Enquete

Qual autor apresentou a melhor imagem dentro do tema proposto?

Sergio Leal (fcsergio)
21 (56.8%)
Branco Melo
16 (43.2%)

Votos Totais: 37

enquete encerrada: 26 de Maio de 2011, 16:28:46

Autor Tópico: [Coombate) - Retrado de mocinha (pré adolecente) - fcsergio x Branco Melo  (Lida 7281 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
TEMA: Retrato de "mocinha"  (pré adolecente)

CONDIÇÕES:

Edição apenas de controles básicos (cor, níveis, etc.)
Inédita no fórum
Ambiente doméstico
Iluminação natural (nada de estúdio)
800 px no maior comprimento
Apenas 1 voto por participante

Sergio Leal



Branco Melo



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
A luz da primeira ta bacana mas ela me parece sem foco. A segunda esta com o fundo ruim mas bem executada. Pela falta de foco da primeira em uma foto de estudio, sobre qual se tem total controle das variaveis, voto na segunda.
« Última modificação: 16 de Maio de 2011, 16:34:48 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


rm_X

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Eu também voto na segunda foto!!!!

Achei a composição mais atraente...


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Embora a primeira se encaixe completamente no tema RETRATO o foco também me pareceu um pouco ruim, a segunda acho que ficou muito centralizada e não me agradou muito, mas entre as duas fiquei com a segunda pelo fato da primeira ter dado ao fotógrafo total controle por se tratar de estúdio.
Parabéns a ambos combatentes e boa sorte!




irado

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 935
  • Sexo: Masculino
  • (re)aprendendo a fotografar.. olhando.
se a foto é de estúdio não deveria nem estar aqui; no regulamento está bem claro: "Iluminação natural (nada de estúdio)", ou seja, ou a primeira foto é fraudulenta ou vcs estão vendo demais (ou eu estou vendo de menos): ONDE o autor disse que foi em estúdio?
saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
"Antigamento o homossexualismo era coibido, depois passou a ser tolerado, agora já está sendo completamente aceito e eu vou me embora antes que se torne obrigatório." [Arnaldo Jabor]
"infelizmente no brasil quem decide não é quem le jornal, mas sim quem limpa a bunda com ele." [encontrado no Orkut]


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
se a foto é de estúdio não deveria nem estar aqui; no regulamento está bem claro: "Iluminação natural (nada de estúdio)", ou seja, ou a primeira foto é fraudulenta ou vcs estão vendo demais (ou eu estou vendo de menos): ONDE o autor disse que foi em estúdio?
Pode nao ter sido feito em estudio, mas ele tinha total controle sobre a cena.

p.s A qualidade da foto 1 esta muito baixa. A imagem "pixelou". Isso tambem pode ter comprometido a nitidez. Apesar de que eu continue achando que o foco esteja cravado somente no olho esquerdo.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
se a foto é de estúdio não deveria nem estar aqui; no regulamento está bem claro: "Iluminação natural (nada de estúdio)", ou seja, ou a primeira foto é fraudulenta ou vcs estão vendo demais (ou eu estou vendo de menos): ONDE o autor disse que foi em estúdio?
Realmente a foto parece ser de estudio, mais confio no bom senso do fcsergio, acho que ele não iria fazer esse papelão.
Quanto a minha, falando do fundo foi em uma apresentação de dança afro em uma comunidade quilombola daqui ela esta em grupo com outra meninas essa foi no momento espontaneo eu não me preocupei com o fundo só em capturar a expressão.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


alfabetojnd

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
  • Quantas palavras vale uma imagem ?rsrr
A segunda ficou muito boa, mas a primeira está mais de acordo com o tema, mesmo estando com probleminha de foco.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
A luz da primeira ta bacana mas ela me parece sem foco. A segunda esta com o fundo ruim mas bem executada. Pela falta de foco da primeira em uma foto de estudio, sobre qual se tem total controle das variaveis, voto na segunda.

Spiderman, conforme as regras, essa foto não é nem poderia ser de estúdio.
 
Apenas esclarecendo, trata-se da foto de minha filha que estava fazendo 10 anos nesse dia e tirei sua foto ao lado de uma janela no mezzanino de minha casa, quando todo o fundo estava escuro. Apenas isso.

Espero ter esclarecido.

Quanto ao foco, é uma questão de opinião, pois apesar de suave, está certinho no solhos dela. :ok:

Um abraço.

« Última modificação: 16 de Maio de 2011, 22:40:42 por fcsergio »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Realmente a foto parece ser de estudio, mais confio no bom senso do fcsergio, acho que ele não iria fazer esse papelão.
Quanto a minha, falando do fundo foi em uma apresentação de dança afro em uma comunidade quilombola daqui ela esta em grupo com outra meninas essa foi no momento espontaneo eu não me preocupei com o fundo só em capturar a expressão.

Obrigado pela confiança Branco.
Eu jamais mencionaria tão explicitamente nas regras que deveria ser uma foto caseira (sem ser de estúdio) e em seguida faria o contrário (não seria correto).
Eu jamais tive nenhum "controle sobre todos os elementos da foto por ela ser de estúdio" por isso gostei dela e resolvi postar.
Fico feliz que vocês acharam minha foto, com iluminação tupinniquim de uma janela aberta com iluminação lateral e um fundo escuro, com sendo de "estúdio".
Isso para mim é um elogio. :D
É sinal que não ficou tão ruim assim ruim, hehehehehe...... :D
Eu não tenho estúdio nem iluminação artificial (comente tenho um flash SB 900, que não usei nesse caso).

Adoro fotografar retratos de meus filhos apenas com a luz de janelas com o fundo todo escuro (desligo as luzes).

Metadata:
Nikon D90, lente VR 16-85mm VR (em 65mm)
Velocidade 1:50 seg.
Abertura f:5.3
Medição Matricial, ISO 400;  -0,5 EV
Captura em NEF e edição no Nikon Capture NX2 e convertido para JPEG sem sharpening

 :ok:
« Última modificação: 16 de Maio de 2011, 22:55:08 por fcsergio »


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2011, 09:48:47
Creio eu que o objetivo aqui é apenas julgar se a foto tem ou não melhor qualidade que a outra. Ambas as fotos estão ótimas e realmente a foto do Sergio não foi em estúdio e isso é bem claro, retiro o comentário onde falei que o retrato era em estúdio, peço desculpas ao Sérgio pelo comentário equivocado!

Aos combatentes meus parabéns novamente e um bom combate!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2011, 18:11:24
Sergio, jamais duvidei da sua honestidade. Na verdade, eu nem tinha visto que no desafio voce proibia a participacao de uma foto em estudio. O que quis dizer eh que voce tinha mais controle sobre a sua foto do que o Branco Melo tinha sobre a dele. Agora vendo o exif da sua foto, a falta de foco pode estar se dando devido a baixa qualidade da imagem. Veja que a foto esta "pixelada". Talvez tenha sido no redimensionamento.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2011, 20:20:03
Sem problemas Spiderman, apenas achei que deveria esclarecer as condições da foto já que eu havia proposto as regras do desafio.
Um abraço e boas fotos.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2011, 20:26:02
Votei na do Sérgio, composição comum mas muito competente. A do Branco tem a deficiência na composição e e falta destaque aos olhos.

abraços!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2011, 12:31:32
A do Branco tem a deficiência na composição e e falta destaque aos olhos.
abraços!
Queria ver voce no meio de uma mutidão se espremendo pensar em composição e fundo. Essa hora vai do jeito que tá. rsrsrs
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/