Autor Tópico: Ataques Muçulmanos  (Lida 7144 vezes)

Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Online: 08 de Fevereiro de 2006, 01:42:51
Bom, muitos devem ter assistido às notícias dos últimos dias, em que fiéis da religião muçulmana atacaram, vandalizaram e causaram terror, devido as tais charges que foram veiculadas (bem engraçadas, por sinal).

O que acham dessa religião e seus pilares de comportamentos?


Já vou ressaltar que esse tópico é apenas para colher opiniões, mas como pessoas de opiniões que somos; não defendendo, ou atacando, essa ou aquela religião. Até porque sou ateu.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2006, 02:06:44 por Marcelo Voss »
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:06:22
Sou contra a qualquer fanatismo religioso.
Pra mim cada um pode ter a religião que quiser, desde que não se torne fanático ou cego por ela.

Eu não vi as charges =/


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:08:07
Citar
Eu não vi as charges =/

Na Veja dessa semana, vc as encontra...


 
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:08:35
Esse assunto é muitíssimo complicado...


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:09:28
Em que sentido, Bruno?
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:24:08
:whistling:
 
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:32:08
Citar
Em que sentido, Bruno?
Cara, em todos os sentidos. As opiniões sobre o assunto devem considerar o contexto local, as relações econômicas internacionais, a pressão cultural que o ocidente exerce por lá, as agência de notícias que nos mandam versões "prontas" e que aqui se tornam verdades, o direito de culto, o respeito aos cultos diferentes dos nosso, a dominação masculina daqui e de lá, a cultura da violência também daqui e de lá, etc, etc, etc...
Sinceramente, nem deveria ter entrado nesse tópico. Ando brigando muito nos fóruns e quero parar com isso. Como já sei que um tópico como este tem tudo para acabar mal, deveria ter ficado de fora...

Mas, já que comecei, eu acho que outras perguntas deveriam acompanhar a que foi feita aqui:

- Por que as potências ocidentais fazem tanta questão de "ensinar" os países do Oriente Médio a seguirem nossos sistemas políticos e econômicos?

- Qual a linha política das agências de notícias ocidentais que editam os acontecimentos de lá e os transmitem como "notícia" para o mundo?

- Qual é o direito que um país tem de impor mudanças na estrutura social, política e religiosa de outro?

- Quem, sendo ocidental, tem o direito de julgar as reações de um povo justamente contra a tentativa de dominação ocidental?

Só para deixar claro, não defendo o sistema sócio-religioso predominante no Oriente Médio. Só que temos que ter cuidado para não ir na onda nas agências de notícia e acabar naturalizando e/ou justificando a invasão norte-americana por lá. Fanátismo por fanatismo, temos muito aqui no Brasil, na Europa e, especialmente nos EUA. Mas, curiosamente, as atenções se voltam todas para as supostas atitudes erradas do Outro, nunca para nossas próprias aberrações.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:34:44
Citar
:whistling:
Aposto que tu até já sabia o que eu ia falar! :laughing:  :laughing:

Mas dessa vez vou parar por aqui, não quero mais polêmicas. Pelo menos é o que eu espero.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:35:44
É que o assunto é muito delicado Marcelo... Claro que a gente pode falar sobre isso, mas é muito fácil dizermos besteiras quando se trata de outra cultura. Nem sequer sabemos o que se passa na cabeça de um muçulmano direito. Sabemos que têm ódio do Bush, do governo dos EUA, mas é um ódio bem diferente desse que a gente pode ter aqui. Lá os caras realmente sentem na pele o que Israel faz. E pronto, já vai parecer que tou aqui criticando os judeus, e sei que tem vários judeus na comunidade (assim como deve haver gente interessada em revisionismo e negação do holocausto). Como disse, é complicado. Pra nós, ocidentais, é fácil demais condenar uma religião lá do oriente-médio por fanatismo. Óbvio que sou a favor dos Direitos Humanos, e que os palestinos fazem coisas bem condenáveis, mas o pessoal "do outro lado" também. No fim das contas os EUA são também grandes fanáticos, porém em pele de cordeiro. E digo mais, a gente viola tanto os Direitos Humanos aqui no Brasil, mas não se dá conta, porque tá acostumado, então critico nós mesmos também. É isso, não basta ter uma visão "macro" da situação no oriente-médio, tem que conhecer a cultura, a história e a vida real dessas pessoas a fundo pra poder começar a ter idéias sobre como a situação chegou a esse ponto. E olhe lá, deixar nossa visão estreita e ocidental das coisas de lado não é fácil pra ninguém. O que penso, é que criticar a religião deles não adianta, porque o buraco é BEM mais embaixo, vem da vaidade e desejo de poder, vem da necessidade de uns se aproveitarem dos fracos, impondo leis religiosas, códigos de conduta, etc. O problema não tá com o deus deles, compreende, tá com um grupinho que pegou a religião e radicalizou pra usá-la como instrumento de controle e guerra. Por isso é complicado criticar uma religião milenar só pela forma como uma minoria a conduziu nas últimas décadas.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:39:08
Citar
É que o assunto é muito delicado Marcelo... Claro que a gente pode falar sobre isso, mas é muito fácil dizermos besteiras quando se trata de outra cultura. Nem sequer sabemos o que se passa na cabeça de um muçulmano direito. Sabemos que têm ódio do Bush, do governo dos EUA, mas é um ódio bem diferente desse que a gente pode ter aqui. Lá os caras realmente sentem na pele o que Israel faz. E pronto, já vai parecer que tou aqui criticando os judeus, e sei que tem vários judeus na comunidade (assim como deve haver gente interessada em revisionismo e negação do holocausto). Como disse, é complicado. Pra nós, ocidentais, é fácil demais condenar uma religião lá do oriente-médio por fanatismo. Óbvio que sou a favor dos Direitos Humanos, e que os palestinos fazem coisas bem condenáveis, mas o pessoal "do outro lado" também. No fim das contas os EUA são também grandes fanáticos, porém em pele de cordeiro. E digo mais, a gente viola tanto os Direitos Humanos aqui no Brasil, mas não se dá conta, porque tá acostumado, então critico nós mesmos também. É isso, não basta ter uma visão "macro" da situação no oriente-médio, tem que conhecer a cultura, a história e a vida real dessas pessoas a fundo pra poder começar a ter idéias sobre como a situação chegou a esse ponto. E olhe lá, deixar nossa visão estreita e ocidental das coisas de lado não é fácil pra ninguém. O que penso, é que criticar a religião deles não adianta, porque o buraco é BEM mais embaixo, vem da vaidade e desejo de poder, vem da necessidade de uns se aproveitarem dos fracos, impondo leis religiosas, códigos de conduta, etc. O problema não tá com o deus deles, compreende, tá com um grupinho que pegou a religião e radicalizou pra usá-la como instrumento de controle e guerra. Por isso é complicado criticar uma religião milenar só pela forma como uma minoria a conduziu nas últimas décadas.
Geoges, depois passa aqui em casa que vou te dar meu diploma de Antropólogo. :thmbup:

Tuas palavras foram simplesmente perfeitas.


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:50:45
Nada... curti o que você falou... até porque sei que vc é antropólogo. Eu já estudei Ciências Sociais na Unicamp, mas abandonei.. enfim...

Bom, a questão era levantar mesmo mais perspectivas sobre esse assunto. mas não creio que um tópico assim tenha que acabar em briga ou discussão. Pelo contrário, dependendo da qualidade dos posts, todos saem mais informados e com mais variantes para chegar a uma visão melhor e mais apurada de qualquer questão.

Você expôs bons argumentos... vou ter que elaborar respostas para contribuir no mesmo nível...  (vai demorar um pouquinho hehe  :heat: )  mas isso é que é interessante. Ficar também só respondendo tópicos facinhos é legal... mas debater questões que envolvem mais reflexão e raciocínio é bom também.

Eu sei que às vezes pessoas emitem algumas opiniões equivocadas (tipo Darwinismo como explicação bla bla bla  :laughing:  ), mas é interessante contra-argumentar e tentar mostrar uma perspectiva mais ampla e fundada em estudos sérios.

Tudo bem, se a coisa chegar num impasse, apenas abandona-se a discussão... cada um que fique com seus argumentos. Tipo, separar o autor da 'obra', entende?

Borges, o escritor, era um tremendo racista. Todo mundo sabe. Mas sua obra é uma das maiores expressões da literatura contemporânea.  
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 02:59:20
Citar
Nada... curti o que você falou... até porque sei que vc é antropólogo. Eu já estudei Ciências Sociais na Unicamp, mas abandonei.. enfim...

Bom, a questão era levantar mesmo mais perspectivas sobre esse assunto. mas não creio que um tópico assim tenha que acabar em briga ou discussão. Pelo contrário, dependendo da qualidade dos posts, todos saem mais informados e com mais variantes para chegar a uma visão melhor e mais apurada de qualquer questão.

Você expôs bons argumentos... vou ter que elaborar respostas para contribuir no mesmo nível...  (vai demorar um pouquinho hehe  :heat: )  mas isso é que é interessante. Ficar também só respondendo tópicos facinhos é legal... mas debater questões que envolvem mais reflexão e raciocínio é bom também.

Eu sei que às vezes pessoas emitem algumas opiniões equivocadas (tipo Darwinismo como explicação bla bla bla  :laughing:  ), mas é interessante contra-argumentar e tentar mostrar uma perspectiva mais ampla e fundada em estudos sérios.

Tudo bem, se a coisa chegar num impasse, apenas abandona-se a discussão... cada um que fique com seus argumentos. Tipo, separar o autor da 'obra', entende?

Borges, o escritor, era um tremendo racista. Todo mundo sabe. Mas sua obra é uma das maiores expressões da literatura contemporânea.
 :thmbup:

(só esse negócio de separar a obra do autor é que acho meio complicada... tem situações em que acho isso impossível, em outras até consigo)


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:01:41
Citar
É que o assunto é muito delicado Marcelo... Claro que a gente pode falar sobre isso, mas é muito fácil dizermos besteiras quando se trata de outra cultura. Nem sequer sabemos o que se passa na cabeça de um muçulmano direito. Sabemos que têm ódio do Bush, do governo dos EUA, mas é um ódio bem diferente desse que a gente pode ter aqui. Lá os caras realmente sentem na pele o que Israel faz. E pronto, já vai parecer que tou aqui criticando os judeus, e sei que tem vários judeus na comunidade (assim como deve haver gente interessada em revisionismo e negação do holocausto). Como disse, é complicado. Pra nós, ocidentais, é fácil demais condenar uma religião lá do oriente-médio por fanatismo. Óbvio que sou a favor dos Direitos Humanos, e que os palestinos fazem coisas bem condenáveis, mas o pessoal "do outro lado" também. No fim das contas os EUA são também grandes fanáticos, porém em pele de cordeiro. E digo mais, a gente viola tanto os Direitos Humanos aqui no Brasil, mas não se dá conta, porque tá acostumado, então critico nós mesmos também. É isso, não basta ter uma visão "macro" da situação no oriente-médio, tem que conhecer a cultura, a história e a vida real dessas pessoas a fundo pra poder começar a ter idéias sobre como a situação chegou a esse ponto. E olhe lá, deixar nossa visão estreita e ocidental das coisas de lado não é fácil pra ninguém. O que penso, é que criticar a religião deles não adianta, porque o buraco é BEM mais embaixo, vem da vaidade e desejo de poder, vem da necessidade de uns se aproveitarem dos fracos, impondo leis religiosas, códigos de conduta, etc. O problema não tá com o deus deles, compreende, tá com um grupinho que pegou a religião e radicalizou pra usá-la como instrumento de controle e guerra. Por isso é complicado criticar uma religião milenar só pela forma como uma minoria a conduziu nas últimas décadas.

Putz, Georges.. vc escreveu uma tese tbém, hein... mais trabalho pra mim ainda... :heat:


O bom é que esse Brain Storm começou com argumentos legais...  :thmbup:

abs
 
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:07:43
Verdade Marcelo, em meu tópico também pode parecer que sou contra a discussão, mas pelo contrário, acho ótimo... Só que religião especificamente é complicado pra caramba, mas claro que não um assunto proibido. Se fosse só a questão da violação dos Direitos Humanos, envolvendo política recente (exemplo: China, Coréia do Norte, etc) seria um pouco mais fácil, mas a gente precisa considerar que religião no geral anda junto com política (desde sempre), com jogo de poder. E às vezes criticando a religião em si, acabamos ofendendo todos os seus fiéis, enquanto o problema político tá localizado numa minoria. Exemplo: mesmo entre os muçulmanos há várias divisões, há radicais e há moderados (e nem os radicais de antigamente são tão radicais quanto os que estão no poder agora). A burca que as mulheres usam, por exemplo, nem sempre foi usada assim pra ir a qualquer lugar. As regras eram mais frouxas há tempos atrás. A religião não mudou, a fé não mudou, o que mudou foram os poderosos. A maioria dos muçulmanos pelo mundo, por exemplo, não apóia atitudes como atentados terroristas. Acredito até que tem muito muçulmano por aí que é mais humanitário que gente de outras religiões. Não podemos condenar uma religião toda, milênios de cultura, por uma turma que chegou ao poder pra radicalizar e controlar, porque viu uma chance de fortalecer a guerra. E aí já entraria num assunto mais complicado ainda, Israel x Palestina... É assunto pra uma vida estudando, mas é um assunto a ser encarado.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:13:44
Citar
Aposto que tu até já sabia o que eu ia falar!  

Mas dessa vez vou parar por aqui, não quero mais polêmicas. Pelo menos é o que eu espero.
Haha, hoje sou o exemplo daquela frase de Nietzsche, "quem não sabe por os pensamentos no gelo, não deve se entregar ao calor da discussão", como eu não controlo, melhor nem entrar. Mas concordo com tudo que vc colocou, muito bem colocado por sinal.

---

Agora dentro da  linha que desenvolvo nas horas vagas (ou seja, quase todas) no melhor estilo Teoria da Conspiração vou responder: - Por que as potências ocidentais fazem tanta questão de "ensinar" os países do Oriente Médio a seguirem nossos sistemas políticos e econômicos?

Pq estão fadadas a isso, somente quando o mundo estiver unificado sobre o comando de uma criatura soberana (denominada vulgarmente de anti-cristo) será possível o cumprimento da última profecia bíblica (existem 19, a 17ma em tese foi o 11/9, pode-se notar que desde lá aconteceram mais catastrofes na face do planeta do que em todo o século). Enfim, algumas vezes chega a ser tão óbvio que a ignorância e maldade do ser humano é demais até para ele mesmo que não percebe que é manipulado num jogo de cartas marcadas, Hitler (que muitos concordam ser a personificação de Lucifer) fez um ensaio desse governo unificado, quase levou a Europa toda, mas cometeu o erro de ir pela força, agora isso será conseguido pelo capital. Num mundo unificado pelo capital, ninguém poderá comprar ou vender se não ceder a esse poder global, acreditem ou não, existe uma empresa da Motorola e Mastercad denominada Mondex (tem site ligado ao da Mastercard) desenvolvendo chips bioneurais com tecnologia de localização, e ao mesmo tempo de crédito. Duas curiosidades para quem dúvida: uma frase do apocalipse bíblico avisa que a sobre a marca da "besta", sem a qual ninguém poderá comprar ou vender, e será localizada na mão direita. Mondex, o nome desse consórcio empresarial vem de Mon (monetário) e Dex (mão direita). Essas tentativas de impor um poder único sobre todos os homens vem desde Alexandre até Hitler, mas pela primeira vez parece que estamos próximos a isso, um poder não imposto pelos homens, mas pelo diabo, através do dinheiro. Depois dos chineses cederem ao poder do capital, e os africanos viverem sob ajuda externa, resta apenas aos muçulmanos serem controlados sob o poder do capital.

Afinal, in the land of Mordor

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them.

* Se vc que leu acreditou nessa teoria é bom saber que eu inventei boa parte dela agora, e como mero exercício de criatividade, recomendo procurar um psiquiatra urgente.  :mf_w00t2:
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2006, 03:25:29 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear