro muito bom, editado pelo Senac Nacional em 2002, cujo título é "Fotógrafo - o olhar, a técnica e o trabalho", que te recomendo. Tem um conteúdo abrangente, tem uma apresentação didática e vai direto aos pontos que interessam. Aborda tudo que você está querendo saber e um pouco mais.
Bem, se depois disso você precisar ir mais fundo, aí só encarando os três "rigorosos" livros do Ansel Adams: A Câmera; O Negativo; A Cópia. He, he, só que aí a leitura será um pouquinho mais loooooonnga... mas boa.
Um abraço.
JQueiroz.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2011, 14:12:29
o que vc esta procurando em termos de materiais para revelar?
Entra nesta Loja: lojafotofilmes.com.br a loja é minha, qualquer duvida me avisa que posso ver uma lista de materiais que vc precisa, mas vc precisa definir o que vc vai revelar.

ABs!


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2011, 14:29:58
JQueiroz, já tive oportunidade de ler A Câmera do Ansel Adams, peguei hoje O Negativo na biblioteca da faculdade. Vou procurar também esse do Senac antes de brincar com Ansel Adams. Acho que era um pouco disso que eu tava precisando mesmo: papel e poeira.

oliver.vs, vou procurar umas leituras antes e buscar preços. O endereço da sua loja está anotado aqui. Estive dando uma lida e vi termos mais genéricos tipo "o revelador", mas existem diferentes marcas e qualidades, certo? Esse ainda é um problema. Por isso ainda acho que preciso ler um pouco. Mas desde já vou dar uma passada na sua loja pra ter uma noção disso...
flickr.com/augustoo


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2011, 17:55:55
Olá AugustoL,
Sobre os tipos de reveladores é bem simples, hoje no brasil quase nao temos o que escolher, mas mesmo assim temos alguns no mercado, o mais facil é o D76 da Kodak, em todo lugar tem, mas se vc quizer algo com grão mais fino tbm pode conseguir.

Se for no colorido, isso nao faz grande diferença... todos sao quase iguais.

Bom, hoje eu to muito mais inclinado para estudar formas de revelar e ampliar em colorido do que em pb. pela facilidade de encontrar filmes coloridos eu acho que esta vai ser minha area de estudo nos proximos meses... em breve postarei como fazer isso no Blog da minha loja. Pra mim, o mais interessante nisse tipo de revelação é que nao sai meis de 1 real revelar em casa... legal né? rsrsrs


Qualquer coisa estamos aí, um grande abraço!


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2011, 20:11:47
Oliver.vs, como ainda estou começando, prefiro começar pelo começo mesmo... Começar com P&B e se fotografar em cores, mandar pra alguém fazer isso pra mim... Depois começo a trabalhar com fotografia em cores... Mas, comecemos pelo começo.

Realmente estive observando que só encontro esse revelador da Kodak numa (muito) breve olhada que eu dei.

Mas, vamos às leituras, que eu ainda preciso muito delas. Em (muito) breve procuro adquirir esses materiais...
flickr.com/augustoo


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2011, 22:29:13
Voltei pra agradecer a indicação do livro "Fotógrafo - o olhar, a técnica e o trabalho". Muito bom, muito didático e explica muito bem desde o básico até alguns detalhes interessantíssimos. O capitulo sobre mercado de trabalho e as áreas de especialização também é extremente interessante... Recomendo muito e agradeço mais ainda a recomendação. Valew mesmo.
flickr.com/augustoo


Hélio Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2011, 18:09:32
Pessoal encontrei dois vídeos no you tube ensinado a fazer revelação preto e branco ele ultiliza revelado,fixador e um químico chamado Aspergol.Achei teoricamente simples fazer aquele processo,vejam bem gostaria de saber se esses mesmos tipos de químico são ultilizados  na revelação de uma película colorida e  se não for alguem poderia explicar quais os químicos devem ser usados pois acredito que os procedimentos técnicos sejam os mesmos.
Se alguem puder me ajuda agradeço antecipadamente.


Hélio Junior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2011, 18:11:24
Foi mal pessoal os links dos vídeos da revelaçãode negativo P&B são
http://www.youtube.com/watch?v=GZwMi2ZeAqE
http://www.youtube.com/watch?v=vksIJcRcH6E