Autor Tópico: Compensação EV - dica prática  (Lida 13357 vezes)

Hudson

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2011, 16:49:08
O zero do fotômetro só é o ideal se vc fotometrar pontual em um ponto cinza médio. Existe uma celeuma de "fotografar em manual" usando fotometria evaluative ou matrix e zerando o fotômetro, que na realidade está longe de ser fotografia manual, até porque este tipo de medição não é direta, é baseada em um algoritmo interno da camera e a fotometria neste caso continua sendo escolha da camera e não do fotógrafo.

Aliás, o próprio Vernaglia fala no livro citado acima "O fotógrafo que usa modo M (manual) na câmera mas sempre centraliza o fotômetro está fazendo o mesmo que a câmera faria sozinha em modo P (program)"

Mas isso é outra discussão..


:clap:

Gostei disso!


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2011, 17:00:11
Sim! Pra isso serve o EV você sobe ou desce (+2ou-2 pontos) dependendo do modelo da sua câmera.

O EV seria como um quarto elemento da técnica de exposição (além da abertura, velocidade e ISO)???
Eu sempre achei que ele servia apenas para mudar a referência do fotômetro, e que pra se obter uma foto mais clara ou escura, você teria que mudar alguma coisa (ISO, abertura, velocidade) até chegar no 0 (zero) da "nova" referência. O que pra mim não faria sentindo, pois esse "compensação" eu mesmo faço olhando pro fotômetro. Mas pelo que estou entendendo, a compensação do EV clareie ou escurece uma mesma exposição. É isso mesmo?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2011, 17:47:21
O zero do fotômetro só é o ideal se vc fotometrar pontual em um ponto cinza médio. Existe uma celeuma de "fotografar em manual" usando fotometria evaluative ou matrix e zerando o fotômetro, que na realidade está longe de ser fotografia manual, até porque este tipo de medição não é direta, é baseada em um algoritmo interno da camera e a fotometria neste caso continua sendo escolha da camera e não do fotógrafo.

Aliás, o próprio Vernaglia fala no livro citado acima "O fotógrafo que usa modo M (manual) na câmera mas sempre centraliza o fotômetro está fazendo o mesmo que a câmera faria sozinha em modo P (program)"

Mas isso é outra discussão..



 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

E eu sem saber nada dessas teorias acabo fazendo intuitivamente o que os mestres mandam. Sempre fotografo em manual e meço a luz mas quase nunca zero o fotômetro. Me baseio muito mais no histograma. Se estiver OK (sem muito estouro do branco {que é o que mais me incomoda} e dos negros {a depender da cena}) faço a foto na boa. Se depois precisar de alguma correção de exposição, corrijo sem culpa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 13 de Maio de 2011, 17:53:05
O EV seria como um quarto elemento da técnica de exposição (além da abertura, velocidade e ISO)???
Eu sempre achei que ele servia apenas para mudar a referência do fotômetro, e que pra se obter uma foto mais clara ou escura, você teria que mudar alguma coisa (ISO, abertura, velocidade) até chegar no 0 (zero) da "nova" referência. O que pra mim não faria sentindo, pois esse "compensação" eu mesmo faço olhando pro fotômetro. Mas pelo que estou entendendo, a compensação do EV clareie ou escurece uma mesma exposição. É isso mesmo?

Leandro, como vc disse o '0EV' é valor referência, mas não é absoluto. Serve para lhe passar um informação e com ela vc faz o que quiser. Se quiser fotografar com -2 ou +2 pode fotografar. Claro que tem que compor e pensar a cena muito bem. Por exemplo, se vc fizer uma lowkey e fotometrar no negro da cena vai dar -2 e ainda assim a foto sairá perfeita (claro, dependendo de outros fatores). O mesmo vale pata o highkey, evidentemente.

O valor EV não faz parte do que vc chamou de 'técnica de exposição'. Os únicos elementos que variam para se fazer a foto continuam sendo exposição, abertura, ISO e quantidade de luz. O EV é a marca dessa quantidade num determinado ponto, para a medição pontual. Espero que tenha ajudado e não atrapalhado ainda mais.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2011, 18:19:41
Leandro, como vc disse o '0EV' é valor referência, mas não é absoluto. Serve para lhe passar um informação e com ela vc faz o que quiser. Se quiser fotografar com -2 ou +2 pode fotografar. Claro que tem que compor e pensar a cena muito bem. Por exemplo, se vc fizer uma lowkey e fotometrar no negro da cena vai dar -2 e ainda assim a foto sairá perfeita (claro, dependendo de outros fatores). O mesmo vale pata o highkey, evidentemente.

O valor EV não faz parte do que vc chamou de 'técnica de exposição'. Os únicos elementos que variam para se fazer a foto continuam sendo exposição, abertura, ISO e quantidade de luz. O EV é a marca dessa quantidade num determinado ponto, para a medição pontual. Espero que tenha ajudado e não atrapalhado ainda mais.

Ajudou sim! Na verdade acho que o conceito que eu tinha de compensação estavam certo antes, e o tópico serviu pra me confundir rs. Os exemplo práticos que vi na net de compensação o pessoal não postou EXIF das fotos. Por isso, comecei a achar que a compensação clareava ou escurecia a foto, sem alterar a exposição (ISO, vel., abert.). O que funcionaria como um segundo ISO (doido, né?).

Resumindo, a compensação apenas muda a referência do zero do fotometro, certo? Não a luminosidade da foto. Ou seja, 1/125, f4, ISO 100 terá o mesmo resultado independente da compensação.

Eu não uso compensação porque fotografo sempre no manual e as compensações eu faço no próprio fotometro ou no feeling.


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 13 de Maio de 2011, 19:09:09
Confesso que uso pouco a compensação do EV; vou fazer uns testes qualquer hora.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2011, 13:15:36
só uso no modo TV da Canon, prioridade velocidade. acho útil, quando você saca que tem alguma área grande prevalecendo muita luz ou pouca luz na foto que vai enganar o fotomoetro.
Fernando Frazão


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #22 Online: 16 de Maio de 2011, 11:26:00
Eu tinha a mesma dúvida e é bem fácil entender o EV... Não pense na fotografia manual porque ela é manual tem todos os parâmetros para ser controlados por você. Nesse caso a função EV nem funciona porque você faz esse papel livremente mexendo no ISO, abertura e velocidade.

Agora pense em AV e TV e você vai entender o EV...
Sabe quando você fotografa no manual a câmera mostra a fotometria certa da cena como ela entende, a foto não sai do jeito que você quer, o que você faz? A engana, ignora o fotômetro e mexe nos parametros para sair do jeito que você quer.
Agora na prioridade de velocidade por explo (TV), você coloca uma velocidade e ela da a abertura você vê que a imagem não saiu do jeito que seu olho quer e sim do jeito que a camera entende a cena. O que você faz? EV nela manlandro! Se mudar a velocidade ela vai compensar na abertura e sua imagem vai sair com a mesma luz que antes.


Valeu Hudson... a melhor explicação rápida, direta e prática que recebi... agora clarearam mais minhas idéias...

Divirta-se Luciano... ;)

Abs!

http://www.fotografia-dg.com/cursos/fotometria-flash/

Valeu Diego... vou ler com calma aqui depois!!!

obrigado pelas respostas de todos...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2011, 18:03:24
Divirta-se Luciano... ;)

Abs!

http://www.fotografia-dg.com/cursos/fotometria-flash/

Valeu Diego... finalmente as respostas claras que queria... recomendo a leitura a todos que tem dúvidas sobre o assunto!!


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #24 Online: 01 de Junho de 2011, 21:32:16
É muito util, nas maquinas antigas faziamos a compesaçao na abertura ou na velocidade. Nestas masi recentes podemos usar o EV com muita praticidade. Fazemos a compesaçao de entrada de luz com muita tranquilidade.
Eu pessoalmente noa gosto de ISO alto entao uso sempre que preciso o EV