Autor Tópico: Imagem Digital, É ou Não Fotografia?  (Lida 13776 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #90 Online: 11 de Maio de 2011, 20:04:16
Mas era isso mesmo Natão: os programas eram transmitidos ao vivo; o sinal das cãmeras passavam pela mesa de edição e "iam ao ar" diretamente. Tanto que não existe registro das primeiras transmissões de TV. Não havia video-tape.
Justamente aí que entra o negócio, esse sinal era lido como? tranformado em imagem como, eu conheço somente três meios, scanner, sensores, e película... existe outro meio de transformar o visual, a luz em dados, analógicos ou digitais? Pois captava-se a imagem, ela gravava numa película, e como se transmitia as informações dessa película, sendo que ela não necessitava ser revelada também, assim como os filmes fotográficos?
Estou curioso...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #91 Online: 11 de Maio de 2011, 22:11:31
Tem mais alguem que acha que foto digital ou sei lá como devo chamar, não é fotografia?


Acho melhor deixar a filosofia de boteco para outro dia,
o portuga quer fechar para poder dormir um pouco,  :hysterical: :eek: :hysterical: :eek:
abs.


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #92 Online: 11 de Maio de 2011, 22:17:09
Tem mais alguem que acha que foto digital ou sei lá como devo chamar, não é fotografia?

depende.. fotografia, a partir dos radicais gregos (a origem da palavra) apenas diz: "escrever com luz", que pode ser livremente traduzido por "registrar a luz". Agora ONDE a luz é registrada é o suporte. Pode ser em pixels - e continua sendo fotografia, na acepção do têrmo. Pode ser em gelatina/poliester (nosso conhecido filme - para alguns) e também é fotografia.

é como arte.. importa se andy wharwol usou como suporte o papel agfa ou uma serigrafia em formica? deixou de ser Arte? claro que não. Eu (por exemplo) NÃO gosto da fotografia digital, mas não vou denegrir o sistema por não gostar dêle. O pessoal ESTÁ "escrevendo com luz", fim de papo :) - resolução é outra história.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


Gabrielz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 12 de Maio de 2011, 09:30:12
Sim, mas vídeo é diferente de filmagem... sendo em 30qps, 24qps, ou 60qps... Uma animação não deixa de ser um vídeo, e não é fotografadas...

Mas alguém sabe sobre a história do CCD, as primeiras câmeras e como foram feitas as primeiras transmições ao vivo (gravadas numa fita magnética, acredito)...

Acho eu que filmar (com filme mesmo) está para a fotografia analógica, assim como gravar um vídeo está para fotografia (ou imagem) digital.

Alguém vai falar que um filme gravado com tecnologia digital não é um filme? Então... fotografia digital também é fotografia, e ponto final! Se alguém aqui aparecer com opinião diferente eu dou um tabefe!  :fight:
Mentira, não brigo com ninguém.  :D

Justamente aí que entra o negócio, esse sinal era lido como? tranformado em imagem como, eu conheço somente três meios, scanner, sensores, e película... existe outro meio de transformar o visual, a luz em dados, analógicos ou digitais? Pois captava-se a imagem, ela gravava numa película, e como se transmitia as informações dessa película, sendo que ela não necessitava ser revelada também, assim como os filmes fotográficos?
Estou curioso...

Hmmm, entendi agora. Bom, fiquei curioso também e dei uma pesquisada rápida na internet. Achei algo - meio vago, a bem da verdade - aqui.

O trecho desse texto que me refiro é:

"Em 1817, o químico sueco Jons Jacob Berzelius descobriu o selénio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selénio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia eléctrica. Através desta descoberta pode-se formular a transmissão de imagens por meio da corrente eléctrica."

Ele fala sobre selênio, mas não exatamente como era o sistema das primeiras câmeras de tv.   :(
Pra gente chata o negócio é assim: chute na cara. Sem mais.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #94 Online: 12 de Maio de 2011, 13:11:41
depende.. fotografia, a partir dos radicais gregos (a origem da palavra) apenas diz: "escrever com luz", que pode ser livremente traduzido por "registrar a luz". Agora ONDE a luz é registrada é o suporte. Pode ser em pixels - e continua sendo fotografia, na acepção do têrmo. Pode ser em gelatina/poliester (nosso conhecido filme - para alguns) e também é fotografia.

é como arte.. importa se andy wharwol usou como suporte o papel agfa ou uma serigrafia em formica? deixou de ser Arte? claro que não. Eu (por exemplo) NÃO gosto da fotografia digital, mas não vou denegrir o sistema por não gostar dêle. O pessoal ESTÁ "escrevendo com luz", fim de papo :) - resolução é outra história.

Bravo :clap: :clap:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Gabrielz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 13 de Maio de 2011, 09:25:45
Natão, achei algo sobre as primeiras câmeras de tv, e deixei nesse tópico aqui, pra não desviar muito do assunto desse da imagem digital: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=56698.0

Deixei nos Off, por via das dúvidas rss. Não consegui escrever muito, mas falta tempo. No fim de semana procuro mais sobre isso. :D
Pra gente chata o negócio é assim: chute na cara. Sem mais.