Autor Tópico: Iniciante - Fotografia macro  (Lida 2816 vezes)

clevischi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 11 de Maio de 2011, 08:30:21
Bom dia a todos,

Meu nome é Carlos Levischi e sou um iniciante no mundo da fotografia digital.

Meu hobby é pintura em miniaturas, principalmente no universo de fantasia.

Mas percebo que ao fotografa-las, acabo perdendo muita qualidade de trabalho.

Tenho uma Camera Digital Canon Eos Rebel T1i, e uso uma lente 18-55 mm.

Ao fotografar no modo Macro, as imagens ficam com um foco central, mas ao redor fica desfocado. Aqui vai um exemplo de uma miniatura de 32 mm já pintada:





Noto uma grande perda de detalhes.

Minhas duvidas são:

Deveria eu investir em uma lente específica para macros? Se sim, qual o modelo sugerido?

O modo "macro" automático da camera é o mais indicado para esse tipo de fotografia ou eu deveria tentar uma outra configuração?

Obrigado a todos.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2011, 08:40:57
Bem vindo ao Fórum , Carlos Levischi, o que acontece com o macro é que a Profundidade de Campo diminui dastricamente ao se aproximar do objetio fotografado.

pra entender o que é profundidade de campo, leia esse artigo
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30530.0

Muita das vezes também, a luz é pouca em fotos macro, fazendo com que a abertura usada da sua lente seja a máxima, ocorrendo que, muita das vezes é uma abertura que apesar de passar muita luz, gera uma imagem não tão nítida quanto usada uma abertura menor...
 
Outra coisa importante é acertar o ponto de foco e se possível tentar fotografar em modo manual ou Prioridade de Abertura. M ou Av.

abs.
« Última modificação: 11 de Maio de 2011, 08:42:58 por Natão »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2011, 11:38:06
clevischi, inicialmente acho que vc deveria estudar um pouco sobre profundidade de campo, como sugeriu o Natão.

E o modo macro de cameras DSLR nada mais é do que uma configuração padrão setada pelo fabricante. Quem vai determinar se a foto é macro ou não na realidade é a lente. A lente do kit não é uma lente macro, embora consiga magnificações muito boas, da ordem de 1:3. Macros são aquelas lentes que permitem magnificação 1:1, são todas fixas e normalmente, caras.

Vc está tendo pouca profundidade de campo provavelmente por estar usando uma abertura grande. Para macros ou close-ups como os que vc está fazendo, o uso de flash (e um pouco de conhecimento sobre iluminação) é fundamental. Com o flash vc consegue diminuir a abertura da lente, consequentemente conseguindo uma maior profundidade de campo. Mesmo assim, talvez não consiga colocar todo o objeto em foco.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


LeandroSartori

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.084
  • Sexo: Masculino
  • O Essencial é Invisível aos Olhos?!
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2011, 16:37:43
Que show suas miniaturas!
Você faz para vender?
Tem site?

Abraços e boa sorte com as macros!
Novo site no ar: www.leandrosartori.com



joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2011, 12:18:49
A gente deveria conversar...adoro tirar foto das minhas miniaturas, tenho algumas de carros e muitas de Star Wars...
[]s<br />Joelson