Autor Tópico: Flash invertido e fundo estourado  (Lida 13412 vezes)

Jeff Menezes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • FFPM
Online: 12 de Maio de 2011, 22:21:28
Hoje eu fiz um teste no meu estúdio que pretendo repetir amanhã para confirmar, mas parece que dá para fazer o fundo "estourado" sem usar mais de dois flashs básicos. Na sua posição correta, o flahs fica de "costas" para a pessoa e de frente para a sombrinha, que está aberta com a parte interna apontando para a pessoa. Desse jeito, você precisa de até quatro flashs para ter o efeito desejado (segundo li e vi).

Já se você colocar o flash de frente para a pessoa, com a sombrinha aberta atrás, ele ilumina bem e ainda dá o fundo todo branco (tudo junto). Eu vou confirmar, mas parece que é isso mesmo que acontece.

O único problema, pelo que vi, é que a placa de fórmica perde o reflexo por causa da grande quantidade de luz.
Site em construção...
O meu site é apenas um teste (as fotos não são válidas e não tem visitas).
http://agenciaffpm.com


Jeff Menezes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • FFPM
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2011, 11:24:09
Ninguém confirma a minha teoria?
Site em construção...
O meu site é apenas um teste (as fotos não são válidas e não tem visitas).
http://agenciaffpm.com


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2011, 11:55:45
tenho que testar isso...mas parece estranho..já que com o flash apontado pra pessoa e a sombrinha atrás voce está refletindo a luz que foi refletida na pessoa...estranho..mas vale a pena testar
[]s<br />Joelson


Ingo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2011, 15:27:57
Deve ser possível apontar um flash para o fundo e usar a sombrinha branca/prateada para rebater a luz refletida à pessoa. Se vc acerta as distâncias vai conseguir a exposição correta do fundo e da pessoa com apenas um flash, mas não sei se é uma boa solução na prática.


Jeff Menezes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • FFPM
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2011, 20:47:46
Fiz o teste hoje e não mudou nada. Foi impressão minha ontem. Inclusive já estou virando o estúdio para ficar de frente para o sol do janelão, pois os meus dois flashs não têm potência para fazer fundo todo branco. Amanhã é dia de passar fundo infinito.
Site em construção...
O meu site é apenas um teste (as fotos não são válidas e não tem visitas).
http://agenciaffpm.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2011, 11:56:45
para estourar o fundo precisa luz nas costas do modelo.
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2011, 13:03:12
para estourar o fundo precisa luz nas costas do modelo.
abs.

Escondida apontando para o fundo branco. Um SB900/800 ou 580EX II ou Mertz 54 MZ-4 resolvem bem.
Com um único fundo branco, é possivel obter-se 3 tons cores variadas. Branco, cinza-claro e cinza-médio tudo depende da potência empregada na luz de fundo. Ela deve ser 1 stop mais potente que a luz principal sobre o motivo para se obter fundo branco-neve.
« Última modificação: 15 de Maio de 2011, 13:03:51 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2011, 09:26:37
Uma outra forma de estourar o fundo é o uso de um grande softbox, dá uma olhada nesse vídeo:

http://www.youtube.com/user/smickphoto#p/u/5/NNA5-FMhBYo

os videos desse cara são bem interessantes...


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2011, 10:31:23
Posta umas fotos pra gente ver o esquema melhor, eu particularmente não entendi muito bem... a idéia eh fazer um fundo 100% branco e aproveitar essa unica luz do fundo e usar algum rebatedor pra iluminar a pessoa?   :ok:

Mas deixar o fundo 100% com dois flashes n tem muito segredo, mesmo com um flash de baixa potência, já fiz muito disso com dois 430ex... ontem fiz um ensaio e em um dos esquemas de luz que montei era com duas tochas de 200, unica coisa é que o fundo tem que estar com + 2 f-stops, no exemplo a luz da modelo esta f7.1 e o fundo f14, a luz que voltava do fundo nas costas da modelo estava em f8, no esquema de luz usei um soft-box como luz principal e uma sombrinha prata pra fazer o fundo, usei um bloqueador do lado da sombrinha p/ não ter muita invasão de luz na modelo por tras... segue o making-of e a foto como ficou.





 :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 16 de Maio de 2011, 11:14:29
Escondida apontando para o fundo branco. Um SB900/800 ou 580EX II ou Mertz 54 MZ-4 resolvem bem.
Com um único fundo branco, é possivel obter-se 3 tons cores variadas. Branco, cinza-claro e cinza-médio tudo depende da potência empregada na luz de fundo. Ela deve ser 1 stop mais potente que a luz principal sobre o motivo para se obter fundo branco-neve.
e isso mesmo, de acordo com a potencia mudam os tons do fundo,e com gels,muda a cor tambem.
abs.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2011, 16:18:48
Escondida apontando para o fundo branco. Um SB900/800 ou 580EX II ou Mertz 54 MZ-4 resolvem bem.
Com um único fundo branco, é possivel obter-se 3 tons cores variadas. Branco, cinza-claro e cinza-médio tudo depende da potência empregada na luz de fundo. Ela deve ser 1 stop mais potente que a luz principal sobre o motivo para se obter fundo branco-neve.

É isso ai, mas não são apenas 3 tons, podem ser dezenas de tons, depende apenas da variação da potência...

Segue um exemplo que fiz para uma materia que estou escrevendo pra um blog, onde foi usado de fundo apenas uma placa de fórmica branca, para fazer o fundo 100% preto foi tb com a fórmica branca, basta o fundo estar -2 f-stop... e as cores como já foi citado eu usei papel celofane (ou gels)  :ok:

« Última modificação: 17 de Maio de 2011, 16:23:13 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2011, 16:21:52
É isso ai, mas não são apenas 3 tons, podem ser dezenas de tons, depende apenas da variação da potência...

Segue um exemplo que fiz para uma materia que estou escrevendo pra um blog, onde foi usado de fundo apenas uma placa de fórmica branca, para fazer o fundo 100% preto foi tb com a fórmica branca, basta o fundo estar -2 f-stop... e as cores como já foi citado eu usei papel celofane  :ok:


otimo exemplo, e assim mesmo!
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2011, 16:35:26
Muito bom, Leo. Poderia reformular esse teus escritos e postar na nossa sessão de Artigos, heim?!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2011, 09:35:40
 :clap: :clap: :clap:bacana..parabens... :worship: :worship: :worship: :worship:
[]s<br />Joelson


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #14 Online: 18 de Maio de 2011, 16:33:45
Muito bom, Leo. Poderia reformular esse teus escritos e postar na nossa sessão de Artigos, heim?!

Valeu Hyde, vou fazer um resumo da matéria e vcs vêem se da pra postar em Artigos então.  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).