Autor Tópico: 300 PDIs na Canon 350D? Como Obter?  (Lida 1845 vezes)

mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Online: 04 de Fevereiro de 2006, 17:26:10
Comprei uma Rebel 350D e ainda não sei como obter os 350DPIs para os arquivos criados. Pois os arquivos gerados no formato JPEG vem sempre com 72 DPIs. Ao converte-los para 350 no "CS", não estaria eu  interpolando a imagem?
Tenho uma  Canon EOS1n que na verdade é uma Kodak DCS520, com sensor de 2mb mas que me gera imagens aparentemente de melhor qualidade que a Canon 350 e também que a 10D. Nela, (na 520) eu posso escolher a resolução para até 1000DPIs!! Para esses mesmos 2mb!
Como fazer para chegar aos 300 com  a REBEL XT?

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 18:08:50
Isso já foi amplamente discutido, procure usar a ferramenta de pesquisa..
Alguns posts sobre o assunto com muuuuita informação sobre DPI.

DPI, Qual sua influencia na qualidade final

Dpi ou Ppi, aumertar ou diminuir

Só para concluir um resumo do que vc vai encontrar.
DPI NÃO MEDE QUALIDADE DE IMAGEM, DPI É INFORMAÇÃO DE CABEÇALHO.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2006, 18:09:46 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 20:06:18
Correto!
Se você tirar foto em Raw, o programa chega a fazer uma foto de 350dpi "reais" em uma foto 20x30cm.

Mas lembre que o arquivo mesmo feito em jpg tem 300 dpi de informação em algum tamanho... perceba que em 72 dpi o arquivo de 8,0 megapixel da XT fica num tamanho gigante, 121,92 x 81,28 cm, coisa que em 300 dpi, a mesma foto fica com o tamanho em cm de 19,51x29,26 cm
perceba tb que é proporcional...
Qualquer coisa faça a conversão no photoshop... mas esta conversão creio eu que na maioria das vezes é desnecessário, pois não influirá em nda.

Abraços,

Renato
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2006, 20:07:22 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 20:48:30
Renato só um comentário, não existe 300DPI real, mesmo porque não existe DPI como unidade de resolução, ela é apenas a densidade de pixels, é uma informação de cabeçalho, alterar as DPI sem interpolar a imagem não altera em absolutamente nada suas características lógicas (sua qualidade).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 20:56:21
Sim Léo.
Inclusive eu coloquei "real" nas áspas justamente por isso.
Mas o que eu quis dizer, talvez não consegui me manifestar heheh foi o seguinte:

em Raw, dá para ganhar um pouco mais de resolução na imagem.

ex:
1. Em jpg a câmera faz uma imagem 3456x2304 pixels, com 121,92x81,28cm e em 72 dpi. Se mudarmos para 300 dpi, a imagem fica com 29,26x19,51cm

2. Em raw a foto fica com 3456x2304 pixels também, mas com 350 dpi e com o mesmo tamanho em cm, 29,26x19x51cm e não 25,08x16,72cm que seria o que deveria ser fazendo os cálculos proporcionalmente...

Citar
alterar as DPI sem interpolar a imagem não altera em absolutamente nada suas características lógicas (sua qualidade).

Foi o que eu disse em:
Citar
Qualquer coisa faça a conversão no photoshop... mas esta conversão creio eu que na maioria das vezes é desnecessário, pois não influirá em nda.

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 21:49:57
Em RAW você só ganha se o processo de demosaico do software usado for melhor que o da câmera ou se houver diferença significativa na quantidade de informação salva no arquivo... :)
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2006, 21:53:52 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 21:53:06
Só pra ajudar: abra o Photoshop e a imagem que queira converter para 300dpi. Vá em image/ image size. Desmarque a opção "resample image". Mude de 72 para 300dpi. Não precisa de mudar para 350 porque para impressão 300dpi é perfeito. dê ok. Pronto.


mauricio jordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
    • mauricio jordan
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2006, 23:43:43
Poooo... né que esse forum funciona mesmo...!
Galera, suuper obrigado pelas diversas dicas..  Sou reporter fotográfico residente em Berlin (desde outubro de 2005) onde comprei todo o meu equipamento.

Mas a nossa lingua não consta de nenhum dos manuais de equipamento vendidos aqui. os manuais das Canons aqui vendidas vem em alemao,frances e italiano..

Bem como todo e quaqer software.. inclindo o Photoshop!! assim, ficou dificil pra mim pois o trabalho nao de deixa tempo para estudar essa lingua "simpática".  Tenho que recorrer a memória para identificar qualquer ferramenta dentro dos programas. Ou ir  na base da tentativa e erro, o que sempre  resulta em enorme perda de tempo.

E só hoje tive o estalo de fazer uma busca por foruns fotográficos,  pois é...,

Enorme é a importancia de se poder contar com esse suporte de nossa comunidade em nosssa lingua nativa. Sem contar que agora disponho de "literatura especializada" em lingua portuguesa.. rsrs

Bem, galera.. falei praca. mas a intenção é realmente dizer
MUUUUUITOO OBRIGADO,  


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 06:31:27
Citar
Poooo... né que esse forum funciona mesmo...!
Galera, suuper obrigado pelas diversas dicas.. Sou reporter fotográfico residente em Berlin (desde outubro de 2005) onde comprei todo o meu equipamento.

Mas a nossa lingua não consta de nenhum dos manuais de equipamento vendidos aqui. os manuais das Canons aqui vendidas vem em alemao,frances e italiano..

Bem como todo e quaqer software.. inclindo o Photoshop!! assim, ficou dificil pra mim pois o trabalho nao de deixa tempo para estudar essa lingua "simpática". Tenho que recorrer a memória para identificar qualquer ferramenta dentro dos programas. Ou ir na base da tentativa e erro, o que sempre resulta em enorme perda de tempo.

E só hoje tive o estalo de fazer uma busca por foruns fotográficos, pois é...,

Enorme é a importancia de se poder contar com esse suporte de nossa comunidade em nosssa lingua nativa. Sem contar que agora disponho de "literatura especializada" em lingua portuguesa.. rsrs

Bem, galera.. falei praca. mas a intenção é realmente dizer
MUUUUUITOO OBRIGADO,

Opa!
Tudo jóia?
então, este fórum aqui só tem "fera" heheh
Mas é sério, este fórum é muito bom mesmo.... eu ainda "não sei nada", mas o pouco que sei, muito eu tirei daqui... e não só a respeito de fotografia, tecnica, etc.... muitas coisas boas são colocadas todos os dias, "teorias" as vezes são debatidas, nome e foto de planta/animal desconhecido, nome de banda boa, etc... essa galera é muito boa e gente fina... sempre dispostos a nos ajudar e serem ajudados...
Só sei que aqui a gente aprende um bocado aqui viu...
E é isso aí... que bom que vc achou um lugar "cheio de suportes" hehehe
SEJA BEM VINDO!
Ah, e se vc ver qualquer novidade por aí, posta pra gente tb, blz?
Abraços,

Renato
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2006, 06:32:21 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Dullius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 11:23:03
DPI é somente a relação entre a quantidade de pixels da imagem e o tamanho que ela vai ser impressa!
Não é uma propriedade do arquivo digital.
 
João Paulo Dullius
Porto Alegre - RS
Come to the light side!


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2006, 15:57:40
Citar
DPI é somente a relação entre a quantidade de pixels da imagem e o tamanho que ela vai ser impressa!
Não é uma propriedade do arquivo digital.

Em parte vc está correto!
MAS se for analisar "friamente" fica guardado o valor, um determinado valor de dpi qualquer... que quando vc abre um programa de edição de foto ou mesmo em propriedades do arquivos no windows, etc... fica o valor dos dpi's...

aí existem alguns "retardados" que trabalham em jornais e revistas que juram que a foto que vc mandou para eles não estavam em 300 dpi's... que estavam em 72 dpi's e que não servem para o jornal - AÍ VC TEM QUE ABRIR A FOTO, IR NO PHOTOSHOP E MUDAR PARA 300 DPI PARA O CAMARADA ACREDITAR QUE A FOTO TEM OS MALDITOS 300 DPI'S...
((ele não consegue perceber a qualidade e o tamanho que a foto está na tela dele... ele se convence mesmo pelos números...))

O PIOR DE TUDO É QUE MESMO QUE A FOTO TENHA 72 DPI'S PARA O TAMANHO NECESSÁRIO PARA O JORNAL, CREIO QUE SEJA MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA O CAMARADA PUBLICAR...

Abraços,

Renato
 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 00:11:30
Citar
aí existem alguns "retardados" que trabalham em jornais e revistas que juram que a foto que vc mandou para eles não estavam em 300 dpi's... que estavam em 72 dpi's e que não servem para o jornal - AÍ VC TEM QUE ABRIR A FOTO, IR NO PHOTOSHOP E MUDAR PARA 300 DPI PARA O CAMARADA ACREDITAR QUE A FOTO TEM OS MALDITOS 300 DPI'S...
((ele não consegue perceber a qualidade e o tamanho que a foto está na tela dele... ele se convence mesmo pelos números...))

Eu não acredito que tem gente que trabalha em Jornal e Revista que faça uma coisa dessas!!! Só falta vc me falar que essas pessoas trabalham no parque gráfico de um jornal! rsrsrsrsrs

Isso deve ser caso de nepotismo!  :risada2:  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2006, 01:45:51
Nossa Beto, isso acontece muuuuuuuuuuuito.
Eu já falei que um dia vão me pedir uma imagem em 300DPI e vou mandar uma bela imagem de 300X300 pixels com 1 polegada hahahahah!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.