Autor Tópico: Ataques Muçulmanos  (Lida 7142 vezes)

Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:15:48
Olha que interessante que eu achei, sobre a questão da política se utilizar da religião (no caso, o Islã):

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cu.../islamismo4.htm

o resto vou responder.. mas com calma... tô pesquisando um pouco o assunto, pra não escrever coisas estapafurdias :laughing:  
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:33:30
Citar
Pq estão fadadas a isso, somente quando o mundo estiver unificado sobre o comando de uma criatura soberana (denominada vulgarmente de anti-cristo) será possível o cumprimento da última profecia bíblica (existem 19, a 17ma em tese foi o 11/9, pode-se notar que desde lá aconteceram mais catastrofes na face do planeta do que em todo o século)....
:o


 :clap:  :clap:
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2006, 03:34:28 por pedro_raythz »


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #17 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:37:33
Sem querer polemizar e só para entreter minha insonia, não discordo do que foi dito até então, mas creio que o viés religioso deve ser considerado. Aquela região é o berço das tres principais religiões ociedentais (ou duas se vc considerar o cristianismo uma dissidencia do judaismo). Das três duas são messianicas (judaismo e cristianismo) e duas são missionárias, tem nos seus canones a obrigação de expandir a religião, leva-la aos infiéis (Cristianismo e Islamismo).

Para mim a situação se complica, como a história demonstra quando as duas missionárias se chocam, hodierno os EUA representam a faceta cristã e Bin Ladem a faceta islamica. É claro que é uma simplificação, mas  creio válida.

A questão israelense é ainda mais complicada, até por tratar-se de um invenção do Sec XIX quando surge o Sionismo, movimento que só ganhou força entre os Judeus depois de hitler, até então os judeus não se interessavam por um terra própria, até porque eles deveriam ser errantes até a volta do messias, daí que facções de judeus ortodoxos são contra o estado de israel e apoiam os palestinos. Ocorre que Israel foi forjado pelas grandes potyencias que queriam resolver o problema do exodo dos judeus após a 2ª guerra. Não esqueçamos que apesar do imaghinário popular de judeus ricos e inteligentes a mior parte do povo é extremamente pobre, para Eistein todo mundo queria dar cidadania, mas para o seu Jacob da padaria não.... Daí a Inglaterra joga todo mundo na Palestina por serem "primos biblicos"....

Antes de concluir gostaria de ressaltar que nada tenho contra palesinos, judeus, mulçumanos, cristão ou americanos, mas tudo contra seus estados que levam milhares de pessoas a morte. Deveriamos juntar num ringue Bin Ladem, Bush, Saddam, o Aitolá, o cabra da Kórea (só para não perder viagem) o da china e deixá-los se matar até sobrar um, este deveria ser linchado pela platéia....

Por fim, acredito que só a educação livrará as pessoas da religião, e as que ainda assim desejem pratica-lá, que o façam individualmente, sem papas, imãs, rabis e edires macedos...

Menos Bombas, Mais Escolas...

P.S. - Para entenderem bem o terrorismo não deixem de ver o clássico de Pontecorvo, A Batalha de Argel


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #18 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:44:03
Citar
Sem querer polemizar e só para entreter minha insonia, não discordo do que foi dito até então, mas creio que o viés religioso deve ser considerado. Aquela região é o berço das tres principais religiões ociedentais (ou duas se vc considerar o cristianismo uma dissidencia do judaismo). Das três duas são messianicas (judaismo e cristianismo) e duas são missionárias, tem nos seus canones a obrigação de expandir a religião, leva-la aos infiéis (Cristianismo e Islamismo).

Para mim a situação se complica, como a história demonstra quando as duas missionárias se chocam, hodierno os EUA representam a faceta cristã e Bin Ladem a faceta islamica. É claro que é uma simplificação, mas  creio válida.

A questão israelense é ainda mais complicada, até por tratar-se de um invenção do Sec XIX quando surge o Sionismo, movimento que só ganhou força entre os Judeus depois de hitler, até então os judeus não se interessavam por um terra própria, até porque eles deveriam ser errantes até a volta do messias, daí que facções de judeus ortodoxos são contra o estado de israel e apoiam os palestinos. Ocorre que Israel foi forjado pelas grandes potyencias que queriam resolver o problema do exodo dos judeus após a 2ª guerra. Não esqueçamos que apesar do imaghinário popular de judeus ricos e inteligentes a mior parte do povo é extremamente pobre, para Eistein todo mundo queria dar cidadania, mas para o seu Jacob da padaria não.... Daí a Inglaterra joga todo mundo na Palestina por serem "primos biblicos"....

Antes de concluir gostaria de ressaltar que nada tenho contra palesinos, judeus, mulçumanos, cristão ou americanos, mas tudo contra seus estados que levam milhares de pessoas a morte. Deveriamos juntar num ringue Bin Ladem, Bush, Saddam, o Aitolá, o cabra da Kórea (só para não perder viagem) o da china e deixá-los se matar até sobrar um, este deveria ser linchado pela platéia....

Por fim, acredito que só a educação livrará as pessoas da religião, e as que ainda assim desejem pratica-lá, que o façam individualmente, sem papas, imãs, rabis e edires macedos...

Menos Bombas, Mais Escolas...

P.S. - Para entenderem bem o terrorismo não deixem de ver o clássico de Pontecorvo, A Batalha de Argel
Concordo com tudo, exceto com o final. Durkheim já mostrou que religião não é e nunca será substituída pela ciência (ou, como você disse, educação), pois é de natureza diferente. Religião é inerente à sociedade e, em si, não é problema algum. Os usos que são feitos dela podem ser criticados. Mas as crenças em si, são extremanete legítimas.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #19 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:44:47

One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2006, 03:45:11 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #20 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 03:53:57
Citar
One Ring to rule them all, One Ring to find them,
One Ring to bring them all and in the darkness bind them.
Só o Frodo salva !! ;)


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 04:01:14
Citar

Concordo com tudo, exceto com o final. Durkheim já mostrou que religião não é e nunca será substituída pela ciência (ou, como você disse, educação), pois é de natureza diferente. Religião é inerente à sociedade e, em si, não é problema algum. Os usos que são feitos dela podem ser criticados. Mas as crenças em si, são extremanete legítimas.
Bruno, discordo de vc. Durkhein não demonstrou (Q.E.D.) que a religião é inerente a sociedade, ele propôs, e no sec XIX ele estava certo, hj eu já não creio. Os países cultos estão se tornando paulatinamente ateus, Escandávia, Holanda, França creêm cada vez menos na existencia de qq forma de divindade... Noutro dia lia um esntrevista do Crumb e ele falava que a melhor coisa de viver na França é que havia mais de 15 anos que ninguém falava de religião com ele.

Posso até concordar que a religião não é o problema, mas sim o sistema que ela gera. Toda religião quando consegue se por no poder é terrível. Creio que o melhor exemplo seja o vodum haitiano, religião extremamente próxima da afro religiosidade particada no Brasil até por vim do Benin. Quando Papa Doc e Baby Doc comandaram a pior ditadura da américa latina os chefes religiosos (equivalentes aos babalorixás, mas cujo nome exato não me recordo agora) tornaram-se chefes das polícias secretas e torturavam durante rituais religiosos...

Vejo, enfim, para manter a discussão no campo das ciencias sociais, mérito em Durkhein, mas me interesso muito mais por Niklas Luhmann e o creio mais adequado aos tempos atuais.

 :clap: Tá ficando bacana este tópico  :clap:

P.S. Será que vão tocar fogo na Veja?


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #22 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 04:17:54
Citar
Citar

Concordo com tudo, exceto com o final. Durkheim já mostrou que religião não é e nunca será substituída pela ciência (ou, como você disse, educação), pois é de natureza diferente. Religião é inerente à sociedade e, em si, não é problema algum. Os usos que são feitos dela podem ser criticados. Mas as crenças em si, são extremanete legítimas.
Bruno, discordo de vc. Durkhein não demonstrou (Q.E.D.) que a religião é inerente a sociedade, ele propôs, e no sec XIX ele estava certo, hj eu já não creio. Os países cultos estão se tornando paulatinamente ateus, Escandávia, Holanda, França creêm cada vez menos na existencia de qq forma de divindade... Noutro dia lia um esntrevista do Crumb e ele falava que a melhor coisa de viver na França é que havia mais de 15 anos que ninguém falava de religião com ele.

Posso até concordar que a religião não é o problema, mas sim o sistema que ela gera. Toda religião quando consegue se por no poder é terrível. Creio que o melhor exemplo seja o vodum haitiano, religião extremamente próxima da afro religiosidade particada no Brasil até por vim do Benin. Quando Papa Doc e Baby Doc comandaram a pior ditadura da américa latina os chefes religiosos (equivalentes aos babalorixás, mas cujo nome exato não me recordo agora) tornaram-se chefes das polícias secretas e torturavam durante rituais religiosos...

Vejo, enfim, para manter a discussão no campo das ciencias sociais, mérito em Durkhein, mas me interesso muito mais por Niklas Luhmann e o creio mais adequado aos tempos atuais.

 :clap: Tá ficando bacana este tópico  :clap:

P.S. Será que vão tocar fogo na Veja?
Agora não vou voltar ao Durkheim, pois já li muito ele neste ano...heheh
Mas essa talvez seja a grande contribuição dele para os dias atuais, ao contrário do que pensa a socilogia. A relogiosidade pode mudar, assumir outras formas, se "intelectualizar". Mas não deseparece, nem os países ditos desenvolvidos. A Holanda, por exemplo, é até hoje regida pela lkógica protestante. A França é um pouco diferente, pois tem toda a ideologia da Revolução por trás.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 05:33:17
Citar
E olhe lá, deixar nossa visão estreita e ocidental das coisas de lado não é fácil pra ninguém. O que penso, é que criticar a religião deles não adianta, porque o buraco é BEM mais embaixo, vem da vaidade e desejo de poder, vem da necessidade de uns se aproveitarem dos fracos, impondo leis religiosas, códigos de conduta, etc. O problema não tá com o deus deles, compreende, tá com um grupinho que pegou a religião e radicalizou pra usá-la como instrumento de controle e guerra. Por isso é complicado criticar uma religião milenar só pela forma como uma minoria a conduziu nas últimas décadas.
Alguém aí assistiu o programa "30 Days" no canal "FX"?? (Passa na Sky). Recentemente colocaram um homem americano, 30 e poucos anos de idade, cristão praticante, casado, e com filhos. deixaram ele 30 dias morando com um casal islamico. (acho que o marido era médico e a esposa do cara advogada, ambos também morando nos EUA, mas num bairro islâmico). Muito interessante este programa, se vcs puderem assistir, recomendo!!

O programa mostra esse choque de culturas, e após mta dificuldade do cara, ele chegou na mesma conclusão do Georges: O islamismo em si, como religião tem lá seu lado positivo, assim como o cristianismo. O problema é uma minoria radical que defende o terrorismo como forma de manifestação política.... :thmbup: e eles mesmos dizem isso no programa ( o casal) A grande maioria do mundo islâmico não compartilha essa visão pró terrorismo...

Diversidade religiosa deve ser sempre respeitado!!!! Meus avós eram budistas Xintoístas, meus pais são católicos, eu sou mais "ligado" no cristianismo protestante, mas sem radicalismos. prefiro me manter meio longe de igrejas. Valorizo mais o relacionamento direto Homem X Deus e menos a igreja em si....
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2006, 05:35:35 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 09:11:57
As religiões é que controlam o mundo!
Elas são responsaveis direta e indiretamente sobre tudo o que acontece, muitas vezes nem imaginamos o quanto...
Algumas religiões não tem fanáticos, mas são um tanto quanto antiquadas, de mente fechada e acabam causando problemas.
Sou batizado como católico. Mas se você for de qualquer religião e me convidar pra uma missa, eu vou. Desde que seja pra rezar pra quem precisa. Apesar de não concordar com a idéia de ter que ir a missa.
A religião católica é considerada a que tem o maior numero de seguidores, mas tem seus problemas, assim como todas as outras. Mas o fanatismo tem outro tipo de agressão. É complicado!


Eduardo Buscariolli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 92
Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 10:19:50
Citar
As religiões é que controlam o mundo!
Elas são responsaveis direta e indiretamente sobre tudo o que acontece, muitas vezes nem imaginamos o quanto...
Algumas religiões não tem fanáticos, mas são um tanto quanto antiquadas, de mente fechada e acabam causando problemas.
Discordo radicalmente. :thmbup:

As religiões não controlam o mundo, relgiosidade é um traço do consciente coletivo. Religiões são dogmas, que padronizam determinadas culturas.

O que controla o mundo é o poder economico, propulsionando o poder politico e religioso. No caso do oriente médio, e de outras regiões, é a falta desse poder, ou um reação a ele.

Para mim essa semente está plantada faz tempo. Thomas Mann, na Montanha Mágica, já demonstrava o escárnio da burguesia alemã, por traços culturais, definidos como Leste.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2006, 10:22:45 por Eduardo Buscariolli »

Eduardo Buscariolli
Ribeirão Preto - SP



Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #26 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 10:25:47
Milagre!

Um tópico desse não terminar em porrada e eu concordar com quase tudo escrito aqui.

Lógico que o fanatismo religioso não é bom, mas o que leva um pessoa a ridicularizar um ícone de uma religião. pelo que que eu saiba Maomé não pregou a violência e se alguns seguidores deles são terroristas  ele (Maomé), e o resto dos seus seguidores não têm nada a ver com isso. Imagine se jornais fossem fazer caricaturas de Cristo pq alguns de seus seguidores são/foram extremamente violentos (inquisição/Hittler/Bush, etc...).

Também é fácil dizer que os mulçumanos são terroristas, mas o que fazem na Palestina e no Iraque é um terrorismo ainda maior.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #27 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 10:56:56
Citar
Citar
As religiões é que controlam o mundo!
Elas são responsaveis direta e indiretamente sobre tudo o que acontece, muitas vezes nem imaginamos o quanto...
Algumas religiões não tem fanáticos, mas são um tanto quanto antiquadas, de mente fechada e acabam causando problemas.
Discordo radicalmente. :thmbup:

As religiões não controlam o mundo, relgiosidade é um traço do consciente coletivo. Religiões são dogmas, que padronizam determinadas culturas.

O que controla o mundo é o poder economico, propulsionando o poder politico e religioso. No caso do oriente médio, e de outras regiões, é a falta desse poder, ou um reação a ele.

Para mim essa semente está plantada faz tempo. Thomas Mann, na Montanha Mágica, já demonstrava o escárnio da burguesia alemã, por traços culturais, definidos como Leste.
Hm, esse papo tá bom...  :clap:

achas que o poder economico tem mais influencia no oriente medio do que as religioes?
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #28 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 12:43:54
Citar
Milagre!

Um tópico desse não terminar em porrada e eu concordar com quase tudo escrito aqui.

Lógico que o fanatismo religioso não é bom, mas o que leva um pessoa a ridicularizar um ícone de uma religião. pelo que que eu saiba Maomé não pregou a violência e se alguns seguidores deles são terroristas  ele (Maomé), e o resto dos seus seguidores não têm nada a ver com isso. Imagine se jornais fossem fazer caricaturas de Cristo pq alguns de seus seguidores são/foram extremamente violentos (inquisição/Hittler/Bush, etc...).

Também é fácil dizer que os mulçumanos são terroristas, mas o que fazem na Palestina e no Iraque é um terrorismo ainda maior.
 :thmbup:  :thmbup:  


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #29 Online: 08 de Fevereiro de 2006, 13:50:26
Deixo aqui um texto esclarecedor sobre a violência contida nos textos do Corão, assim como a violência contida em textos bíblicos.

Um pensamento inicial que já me chamou a atenção foi esse:

Citar
“O historiador Paul Johnson tem argumentado que o Islã é uma religião intrinsecamente intolerante e violenta. Outros eruditos têm discordado assinalando que o Islã condena a matança de inocentes e proíbe o suicídio. Nada se resolverá por pesquisar o ‘verdadeiro Islã’ ou citar o Corão. O Corão é um livro vastamente vago, cheio de poesia e contradições (nisso muito semelhante à Bíblia). Você pode encontrar nele condenações de guerra e incitamento à luta, belas expressões de tolerância e severos textos contra descrentes. Citações dele geralmente dizem mais sobre a pessoa que seleciona as passagens do que sobre o Islã. Toda religião é compatível com o melhor e o pior da humanidade. Ao longo de sua longa história, o cristianismo tem apoiado inquisições e anti-semitismo, mas também direitos humanos e beneficência social”.

Texto na Íntegra

abs a todos e que o debate continue com esse alto nível, sem migrar para ataques pessoais.  :thmbup:  
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2006, 13:52:38 por Marcelo Voss »
`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´