Autor Tópico: Imagem Digital, É ou Não Fotografia?  (Lida 13825 vezes)

Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 09 de Maio de 2011, 09:30:12
Fugiu-me o nexo de causa e efeito aqui. Pode explcar?

(Acho que a galera está certa, só bêbado mesmo pra entender certos papos.. kkk)

Levantei a questão pro termo "Imagem Digital". Pois, sendo digital ou não... imagem é diferente de foto de qualquer jeito. Não é?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #46 Online: 09 de Maio de 2011, 09:53:26
Fugiu-me o nexo de causa e efeito aqui. Pode explcar?

(Acho que a galera está certa, só bêbado mesmo pra entender certos papos.. kkk)

pelo rumo que levou o post,
parece que ha cerveja sobrando,
melhor mudar de assunto, rsrs!!!


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #47 Online: 09 de Maio de 2011, 11:58:13
Romantismo demais achar que fotografia é só analógica, quem não se atualiza não se estabelece.
Hoje se vê mais belas fotografias com o digital do que na época do analógico.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #48 Online: 09 de Maio de 2011, 12:10:38
Romantismo demais achar que fotografia é só analógica, quem não se atualiza não se estabelece.
Hoje se vê mais belas fotografias com o digital do que na época do analógico.

Hum... isso talvez porque mais gente tenha acesso à câmeras ou simplesmente às fotos... afinal elas são digitais, estão na internet no em qualquer meio eletrônico hoje... Fotografia na época do filme não era tão difundida... mas ainda acho que o trabalho feito com filme é muitíssimo melhor do que o digital, principalmente quando falamos em MF e GF. São fotos espetaculares!!!

Mas claro que fotografia digital é fotografia, nunca deixaria de ser... afinal se escreve com a luz... gera-se uma imagem a partir da luz, não importando necessariamente o meio na qual foi gerado.

Gosto de ambas. Filme ainda proporciona uma arte mais fina, minha opinião. Mas nem por isso, deixo de gostar de digital...


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #49 Online: 09 de Maio de 2011, 12:26:47
Romantismo demais achar que fotografia é só analógica, quem não se atualiza não se estabelece.
Hoje se vê mais belas fotografias com o digital do que na época do analógico.
hahaha...thunder até entendo que é bom se atualizar,agora vc falar que hoje se ve mais belas fotografias com digital do que com analogica é uma piada né?basta vc olhar as fotos da revista national geographic atual e olhar as fotos de uma de 2002,2003.a national geographic é referencia em fotografias e atualmente a qualidade das fotos caiu drásticamente(nen todas lógico).os caras simplismente não estão usando a técnica que eles adiquiriram com anos de experiencia.estão apenas batendo a foto e deixando para consertar depois no photoshop,só que nen tudo tem conserto rsrsrs.e olha que eu não estou falando de qualidade de filme x digital.estou falando de qualidade de fotografia mesmo.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #50 Online: 09 de Maio de 2011, 12:45:21
hahaha...thunder até entendo que é bom se atualizar,agora vc falar que hoje se ve mais belas fotografias com digital do que com analogica é uma piada né?basta vc olhar as fotos da revista national geographic atual e olhar as fotos de uma de 2002,2003.a national geographic é referencia em fotografias e atualmente a qualidade das fotos caiu drásticamente(nen todas lógico).os caras simplismente não estão usando a técnica que eles adiquiriram com anos de experiencia.estão apenas batendo a foto e deixando para consertar depois no photoshop,só que nen tudo tem conserto rsrsrs.e olha que eu não estou falando de qualidade de filme x digital.estou falando de qualidade de fotografia mesmo.
Gosto pessoal, não acho piada, continuo com a mesma opinião. Venho do analógico onde tudo era muito difícil e sofrido.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #51 Online: 09 de Maio de 2011, 13:53:48
Gente não confundam.
Quando fiz o topico não estava querendo criar uma batalha entre Digitais X Analogicas, nem queria saber a qualidade de âmbas, pois isso todo mundo já está careca de saber...
E quando coloquei Imagem Digital me referia a uma imagem capturada com uma camera dgital, mas não coloquei o termo "fotografia" pois poderia se ignorado já que se tratava de uma duvida. Então preferi colocar "imagem digital" ao "fotografia". Entenderam? Se tivesse usado o termo "fotografia", ficaria assim o tema do topico "FOTOGRÁFIA DIGITAL, É OU NÃO FOTOGRÁFIA? Esquisito não?
Por isso vou reformular minha pergunta.
"UMA IMAGEM CAPTURADA COM CAMERA DIGITAL É OU NÃO FOTOGRAFIA?"
E por favor, vamos deixar as comparações sobre qualidades de âmbas para o lado, pois até eu já estava me deixando influenciar, sorte que abri os olhos atempo, rsrsrs.
Abraços.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 09 de Maio de 2011, 13:54:34
Vichi, agora esse tópico esta indo paro outro lugar, então pra mim chega de cerveja!

Me traz uma pinga!  :)
Conhecimento importa mais que equipamento.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #53 Online: 09 de Maio de 2011, 13:58:51
ha é...sim pra mim uma imagem feita com uma camera digital é uma fotografia...:assobi:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #54 Online: 09 de Maio de 2011, 14:05:06
Bom, eu sou da opinião que a Digital evoluiu muito mas ainda não tem a qualidade de uma imagem "pregada" numa película... mas ainda sim facilitou muito.

Uma bela foto num cromo é tudo e já está pronta, só que demanda paciência e conhecimento para acertar essa bela foto. No digital nem tanto, faz a foto se ficar um tanto mais exposta, bem corrige-se diminuindo as luzes altas, e tal. Uma vantagem, pois já te dá mais margem ao erro.

Mas há ainda imagens inigualáveis, vindas de uma GF 8x10"... só o negativo tem esse tamanho, agora imaginem a ampliação, digital tem que comer muito arroz com feijão para ter a qualidade de imagem de uma dessas... mas também tem o fator que, quem consegue revelar um negativo 8x10" atualmente? Poucas pessoas e poucos lugares.
« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 14:05:28 por Natão »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #55 Online: 09 de Maio de 2011, 14:15:30
(...)
"UMA IMAGEM CAPTURADA COM CAMERA DIGITAL É OU NÃO FOTOGRAFIA?"
(...)

Definitivamente, SIM!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 09 de Maio de 2011, 14:53:44
Continuando o papo de boteco:

Vcs sabiam que o CCD é um dispositivo analógico (no mesmo sentido que se fala de um "sintetizador analógico")? e o CMOS não?

;)
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #57 Online: 09 de Maio de 2011, 15:30:58
Continuando o papo de boteco:

Vcs sabiam que o CCD é um dispositivo analógico (no mesmo sentido que se fala de um "sintetizador analógico")? e o CMOS não?

;)

Sim, o sinal do CCD (saída) é dada em uma determinada voltagem... enqunato do CMOS são bits, pois a voltagem já foi transformada em dados.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 09 de Maio de 2011, 16:13:26
Sim, o sinal do CCD (saída) é dada em uma determinada voltagem... enqunato do CMOS são bits, pois a voltagem já foi transformada em dados.

O que é a Natureza..  :snack:
 :D
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Gabrielz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 09 de Maio de 2011, 16:28:08
Digital ou analógico, Fender ou Les Paul, por cima ou por baixo... questões da vida que nunca serão devidamente respondidas.

Uma imagem que tem como origem uma câmera digital é uma fotografia, sim. O princípio é o mesmo, o que muda é o suporte, então, acredito que isso não descaracterize uma fotografia.

Agora... prefiro não entrar (por enquanto) no mérito da questão de que revelar/imprimir é o que concebe a fotografia.

PS: Forista novo tem direito a cerveja também? :D
« Última modificação: 09 de Maio de 2011, 16:28:52 por Gabrielz »
Pra gente chata o negócio é assim: chute na cara. Sem mais.