Autor Tópico: Quanto cobrar em um free?  (Lida 6590 vezes)

Carla Araujo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
  • "Quem caminha sozinho pára no caminho..."
Online: 26 de Abril de 2011, 11:17:13
Ola pessoal, sou nova no forum e nova na area de fotografia,
gostaria de saber quanto em media deve ser cobrado o free de fotografo, ou saida fotografica.
Eu jah fiz casamento, aniversarios, alguns como free outros eu fechei contrato, mas faço um pouco de tudo para aprender um pouco de tudo mas meu objetivo é especializar em estudio e eventos.
Atualmente estou trabalhando em estudio e produtora de video, porem tem clientes do produtor que pedem para fazer fotos enquanto estão filmando comerciais,
quanto posso cobrar por isso?
O valor em media para casamento é 300,00 mas esse valor vale pra qualquer free?

Obrigadaa
Abraços a todos


joelsonf

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
  • Carpe Diem and Noctum
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2011, 11:52:28
300 reais que eu saiba é quanto o fotografo recebe por um free em um casamento ajudando outro fotografo....cobrar 300 reais pra fazer um casamento???

isso não dá nem pra saída, pois como eu falei..isso é quanto se paga para o segundo fotografo...

bno minimo 1000 reais pra um fotografo com alguma experiência (não dá pra arriscar ser fotografo principal de um casamento se não souber fazer direito, não se brinca com as lembranças dos outros, ser fotografo envolve uma responsabilidade que às vezes não dá pra ser medida em $$$, já vi noivas que 20 anos depois ainda choram quando lembram que não tem uma foto que presta do casamento)...e depois com o tempo e a experiência e principalmente com o nome ganhando peso...vai aumentando esse valor..
[]s<br />Joelson


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2011, 15:56:10
Na cidade de Sao Paulo,
o piso geral para freelance de eventos,
e r$ 300,00,seja fotografo 1 ou 2,
para infantil, se paga menos,entre 200 e 250.
NINGUEM PAGA 1000 REAIS PARA UM FREELANCER!!!.
abs.


erikamartinz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 213
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2011, 23:47:04
350 a 400 é um bom preço...
"Conhecer o caminho não é o mesmo que o percorrer!"


Pyroviskiss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
    • Fotografia sem mistérios
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2011, 11:08:55
Depende muito da sua região. Aqui em Campo Grande ( capital do Mato Grosso do Sul) R$200 é a média de diária pra casamento (sem edição ou pacote de fotos inclusos)
Pense nos gastos que você vai ter, some a isso o valor do seu material e a qualidade do seu trabalho (experiência e horas de estudo também entram nessa categoria). Daí você tira um valor base.

Mas não cobre muito abaixo da média pra não desvalorizar a profissão.
Everson Tavares
__________________________
http://fotografiafacil.blogspot.com/
@Pyroviskiss


victorlupianez

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2011, 16:25:59
Aqui em Belo Horizonte segunda camera varia entre 250,00 a 400,00 para casamento. Vai depender do seu trabalho e de sua experiencia!


Frazão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2011, 16:58:55
No Rio, 400 para segunda camera. Mas isso geralmente quem paga é o primeiro fotografo, não se negocia isso direto com o cliente.

Para frilas, tem uma tabela de saídas no site da Arfoc.
Fernando Frazão


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2011, 13:39:30
300 reais que eu saiba é quanto o fotografo recebe por um free em um casamento ajudando outro fotografo....cobrar 300 reais pra fazer um casamento???

isso não dá nem pra saída, pois como eu falei..isso é quanto se paga para o segundo fotografo...

bno minimo 1000 reais pra um fotografo com alguma experiência (não dá pra arriscar ser fotografo principal de um casamento se não souber fazer direito, não se brinca com as lembranças dos outros, ser fotografo envolve uma responsabilidade que às vezes não dá pra ser medida em $$$, já vi noivas que 20 anos depois ainda choram quando lembram que não tem uma foto que presta do casamento)...e depois com o tempo e a experiência e principalmente com o nome ganhando peso...vai aumentando esse valor..


Caro colega...
Quando se trata de Free (em casamento) é justamente isso, segundo ou terceiro fotógrafo, se foos o principal, não seria um Free, seria uma Contratação de Prestação de Serviços onde o fotógrafo ou empresa é o responsável pelo trabalho e ao free compete apenas fotografar.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!