Autor Tópico: Processos por Direito Autoral - Ao Sr. Miguel Dirceu Tortorello Filho  (Lida 12245 vezes)

decarlos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 15 de Junho de 2012, 17:33:34
Quem tiver interesse em saber mais, acesse o link.
http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matler.asp?newsId=137979
5D MARKII
CANON 24-105
OLYMPUS EP1
ZUIKO 14-42
PANASONIC 45-200


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #31 Online: 15 de Junho de 2012, 18:22:28
decarlos, muito esclarecedor o link.

Reforça minha impressão inicial.
Não são necessárias 300 ações distintas.
No caso desse tópico daqui, o agente de viagem recebeu o pacote propagandista de uma grande operadora de turista reconhecida nacionalmente. E recebeu de boa-fé.
Se usou imagem indevida, foi sob erro escusável.
Pra mim, como advogado que sou, tem material de sobra para realizar uma boa defesa técnica na contestação. Mais ainda, se fosse eu o defensor do empresário eu entraria ainda com uma reconvenção. E mais ainda, procuraria a OAB e denunciaria o comportamento anti-ético havido aqui.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 15 de Agosto de 2012, 00:28:56
Viu...desculpa ae se eu fiz errado em postar minha duvida aproveitando esta pasta....eu sempre estou pra perguntar, mas correria nunca fiz. Antes de eu sumir essa pasta sempre estava na pagina 1...hehehe

Mas vamos la....por exemplo se eu apenas copio o link de uma imagem dum site qualquer, isso violaria tambem os direitos autorais? Porque se a pessoa simplesmente remover a foto do site, automaticamente a foto que aparece em meu site tambem some...

Gostaria de saber isso......

Obrigado :)


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #33 Online: 15 de Agosto de 2012, 07:22:52
Viola se vc não incluir a fonte. Com inclusão da fonte pode-se compartilhar, sem inclusão não pode.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 15 de Agosto de 2012, 23:25:55
Viola se vc não incluir a fonte. Com inclusão da fonte pode-se compartilhar, sem inclusão não pode.


Opa! Era isso que eu queria confirmar. Fico muito mais aliviado com isso. Eu coloquei a fonte na tag alt, mas pelo menos eu só preciso colocar na tag title da imagem para aparecer sempre que a pessoa passa o mouse.

Eu ja estava pensando em tirar todas as imagens de lá..hehehe. Muito obrigado em


zefonseca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #35 Online: 19 de Julho de 2013, 23:06:53
Colegas fotógrafos, profissionais e amadores, acredito que esse caso é emblemático e que se trata de assunto de nosso interesse aqui no fórum. Como o Sr. advogado enviou mensagem, peço-lhes a compreensão ao aceitar esta mensagem de réplica, não só como registro para que outros donos de sites que aceitam fotos se protejam desse tipo de processo, como também para registro de como o caso andou. Aviso a todos que tomem muito cuidado com seus sites que permitem envio de fotos por terceiros, é muito arriscado como podem ver. Infelizmente caímos nessa situação, e não temos muito a fazer. Caso lhes interesse o assunto, eu posso informar o que houve nos próximos passos do processo, mas hoje confesso que nem fazemos idéia de como proceder.


Prezado Sr. Wilson Roberto,
recebemos, entristecidos, a notícia de que vocês venceram na primeira instância. Infelizmente ainda não nos foi entregue uma notificação formal, mas vimos pelo site qual foi a decisão do Juiz.

Jamais usamos a foto de seu cliente, como explicamos, a foto de menos de 200px(era thumbnail, nem a foto grande havia) que constava em nosso site era oriunda do catálogo da Operadora CVC. Vocês aqui foram informados desse fato, e também nos autos, portanto vocês sabem que não a usamos propositalmente.

O Sr. nunca nos contactou, seu cliente também não(e no processo afirmam o contrário), nos processaram sem a menor chance de explicarmos esse evidente mal entendido. Abriríamos todo nosso sigilo telefônico e de emails para perícia, e podemos provar que jamais recebemos qualquer contato de vocês.

Nunca usamos sua foto especificamente, isso é matéria de fato. O Sr. tomou ciência desse fato, e portanto todo seu argumento cai por terra, não estás defendendo o direito autoral, visto que nós não violamos tal direito de seu cliente, se alguém violou tal direito foi o autor do catálogo.

Pior, jamais vendemos aquele pacote turístico onde o catálogo CVC trazia sua foto, de modo que não aferimos nem um centavo de vantagem com a foto, sequer indiretamente.

Tivemos que retirar a cidade de João Pessoa de nosso catálogo virtual pois não sabemos quantos processos mais receberemos de você e seus clientes.

Somos partes em dois processos onde o Sr. é o advogado da parte autora, sendo que o outro processo é ainda mais intrigante que o primeiro: a foto estava na página de um hotel, onde o hotel insere as fotos, e nós não controlamos que fotos são inseridas. É uma foto de cadeiras de praia se não me falha a memória, e foi inserida por terceiros. Qualquer pessoa pode inserir fotos em nosso site....

Somos uma pequena empresa familiar, microempresa na verdade, vivemos mês a mês do fruto desse trabalho, e nosso dinheiro é contado como o de todo Brasileiro de classe média. Se tivermos que pagar sequer uma fração dessa indenização, vamos fechar as portas.

Esse caso não se trata de direitos autorais, isso para nós está muito claro. Não fizemos nada de errado, essa é a moral da história. Não usamos sua foto, apenas publicamos um catálogo de terceiros que tinha sua foto.

Em resposta a sua mensagem, a qual todos aqui podem julgar, informo que nós não podemos negociar nos termos que nos foram colocados. Não fizemos nada de errado e não podemos reconhecer uma dívida que não adquirimos, por todos os motivos expostos aqui e nos autos. 

Se quiser destruir nossa empresa, confiscar nossos bens e destruir nossa carreira, sinta-se a vontade.

Até porque o valor mercadológico daquela foto, conforme publicada, é irrisório. Tem resolução de 72 DPI, com cerca de 200px de largura se não me falha a memória, deixo que os outros fotógrafos aqui avaliem o valor de uma foto assim.

E quanto aos danos morais pelos quais fomos condenados, não entendemos que danos causamos a seu cliente ao publicarmos um catálogo da CVC....é incompreensível para nós, simplesmente incompreensível.

Esse caso é o maior absurdo que já vivimos nessa empesa. A história toda é Dantesca. Em nossa loja já fomos assaltados, sofremos golpes e levamos vários calotes, recebemos cheques sem fundos, tivemos uma inundação anos atrás, mas nunca imaginamos viver algo assim.

De João Pessoa, fotógrafos processam sistematicamente pessoas de todo o Brasil por fotos que por vezes as pessoas sequer inseriram em seus sítios WWW, todos os fotógrafos tem o mesmo advogado, com textos dos processos praticamente idênticos, informações equivocadas como a afirmação de que nos contactaram, por fotos absurdamente pequenas e de baixa resolução, em uma comarca de difícil acesso pois vivemos a milhares de KM de distância(e sem dinheiro para ficar viajando em defesa própria), e processos de difícil defesa, principalmente por termos que comparecer a audiências em outro Estado, sem podermos parar o trabalho para isso...é uma situação Dantesca, pois me falta outra palavra para descrevê-la.

Há dois anos esses processos são um pesadelo em nossas vidas. E hoje o pesadelo se tornou mais real, ainda mais tenebroso e assustador. Fomos condenados por um ato que não cometemos, a pagar uma conta que não geramos, por um dano moral que não entendemos como causamos, por um produto do qual não usufruímos. E ainda há mais um processo de você e um cliente seu contra nós; é um verdadeiro pesadelo sem fim.

Fomos condenados a fechar as portas de uma microempresa familiar honesta, para pagar por uma foto que não queriamos ter usado, nem sabíamos que o produtor do catálogo não havia pagado a seu cliente. Somos vítimas também, simplesmente vítimas, não algozes ou oportunistas, nós somos vítimas.

"O direito é uma proporção real, de homem para homem, que quando preservado, preserva a sociedade. Quando corrompido, corrompe-a".
- Dante Alighieri

José Fonseca




Prezado Sr. José,

é com muito respeito e consideração que envio esta mensagem em nome do Sr. Miguel Dirceu, tendo em vista que sou o seu advogado constituído.

O Sr. Dirceu ficou muito entristecido pelas palavras aqui postas por sua pessoa e como o Senhor recebeu uma citação de um processo judicial foi porque se utilizou indevidamente de uma obra fotográfica de seu acervo sem pedir a autorização do mesmo e por não  constar o nome dele como autor desta obra intelectual, bem como não ter pago qualquer valor para divulgar comercialmente esta obra no site de sua empresa.

Cabe ser ressaltado, que o Sr. Miguel Dirceu é um profissional gabaritado e que vive unicamente de seus trabalhos como fotógrafo, no entanto, inúmeras empresas têm como praxe a utilização não autorizada de suas obras intelectuais sem nunca o procurar, seja para prestigia-lo ou para pedir uma autorização de uso.

De todo modo, estamos abertos para negociação com o único fito de encontrarmos uma solução para este processo que aqui comentamos.

WR


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #36 Online: 21 de Julho de 2013, 02:38:53
é Sr. Miguel Dirceu, esse tipo de atitude ANTI-ÉTICA e típica de brasileiro metido a malandro, famosa lei de Gerson, que me faz ter vergonha de ter nascido num país com gentinha como você, me desculpe, você da VERGONHA a classe dos fotógrafos brasileiros!
@jacobfotografiacriativa


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 21 de Julho de 2013, 03:20:33
putzzz, mas a julgar por onde estamos, não eh tão inesperado, parece q aqui, os oportunista de plantão eh q se dão bem :/ ....


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #38 Online: 21 de Julho de 2013, 09:04:53
O fotografo e o advogado sao dois (&¨&WSDF&*YT&%ERT*&*!?1(*&¨%$ !!!!!!!!!!!!!!  :aua:


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #39 Online: 28 de Julho de 2013, 20:52:01
Mais uma denúncia: http://www.tambatur.com.br/arapucas.htm

Lamentável alguém manchar a profissão dos fotógrafos com uma atitude desproporcional dessas.


leandropaivac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #40 Online: 28 de Julho de 2013, 21:44:11
O link aí fala sobre o uso de fotos buscadas na internet por sites como google...mas NESTE CASO ESPECÍFICO, acho que o fotógrafo (ou autor da imagem, seja ela de que tipo for) tem total direito de reclamar. Não é porque está na internet que tem uso livre. Imagens buscadas no google também tem direitos autorais e de uso, que devem ser respeitados e que, em alguns casos, podem ser especificados na própria busca.

Calmaí galera, uma coisa é uma coisa, a outra é outra...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #41 Online: 29 de Julho de 2013, 14:01:02
O caso citado é diferente, é a postagem em site de um catálogo de terceiros que por sua vez contém fotos que provavelmente tiveram seus direitos autorais comercializados para publicação específica. Acho que houve ingenuidade jurídica por parte de quem fez o site, e talvez má fé de quem está processando.

Mas no caso específico do link aí em cima, o autor a meu ver está totalmente desprovido de razão.

Não é porquê eu publico uma foto no Flickr, no Google+ ou em qualquer outro lugar que ela pode ser utilizada sem meu consentimento - ressalvas feitas ao Facebook que parece-me que tem alguma cláusula meio esquisita nos termos de uso. No caso específico desta "reclamação" os papéis estão invertidos. Aquele que, por algum motivo, deseja utilizar uma foto, precisa entrar em contato com o fotógrafo, que é o detentor dos direitos autorais, e pedir permissão ou então fazer o acordo financeiro que dê a ele o direito de utilizar esta foto. Não é o fotógrafo, que após averiguar que alguma foto sua foi utilizada sem permissão, precisa tentar um acordo amigável com quem utilizou a foto.

« Última modificação: 29 de Julho de 2013, 14:05:05 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #42 Online: 29 de Julho de 2013, 14:55:57
Vou acrescentar que é muita, muita ingenuidade de uma pessoa, minimamente informada, que se utiliza frequentemente de imagens como design de sites e congeneres, achar que as imagens encontradas via busca no Google não tenha direitos autorais vinculadas a elas.

Me parece que o caso colocado no último link postado não é exatamente o mesmo do caso citado pelo criador do tópico originalmente. Pode parecer igual mas há diferença fundamental e isso pode ser percebido no próprio texto linkado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #43 Online: 29 de Julho de 2013, 18:04:34
Só eu li isso?

Citar
Em tempo: É bom lembrar que no ano de 2002 foram distribuídos CD’s pela SETUR/JPA e PBTUR com o Trade Turístico da Paraíba, de outros Estados e talvez até com instituições de outros Países, contendo fotos dos atrativos turísticos do nosso Estado para serem divulgados e propagados, na época, sem restrições de nenhuma mídia, inclusive contendo fotos do Sr. Miguel Dirceu Tortorello Filho; face ao exposto, a que conclusões podemos chegar, terá sido UMA AÇÃO COMBINADA para colher resultados a médios e longos prazos, tendo como alvo, de forma indiscriminada o usuário da INTERNET.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #44 Online: 29 de Julho de 2013, 19:07:12
Só eu li isso?


Não. Nós tb lemos... Mas tb lemos:

Citar
(...)
Os Fotógrafos disponibilizam fotos na internet, as fotos se desvinculam do site originalmente postado, principalmente se as fotos “arquivos” forem copiadas dos PROVEDORES DE BUSCAS (GOOGLE – ASK.COM – YAHOO e outros), fator que dificulta e torna impossível identificar o verdadeiro autor “Proprietário do Direito Autoral” e como tal impossibilita o contato com os mesmos; a seguir eles saem em busca de sites que inocentemente disponibilizaram qualquer foto de suas autorias, e ajuízam ações com pedidos indenizatórios, a exemplo do que aconteceu com o SITE por mim elaborado (...)

Reafirmo: os casos são diferentes. É muita ingenuidade de um profissional que confecciona sites sair buscando imagens via Google para hospedar no site por ele elaborado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova