Autor Tópico: Troca de lentes em camwras de filme  (Lida 4062 vezes)

jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Online: 14 de Maio de 2011, 21:40:50
Colegas,

  Quando retiramos uma lente de uma camera dslr, o sensor ccd ou cmos fica exposto. Eu nunca usei maquinas de filme slr, mas isso me fez pensar que o processo de trocar uma lente em uma máquina slr com filme iria queimar o filme de uma ou mais poses, caso nao seja feito em uma câmara escura. Isto é verdade ?

Ps: eu comprei uma F80 que ainda n chegou. Daí o meu interesse por este assunto.

Abc,

Jardel.


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2011, 22:57:48
Tranquilize-se Jardel... o filme não fica exposto à luz quando você troca uma lente numa câmera SLR.
Você entenderá quando a sua F80 chegar.
Também há livros que mostram todo esse mecanismo em desenho ou foto.
Abçs.
JQueiroz.


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2011, 23:23:06
Obrigado.

Jardel.


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2011, 00:33:28
o sensor das dsrl tambem não fica exposto,jardel.tanto uma camera dsrl como uma srl,tem a cortina que se encontra entre o filme(sensor) e a lente.


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2011, 09:32:46
Isto me remete a uma outra conclusão: no momento da troca das lentes, caso alguma poeira entre na máquina, estao não incidiria diretamente sbre o sensor, mas sobre a cortina , espelho ou outra parte. Dai depois devido ao movimento interno das partes da máquina essa poeira poderia acabar parndo sobre o sensor, correto ?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2011, 09:52:32
Isto me remete a uma outra conclusão: no momento da troca das lentes, caso alguma poeira entre na máquina, estao não incidiria diretamente sbre o sensor, mas sobre a cortina , espelho ou outra parte. Dai depois devido ao movimento interno das partes da máquina essa poeira poderia acabar parndo sobre o sensor, correto ?
genau!, opa, exato...
« Última modificação: 15 de Maio de 2011, 09:52:52 por Natão »


irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2011, 10:29:33
normalmente o ambiente não é tão poeirento a ponto de causar tanto dano. Algum pó sempre entra, porém a maioria fica retido no espelho e é fácil de ser retirada com uma bombinha sopradora. As mais resistentes saem com um pincél médio de maquiagem.
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2011, 10:54:41
Tou ha um mes com minha d7000, mas ainda nao usei o blow nas partes internas ... Hehhehe ..medo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2011, 11:27:35
Só uma correção técnica, galera... O sensor NUNCA fica exposto, nem nenhuma poeira JAMAIS gruda nele. Entre o sensor em si e o ambiente externo sempre fica o filtro passa baixa. É sobre ele que se deposita a poeira e tals... Quando a gente fala em limpeza de sensor, na verdade estamos limpando o by pass.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2011, 11:39:22
Falando mais tecnicamente, tenho uma dúvida bem técnica sobre dslrs, é sobre o iso. Minha questão é a seguinte: em dslrs, o controle de iso é somente uma característica de software que pode ser alterda em um processamento do raw ou um circuio eletrônico, tipo um filtro outro, que eh pre configurafo antes da exposico ?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2011, 11:59:20
nao acontece NADA.
so em locais de muita poeira,
"assoprar" e pronto,
nada mais.
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2011, 12:52:06
Falando mais tecnicamente, tenho uma dúvida bem técnica sobre dslrs, é sobre o iso. Minha questão é a seguinte: em dslrs, o controle de iso é somente uma característica de software que pode ser alterda em um processamento do raw ou um circuio eletrônico, tipo um filtro outro, que eh pre configurafo antes da exposico ?

Não, jardel. ISO é sensibilização do sensor à quantidade de luz que entra. É processo físico/eletrônico no próprio sensor.
Se fosse só uma questão de software, bastava a gente clicar em ISO 10^100 e depois corrigir na pós para ISO base. Não é assim que funciona.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova